Assine o Kindle Unlimited

No post anterior desta série sobre como salvar páginas da Web para ler depois, falamos sobre o Instapaper. Agora, vamos falar sobre o Pocket.

O Pocket funciona de forma semelhante ao Instapaper: primeiro você acessa o site do Pocket e se cadastra com um usuário e senha (veja aqui dicas para criar uma senha mais segura).

Você então instala um bookmarklet ou uma extensão no seu browser. Daí em diante, quando estiver navegando na Web e vir uma página que quer salvar, você clica no bookmarklet ou no botão do Pocket (caso tenha instalado a extensão) e a página será salva na área do seu usuário no Pocket.

Você poderá então usar o site ou uma das apps para ler as páginas que você salvou.

Assim como o Instapaper, o Pocket também cria uma versão mais “enxuta” da página, facilitando a leitura em smartphones.

Acredito que a maior diferença entre o Pocket e o Instapaper é que o Pocket é gratuito. Tanto o serviço na web quanto as apps são gratuitas, você não paga nada para usar (é assim pelo menos até o momento da publicação deste post). Como falamos no post anterior, as apps do Instapaper para dispositivos móveis são pagas.

Assim como o Instapaper, o Pocket também permite salvar conteúdos através de email. Você envia o email que deseja salvar a partir de um endereço seu cadastrado no site deles, com destino ao endereço add@getpocket.com, e este email fica disponível para sua leitura através das ferramentas do Pocket.

E existem também várias apps que se integram com ele, como o Tweetbot que eu costumo usar como client Twitter. Veja a lista de apps no site do Pocket.

Veja abaixo algumas imagens da app do Pocket para iOS. Clique na imagem para visualizá-la em maior resolução.

Tela da app do Pocket - 01

Tela principal do Pocket, mostrando as páginas que você salvou para ler depois

Tela da app do Pocket - 02

App do Pocket mostrando uma página que foi salva, numa versão mais “enxuta” e limpa, mais fácil de ler num smartphone

Tela do Pocket - 03

Destaque à opção de ler a versão mais “enxuta” da página

Tela da app do Pocket - 04

Destaque à opção de ler a versão original da página (requer conexão à Internet)

Tela da app do Pocket - 05

Opções para compartilhar a página que você está lendo

Como você pode ver, os dois serviços são bem semelhantes. Eu particularmente estou mais acostumada com o Instapaper, pois quando comecei a usar este tipo de serviço ele era a única opção gratuita (agora, a situação se inverteu).

Mas eu testei o Pocket para poder oferecer esta opção gratuita para vocês, e vi que embora eu senti falta de algumas funcionalidades do Instapaper (como criar pastas para guardar os artigos), são detalhes que eu só percebi pois estava acostumada com eles.

Se você procura por um serviço que te ajude a ler conteúdos da Web offline, e não quer gastar, teste o Pocket. Ou ainda se você possui um smartphone que não rode nem iOS e nem Android, o Pocket pode ser sua única opção (ele tem apps para outras plataformas).

Na semana que vem, voltaremos a falar sobre o Evernote, e como você também pode usá-lo para salvar páginas da Web para ler depois. E sem gastar nada.


Posts desta série: