Saraiva lança Lev Neo e Lev Fit, os novos modelos do e-reader Lev

Já fazia alguns meses que o Lev estava sem estoque na Saraiva. Tentei contato, mas não recebi nenhuma resposta para saber se os estoques seriam repostos. Agora, acabamos de descobrir por quê: a Saraiva lançou novos modelos da família Lev: o Lev Neo e o Lev Fit. Vamos conhecer um pouco mais sobre estes modelos.

Antes que você se empolgue e saia correndo para comprar, vale avisar que neste momento estes produtos estão em pré-venda, com previsão para disponibilidade em 17/04/2017 (está bem próximo, então a espera não será tão longa).

Novo Lev Neo e Lev Fit

Novo visual

Veja as imagens oficiais dos novos modelos:

Saraiva Lev Neo

Modelo Lev Neo

Saraiva Lev Fit

Modelo Lev Fit

Como você pode ver, os novos modelos sofreram uma mudança física. Agora o visual deles é um mais reto (antes era levemente arredondado), com três botões.

Isso mesmo, agora são três botões: dois para mudança de páginas, e um para voltar para a página principal do e-reader (mesma função do botão único dos modelos anteriores).

É importante enfatizar que ambos os modelos continuam oferecendo a funcionalidade de PDF Reflow, que é um dos recursos que mais chamam a atenção no Lev em geral. Para quem não sabe o que é o PDF Reflow, o e-reader capta o texto dos arquivos PDF e o apresenta de forma a torná-lo mais legível. Nem sempre isso funciona, mas não é culpa do e-reader, geralmente é a complexidade dos arquivos PDF que não ajudam.

O que o Lev Neo e o Lev Fit tem de novidade?

Além da mudança visual, e da introdução dos novos botões para mudança de páginas, os modelos também ganharam um upgrade de armazenamento. Melhor dizendo, o Neo ganhou um upgrade, e vem agora com 8GB (Neo). O Fit vem com 4GB, a mesma capacidade dos modelos anteriores.

O site da Saraiva não dá nenhuma informação para confirmar se os novos modelos continuam trabalhando com cartões SD (veja observação sobre isso nos comentários finais deste post).

Eles também ficaram um pouco mais “leves”. Os modelos anteriores pesavam 190 gramas. Os novos pesam 140g (Neo) e 130g (Fit).

O que o Lev Neo e o Let Fit tem de diferente entre si?

Ambos os modelos possuem o mesmo visual e os novos botões. As principais diferenças entre eles são:

  • Iluminação: apenas o modelo Neo tem iluminação embutida, permitindo que você leia em ambientes sem iluminação. Já o Fit não tem iluminação embutida, e por isso você precisará de luz externa (como um abajur, uma luz portátil) para ler no escuro (exatamente como seria se você estivesse lendo um livro de papel).
  • Capacidade de armazenamento: o Neo tem 8GB de memória interna, enquanto o Fit tem 4GB, a metade.
  • Resolução: o Neo vem a resolução de 758 X 1024px e 213DPI, enquanto o Fit vem com 600 X 800px e 167DPI (um pouco inferior à do modelo anterior).

E os preços?

Aparentemente a Saraiva tabelou seus preços com base no Kindle. É uma pena, pois antes o Lev com Luz era um pouquinho mais barato, mas agora os preços base são os mesmos dos dois modelos mais populares de Kindle, o Novo Kindle e o Paperwhite.

Neste lançamento, os preços são:

  • Lev Neo: R$ 479 (mesmo preço do Kindle Paperwhite)
  • Lev Fit: R$299 (mesmo preço do Novo Kindle)

Estes são os preços que constam no momento da publicação deste artigo, por isso lembre-se de conferir sempre os preços antes de adquirir seu e-reader.

OBS: Segundo o site da Saraiva, o Lev vem com 10 ebooks incluídos e 4 bestsellers para baixar gratuitamente, além de dicionários de português (Michaelis) e inglês (Cambridge).

Comentários finais

Para quem não sabe, os e-readers Lev são na verdade fabricados pela empresa francesa Bookeen, e lá são chamados de Cybook. Dei uma olhada no site da empresa, e vi que os novos modelos são os modelos Cybook Muse de lá. Com base nos specs divulgados no site da Saraiva, o Lev Fit corresponde ao modelo Cybook Muse (o modelo inicial da família) e o Lev Neo corresponde ao modelo Cybook Muse FrontLight (note que o modelo brasileiro tem 8GB de armazenamento, enquanto o modelo francês tem 4GB).

Checando os detalhes destes modelos da Bookeen, vejo que eles, pelo menos lá na França, tem a entrada para cartões microSD. Mas vamos esperar os usuários terem seus novos Lev em mãos para confirmar esta informação.

Sobre os novos modelos, minha maior surpresa foi ver que agora ambos os modelos vêm com botões físicos para mudança de páginas, e sem os preços salgados dos modelos com botões da Amazon. Para quem sempre usou a tela de toque, pode não ver muita diferença, mas eu vejo.

Meu primeiro Kindle foi o modelo Kindle Keyboard, com botões físicos. Eu ainda o possuo, e gosto muito dos botões, é algo que sinto falta tanto no Lev (eu tenho o modelo anterior) quanto no Paperwhite. Achei ótimo a adição dos botões sem aumentar os custos. Afinal, a Booken apenas colocou botões físicos, sem frescuras (como a Amazon acabou fazendo e que acabou encarecendo muito, como é o caso do Kindle Voyage).

Outro ponto importante para acompanharmos é a qualidade. Aqui mesmo no blog tivemos muitas reclamações de leitores que compraram o Lev (modelos anteriores) e reportaram problemas. Espero que estes novos modelos sejam de melhor qualidade e não apresentem tantos problemas. Além disso, espero que o atendimento da Saraiva tenha melhorado. Afinal, problemas acontecem de vez em quando mesmo com os melhores produtos, mas um dos grandes diferenciais de uma empresa é como ela lida com os problemas que aparecem.

Vamos então aguardar a chegada dos novos modelos às lojas para poder vê-los pessoalmente, e os primeiros relatos dos leitores para vermos as primeiras impressões destes novos modelos.

Leia o post Comparativo entre os e-readers Kindle, Kobo e Lev para ver como estes novos modelos se comparam aos concorrentes.

(Por falar nisso, por enquanto o Kobo continua sumido do site da Livraria Cultura. Vamos torcer para que novos modelos cheguem logo lá também.)

Clique para mais informações ou para adquirir seu novo Lev Neo ou Lev Fit.

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no

27 Comentários

  1. Como é o ambiente de livros para a Saraiva? Na Amazon volta e meia aparece boas promoções e seu acervo é quase completo… Isso me pesou ao comprar a linha Kindle…

    Envie uma resposta
    • Leonardo, eu também tenho a impressão de que o acervo da Amazon é melhor. Muita gente gosta da Saraiva pois ela trabalha com o DRM da Adobe, ou seja, você pode ler os ebooks em outros e-readers também, e você pode ler ebooks com DRM da Adobe no Lev.

      Envie uma resposta
  2. Aconselho a quem for comprar o Lev da Saraiva ficar atento. O produto apresentou vários problemas e a assistência da Saraiva é péssima.

    Envie uma resposta
  3. Gostava muito do Lev. Tive 3. A assistência da Saraiva porém, me fez desistir de comprar um quarto aparelho. Gostei muito de saber das novidades e espero que o aparelho esteja melhor é mais resistente. Espero que a Saraiva adote também melhores estratégias de pós venda.

    Envie uma resposta
    • Tarik, eu também estou torcendo para a Saraiva melhorar o pós-venda, pois ela tem um ótimo mercado em potencial, mas as opiniões negativas de quem comprou o produto acaba impactando bastante a imagem do Lev e da própria Saraiva, ainda mais se tem que concorrer com opiniões tão positivas da Amazon e do Kindle…

      Envie uma resposta
  4. Eu tenho um Lev (modelo anterior) e nunca apresentou problemas. Na verdade, nem sabia que alguns haviam apresentado problemas.
    Gosto MUITO do meu LEV, é muito útil. Principalmente pra quem faz um curso como o Direito que possui livros absurdamente grossos e não preciso levar o Vade Mecum físico pra aula.
    Sinto falta de alguns recursos que seriam interessantes no LEV.

    Mais pra frente, gostaria de ler um comparativo do Lev clássico e o LEV Neo,para saber se vale a pena um upgrade.

    Parabéns pelo blog.

    Envie uma resposta
    • Obrigada pelo comentário, Pedro! Vou ver se consigo um dos Levs novos para testar e comparar com meu Lev. Quem sabe eu consigo fazer este comparativo que você sugeriu… Abraços!

      Envie uma resposta
    • Quais recursos sente falta? Tem algum outro no mercado que tem esses recursos?

      Envie uma resposta
    • Olá Pedro, estou pensando em comprar justamente pelo curso de Direito. Você aproveitou bem, então? 🙂

      Envie uma resposta
  5. Tenho o lev “com luz” modelo antigo e Amo. Não apresentou problemas, graças a Deus… Como tenho um ótimo cartão de memória quase não uso a memória interna… Só gostaria que fosse mais rápido o processo de fazer anotações no aparelho. Uso diariamente, a bateria é estupenda… Sou uma educadora e tenho um ritmo de leitura “agressivo” rsrs ,sempre lendo 3 livros ao mesmo tempo… O que torna o lev uma mão na roda. Pena que algumas editoras não disponibizao versões digitais… Alguns teológicos, outros de biologia… Se tiverem sugestões de onde acha los agradeço.

    Envie uma resposta
  6. Comprei o Lev Neo e gostei bastante, ele é bem mais rápido que o modelo anterior e os botões facilitam muito, eu sou canhota e consigo inverter o comando dos botões para usar com a mão esquerda, estou usando há uma semana e por enquanto não travou nenhuma vez, para PDF realmente é o melhor e para livros juridicaos brasileiros a Saraiva também é mais completa.
    Tenho o kindle paperwite tbm, ele é bem mais pesado que o Lev, mas a loja da amazon é mais bacana que a da Saraiva, te oferece mais informações sobre os livros, disponibiliza amostras, etc, pena que o que funciona em um não funciona no outro, então eles acabam se complementando….

    Envie uma resposta
    • Não é necessário comprar ebooks na Saraiva para usar o Lev (eu nunca comprei!) – eu compro sempre na Kobo (que também trabalha com formato epub) e até mesmo na Amazon (nesse caso, depois converto o formato azw em epub pelo Calibre) e adiciono os ebooks via cabo usb conectado ao notebook.

      Envie uma resposta
  7. Eu cogitei comprar o Lev da Saraiva, sobretudo pela facilidade de comprar e-books, mas é aquilo que já foi incansavelmente dito aqui: Os (péssimos) feedbacks de clientes da Saraiva me desmotivaram a comprá-lo. Acabei optando pelo Kindle e não me arrependi em momento algum, quando preciso comprar um livro na Saraiva, que não está disponível na Amazon, eu o faço e converto no Calibre, mandando tudo no fim para o Kindle. Além disso também utilizo muito o send-to-kindle com a opção Convert, é uma mão na roda! A Amazon não tem o PDF Reflow, mas o Kindle faz isso pelo e-mail então não acho que seja um determinante para a compra.

    Se alguma livraria aqui do Brasil trouxesse o NOOK eu acho que faria muito sucesso, já que até hoje só li ótimos reviews dos aparelhos… Quem sabe venha um dia, né? =)

    Envie uma resposta
    • Complementando meu comentário, eu fui numa Saraiva para testar o Lev Neo e Fit. O visual está bem mais bonito, mas ao começar a mexer… 😐

      Estava com um amigo meu, falando das maravilhas dos e-readers e ele chegou a comentar: “trava bastante, né?”

      Não deu. Em menos de 1 minuto senti engasgos nas trocas de página, além de travamentos na hora de navegar nos menus. Fui ainda ver como era a loja da Saraiva e me surpreendi com o fato de simplesmente a loja ser inacessível para quem está conhecendo o aparelho e decidindo pela compra.

      Kindle, Kindle e Kindle!

      PS: Gosto das livrarias em geral lançarem e-readers com uma compatibilidade maior, gosto de eles lerem e-pub, mas é inegável a superioridade de hardware da Amazon. Quem tem/teve um Kindle muito dificilmente vai conseguir usar um Lev.

      Envie uma resposta
  8. Eu estou numa dúvida cruel entre o Lev Neo e o Kindle Paperwhite.
    Ainda não consegui me decidir entre os dois modelos. Tenho medo de adquirir o Lev e ter “dores de cabeça” com a Saraiva (como muita gente já teve)…
    O que eu faço?! Me ajudem!

    Envie uma resposta
  9. Comprei o lev fit há um dia. Hoje transferi alguns arquivos em pdf. Estava lendo e de repente, qnd fui passar de página, ele travou e não voltou a funcionar até agora :/
    Amanhã vou a loja pra ver o que fazer… Frustrada com a situação porque acreditei que era um bom produto.

    Envie uma resposta
    • Ele lê PDF Simples, se jogar um pdf com varias imagens ele vai travar. Outra dica, não jogue os arquivos direto nele, use o software calibre, evita possíveis travamentos, tenho o lev da geração antiga e apesar das muitas reclamações eu nunca tive problemas porque sempre segui essas 2 regrinhas básicas na utilização do LEV.

      Envie uma resposta
  10. O lev neo está voando. Ainda não apresentou nenhum problema e a funcionalidade é bem intuitiva. Já tive um kindlle, mas atualmente o lev neo é o melhor custo benefício do mercado.

    Envie uma resposta
  11. Comprei no domingo o Lev Neo + uma capa na promoção por 390 reais. Já tive um Kobo Glo (que era péssimo: lento, travava o tempo todo e estragou a tela após 1 ano e meio de uso, ou seja, produto de péssima qualidade e descartável), um Kobo Mini (sem luz) que funciona muito bem até hoje e nunca travou. Pensei em comprar um Kindle Paperwhite porque prefiro e-readers com luz, pois gosto de ler à noite na cama, mas vi tantas reclamações na página da Amazon sobre esse modelo que desisti. Os modelos antigos do Lev também nunca me animei em comprar devido às inúmeras reclamações de travamento, lentidão, etc. Mas, vendo que a Saraiva lançou recentemente o Lev Neo e com a oportunidade da promoção acabei comprando. Não me arrependi – o Lev Neo é simplesmente maravilhoso! Muito leve (mais leve que os modelos Kindle e Kobo e até mesmo mais leve que o Kobo Mini) e confortável pra segurar e ler em qualquer posição. A tela é sensacional: super sensível ao toque (a melhor sensibilidade entre os e-readers que já manuseei), ótima definição, mesmo com a luz apagada já é visivelmente mais clara que as telas do Kindle e Kobo, a iluminação é melhor (sem aquelas bordas sombreadas) e com mais ajustes de intensidade do que os concorrentes. O desempenho também é excelente: é rápido tanto para navegar no menu do aparelho quanto para passar as páginas dos ebooks. A capacidade de armazenamento é muito mais alta do que os concorrentes e, além disso, suporta cartão de memória de até 32 Gb. Até o momento não tive nenhum problema de travamento e só tenho elogios. E, pra quem não sabe, não é necessário comprar ebooks na Saraiva para usar o Lev (eu nunca comprei!) – eu compro sempre na Kobo e até mesmo na Amazon (nesse caso, depois converto o formato azw em epub pelo Calibre) e adiciono os ebooks via cabo usb conectado ao notebook.

    Envie uma resposta
  12. Eu tenho Lev da geração antiga e acho muito bom, nunca tive problemas, a unica coisa que eu acho que é a saraiva deveria atualizar o software. Pois não basta lançar aparelhos novos se o software permanece sem novidades. Ele é ótimo e muito funcional, cumpre bem seu papel, mas poderiam acrescentar mais algumas coisinhas.

    Envie uma resposta
  13. Olá, Cristiane! Sabe me dizer se a definição de 800 x 600 da tela do Lev Fit é satisfatória ou ficam aparecendo aqueles pixels? Acho q iluminação não faria falta e 4gb tá mais q bom! Obrigado e parabéns pelo trabalho!!!!

    Envie uma resposta
  14. Só espero que os novos Lev’s não sejam descartáveis: bastava ao antigo aparelho (Lev com luz no meu caso)travar para você descobrir o quão descartável o seu era. Ninguém, nem a Saraiva, dava jeito…
    A iluminação, no mínimo era como se fosse o máximo. E a falta do botão reset…
    Amadores demais na minha opinião. Fico com o substituto que nunca me deu dor de cabeça: Kindle Paperwhite.

    Envie uma resposta
  15. Estou na dúvida comum entre o lev neo e o kindle paperwhite. Manuseei os dois e achei o touch do kindle mais sensível. Não me recordo. Gostei bastante do recurso de pesquisa no wikipedia no kindle. O lev também possui?

    Envie uma resposta
    • Tiago, já tive os dois. Como dispositivo, o Kindle deixa o Lev comendo poeira! No entanto, o acervo de livros em PT da Saraiva supera a Amazon.

      Envie uma resposta
  16. Pretendo comprar o Lev neo, mias pelo que percebi a diferença entre comprar livros na kobo ou saraiva ou cultura, é que se você esquecer o lev em casa e quiser continuar a leitura de onde parou pelo app lev, só os livros comprados na Saraiva vão poder ser sincronizados entre o e-reader Lev e app o app Lev, os livos comprados em outras livrarias permanecem apenas no e-reader.

    Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário