Novo Kobo Aura em pré-venda na Livraria Cultura

A Livraria Cultura colocou em pré-venda um novo e-reader, o Kobo Aura (não confundir com os modelos já existentes, Kobo Aura HD e Kobo Aura H2O, este último ainda sem previsão de chegada ao Brasil). Vamos conhecer um pouco mais sobre este novo membro da família Kobo, que tem previsão para lançamento no dia 15/12/2014.

Com a mudança de visual que a Livraria Cultura implementou em seu site recentemente, não temos neste momento os detalhes técnicos deste e-reader, por isso eu acabei demorando um pouco para publicar este post até encontrar mais informações sobre este Kobo Aura.

No site Kobo.com disponibilizado para nós brasileiros, também não há, no momento da publicação deste post, informações sobre este e-reader.

Eu encontrei informações no blog The Ebook Reader, e vou usá-las como referência, já que como eu disse, as informações disponíveis no site da Cultura são muito superficiais.

Conheça o novo Kobo Aura

Veja na tabela abaixo as especificações técnicas do novo Kobo Aura. Os itens assinalados (com *) indicam informações obtidas no site The Ebook Reader, e não no site oficial.

Tela* 6″ E Ink Pearl display, 16 níveis de cinza; resolução de 1014×758 (211 dpi)
Cores preto (parece que só esta cor virá para o Brasil; lá fora tem em rosa também)
Dimensões 15 X 11,4 X 0,8 cm
Peso 174 gramas
Processador* 1 GHz Freescale
Interface* Touchscreen capacitiva
Armazenamento 4GB
Expansão de memória aceita cartão de memória SD de até 32 GB
Iluminação embutida Sim
Tempo de Bateria até 2 meses (dependendo do uso pessoal, duração pode variar)
Conectividade Wi Fi 802.11 b/g/n
Porta USB Micro USB
Formatos suportados* Livros: EPUB, PDF e MOBI; Documentos: PDF; Imagens: JPEG, GIF, PNG, TIFF; Texto: TXT, HTML, XHTML e RTF; Quadrinhos: CBZ e CBR; DRM: Adobe
Preço R$559,00

É importante lembrar que o Kobo lê ebooks protegidos com DRM da Adobe. Portanto você pode comprar ebooks em outras lojas que usam o sistema de DRM da Adobe, desde que sejam dos formatos suportados, e você poderá lê-los no Kobo. No entanto, ele não lê ebooks comprados na Amazon.

O Kobo Aura em ação

Veja no vídeo a seguir a avaliação em inglês do Kobo Aura feita pelo site The Ebook Reader (em inglês).

Esta avaliação é bem completa, te dará uma boa ideia de como é esse novo Kobo Aura.

Eu achei interessante que a tela não tem mais aquela identação entre a borda e a tela em si. Agora fica no mesmo nível como se fosse um tablet. O vídeo mostra isso bem, principalmente no final quando ele enfatiza esta característica (a partir dos 13:05 minutos).

Outra questão importante é a diferença do tom da cor do fundo do Kobo Aura, principalmente quando comparado com o Kindle Paperwhite ou com o Kobo Glo (veja no vídeo a partir de 1:50 minuto e novamente aos 11:45 minutos). Se você prefere um fundo mais claro/branco, o Kobo Aura pode não te agradar.

Comentários finais

Como eu mencionei, o site da Cultura não tem muitos detalhes sobre este novo Kobo Aura, o que me deixa com um pouco de incerteza em relação aos dados apresentados aqui sobre ele.

Por isso, eu sugiro que você aguarde até o lançamento oficial, no dia 15/12, para ver se surgem mais informações oficiais ou referências sobre ele.

Eu agradeço à leitora Carla que me informou sobre esta novidade, obrigada!

Se você tiver alguma sugestão ou dúvida, deixe sua pergunta na seção de comentários.

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no

13 Comentários

  1. Estou usando o meu Kobo Aura há pouco mais de um mês e, até o momento, não tenho muitas reclamações. O aparelho é lindo. Acho que é o único no mercado brasileiro que possui uma tela totalmente reta, o que facilita o deslizar dos dedos. Ainda não comprei a capa, mas o aparelho tem um fundo emborrachado, que permite uma boa pegada. O processador é rápido e não encontrei nenhum travamento, nem demora na mudança de páginas (exceto quando tentei ler quadrinhos ou utilizar o navegador web).
    Por falar em HQs, esse foi um dos fatores que me levaram a escolher o Kobo ao invés do Lev, mas o resultado final não era o que eu esperava. A tela não é muito indicada para a leitura desse tipo de conteúdo, e ao dar zoom, a imagem demora uma eternidade para se formar.
    A duração da bateria foi uma grande surpresa. Ainda não dei nenhuma carga desde que recebi o aparelho no final de janeiro.
    Enfim, é um ótimo e-reader, mas possui um preço muito salgado.

    Envie uma resposta
    • Nil, agradeço demais seu comentário com esta avaliação do Kobo Aura, tenho certeza que será de muita valia para outros leitores do blog.
      Sobre a leitura de quadrinhos, que formato de arquivo você está usando? Se for imagem pura (como JPG), tente checar a resolução, pode ser que esteja muito alta. Vale a pena tentar diminuir a resolução para poupar trabalho do e-reader para fazer isso. Se for formato PDF, você pode tentar otimizá-lo. Tente esta dica aqui:
      http://pt.wikihow.com/Reduzir-o-Tamanho-de-Arquivos-PDF
      Abraços!

      Envie uma resposta
      • Os formatos de quadrinhos que utilizei foram “cbr” e “cbz”. Ambos ficaram muito ruins, por isso já desisti de ler esses formatos.

        Envie uma resposta
        • Que pena, Nil, estes são de fato os formatos nativos de quadrinhos. Pena que não tenha tido um bom resultado, pois eu esperava que tivesse (eu mesma nunca testei este formato, mas esperava que seria o melhor para trabalhar com quadrinhos).

    • Realmente, Alexandre, este e-reader parece ser bem bonito. Quando eu tiver um tempinho, quero ver se dou um pulo lá na Livraria Cultura do Conjunto Nacional para ver um pessoalmente, se eles tiverem em mostruário.
      Abraços!

      Envie uma resposta
  2. Vi várias análises (em inglês) e resolvi comprar esse modelo do Kobo, principalmente devido ao suporte a cartões SD e dos formatos de quadrinhos aceitos. Fiz a compra há mais de 10 dias no site da cultura, paguei frete expresso, mas infelizmente ainda não chegou( empresa demorou 5 dias só para faturar o pedido, apesar de ter sido pago com cartão de crédito). Quando chegar comento minhas impressões.
    Ps: só conheci o Vida Sem Papel recentemente e estou gostando muito.

    Envie uma resposta
    • Nil, que legal, fico feliz que você tenha gostado do site. E fique à vontade para mandar seus comentários sobre o Kobo Aura, acredito que você já deva tê-lo recebido, não é?
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  3. Olá, Cris. Acompanho seu blog e acabei me decidindo a comprar um Kobo Touch. Ele chegou ontem dia 29/12 e estou gostando muito, mas ele não está reconhecendo o cartão microSD de 8 Gb Kingston que eu tenho.

    O cartão está formatado em FAT32. Já resetei o e-reader e consegui colocar na biblioteca os livros, na memória do aparelho, mas não consigo que o aparelho reconheça o cartão. Você tem alguma dica?

    Obrigado e um Feliz 2015!

    Envie uma resposta
    • Oi Paulo Cesar,
      Peço desculpas pela demora em te responder. Eu saí de férias no Natal e estou voltando agora.
      Agradeço sua mensagem e te desejo um Feliz 2015 também!
      Quanto à sua pergunta, eu não possuo um Kobo, mas fiz uma busca no Google, e parece-me que é um problema bastante comum no Kobo, encontrei várias threads em fóruns falando sobre isso, e em todas que eu li alguns usuários reforçavam que este é um problema comum no Kobo. Um deles comentou que isso acontece em cartões maiores que 2GB (não sei se a informação é confiável).
      Eu sugiro que você teste outro cartão (caso não tenha feito) para ter certeza se o problema é no cartão ou é no Kobo. Outra sugestão, que eu vi também nos fóruns, é usar um software para formatar o cartão ao invés da formatação padrão do Windows. Um que eu já usei e sei que é bom é o “HP USB Disk Storage Format Tool”. Faz uma busca no Google com o nome entre aspas que você encontrará vários locais para baixá-lo (ele é gratuito).
      Se você testar outro cartão e o problema permanecer, eu sugiro que você entre em contato com o suporte da Kobo:
      http://ptbr.kobo.com/help
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

      Envie uma resposta
      • Sim, de fato eu peguei outro cartão miniSD de 2 Gb e funcionou. Então comprei um de 16 Gb para minha câmera digital, experimentei no Kobo e também deu certo. Acho que depende também da marca e do modelo do cartão. Obrigado por responder.

        Ontem teve uma promoção relâmpago no Magazine Luiza, Kindle básico de 4 Gb de memória interna por 175,00 cash. Comprei também, hehehehe.

        OBS: gostei muito do Kobo e do formato nativo ePub.

        Envie uma resposta
        • Legal, Paulo, que bom que não tem defeito físico no seu Kobo, era mais uma questão de aceitar aquele cartão específico (menos mal, dá menos dor de cabeça do que ter que acionar a garantia do equipamento).
          E eu não vi esta promoção relâmpago, realmente o preço estava excelente!

  4. Apesar de ter um kobo aura hd, que comprei mais por causa da tela de 6,8″, acho esse o melhor e-reader de 6,0″, principalmente pelo designer moderno da tela, por ser plana e não ter aquela depressão, que tem nos outros Kobos e na tela do Kindle, que também tem muita moldura, quanto as funcionalidades são basicamente as mesmas, ou seja, sem nenhuma novidade, isso eu estou falando dos que já tem no brasil não nos que estão por vir. Quanto ao acervo (eu compro nas duas lojas e leio no meu Kobo) instalem um calibre e um plug de remover DRM, ou seja monopólio, e deixem de ser preguiçosos,esqueçam esse negocio de nuvem, sejam livres, formatem os ebooks que vocês compraram pois eles são seus, a não ser que vocês pensem que vão durar pra sempre com suas marcações e notas.

    Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário