iBooks da Apple chega ao Mac no OS X Mavericks

A Apple lançou no dia 22 de outubro a nova versão de seu sistema operacional dos Macs, o OS X Mavericks. Com ele, a Apple traz uma novidade já há muito esperada: o iBooks para plataforma “não-móvel”, ou seja, pela primeira vez o aplicativo iBooks está sendo disponibilizado fora do iOS. Vamos então conhecer um pouco mais sobre ele.

O que é o iBooks?

Se você não possui um iPhone, iPad ou iPod Touch (que podemos chamar de dispositivos iOS), pode ser que você não conheça o iBooks, que é o aplicativo da Apple para leitura de ebooks. Os livros digitais são vendidos pela própria Apple na iBooks Store, antes também só acessível através dos dispositivos iOS, mas que agora também chega aos Macs.

Assim como no caso do Kindle e Kobo, os ebooks comprados na iBooks Store somente podem ser lidos no iBooks (se você respeitar os termos de uso e não remover o DRM deles). Mas ao contrário destes outros, a Apple não possui um e-reader exclusivo, portanto para comprar ou ler estes ebooks você precisa de um dispositivo da Apple, seja um dispositivo móvel da plataforma iOS ou agora um computador Apple com OS X Mavericks.

Vale também mencionar que, embora o iBooks suporte os formatos EPUB e PDF, a Apple possui uma ferramenta exclusiva para desenvolvimento de ebooks para esta plataforma, o iBooks Author. Desta forma, há vários ebooks com recursos multimídia e inovações em termos de navegação no conteúdo, onde você não precisa mais ficar apenas passando páginas. Tem-se falado muito em livros escolares nesta plataforma devido a estes recursos e à facilidade de uso inerente da plataforma, ideal para crianças.

Outra particularidade da loja de ebooks da Apple é que os ebooks são vendidos em dólares ao invés de reais.

iBooks no OS X Mavericks – vale a pena experimentar?

O iBooks agora vem com o OS X, portanto logo que você instalá-lo você terá o iBooks no seu Mac. Eu sei que muita gente não gosta de ler no computador, e eu me incluo nesta categoria, pois eu detesto ler na tela do computador, eu prefiro os dispositivos portáteis (principalmente meu Kindle).

Mas, assim como no caso do Kindle, eu gosto de ter uma cópia dos meus ebooks no meu computador para consultá-los quando estou usando-o ao invés de ter que pegar o iPad ou Kindle, procurar e abrir o ebook, e navegar nele – principalmente se for o caso de um título de referência como dicionários, enciclopédias, gramáticas, ou seja, aquele tipo de livro que a gente não lê em sequência mas usa para consultas aleatórias.

Além disso, temos o caso de pessoas que possuem Macs mas não possuem outros dispositivos da Apple, e agora estas pessoas poderão também ter acesso a conteúdos exclusivos da iBooks Store, como é o caso do ebook Planejando Viagens com o Evernote de Vladimir Campos, que eu li e fiz uma review aqui no blog. Até agora, este ebook só estava disponível para iPad, e nos primeiros testes com o iBooks no Mac eu fiz questão de testar este ebook.

Portanto, há motivos para você que possui um Mac aproveitar a oportunidade e explorar o iBooks. Lembrando que, assim como no caso do Kindle, você encontrará conteúdo gratuito para ele, para você usar e ver se gosta do aplicativo e da forma como ele trabalha antes de gastar dinheiro com ebooks pagos.

Como usar o iBooks no OS X Mavericks

Vamos agora explorar um pouco o iBooks no OS X Mavericks. Logo que você o executar pela primeira vez você verá uma tela de boas vindas:

iBooks no OS X Mavericks - 01

Clique no botão Comece a Usar. Na tela seguinte, clique no botão Inicie a Sessão, onde você deverá fornecer seu usuário da Apple.

iBooks no OS X Mavericks - 02

Você verá então a tela com sua biblioteca do iBooks, como cada ebook representado por sua capa. No meu caso, como eu já havia comprado ebooks no iPad, eu já possuía vários títulos como a imagem abaixo mostra:

iBooks no OS X Mavericks - 03

Como baixar os ebooks no iBooks

Como você pode ver na imagem anterior, que mostra a biblioteca do iBooks, há um ícone de nuvem no canto direito superior dos ebooks que aparecem na minha biblioteca. Este ícone indica que aquele ebook ainda não foi baixado (ele está na “nuvem“).

Se você clicar uma vez em um destes ebooks, note que o ícone da nuvem mudará um pouco, agora mostrando uma setinha para baixo, indicando que ele poderá ser baixado:

iBooks no OS X Mavericks - 04

Clique neste ícone da nuvem uma vez para iniciar o download:

iBooks no OS X Mavericks - 05

Desta forma, você baixará o ebook sem abrí-lo. Se você clicar duas vezes num dos ebooks, ele baixará o ebook e já o abrirá.

Você poderá também baixar vários ebooks de uma vez. Basta primeiramente selecioná-los (você pode segurar a tecla shift, clicar no primeiro ebook e depois no último da sequência, e todos serão selecionados, ou você pode segurar a tecla command e clicar em cada ebook que deseja selecionar).

iBooks no OS X Mavericks - 06

Depois de selecionados, clique com o botão direito do mouse sobre um dos itens selecionados e você verá o seguinte menu:

iBooks no OS X Mavericks - 07

Clique em Transferir, e os ebooks selecionados serão baixados.

iBooks no OS X Mavericks - 08

Como abrir um ebook no iBooks

Como eu mencionei acima, para abrir um ebook no iBooks basta você clicar duas vezes sobre ele. Se ele ainda não tiver sido baixado, ele primeiro o baixará e depois o abrirá.

Para distinguir entre os ebooks baixados ou não, veja o canto direito superior do ebook. Se tiver o ícone da nuvem que eu mencionei no tópico anterior, ele ainda não foi baixado. Se ele tiver a palavra “Novo”, ele já foi baixado mas ainda não foi aberto neste iBooks (veja imagem a seguir), e se não tiver nada ele já foi baixado e já foi aberto.

iBooks no OS X Mavericks - 09

Mas não se preocupe com isso. Com o clique duplo você abrirá o ebook mesmo que tenha que baixá-lo primeiro.

Como navegar em um ebook

A navegação num ebook pode variar dependendo de como o autor o implementou. Mas de forma geral, a grande maioria dos ebooks abrirá inicialmente numa página contendo as miniaturas no rodapé, que mostram as páginas do ebook, e permitem que você clique e vá direto para uma delas.

iBooks no OS X Mavericks - 10

Depois que você abrir uma página, você poderá navegar posicionando o mouse mais ou menos no meio da página do lado direito ou esquerdo, e você verá um botão circular com uma seta que permitirá que você passe para a próxima página (botão do lado direito) ou volte para a página anterior (botão do lado esquerdo):

iBooks no OS X Mavericks - 11

Você pode também usar as setas para a direita e esquerda do teclado para passar as páginas.

Para saltar para um capítulo ou voltar para as miniaturas, você poderá usar o índice, clicando no segundo botão no canto esquerdo superior:

iBooks no OS X Mavericks - 12

Para voltar para a biblioteca, basta clicar no primeiro ícone no canto esquerdo superior.

iBooks no OS X Mavericks - 13

Como navegar na biblioteca

Quando você abre sua biblioteca, por default ele mostrará seus ebooks na aba Todos, de forma que você verá todos os seus ebooks ali:

iBooks no OS X Mavericks - 14

Você poderá também escolher outras opções para listar seus ebooks: Coleções (onde eles serão divididos por categorias, como Comprados, Livros, PDFs), Autores, Categorias e Lista (que mostrará os ebooks em uma lista sem ícones). Além disso, você terá do lado direito, em todas estas abas, o campo de pesquisa, onde você poderá procurar seus ebooks usando palavras-chave:

iBooks no OS X Mavericks - 15

Como acessar a iBooks Store

Para acessar a iBooks Store, que é a loja onde você poderá comprar e/ou baixar ebooks para o iBooks, basta clicar no botão iBooks Store que fica no canto esquerdo superior como mostra a imagem abaixo:

iBooks no OS X Mavericks - 16

Uma nova janela será aberta com a iBooks Store, muito semelhante à iTunes Store.

iBooks no OS X Mavericks - 17

Nela, você poderá navegar para encontrar ebooks para baixar gratuitamente ou para comprar (lembrando que o valor indicado no preço é em dólares e não em reais).

Concluindo

Esta foi uma breve introdução ao iBooks para ajudá-lo a começar a explorar este leitor de ebooks. Como eu mencionei acima e costumo sempre insistir, baixe alguns ebooks gratuitos de títulos que você tenha interesse em ler para explorar o aplicativo mais a fundo, pois só assim você conhecerá as funcionalidades dele e poderá compará-las com as de outros aplicativos semelhantes. Depois disso, se você gostar do aplicativo, aí sim você poderá investir mais nele e comprar ebooks pagos.

Agora eu gostaria muito de ver o que você tem a dizer. Você já é usuário do iBooks nas plataformas móveis? O que acha dele? Você já teve a chance de testá-lo no Mac? O que achou? Se você não é usuário, dê sua opinião sobre a falta de versões deste aplicativo em outras plataformas não-Apple, você sente falta destas opções?

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no

4 Comentários

  1. boa tarde, gostaria de perguntar-lhe o ibooks do mavericks abre pdf ? não estou conseguindo pois ao clicar no livro em pdf abre o arquivo no adobe reader. No ipad e iphone consigo ler os livros em pdf no ibooks. No mavericks não consigo. obrigado

    Envie uma resposta
    • Ótima pergunta, eu não havia testado isso ainda. Mas pelo jeito, ele não abre arquivos PDF dentro dele não. Se você clicar com o botão direito em um arquivo PDF, clicar em Abrir Com… e selecionar o iBooks, o ebook vai para a biblioteca, mas acaba sendo aberto no aplicativo que está definido para ler PDFs por default. Se você clicar no menu Arquivo / Adicionar à biblioteca…, selecionar o arquivo PDF, ele também entra para a biblioteca, mas ao clicar nele ele acaba sendo aberto no outro aplicativo.
      Pode ser que seja temporário (que eles não tenham implementado ainda a leitura de PDFs mas isso venha em uma futura atualização ou versão), ou pode ser que eles tenham preferido deixar isso para o aplicativo preferido de cada leitor.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
      • Boa noite Cris. Gostei muito do tópico. Acabei de adquirir um MacBook e estou com essa dificuldade de visualizar pdf, na verdade ao abrir pela primeira vez o iBooks com o meu ID percebi que só foi mostrado os meus e-books e não os PDFs, conectei meu iPad no Mac via USB para transferir os PDFs manualmente arrastando-os do iPad para o iBooks do Mavericks mas simplesmente não foi. Como posso visualizar os PDFs tem um leitor nativo do Mavericks ou tenho que baixar um app para isso? Desculpe ignorância mas sou usuário novo em Mac e esse blog foi o mais esclarecedor até agora.

        Envie uma resposta
        • Adriano,
          Peço mil desculpas pelo enorme atraso em te responder, acabei deixando o blog um pouco de lado nestes últimos meses.
          A esta altura, imagino que você já tenha descoberto a resposta, mas por via das dúvidas, vou responder. O Mac tem sim um leitor de PDF nativo genérico. Você pode também instalar outros leitores. Sugiro para isso que você veja na Mac App Store, procure por lá.
          Um grande abraço!

Participe e faça seu comentário