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A nova polêmica que surgiu na Internet nos últimos dias foi engatilhada pela mudança nos termos de uso do Instagram, conhecida app de compartilhamento de fotos que foi recentemente adquirida pela empresa Facebook.

A polêmica surgiu pois, no novo texto proposto, a Instagram se dava ao direito de “vender” informações e fotos dos usuários a outras empresas para uso em propagandas sem necessitar de autorização do usuário e sem ter que compensá-lo financeiramente. E essa polêmica foi tão grande que fez com que a empresa voltasse atrás. Veja como foi que tudo aconteceu e tire suas dúvidas.

Início da polêmica: os novos termos de uso do Instagram

O novo texto dos Termos de Uso que a Instagram havia apresentado ao público, que entraria em vigor em 16 de janeiro de 2013 segundo o blog oficial do Instagram, é este:

Some or all of the Service may be supported by advertising revenue. To help us deliver interesting paid or sponsored content or promotions, you agree that a business or other entity may pay us to display your username, likeness, photos (along with any associated metadata), and/or actions you take, in connection with paid or sponsored content or promotions, without any compensation to you. If you are under the age of eighteen (18), or under any other applicable age of majority, you represent that at least one of your parents or legal guardians has also agreed to this provision (and the use of your name, likeness, username, and/or photos (along with any associated metadata)) on your behalf.

O trecho que eu destaquei é o que causou a polêmica. Este trecho diz (tradução livre):

[…] você concorda que uma empresa ou outra entidade possa nos pagar para exibir o seu nome, imagem, fotos (juntamente com todos os metadados associados), e/ou ações que você toma, em conexão com conteúdo pago ou patrocinado ou promoções, sem qualquer compensação para você.

Como você pode ver, o texto realmente é preocupante. Além de ser muito aberto, ele não deixa claro como estes dados serão usados, se apenas em propagandas no próprio site do Instagram ou se estes dados podem ser vendidos e usados livremente fora do Instagram.

Um dos primeiros a questionar o texto foi a EFF (Electronic Frontier Foundation), que escreveu este artigo com sua análise. A EFF faz várias críticas ao novo texto, como à falta de maiores detalhes de como seria o uso dos dados do usuário e também à falta de uma opção ao usuário para não concordar com isso. Ou seja, quem não concordasse com o uso ou até venda de suas informações, não teria outra opção a não ser não aceitar estes novos termos de uso e não utilizar mais o serviço, removendo seu usuário antes de 16 de janeiro de 2013.

Usuários protestam

Depois disso, houve uma avalanche de matérias em vários sites na Internet que causou um alarme entre os usuários do serviço. Muitos começaram a protestar no próprio Instagram e também em outras redes sociais, e vários destes usuários diziam estar removendo sua conta no Instagram e abandonando a rede social.

O site The Verge tentou aplacar a polêmica com uma interpretação um pouco diferente neste artigo, onde eles explicam que no texto antigo haviam brechas que permitiriam o uso das fotos dos usuários de qualquer jeito. Segundo eles, o novo texto “restringia” o uso apenas a propagandas pagas no próprio Instagram. Mas mesmo assim, os usuários continuavam “abandonando o navio”. Veja por exemplo esta matéria da Mashable, onde eles mostram a reação negativa de algumas celebridades aos novos termos de uso do Instagram.

Instagram tenta esclarecer suas intenções

Devido a toda a polêmica criada, foi publicado no blog oficial da Instagram esta carta do co-fundador Kevin Systrom, onde ele explicava que o Instagram não tinha a intenção de usar as fotos dos usuários ou vendê-las, e que os donos das fotos são e continuarão sendo os usuários. Ele alegava que o texto não estava claro e seria revisto.

O problema é que, a essa altura, os usuários não só estavam removendo suas contas no Instagram, mas também procurando outros serviços similares. Nem a explicação de Systrom aplacou a ira dos usuários.

Instagram volta atrás

No que parece ser o último episódio desta saga, a Instagram finalmente resolve voltar atrás e jogar fora o novo texto dos termos de uso que ela havia proposto. Kevin Systrom publica um novo post no blog oficial do Instagram e se desculpa com os usuários. Ele também se compromete em, antes de implementar novas formas de publicidade (que era a intenção do novo texto dos termos de uso), que eles procurarão explicar como vai funcionar os novos meios de publicidade aos usuários para evitar mal-entendidos.

E ele deixa claro:

“I want to be really clear: Instagram has no intention of selling your photos, and we never did. We don’t own your photos – you do.”

Traduzindo (tradução livre): “Eu quero deixar muito claro: Instagram não tem intenção de vender suas fotos, e nunca tivemos. Nós não somos donos de suas fotos – o dono é você.”

No final das contas, o texto que causou a polêmica foi removido. Este é o novo texto dos termos de uso e este é o novo texto da política de privacidade do Instagram, ambos em inglês, que entrem em vigor no dia 16 de janeiro de 2013. Depois desta polêmica toda, vale a pena lê-los com atenção.

Atualizações na app Instagram

Para tentar reverter a decepção e preocupação dos usuários e talvez tentar resgatar alguns dos que removeram suas contas, a Instagram lançou uma atualização na sua app com duas novidades. A primeira é o suporte a 25 idiomas, que inclui o português. Agora, tanto a app para os dispositivos móveis quanto a app web tem versões nativas no nosso idioma e vários outros.

Além disso, eles também incluíram um novo filtro, já que os filtros são o grande charme desta app. E imagino que muitos usuários ficarão curiosos para experimentar esse novo filtro. Mas só o tempo mostrará o tamanho do estrago que essa polêmica causou para a Instagram.

Lição aprendida

Esse episódio nos mostra a importância de ler as letras miúdas dos termos de uso e política de privacidade dos serviços que utilizamos. Eu espero que toda essa polêmica criada em torno deste assunto e que o volume de usuários que protestaram e até removeram suas contas no Instagram sirvam de alerta para que outras redes sociais não queiram seguir no mesmo caminho, principalmente a dona do Instagram, a Facebook.

Deixe aqui sua opinião: o que você achou dos novos termos de uso do Instagram? Você teria concordado com aquele texto proposto para poder continuar usando o serviço? Você chegou a reclamar ou mesmo remover seu usuário?