Assine o Kindle Unlimited

Para quem possui muitos arquivos de ebooks, o Calibre é um aplicativo muito útil para organizá-los e trabalhar com eles. Um dos recursos úteis do Calibre é a busca, que nos ajuda a encontrar ebooks com muita facilidade. Nest post, eu vou mostrar a você o recurso de bibliotecas virtuais, que expandem os recursos de busca e permitem uma melhor organização e manipulação da sua biblioteca.

O que é uma biblioteca virtual?

Primeiro, vamos explicar alguns conceitos, para você entender melhor e saber usá-los da forma adequada. Uma biblioteca (não a virtual, a real) é o conjunto de todos os ebooks que você possui em uma determinada estrutura, representada por um diretório.

Ou seja, quando você instala o Calibre, você cria uma biblioteca. Todos os ebooks que você adiciona são colocados nesta biblioteca. Você pode criar uma nova biblioteca, como eu expliquei neste post, mas as duas bibliotecas são estruturas independentes que não se misturam.

Já a biblioteca virtual é um subconjunto de uma biblioteca real. Ou seja, é um subconjunto de ebooks de uma biblioteca.

Por exemplo, você pode criar uma biblioteca virtual para trabalhar apenas com os ebooks de um determinado autor, ou de um determinado tema, ou com aqueles ebooks que você já leu ou que pretende ler logo, e assim por diante.

A biblioteca virtual permite você chavear a visualização dos ebooks usando estes critérios, que você definirá. Isso facilita bastante quanto maior for a sua biblioteca.

Outra questão importante de explicar é a diferença entre usar bibliotecas virtuais ou somente visualizar os ebook usando a busca do Calibre.

Quanto você usa uma busca, o Calibre lista no painel encontral os ebooks que satisfazem o critério daquela busca. Mas para todo o ambiente, você continua vendo que “existem” outros ebooks além daqueles mostrados na busca.

Com as bibliotecas virtuais, ele filtra os ebooks e trabalha apenas com aqueles que atendem o critério da biblioteca virtual, e todas as ferramentas do Calibre passam a se comportar como se aqueles ebooks fossem os únicos de sua biblioteca.

Por exemplo, se você verificar a lista de formatos ou de autores, você só verá aqueles ebooks que fazem parte da biblioteca virtual, o que não acontece com a busca, que mostra todos os ebooks. Além disso, quando você clica em algum outro item, como os autores que começam com a letra A, você perde a busca que havia feito (na verdade, é feita uma nova busca).

Como criar uma biblioteca virtual

Para mostrar a você como criar uma biblioteca virtual, vou primeiramente definir o critério que eu utilizarei para formar a biblioteca virtual. Este critério será o idioma dos ebooks, e criarei uma biblioteca virtual com os ebooks que estão em língua inglesa.

Para isso, preciso primeiro descobrir qual é o comando de busca que gera o resultado que eu desejo, que são os ebooks em inglês. O jeito mais fácil é, neste caso, usar o menu do lado esquerdo, clicando em Idiomas e depois em Inglês.

Um sinal de mais (+) na cor verde aparecerá na frente da palavra Inglês, como mostra a imagem abaixo (1):

biblioteca virtual calibre 01

Note também na imagem acima que foi colocado a expressão de busca no campo de busca, como indicado pela seta (2). Desta forma, eu descobri a expressão que devo usar para buscar os ebooks em língua inglesa, que é:

languages:"=Inglês"

Vale lembrar que se o seu sistema operacional não estiver configurado para usar a Língua Portuguesa, e estiver usando outra linguagem, esta expressão será diferente.

Não limpe o campo de busca, pois se ele estiver preenchido neste ponto, ele será usado automaticamente na criação da nova biblioteca virtual.

Clique no botão Biblioteca Virtual e em seguida clique na opção Criar biblioteca virtual.

biblioteca virtual calibre 02

Uma nova janela será aberta, e note que o campo Buscar expressão já estará preenchido com a expressão de busca que foi usada.

Se você quiser, você pode preencher este campo manualmente. Mas neste exemplo, eu vou usar a busca que está preenchida. Então basta apenas dar um nome a esta biblioteca, preenchendo o campo Nome da biblioteca virtual e clicar no botão OK:

biblioteca virtual calibre 03

Pronto, sua biblioteca virtual está criada.

Como trabalhar com a biblioteca virtual

Assim que a biblioteca virtual é criada, ela já é ativada, e você verá algumas mudanças na tela indicando que a biblioteca virtual está ativada, como destacado na imagem abaixo:

biblioteca virtual calibre 04

Note que ao lado do botão Biblioteca Virtual você verá um pequeno botão com um sinal de menos (um traço) vermelho (1), e ao lado você verá um botão amarelo com o nome da biblioteca virtual que você criou (2). Isso indica que aquela biblioteca está ativa neste momento.

Além disso, note que os itens do lado esquerdo da tela foram todos atualizados como se somente estes ebooks em inglês existissem na minha biblioteca (3).

Note como a única opção dentro de Idiomas agora é o Inglês (não aparece mais o Português, pois nenhum ebook em português faz parte desta biblioteca virtual), e também o número de autores foi modificado.

Como desativar a biblioteca virtual

Depois que você trabalhou com sua biblioteca virtual, você poderá desativá-la e voltar para a visualização da biblioteca real completa. Para isso, basta clicar no sinal de menos vermelho que fica na frente do nome da biblioteca que aparece no botão amarelo, como mostra a imagem abaixo:

biblioteca virtual calibre 05

Como ativar uma biblioteca virtual já criada

Você pode facilmente ativar uma biblioteca virtual já criada. Basta clicar no botão Biblioteca Virtual, e você verá no final do menu os nomes das bibliotecas virtuais que você criou, como mostra a imagem abaixo:

biblioteca virtual calibre 06

Neste exemplo, as duas bibliotecas virtuais que eu criei são Autor em branco e Ebooks em inglês. Basta então clicar sobre o nome da biblioteca virtual desejada para ativá-la.

OBS: Se você quiser criar a biblioteca que mostra apenas os ebooks que estão com o nome de autor como Desconhecido (ou seja, não está preenchido), use este comando de busca para criar sua biblioteca virtual:

authors:"=Desconhecido"

Como remover bibliotecas virtuais

Se você desejar remover uma biblioteca virtual, basta clicar no botão Biblioteca Virtual, clicar na opção Remover biblioteca virtual e clicar no nome da biblioteca virtual que você deseja remover, como mostra a imagem abaixo:

biblioteca virtual calibre 07

Finalizando…

Se você costuma trabalhar com subconjuntos de ebooks em sua biblioteca, este recurso será bastante útil para você. Você pode por exemplo:

  • criar uma biblioteca virtual que mostra apenas arquivos num determinado formato, para convertê-los ou copiá-los para seu e-reader;
  • usar tags como eu explico neste post para criar categorias ou palavras-chave, e criar bibliotecas virtuais para mostrar apenas os ebooks de cada categoria ou tema;
  • separar seus ebooks em bibliotecas virtuais por idioma, como eu mostrei neste post;
  • visualizar os ebooks que possuem campos incompletos para você preenchê-los;
  • e mais…

Espero que esta dica seja útil para você. Se tiver alguma dúvida ou quiser comentar como você usa ou poderá usar este recurso no Calibre, faça seu comentário.