Assine o Kindle Unlimited

Neste post você conhecerá mais uma ferramenta que te ajudará a otimizar arquivos em formato PDF para ler no e-reader ou smartphone: o Briss.

Ele poderá ajudá-lo a usar aqueles arquivos PDF que tem a fonte (tamanho da letra) muito pequena, e que possuem margens mais largas. Veremos como usar o Briss para eliminar as margens de forma a permitir uma leitura mais agradável do conteúdo do PDF.

O Briss foi uma sugestão de alguns leitores do Vida Sem Papel, dentre outras sobre as quais eu já escrevi, como o k2pdfopt (que é um otimizador mais poderoso de arquivos PDF), e outras que ainda vou testar.

Continuem mandando suas sugestões, elas podem ser muito úteis para outros leitores.

Conheça o Briss

Como eu mencionei acima, o Briss é uma ferramenta que permite cortar as bordas (fazer um crop) no arquivo PDF. A ideia é fazer com que a parte da página do PDF que contém o texto seja aumentada, de forma a também aumentar as letras do texto.

O Briss é um software open source, portanto ele pode ser baixado gratuitamente, e está disponível para as plataformas Linux, Mac OS e Windows. Ele foi desenvolvido em Java, portanto você precisa ter o Java Runtime Enviroment no seu computador para poder usá-lo.

Como sempre, eu vou mostrar aqui a interface do aplicativo no Mac OS, que é o que eu possuo. Se você perceber alguma diferença importante em relação à plataforma que você possui, peço que mencione nos comentários ao final deste post.

Como baixar e preparar o Briss

A primeira coisa a ser feita é baixar o Briss. Você poderá fazer o download do Briss no site Sourceforge (clique no link). No site, clique na pasta release 0.9 (a primeira da lista) e baixe o arquivo ZIP se você usa Windows, ou o arquivo TAR.GZ se você usa Linux ou Mac OS.

Note que este software não é atualizado desde 2011, mas ainda funciona bem, e pode ser útil para os leitores. Por isso ainda vale a pena experimentá-lo.

Depois de baixar o arquivo, extraia-o para um diretório de onde você irá executá-lo. Este aplicativo não necessita ser instalado, mas você precisa possuir pelo menos o Java Runtime Environment para poder executá-lo.

Para saber se você possui o Java, abra uma janela de comandos do sistema operacional e execute o comando abaixo:

java

Se você receber várias mensagens informando a sintaxe correta do comando, com todas as suas opções, então você possui o necessário para executar aplicativos Java. Se receber uma mensagem dizendo que o java não foi encontrado, você precisará instalá-lo. Clique neste link para isso.

Como executar o Briss

Se você usa Windows, basta dar um clique duplo no arquivo briss-0.9.exe para executar o Briss, e pode passar para o próximo tópico.

Se você usa Linux ou Mac OS, abra uma janela de terminal, e entre no diretório onde você extraiu o conteúdo do arquivo briss-0.9.tar.gz que você baixou.

Agora, basta rodar o seguinte comando para executar o Briss:

java -jar briss-0.9.jar

Você verá a seguinte janela:

briss 01

Pronto, agora podemos começar a usar o Briss.

Como usar o Briss

A primeira coisa a fazer é carregar um arquivo PDF. Para isso, na pequena janela que se abriu, clique em File e em Load File, como mostra a imagem a seguir:

briss 02

Agora, localize o arquivo PDF que você deseja otimizar (cortar as margens) e selecione-o.

briss 03

Você verá então uma nova janela:

briss 04

Clique em Cancelar. Você verá então uma barra de progresso mostrando a carga do arquivo. Quando terminar, ele mostrará algo como o que você na imagem abaixo (clique na imagem se necessário para vê-la em tamanho original):

briss 05

Esta imagem mostra que o Briss apresenta uma superposição de todas as páginas pares (do lado esquerdo) e das ímpares (do lado direito) do arquivo que foi carregado.

Ela também mostra uma área azulada de cada lado, que é a área que ficará dentro do corte. Ou seja, tudo o que está fora desta área azul será eliminado quando for feito o corte.

Para você entender porque ele faz isso, pense que você fará um corte que será realizado em todas as páginas do arquivo. Com esta superposição, você poderá ver se há algum elemento que está fora do corte, e se deseja deixar assim ou não.

No caso deste arquivo que eu usei no teste, note que ele tem o título do arquivo e o nome do capítulo no topo das páginas, ele também tem um contador de páginas nos rodapés, tem uma borda, e tudo isso está fora do corte (note que isso tudo está fora da área azul).

Se você quiser aumentar ou diminuir o retângulo de corte, basta clicar e arrastar um dos quadrados escuros dos cantos (no canto direito inferior e do canto esquerdo superior) da área de corte e redimensioná-la.

Ajuste então as áreas de corte de forma a eliminar o que você deseja que fique fora do arquivo final. Lembrando que a ideia é eliminar as margens e artefatos laterais desnecessários para que a área de texto fique maior, de forma a se tornar mais visível quando for aberta em um e-reader como o Kindle, Kobo ou Lev, ou mesmo em uma tela menor como a de um smartphone.

Quando você achar que está tudo do jeito que você quer, você poderá ver um preview do resultado, para ter certeza de que ficou como você deseja. Para isso, clique em Action no menu principal da janela, e em Preview.

briss 06

No meu Mac, ele abriu um novo arquivo PDF de teste no visualizador padrão do sistema operacional. Com isso, você poderá paginar este arquivo para checar como ele ficou antes de gerar a versão final.

briss 07

Se precisar fazer algum ajuste, basta voltar para o Briss e fazê-lo.

Quando estiver pronto para gerar o arquivo final, clique em Action no menu principal, e em Crop PDF.

briss 08

Informe o local e o nome do arquivo que você deseja criar.

briss 09

Pronto! Seu novo arquivo cortado já pode ser usado.

Para fechar o Briss, quando terminar, clique em File e depois em Exit.

briss 10

Como trabalhar com arquivos grandes

Caso você esteja trabalhando com um arquivo PDF muito grande, pode ser que o Briss caia por falta de memória. Mas não é falta de memória do seu computador não, é da máquina virtual do Java. Para evitar que isso aconteça, você precisará determinar que ela use mais memória.

Para isso, use o seguinte comando para iniciar o Briss:

java -Xms128m -Xmx1024m -jar briss-0.9.jar

Como usar o arquivo gerado pelo Briss

O arquivo gerado pelo Briss é um novo arquivo PDF. Você poderá portanto simplesmente transferi-lo para o seu e-reader ou smartphone para lê-lo.

Se você estiver interessado em converter o formato PDF para outro formato, como MOBI, EPUB ou AZW, para poder trabalhar com os recursos de redimensionamento de fonte, de conteúdo na página, etc, eu sugiro que ao cortar o arquivo PDF original, certifique-se de eliminar, como eu mostrei no exemplo, quaisquer elementos que não sejam o texto puro do livro.

Ou seja, elimine o título que aparece no topo da página, a numeração de página (sim, elimine isso pois isso só atrapalha na conversão), bordas e outros desenhos laterais, nome do capítulo, etc. Com esta preparação, você estará eliminando os principais elementos que atrapalham a conversão de PDF para outros formatos.

Lembrando que esta dica não vale para arquivos escaneados, já que eles possuem imagens e não texto puro.

Se for fazer a conversão usando o Calibre, certifique-se de usar as configurações que eu descrevo no post Como converter arquivos PDF no Calibre para ler no Kindle e Kobo (vale para o Lev também), para obter melhores resultados.

Para quem usa o Kindle, poderá também usar o próprio serviço da Amazon para converter o arquivo resultante, se desejar. Veja como fazer isso no post Como converter arquivos PDF para ler no Kindle através da Amazon.

Para finalizar, quero te lembrar que já tivemos outros artigos nesta série sobre otimização e conversão de arquivos PDF. Eu mencionei alguns deles ao longo deste texto. Se quiser ver todos os artigos da série, clique aqui.

Se você tiver alguma sugestão de alguma ferramenta que você usa para trabalhar com arquivos PDF ou mesmo com outros formatos para lê-los no e-reader, compartilhe sua dica conosco.