[Vídeo] Como converter um arquivo PDF para DOCX ou RTF

Demorou um pouco, mas finalmente eu voltei das férias. E eu já trago para você um tutorial que trata de um assunto muito questionado pelos leitores do Vida Sem Papel: como converter um arquivo PDF e ajustar melhor o texto para ler no e-reader (Kindle, Kobo ou Lev).

Se você já tentou converter um arquivo PDF, é muito provável que tenha tido problemas. Eu já publiquei um post explicando os passos para fazer a conversão “padrão” de arquivos PDF (leia este post para ver os passos em detalhes), ou seja, a conversão que funciona para a maioria dos casos, principalmente se o arquivo contiver apenas texto. Mas pode ser que você precise de algo mais…

Quando usar este tutorial

Se você fez a conversão do arquivo PDF e teve um bom resultado, não se preocupe com este tutorial. Mas mesmo sendo um arquivo texto, pode ser que você queira fazer alguns ajustes para então levar o arquivo para o seu e-reader.

Então uma forma de resolver esta questão é converter o arquivo PDF primeiramente para um formato editável, como o DOCX ou RTF, que te permita editá-lo no Microsoft Word ou Open Office ou ferramenta similar. Depois da edição, você poderá finalmente converter seu arquivo editável para o formato usado pelo seu e-reader.

Outra situação na qual você poderá usar este tutorial é se você quiser simplesmente extrair um arquivo editável a partir de um arquivo PDF.

Como fazer a conversão

Você verá como fazer esta conversão usando o Calibre em um vídeo que eu publiquei no canal do Vida Sem Papel no YouTube (logo abaixo), mas para te dar uma direção, aqui estão os passos principais para a conversão de um arquivo PDF para um arquivo editável:

  1. Selecionar o ebook e clicar no botão Converter livros;
  2. Selecionar o formato de saída: DOCX ou RTF, o que você preferir (se você não possui o Microsoft Word, selecione a opção RTF);
  3. Clique em Processamento Eurístico do lado esquerdo;
  4. Marque a opção Ative processamento eurístico, e no campo Fator de eliminação de quebras de linhas, coloque o valor 0,05;
  5. Clique em Entrada PDF do lado esquerdo;
  6. No campo Fator de eliminação de quebras de linhas, coloque o valor 0,05;
  7. Clique no botão OK na parte inferior da janela.

Lembrando que se você quer apenas converter seu arquivo PDF para lê-lo no seu e-reader, não precisa convertê-lo para um formato editável, você poderá convertê-lo diretamente para o formato suportado pelo seu e-reader (clique no link para ver o tutorial).

De posse do arquivo editável, que está na biblioteca do Calibre, você poderá corrigir erros no texto, acrescentar índice, adicionar quebras de página, etc. E se você quiser depois disso ler seu arquivo no e-reader, basta repetir a conversão no Calibre, desta vez seguindo os seguintes passos

  1. Selecionar o ebook e clicar no botão Converter livros;
  2. Selecionar o formato de entrada na parte superior da janela, e escolher da lista o arquivo editável que foi gerado na conversão anterior (DOCX ou RTF);
  3. Selecionar o formato de saída (AZW para modelos mais novos de Kindle; MOBI para modelos mais antigos de Kindle, EPUB para os demais e-readers);
  4. Clicar no botão OK.

Aqui está o vídeo onde você verá como executar estes passos:

Vale ressaltar que o Calibre tem limitações para a conversão de arquivos PDF. Ou seja, você terá problemas na conversão se seu arquivo contiver algum dos elementos que ele não suporta, que são (lista extraída de informação do manual do Calibre):

  • elementos complexos como textos multi-colunas e documentos baseados em imagens;
  • tabelas e imagens vetorias dentro do arquivo;
  • efeitos de fontes, como ligadura nas letras “fi”, “ff”, “II”;
  • links e índices;
  • fontes não-unicode;
  • e outros…

Ou seja, se o documento é complexo, é bem provável que a conversão não seja satisfatória. Lembrando que o formato PDF é um formato bem problemático, por isso o Calibre tem muita dificuldade em trabalhar com ele.

Mas eu acredito que este tutorial irá ajudar na maioria dos casos.

OBS: Veja na página de Promoções do blog mais informações sobre as promoções de aniversário da Amazon (tem desconto em ebooks, livros impressos e em modelos do Kindle, aproveite!).

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no
UdemyPromoFev2017

3 Comentários

  1. Eu estou tentando converter do PDF para o AZW3 com o Calibre, mas sabe quando as linhas saem totalmente desconfiguradas? Tem enter no meio da frase, linhas com só duas palavras e mais um enter de novo.
    Algumas conversõs dão super certo e eu consigo ler com uma formatação ok, mas tem outros que tudo sai ruim.
    Você sabe como resolver isso? Meu kindle é o 5 geração.

    Adorei seu blog <3

    Envie uma resposta
  2. Cris, muito obrigada! Eu já uso o Calibre há um tempo, mas algumas informações foram bem novas para mim aqui nesse post. Comprei um Kindle para mim em dezembro (me dei de presente de Natal ;-)) e ainda estou aprendendo a utilizar algumas coisas e o Calibre é mesmo uma “mão na roda”… Obrigada mesmo!!!

    Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário