Como encontrar músicas gratuitas para baixar sem pirataria

Eu já compartilhei com vocês algumas dicas para encontrar ótimos livros com preços bem baixos ou até gratuitos. Agora, eu gostaria de dar uma dica semelhante para os amantes de música, principalmente para quem gosta de descobrir novos talentos. Afinal, quem gosta de música não gosta só deste ou daquele artista, gosta de ouvir boa música e ponto. E melhor ainda se for música gratuita!

Antes de mais nada, quero deixar claro que nada aqui envolve qualquer tipo de pirataria ou aquisição ilegal de material que possui direitos autorais. Os sites sobre os quais vou comentar são legítimos e o material que eles fornecem foi cedido pelo próprio artista.

O site que eu mais uso e onde encontro muita coisa interessante é o Noisetrade.

No Noisetrade, eles pedem algo de você em troca pelas músicas. Eles querem o seu endereço de email. A ideia é simples: você baixa as músicas gratuitamente, e passará a receber emails do artista. Se você gostar da música, vai seguí-lo e talvez até comprar mais alguma coisa dele no futuro, quem sabe. Se não gostar, é só cancelar o recebimento da newsletter. Simples assim.

Quando você acessa o site, você verá no topo alguns artistas em destaque. Logo abaixo, você verá a seção New & Notable, onde estão as novidades em destaque, listadas pela capa do álbum. Um pouco abaixo, você verá a seção Top Downloads. Essa é a seção que eu costumo explorar. Afinal, se a gente não conhece o artista, o fato de ter muita gente baixando as músicas dele já é um bom indício, não é?

Se preferir, você pode procurar por gênero, usando o menu ao lado do campo de busca na parte superior da página, ou usar o nome de algum artista mais conhecido que você gosta na busca para encontrar artistas similares.

Quando você clicar num álbum, ele abrirá a página daquele álbum, onde você encontrará um painel para digitar seu endereço de email e CEP. Abaixo você verá a lista de músicas e poderá ouví-las, para decidir se quer ou não baixá-las. Abaixo da lista de músicas você encontrará mais informações sobre o artista e também links para seu site, perfil nas redes sociais e no iTunes.

Se você quiser, nesta página você pode também deixar uma “gorjeta” para o artista, se achar apropriado. E você pode também compartilhar no Facebook e Twitter sobre o download que você acabou de fazer, para ajudar a divulgar aquele artista.

Para baixar o álbum ou a música, preencha seu endereço de email e CEP (eu costumo colocar meu CEP aqui no Brasil) e clique no botão Next. Você então receberá por email o link para baixar o arquivo. Geralmente, será um arquivo ZIP com as músicas em formato MP3 dentro dele.

Outro site similar é o Pure Volume. Este site também é usado para divulgar artistas e em alguns casos você só pode ouvir as músicas, e não baixá-las. Mas para ficar mais fácil, clique neste link e você irá direto para a lista das músicas mais baixadas. Só a título de curiosidade, se você for de São Paulo e quiser ver músicas de artistas daqui, clique neste link. Muita coisa, não é?

No Pure Volume, você não precisa nem criar usuário ou colocar seu endereço de email, é só clicar no link e baixar as músicas. Ao entrar na página do artista, você verá a lista de músicas que ele disponibilizou. Você pode ouvir no próprio site, e se houver um link Free .MP3 você poderá clicar nele para baixar a música.

Se você gosta de descobrir novidades, você vai gostar muito destes sites. E antes que perceba, sua coleção vai aumentar sem você ter gasto um centavo.

Se você conhecer outros sites semelhantes, compartilhe-os nos comentários. Só vale sites de downloads legais, OK?

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no

2 Comentários

  1. A Musicoteca! Tem uma idéia parecida com a do Noisetrade, mas é daqui do Brasil =)

    Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário