Assine o Kindle Unlimited

Eu já falei bastante sobre o Calibre aqui no Vida Sem Papel. Para quem não o conhece, é um poderoso aplicativo para gerenciamento dos seus ebooks pessoais, permitindo organizá-los, facilitar o acesso a eles, converter os arquivos para outros formatos (inclusive arquivos PDF), e você pode até mesmo enviar os ebooks para o seu e-reader diretamente do Calibre, via cabo USB (no caso do Kindle, você também pode enviá-los por email).

Para quem já usa o Calibre, surge então uma questão muito importante: como se prevenir e evitar a perda de dados desta biblioteca, principalmente depois que você investe tempo em organizá-la?

Eu já publiquei um artigo que explica como fazer um backup da biblioteca do Calibre (clique no link para ler o artigo). Agora, vou mostrar como restaurar um backup do Calibre.

Lembrando que é importante que o backup do Calibre seja realizado com frequência, conforme você altera sua biblioteca. Por exemplo, se você está adicionando novos ebooks a ela diariamente, você pode fazer um backup diário ou a cada dois dias.

Se você não costuma adicionar novos ebooks, mas está agora organizando sua biblioteca, e todos os dias você corrige títulos, nomes de autores, coloca capas nos ebooks, etc, então é importante fazer o backup diariamente, para não perder seu trabalho caso você tenha um problema no disco rígido, por exemplo.

Se a sua biblioteca já está organizada, e você só altera ou adiciona novos itens com menor frequência, então ajuste a frequência do backup para garantir que você terá uma cópia da biblioteca feita sempre que há novas alterações.

Outra questão importante de ressaltar é que o backup deve ser feito para um local fora do computador onde o Calibre está instalado, como um disco externo, um pendrive ou um disco virtual.

Isso é importante pois, se você tiver qualquer problema que impossibilite o uso do seu disco rígido, você perderá não só a instalação do Calibre, mas também o seu backup, se ambos estiverem no mesmo disco.

Como fazer o backup do Calibre

Como eu mencionei acima, eu já escrevi um post explicando como fazer backup do Calibre (clique no link para lê-lo).

Eu recomendo ler esse post, pois lá eu explico como localizar a biblioteca do Calibre, como fazer um backup manual desta biblioteca, e também como usar um disco virtual para ter sempre um backup na nuvem.

Se você realmente não pode perder seus dados, eu recomendo que use os dois tipos de backup, o manual (que pode ser automatizado usando um aplicativo para isso) e o disco virtual.

Como restaurar o backup do Calibre

Agora, uma vez que você tenha lido o post que ensina a fazer o backup, vamos focar na restauração completa do backup do Calibre. Isso é necessário se você tiver tido um problema grave com o disco rígido onde está o Calibre, e terá que restaurar tudo, ou por exemplo se estiver adquirindo um novo computador e quiser passar o Calibre para lá.

Restauração de backup manual da biblioteca

Se você tiver feito o backup de todo o diretório da biblioteca do Calibre para outro local, como um disco externo (exceto um disco virtual, que tratarei separadamente), a primeira coisa que você precisa fazer é restaurar este diretório.

Se você ainda tem o Calibre instalado, eu recomendo que você restaure o backup para outro local que não seja o mesmo diretório que era usado antes pelo Calibre. Desta forma, nós criamos uma nova biblioteca a partir do backup e não precisaremos ter problemas com a biblioteca problemática.

Se o Calibre não estiver instalado, então restaure a biblioteca para o diretório que desejar. Depois disso, prossiga para a restauração do aplicativo do Calibre, então vá para este tópico.

Restauração da biblioteca em disco virtual

Este tópico é para quem tem o backup completo da biblioteca do Calibre em um disco virtual.

Caso o aplicativo do disco virtual tenha sincronizado o problema (por exemplo, se a biblioteca foi removida ou corrompida e ao checar o disco virtual você vê que isso aparece lá), então você deverá manter o aplicativo do disco virtual no ar e restaurar a biblioteca completa de outro backup, seguindo os passos do item anterior. Desta forma, você sobrescreverá o conteúdo corrompido com o conteúdo confiável do backup manual.

Se o seu backup no disco virtual está intacto e confiável (por exemplo, se a causa do problema foi uma falha no disco rígido que parou de funcionar, ou se você está levando o disco virtual e o Calibre para outro computador), a primeira coisa a fazer é instalar o aplicativo do disco virtual no computador e aguardar enquanto ele sincroniza todo o conteúdo da nuvem com o seu disco local.

Quando a sincronização (e o download de todos os arquivos) tiver terminado, passe então para a restauração do aplicativo do Calibre.

Restauração do aplicativo do Calibre

Neste ponto, a biblioteca do Calibre já tem que estar no seu disco rígido local (se você usa o Calibre no pendrive, siga as instruções do artigo Calibre no pendrive).

Agora o que falta é fazer com que o Calibre reconheça esta biblioteca (caso ele ainda esteja instalado) ou reinstalá-lo (caso o aplicativo do Calibre tenha tenha sido perdido).

Reinstalação do Calibre

Caso você tenha perdido tudo, tanto o aplicativo Calibre quanto a biblioteca, ou esteja instalando tudo do zero em um novo computador, você deverá agora instalar o aplicativo do Calibre.

Faça primeiro a instalação, que é básica. Depois da instalação, ele executará o Setup Wizard, que dá a opção de definir o diretório da biblioteca do Calibre no painel mostrado na imagem a seguir:

Backup do Calibre 01

Clique no botão Alterar, selecione o diretório onde você restaurou o backup do Calibre conforme mostra a imagem acima, e prossiga com o Setup Wizard. Ao final, o Calibre abrirá e mostrará os ebooks da sua biblioteca:

Backup do Calibre 02

É isso, o Calibre já está pronto para usar. Não precisa fazer mais nada.

No entanto, se algo der errado e o Setup Wizard não for executado, não tem problema. Finalize a instalação, e você verá o Calibre com uma biblioteca vazia. Execute então o procedimento do próximo item para criar uma nova biblioteca apontando para o diretório onde você restaurou o backup do Calibre.

Restauração com o Calibre já instalado

Caso você tenha perdido somente sua biblioteca, mas a instalação do Calibre ainda estiver funcionando no seu computador, basta criar uma nova biblioteca apontando para o diretório onde a biblioteca foi restaurada.

Para isso, clique no botão da biblioteca (aquele que tem o logo do Calibre e o nome da sua biblioteca atual):

Bibliotecas Calibre 01

No menu que será aberto, clique em Alternar/criar biblioteca:

Bibliotecas Calibre 02

Na janela que será apresentada, no campo Novo local, preencha o caminho onde você restaurou a biblioteca do Calibre (para localizá-lo, você pode clicar no botão da pasta do lado direito do campo), e depois marque a opção Utilizar a biblioteca já existente em um novo local:

Bibliotecas Calibre 11

Depois disso é só clicar no botão OK. Você verá sua nova (restaurada) biblioteca, conforme ela estava no backup do Calibre.

É isso, como você pode ver é simples você restaurar o Calibre uma vez que você tenha um backup da biblioteca. Por isso, se você ainda não tem o hábito, comece desde já: faça pelo menos um backup manual da biblioteca do Calibre periodicamente.

Aproveite e deixe seu comentário dizendo se você já restaurou algum backup do Calibre, e como foi. Se tiver alguma dúvida, pode fazer sua pergunta.