Assine o Kindle Unlimited

No último post publicado aqui no Vida Sem Papel, eu convidei os leitores a participarem de um rápido questionário para conhecê-los melhor e principalmente para obter mais informações sobre suas preferências de assunto, para procurar publicar posts que sejam relevantes a cada um de vocês. Agora eu gostaria de compartilhar o resultado desta pesquisa com você.

Mas antes de prosseguir, eu quero agradecer a cada um que respondeu o questionário, muito obrigada pelo seu tempo e por ter se dado ao trabalho de compartilhar suas informações e opiniões. Eu recebi, até o fechamento do questionário, 158 respostas, que para um blog que estava parado há algum tempo é excelente! Muito obrigada!

Quero também agradecer às mensagens de incentivo que recebi, tanto no questionário quanto no próprio blog e nas redes sociais. Fiquei muito feliz ao ver quantas pessoas tinham experiências positivas para contar sobre o blog. Todas essas mensagens me incentivaram a retomar em definitivo o blog, voltando a publicar posts periodicamente aqui.

Eu fechei aquele questionário. Se você não pode participar e quiser deixar sua opinião, pode deixar um comentário ao final deste post ou pode enviar uma mensagem na página do Facebook.

E já aproveito para avisar que ainda esta semana teremos um novo post inédito, fique ligado! Ainda estou trabalhando no novo visual do site, mas eu não queria esperar mais para retomar os posts. Se você quiser receber os posts do blog completos por email, basta se inscrever clicando aqui.

Vamos então a um resumo das informações que vocês compartilharam comigo através do questionário. Notem que os percentuais que vou mencionar são relativos aos leitores que responderam o questionário.

Perfil dos leitores

As primeiras perguntas do questionário tinham por objetivo obter um perfil geral dos leitores do Vida Sem Papel.

O resultado mostra que a maioria dos leitores tem idade entre 36 a 45 anos (31%), em segundo lugar ficaram os que tem idade superior a 56 anos (21%). Eu achei este resultado muito interessante pois eu não tinha ideia de que resultado teria.

Além disso, temos mais leitores homens do que mulheres, mas a diferença é pequena: 54% de homens e 46% de mulheres.

Quanto à formação acadêmica, a grande maioria tem nível superior completo (66%).

Os interesses dos leitores

Quanto aos eletrônicos que os leitores possuem, em termos de e-readers o campeão é o Kindle, com 52%. Depois vem o Kobo com 13%. Apenas 2% afirmaram possuir outro e-reader.

Quanto aos smartphones, o campeão são os smartphones Android, com 48%; 31% dos leitores possuem iPhones e 14% possuem smartphones com Windows (eu não especifiquei a versão no questionário).

Quanto a tablets, o iPad está na frente, com 36% dos leitores; tablets Android vem em segundo com 31%, e o Kindle Fire vem depois com 9% (imagino que se o Kindle Fire começar a ser vendido no Brasil, este percentual tende a aumentar).

Quanto a desktops e notebooks, o campeão é o Windows, com 81%; o MacOS vem em segundo lugar com 21%. Aqui eu já percebi que será interessante preparar uma máquina virtual para eu poder testar aplicativos como o Calibre no Windows para incluir dicas mais precisas nos posts (caso vocês não saibam, eu possuo um Mac).

Quanto aos hábitos de leitura, 45% afirmaram ler mais ebooks do que livros de papel e 16% afirmaram que somente lêem ebooks e não mais lêem livros de papel, o que está acima do que eu esperava, eu confesso. Então já temos uma boa quantidade de leitores que já adquiriam o hábito de ler ebooks, isso é importante.

Os assuntos que interessam aos leitores

Vários leitores que responderam o questionário acabaram pulando as duas últimas questões sobre os assuntos de interesse, mas o feedback dos que responderam foi interessante. Veja na imagem abaixo o resultado:

questionario-preferidos

Os assuntos que não interessam aos leitores

Tivemos menos respostas para a pergunta sobre os assuntos que menos interessam ao leitor, mas mesmo assim foi interessante ver que assuntos que aparecem na lista dos preferidos também aparecem na lista dos menos populares. Veja na imagem abaixo o resultado:

questionario-nao-preferidos

Conclusão

Como eu comentei no início deste post, a minha primeira surpresa foi o número de respostas que eu recebi, principalmente pelo fato de o blog ter ficado sem novidades por meses. E mesmo assim, 158 leitores participaram e responderam o questionário. Muito obrigada!

Eu vou usar principalmente o resultado dos assuntos de maior e menor interesse para dosar os assuntos dos posts. Por exemplo, embora o assunto “dicas sobre a Internet e redes sociais (Facebook, Twitter, segurança na web, etc)” tenha tido 29% de aprovação (embora tenha sido um dos menos votados no item de assuntos preferidos), 51% dos leitores (ou seja, a maioria) responderam que não se interessam por este assunto – pelo menos não neste blog. Pode ser que eles prefiram que o Vida Sem Papel foque nos outros assuntos que foram mais votados. Portanto, este é um assunto que eu não pretendo explorar daqui para a frente.

Por outro lado, os assuntos campeões de votos, “dicas sobre o Kindle e a Amazon” com 72,45% das respostas, e “dicas sobre ebooks em geral” com 75,51% das respostas, estes assuntos merecem maior atenção. Além de serem os campeões entre os favoritos, tiveram uma baixa votação entre os menos preferidos.

Como eu disse antes, se você quiser fazer um comentário sobre suas preferências agora que o questionário está fechado, pode comentar aqui mesmo, na parte de comentários.

E fiquem ligados, pois na quinta-feira teremos um post inédito para vocês curtirem, dentro de um dos temas mais populares, aguardem…