Dicas para novos usuários do Kindle

Este artigo está sendo republicado com várias atualizações, incluindo links para dicas e posts mais recentes para torná-lo ainda mais relevante para os novos usuários de Kindle.

Ultimamente, temos tido uma grande quantidade de comentários dos leitores do Vida Sem Papel com dúvidas, principalmente sobre o Kindle, o que é ótimo. Eu fico muito feliz pois isso indica que os leitores estão gostando do conteúdo (pois quem não lê não tem dúvidas, não é?) e enviando suas perguntas. No entanto, tenho visto que muitas dúvidas podem ser respondidas com posts já publicados no passado, que eu acredito que a grande maioria dos nossos leitores atualmente não tiveram ainda a oportunidade de ler.

Por isso, eu decidi aproveitar para apresentar a você este post de recaptulação, um roteiro para aqueles usuários que estão começando a conhecer seu Kindle. Os usuários mais experientes podem dar uma lida pois pode ser que vocês encontrem aqui alguma dica que ainda não conheçam.

Eu não quero com isso desestimulá-los a enviar suas dúvidas, ao contrário! Façam seus comentários, enviem suas perguntas, e até mesmo suas dicas (os leitores também colaboram bastante com o nosso conteúdo!), fiquem à vontade. A ideia é só facilitar um pouco para os novos leitores encontrarem posts úteis aqui no Vida Sem Papel.

Notem que vários destes artigos foram escritos há meses atrás, alguns antes de o Kindle começar a ser vendido no Brasil, alguns antes de muitas mudanças que tivemos desde então. Eu não tive tempo de atualizá-los, mas muitas das informações, principalmente no caso de tutoriais, ainda são bastante relevantes, então vou colocá-los aqui.

Vale mencionar que entre estas dicas há varios artigos e tutoriais que também podem ser úteis para usuários de outros e-readers, como o Kobo e o Lev. Por isso, mesmo que você não possua um Kindle, vale a pena dar uma “passada” por este artigo para checar todas as dicas que eu organizei aqui.

Agora vamos ao que interessa…

Você já comprou o Kindle, ou ainda está indeciso?

Kindle - AjudaSe você ainda não comprou um Kindle, você encontrará recursos para te ajudar a tomar a melhor decisão, a que é mais apropriada para você (que pode até ser que não seja a compra do Kindle). Dê uma olhada nestes artigos:

Estes posts te ajudarão a identificar se o Kindle é uma boa opção para você. Se você estiver pensando em adquirir um Kobo ou um Lev, veja também estes artigos:

Para entender por que a tela do Kindle ou dos demais e-readers é tão melhor para leituras prolongadas do que uma tela LCD ou LED, leia:

Talvez a sua dúvida seja mais básica ainda. Talvez você goste muito de ler livros tradicionais, de papel, e esteja se perguntando se vale a pena experimentar esses tais de ebooks. Ou pode ser que você deteste ler no computador, e ache que toda experiência de leitura de ebooks é assim. Que fique claro: eu também detesto ler ebooks no computador, e amo ler no meu Kindle, mais do que em livros de papel. Gosto também de ler no meu iPad Mini, mais do que no iPad tradicional.

Dentro deste assunto, eu sugiro os seguintes artigos:

Como ler ebooks para Kindle sem comprar um Kindle

Antes de passar as dicas para os usuários do Kindle físico, vale a pena lembrar que a Amazon disponibiliza o aplicativo Kindle, que reproduz as funcionalidades do Kindle para leitura de ebooks, e você pode instalá-lo em várias plataformas, em computadores, tablets e smartphones. Portanto, se você quer apenas ler os ebooks da Amazon sem gastar com um Kindle, você pode fazê-lo sim, veja mais detalhes nestes artigos:

Para quem possui um iPad ou iPhone, veja mais algumas dicas sobre o aplicativo Kindle para iOS:

Dicas básicas para usar seu Kindle

Para usuários que estão começando agora, vou apresentar aqui algumas dicas básicas para você aproveitar melhor seu Kindle. Várias destas dicas também se aplicam aos usuários do aplicativo Kindle.

Vamos começar com algumas dicas de uso do Kindle:

Como você viu na última dica acima, existem alguns modelos de Kindle que oferecem 3G gratuito embutido, mas há uma diferença considerável de preço entre os modelos que possuem este recurso e os que não possuem. Se você possui um iPhone e usa a Internet via 3g ou 4G, poderá compartilhar este acesso com seu Kindle. Veja como fazer isso no seguinte artigo:

Caso você ainda não saiba, você pode ler arquivos pessoais (ou seja, seus arquivos que não foram comprados na loja da Amazon) no seu Kindle, contanto que sejam dos formatos suportados e não contenham DRM. Saiba então como transferir estes arquivos para o seu e-reader:

Para quem usa o aplicativo Kindle no iOS (iPhone, iPod Touch e iPad), veja como transferir ebooks manualmente para este leitor (as dicas anteriores exceto a de cópia manual também valem):

E por falar em ler arquivos pessoais no Kindle, veja também estas dicas sobre formatos de arquivo para ler nativamente no Kindle:

Caso você precise ler arquivos de formatos não suportados (como o EPUB), poderá convertê-los usando o Calibre (e também colocar uma bela capa no seu ebook se ele não possuir uma):

Ainda neste assunto, vale também mencionar o problemático formato PDF, que pode dar dores de cabeça para os usuários de e-readers em geral. Por isso, eu escrevi alguns artigos com dicas específicas sobre a otimização ou conversão deste formato para melhor leitura em e-readers como o Kindle:

Ainda sobre os arquivos pessoais, quando enviados por email para a Amazon, são guardados na sua biblioteca pessoal. Como o espaço é limitado (no máximo 5GB), é importante saber como apagar aqueles ebooks que você não quer guardar:

Note que isso vale apenas para os arquivos pessoais. Não há limitação de espaço para os ebooks comprados na Amazon.

Dicas referentes à loja da Amazon

A loja da Amazon é a única que vende conteúdo especificamente para o Kindle. Se você quiser ler ebooks de qualquer outra loja nele, terá que ser ebooks sem DRM.

Então vale a pena conhecer algumas dicas específicas sobre o uso da loja da Amazon, não é? Vamos a elas:

Para quem possui usuário numa loja da Amazon de outro país e está em dúvidas sobre migrar para a loja brasileira, ou quer saber como fazê-lo, leia os artigos a seguir:

E para quem gosta de uma pechincha, veja algumas dicas para encontrar promoções e descontos na loja da Amazon no post a seguir:

Mais dicas sobre o Kindle

Antes de finalizar, aqui vão mais algumas dicas para você explorar ainda mais seu Kindle. Você pode começar lendo notícias ou artigos da web nele:

Para quem gosta de fazer anotações e marcar trechos dos ebooks, aqui vão dois artigos que explicam como acessar suas anotações e trechos destacados através de um browser, na web, ou em arquivo:

E veja também algumas dicas de possíveis problemas que você pode encontrar em seu Kindle, e como resolvê-los:

Por falar em problemas, se você tiver algum problema com seu Kindle ou com a loja da Amazon, o ideal é contactar o suporte da Amazon para ajudá-lo. Eu já usei o suporte algumas vezes e a resposta foi rápida e objetiva. Como o acesso a este suporte não é muito fácil de encontrar, eu escrevi um artigo explicando como fazer:

Lembrando que, se você tiver alguma dúvida e quiser perguntar aqui no Vida Sem Papel, mas sua dúvida não tem a ver com o assunto do post que você está lendo, você pode enviá-la fazendo um comentário na Página de Perguntas. Mas quando você estiver lendo qualquer um destes artigos, fique à vontade para comentar no próprio artigo, OK?

Espero que este resumo seja útil e que você encontre dicas que ainda não conhecia. Fique à vontade para fazer seus comentários levantando questões que eu ainda não abordei ou compartilhando suas dicas com outros usuários.

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no

54 Comentários

  1. Cris, como faço para saber quanto de memória estou usando, tanto na nuvem quanto no Kindle físico? Há alguma barrinha indicadora, igual temos nos computadores? Muito obrigado.

    Envie uma resposta
    • Fernando,
      Achei interessante sua pergunta, acho que vou escrever um post sobre isso com mais detalhes.
      Mas para te adiantar, vou passar por escrito como fazer isso:
      1. Espaço na biblioteca da Amazon:
      – entre no site da Amazon, e faça login com seu usuário e senha;
      – vá ao rodapé da página e clique no link “Gerencie seu Kindle”, do lado direito;
      – no menu do lado esquerdo, clique em “Documentos pessoais”;
      – veja uma barrinha que indica o consumo de espaço do lado direito, depois do campo de busca.
      2. No Kindle: no meu Kindle, que é o Kindle Keyboard 3G, basta eu apertar o botão Menu, que quando o menu aparece, ao mesmo tempo aparece também o espaço livre no canto esquerdo superior, mas imagino que o seu não seja assim, não é?
      Eu encontrei uma dica na Internet dizendo para clicar no menu, depois selecionar Configurações. Na página de Configurações, clique no botão Menu novamente, e clique em Informações do Dispositivo, que mostrará dentre outras informações, o espaço disponível no seu Kindle.
      Se isso não der certo, me diga qual é o modelo de Kindle que você possui para eu procurar na documentação da Amazon, OK?
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
      • Perfeito! Tenho o Kindle Paperwhite e funcionou exatamente o que vc sugeriu. Mais uma vez, obrigado.

        Envie uma resposta
        • Que ótimo, Fernando! Abraços!

  2. Nunca li tantos livros em um semestre. Ganhei o Kindle de Natal – o modelo mais basicão – e desde então li em seis meses mais livros do que li em todo o ano passado. Não consigo mais imaginar minha vida sem a praticidade do Kindle.

    Não deixei os livros de papel, compro os que são de fato importantes, mas fora isso leio praticamente tudo o que preciso nele.

    Só não consigo ler os artigos do mestrado, mesmo convertendo o PDF para mobi. As palavras saem ao contrário, as imagens, tudo. Não sei porque isso acontece.

    Abraço!

    Envie uma resposta
    • Sybylla,
      Obrigada por compartilhar sua experiência com o Kindle. Fiquei muito feliz de ver que ele te ajudou a ler mais do que antes, isso é ótimo!
      Quanto ao seu problema na conversão do PDF, que software você está usando? Já tentou com o Calibre? A conversão de arquivos PDF é problemática mesmo. Já tentou lê-lo sem conversão, no formato original mesmo?
      Você pode tentar, caso ainda não tenha feito, a conversão feita pela Amazon. Para isso, basta enviar o arquivo PDF para o endereço de email de seu Kindle, com a palavra “convert” no assunto do email. Mas eu sugeriria tentar antes sem a conversão, para ver como fica (ou seja, você pode enviar por email, mas sem a palavra “convert”, ele enviará o arquivo em formato PDF e não fará a conversão). Veja como fazer isso neste artigo:
      http://www.vidasempapel.com.br/como-transferir-arquivos-para-o-kindle-por-email/
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  3. Cris, estou pensando em comprar um Kindle e o seu site está sendo de grande ajuda, parabéns pelo trabalho.
    Mas tenho uma dúvida que não vi respondida por aqui ainda: quando você envia um livro em PDF para o Kindle físico, a opção de destacar trechos e criar notas continua funcionando? Eu tenho o aplicativo Kindle para PC, e neste dá pra criar notas em PDF tranquilamente, mas estou receosa de o mesmo não acontecer num Kindle físico. :/
    Desde já, obrigada.

    Envie uma resposta
    • também tenho essa dúvida, será que dá para consultar palavras no dicionario também

      Envie uma resposta
      • Mat,
        Peço desculpas pela demora em responder a dúvida de vocês.
        Eu testei no meu Kindle, que é o modelo Keyboard 3G, e sim, dá para fazer anotações, destaques e eu consegui pesquisar palavras no dicionário também.
        Pena que eu não tenho como testar nos modelos mais novos para informar para vocês…
        Abraços!

        Envie uma resposta
    • Liz,
      Peço desculpas pela demora em te responder!
      No meu Kindle (modelo Keyboard 3G) os comentários e destaques funcionam normalmente em arquivos PDF sim.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
      • Meu kindle já chegou rs, já testei aqui e não é instantâneo como em em um livro mas da para consultar mesmo.
        Meu kindle é o modelo mais simples vendido no ponto frio.

        Envie uma resposta
        • Legal, Mat, obrigada por confirmar que funciona.
          E espero que você curta bastante seu novo Kindle!
          Um grande abraço!

  4. Oi Cris, comprei um kindle essa semana (nem chegou ainda rs) mas gostaria de escrever mesmo assim, pois seu blog foi fundamental para eu decidir comprá-lo. Não vejo a hora de começar a por em prática tudo que li aqui. Ótimo trabalho! Parabéns. Abraços

    Envie uma resposta
  5. Que a paz de Cristo esteja com você e sua família.

    Bom dia Crist

    Fico muito feliz por ter ” sua companhia” me ensinando coisas que, até então

    eu desconhecia rsrs.

    Quando vi a palvra Kindle, pensei: Que bicho será esse? Será um programa, ou o quê? Descobri tratar-se de um meio físico para acesso a internet e leitura de ebooks etc.

    Me divirto com a minha ignorância, pois sendo da geração X, tudo para mim

    está sendo novidade. Tenho fome e pressa de aprender. Assim seus posts

    são maravilhosos. Continue no seu intento de nos ajudar a desvendar os

    mistérios da tecnologia.

    Forte abraço.

    Og

    Envie uma resposta
    • Og,
      Que a paz de Cristo esteja contigo e com sua família também, meu irmão.
      Fico feliz que você esteja encontrando informações úteis aqui no blog, isso é muito bom! E é muito bacana quando vejo alguém que não conhece muito de tecnologia mas não tem medo de correr atrás, ler, se informar. É isso aí!
      Se tiver alguma dúvida, é só falar, OK?
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  6. Olá!!! Acabei de comprar um kindle, e este Blog de extrema ajuda!!! Parabéns pela iniciativa!!!
    Um grande abraço!!!

    Envie uma resposta
  7. Parabéns por condensar as informações em um só lugar, eu tinha lido boa parte, mas isoladamente, agora vou salvar no favoritos, pois não precisarei ficar mais procurando
    Quando meu kindle chegou foi muito mais fácil começar a usar, é minha primeira semana, mas já li bastante.
    . Obrigada Cris.

    Envie uma resposta
    • Rosana, que bom que você encontrou informações úteis aqui, fico feliz.
      Se precisar de alguma ajuda, pode mandar sua pergunta.
      Abraços!

      Envie uma resposta
  8. Olá! Gostaria de saber duas coisas:
    1) O Kindle não possui reflexo algum? Fica exatamente como um livro?
    2) A página no Kindle fica um pouco mais escura que a página de um livro comum?

    Envie uma resposta
    • Lucas, sobre o reflexo, é mínimo, praticamente inexistente. O do Kindle Paperwhite chega a ser menor ainda do que o do meu, que não tem a luz embutida.
      Quanto à cor, ela fica um pouco mais escura devido à tecnologia usada. Mas se fosse muito branca, acabaria incomodando a vista, por isso eu acho que o tom na verdade é perfeito.
      Acho que vale a pena você ler o post onde eu explico como funciona a tela e-Ink, dê uma olhada:
      http://www.vidasempapel.com.br/como-funciona-tela-e-ink-dos-e-readers/
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
      • Muito obrigado pela resposta; ajudou muito, de modo a resultar em uma compra de um Lev com luz.
        Espero que, futuramente, essa tecnologia se propague para os tablets, visto terem funcionalidade diferente da dos leitores digitais.

        Envie uma resposta
        • Lucas, de nada! Boa leitura com seu novo e-reader!

  9. Olá, boa noite. Ganhei um kindle de presente, e estou tendo um pouco de dificuldade para ler a noite, já que ele não tem iluminação. No site da Amazon vem dizendo que ele tem oito tamanhos de texto ajustável, mas quando abro a opção ” Zoom e contraste “, só aparece “ajustar a tela, contraste e rotação” Saberia me ajudar nessa questão? Agradeço desde já.

    Envie uma resposta
    • Carolina, o meu Kindle também não tem luz, é o Kindle Keyboard, eu uso o mesmo tipo de luz que eu costumava usar antes para ler livros. No meu quarto eu tenho um abajur, que eu uso à noite, e para outros lugares eu uso uma luz portátil, daquelas que você prenderia na beirada do livro e ilumina a página.
      Sobre a mudança de letra, eu procurei no manual do Kindle (acredito que este seja o seu, certo, aquele modelo com botões em tela de toque?), e ele diz para chamar o menu e selecionar a opção Change Font Size (ou Mudar o tamanho da fonte ou algo assim em português). Ali você deverá ver as opções para aumentar ou diminuir a fonte.
      Espero que isso te ajude.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  10. Cris, to te seguindo há algum tempo, isto é, leio e releio
    tudo que vc escreve. Porém gosto de guardar os textos q me interessam. Pode ser uma pergunta boba, mas qual a melhor maneira de guardar seus tutoriais para fácil acesso? Um grande abraço e sou sua fã! 🙂

    Envie uma resposta
    • Rosangela, muito obrigada! Eu também gosto de guardar os artigos que eu encontro na web, e para isso eu uso o Evernote. Ele é uma ferramenta bastante útil, onde você pode guardar tudo o que é tipo de informação, incluindo sites da web. E eu acho fácil de acessar as informações guardadas nele, pois você pode acessar via web mesmo, você pode instalar um aplicativo do Evernote no computador e também no smartphone e tablet, é bem prático.
      Veja o post abaixo que eu escrevi sobre isso:
      http://www.vidasempapel.com.br/evernote-web-clipper/
      Para ver outros artigos que eu escrevi sobre o Evernote, acesse:
      http://www.vidasempapel.com.br/tag/evernote/
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  11. Cris! Parabéns pelo site, ajudou e muito na decisão de adquirir um Kindle Paperwhite. Ansiosa desde já pra que ele chegue.
    Gostaria que você escrevesse sobre o funcionamento da Nuvem, já que tenho quase certeza que vou precisar para guardar os muitos ebooks que pretendo adquirir!

    Abraço!

    Envie uma resposta
  12. Cris estou gostando tanto do seu blog que dei por mim a ler tdos os comentarios rs.

    Parabens. Tem aqui muito artigo que quero ler.

    Envie uma resposta
    • Que ótimo, Ro301!
      Eu sei que quando encontramos um blog novo, nossa tendência é começar a acompanhar a partir daquele ponto. Por isso eu escrevi este post, para compartilhar os inúmeros posts úteis que já existem e já podem ajudar os novos usuários.
      E fico feliz de ver você “garimpando” os posts antigos, isso é muito legal!
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  13. Oi Cris,
    Lendo os artigos publicados aqui….resolvi comprar o kindle. Comprei o Paperwhite com 3G. É show de bola…uma ferramenta fantastica…O 3G funciona mesmo….em qualquer lugar que tenha sinal de celular…O acesso a loja atraves do Kindle é muito bom….Para ler os livros em PDF….basta enviar o arquivo para o seu enderço @kindle, com o assunto convert, e já esta disponivel no e-reader para ler….Ótima recomendação….Abraços….

    Envie uma resposta
    • Que bom, Mauro! Eu também tenho 3G no meu Kindle, mas o modelo é diferente, o meu é o Kindle Keyboard 3G (que já saiu de linha há algum tempo). Mas realmente é bem prático ter acesso à Amazon para baixar ebooks e sincronizá-los em quase qualquer lugar.
      Agradeço seu comentário!
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  14. Gostaria de, mais uma vez, parabenizar pelo site! Comprei um paperwhite recentemente e, ao conecta-lo no PC, para minha surpresa, observei que ele possui 4 GB de memória! Pesquisando na net, realmente a Amazon lançou alguns modelos recentes com esse ‘upgrade’ de memória ,mas enfatizando que se trata do mesmo Kindle Paperwhite (sem modificações de hardware), mas com esses 2 GB a mais. O que achei bastante curioso, pois comprei-o pensando que levaria apenas 1,25 GB e agora tenho, na verdade 3,2 GB! Alguns modelos recentes estão vindo com esses 2 Gb a mais. Fica a dica! Abs!

    Envie uma resposta
    • Tiago, isso é uma ótima notícia! Sabíamos que nos Estados Unidos o Paperwhite já está com 4GB, mas como o site da Amazon brasileira deixou de informar a quantidade de memória, ficamos todos em dúvida de quando a Amazon passaria a comercializar o Paperwhite com 4GB. Que ótimo que ele há chegou aqui!
      Eu agradeço você ter avisado, valeu!
      E boas leituras com seu novo Kindle!!!

      Envie uma resposta
      • De nada! Comprei esse kindle paperwhite numa loja física do supermercado EXTRA aqui do Rio de Janeiro. Abs e mais uma vez parabéns pelo site!

        Envie uma resposta
  15. Gostaria de saber se o dicionário instalado no kindle (qualquer língua) consegue ser acessado com ebooks ou pdf’s baixados gratuitamente da internet. E que não sejam da loja da Amazon.

    Envie uma resposta
    • Oi Sergio,
      Peço desculpas pela demora em te responder. Eu saí de férias no Natal e estou voltando agora.
      Quanto à sua pergunta, a resposta é sim, você pode usar os dicionários do Kindle com ebooks pessoais seus, não só com os comprados na loja da Amazon, e também com arquivos PDF.
      Lembrando que você precisa fazer uma pesquisa por uma palavra para aparecer o painel de download do dicionário, OK? Para mais detalhes, veja este post:
      http://www.vidasempapel.com.br/como-usar-o-dicionario-no-kindle/
      Abraços!

      Envie uma resposta
  16. Olá Cris, seu site é ótimo e graças a você comprei um kindle paperwhite, muito bom, até melhorou minha leitura e é muito prático.
    Minha dúvida é sobre comprar livros, pois eu baixei alguns livros do site lelivros.link e quando fui ler notei durante a leitura que haviam alguns erros no português, então baixei a amostra do mesmo livro na amazon e comparei e o da amazon estava tudo certinho.
    Então, os livros baixados normalmente são com erros ?
    Estou pensando em comprar livros no site da Amazon pq fico bem incomodado de ter que parar a leitura para analisar o sentido do texto. O que acha sobre livros comprados X livros baixados, as vantagens e desvantagens.
    Obrigado, seu site é top.

    Envie uma resposta
  17. Criei uma pasta de lidos no meu kindle. Como fazer para os lidos só aparecerem quando acessar a pasta? Está uma bagunça, aparece a pasta, os lidos e não lidos tudo junto.

    Envie uma resposta
    • Sidney, realmente não é fácil organizar ebooks no Kindle. Eu recentemente adquiri um Kindle Paperwhite, pretendo explorar isso melhor e depois publicar um post, OK?
      Abraços!

      Envie uma resposta
  18. Gostaria de comprar um e-reader para minha mãe e também minha sobrinha pré adolescente.Mas gostaria de saber se existe algum modelo (de qualquer marca) que seja em cores.Digo isso porque há vários livros ilustrados,com boas fotos paradisíacas tanto como livros infantis.Soube através terceiros que a tecnologia e-ink não possui esse recurso.Não sei se isso é verídico e também não quero tablet pois venho avaliando o uso das baterias e o excesso de luminosidade,poderiam me ajudar com alguma orientação?

    Envie uma resposta
  19. Gostei muito da postagem foi bem esclarecedora já que na própria loja da amazon eles não falam a respeito de alguns recursos que foram falados aqui.

    eu tenho um Kobo glo a 3 anos e li muitos livros nele, estou pensando em migrar para o Kindle por causa da biblioteca da Amazon, no entanro quero comprar livros pela loja internacional isso é possível?

    O Kobo tem a tendência de sumir com as marcações e anotações que vc faz no livro (não me pergunte pq) eles também somem com alguns livros quando a biblioteca está com bastante livros. Você já ouviu falar disso acontecer no Kindle?

    Muito obrigado.

    Envie uma resposta
    • Felipe, agradeço seu comentário.
      Sobre seu questionamento, eu nunca tive este tipo de problema no Kindle. Vamos ver se algum outro usuário se manifesta a respeito.
      Sobre a compra na loja americana, quando você registra seu Kindle, só pode fazê-lo com um usuário, e este usuário está vinculado à loja de um país. Ou seja, você só poderá ler os ebooks que comprou com aquele usuário na loja Amazon daquele país. No caso da loja brasileira, você tem acesso a todos os ebooks da loja americana que estão disponíveis para a venda para a América Latina (ou seja, você poderá comprar os mesmos ebooks na loja brasileira que você compraria na loja americana com um cartão de crédito internacional).
      Ficou claro? Se tiver ainda alguma dúvida, é só falar.

      Envie uma resposta
  20. Olá, comprei o novo Kindle paperwhite e queria saber se posso carregar no carregador do meu celular ? Com essas especificações 5,0V e 1,0A.

    Envie uma resposta
    • Sim, Arthur, pode usar o carregador do celular. Eu pessoalmente, prefiro que seja o carregador do celular do que um carregador genérico, pois o fornecedor do celular deve ter tomado os devidos cuidados para que o carregador funcione bem e não prejudique o equipamento.
      Abraços!

      Envie uma resposta
  21. É possível bloquear alguns títulos da minha biblioteca? Minha filha quer usar meu kindle, mas possuo livros com conteúdo adulto, que não gostaria que ela lesse?

    Envie uma resposta
    • Pedro, se vocês pretendem compartilhar o mesmo Kindle, fica mais difícil.
      O Kindle tem um recurso de proteção chamado “Controle dos pais”. Com ele, você pode bloquear o acesso ao navegador web, à loja kindle (impedindo assim sua filha de comprar novos ebooks) e à nuvem (impedindo-a de baixar ebooks já comprados).
      Ou seja, você pode impedir que sua filha compre ou baixe ebooks, mas se o ebook já estiver no Kindle, não dá para bloquear o acesso a ele.
      Portanto, para impedir que ela leia um livro que você não quiser, é preciso removê-lo do Kindle (depois de ligar os itens em Controle dos pais).
      Para acessar o Controle dos pais, vá para o painel inicial (clicando no ícone da casinha), clique no ícone do menu (aqueles três pontos no canto superior direito da tela), clique em Configurações e depois em Controle dos pais. Em Restrições você poderá escolher o que desligar. Ao desligar o primeiro item, você deverá cadastrar a senha de proteção.
      Espero que isso ajude. Abraços!

      Envie uma resposta
  22. Oi. Desde já parabéns pelas excelentes dicas.
    Eu já tinha um iPad antes de comprar o Kindle e baixei muitos livros no ebook do pp IPad. E li e reli vários posts aqui e não sei ainda como enviá- los para o meu aparelho. Pois o caminho com o ITunes só funciona se for de PC para Kindle certo? E de iPad para Kindle? Tenho o Kindle támbem instalado no IPad. Mas os livros que foram baixados no ebook do IPad não aparecem, claro, no App da Kindle. O que fazer???? Ficou confuso??

    Envie uma resposta
    • Valéria, obrigada por seu comentário!
      Deixa ver se eu entendi sua dúvida. Você tem ebooks que você adicionou à app Kindle no iPad usando o iTunes, e agora quer ler estes ebooks no Kindle físico, é isso?
      Se for, primeiro vou explicar como funciona: quando você copiou os arquivos através do iTunes para a app Kindle, é como se tivesse copiado arquivos para um pendrive, ou seja, estes arquivos só estão disponíveis ali naquele lugar onde você os colocou (ou seja, naquela app específica daquele iPad específico).
      Para poder ler estes ebooks também no Kindle, você precisará enviar estes arquivos para o Kindle também. Há três formas de fazer isso:
      1. Conectando o Kindle por cabo USB ao seu computador e copiando os arquivos manualmente
      2. Enviando os arquivos para a nuvem da Amazom por email e baixando no Kindle via wifi
      3. Enviando os arquivos para a nuvem da Amazon pelo aplicativo Send to Kindle e baixando no Kindle via wifi.
      Eu, particularmente, prefiro as opções 3 e 2, nesta ordem. Eu nunca uso a primeira opção, pois eu gosto de ter meus ebooks na nuvem da Amazon para sincronizá-los e baixar novamente quando eu quiser.
      Para mais informações, veja este post que tem tudo mais detalhado:
      http://www.vidasempapel.com.br/como-ler-ebooks-pessoais-kindle/
      Abraços!

      Envie uma resposta
  23. Desculpe o erro. Era ” parabéns pelas excelentes dicas”

    Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário