Saraiva lança Lev Neo e Lev Fit, os novos modelos do e-reader Lev

Já fazia alguns meses que o Lev estava sem estoque na Saraiva. Tentei contato, mas não recebi nenhuma resposta para saber se os estoques seriam repostos. Agora, acabamos de descobrir por quê: a Saraiva lançou novos modelos da família Lev: o Lev Neo e o Lev Fit. Vamos conhecer um pouco mais sobre estes modelos.

Antes que você se empolgue e saia correndo para comprar, vale avisar que neste momento estes produtos estão em pré-venda, com previsão para disponibilidade em 17/04/2017 (está bem próximo, então a espera não será tão longa).

Novo Lev Neo e Lev Fit

Novo visual

Veja as imagens oficiais dos novos modelos:

Saraiva Lev Neo

Modelo Lev Neo

Saraiva Lev Fit

Modelo Lev Fit

Como você pode ver, os novos modelos sofreram uma mudança física. Agora o visual deles é um mais reto (antes era levemente arredondado), com três botões.

Isso mesmo, agora são três botões: dois para mudança de páginas, e um para voltar para a página principal do e-reader (mesma função do botão único dos modelos anteriores).

É importante enfatizar que ambos os modelos continuam oferecendo a funcionalidade de PDF Reflow, que é um dos recursos que mais chamam a atenção no Lev em geral. Para quem não sabe o que é o PDF Reflow, o e-reader capta o texto dos arquivos PDF e o apresenta de forma a torná-lo mais legível. Nem sempre isso funciona, mas não é culpa do e-reader, geralmente é a complexidade dos arquivos PDF que não ajudam.

O que o Lev Neo e o Lev Fit tem de novidade?

Além da mudança visual, e da introdução dos novos botões para mudança de páginas, os modelos também ganharam um upgrade de armazenamento. Melhor dizendo, o Neo ganhou um upgrade, e vem agora com 8GB (Neo). O Fit vem com 4GB, a mesma capacidade dos modelos anteriores.

O site da Saraiva não dá nenhuma informação para confirmar se os novos modelos continuam trabalhando com cartões SD (veja observação sobre isso nos comentários finais deste post).

Eles também ficaram um pouco mais “leves”. Os modelos anteriores pesavam 190 gramas. Os novos pesam 140g (Neo) e 130g (Fit).

O que o Lev Neo e o Let Fit tem de diferente entre si?

Ambos os modelos possuem o mesmo visual e os novos botões. As principais diferenças entre eles são:

  • Iluminação: apenas o modelo Neo tem iluminação embutida, permitindo que você leia em ambientes sem iluminação. Já o Fit não tem iluminação embutida, e por isso você precisará de luz externa (como um abajur, uma luz portátil) para ler no escuro (exatamente como seria se você estivesse lendo um livro de papel).
  • Capacidade de armazenamento: o Neo tem 8GB de memória interna, enquanto o Fit tem 4GB, a metade.
  • Resolução: o Neo vem a resolução de 758 X 1024px e 213DPI, enquanto o Fit vem com 600 X 800px e 167DPI (um pouco inferior à do modelo anterior).

E os preços?

Aparentemente a Saraiva tabelou seus preços com base no Kindle. É uma pena, pois antes o Lev com Luz era um pouquinho mais barato, mas agora os preços base são os mesmos dos dois modelos mais populares de Kindle, o Novo Kindle e o Paperwhite.

Neste lançamento, os preços são:

  • Lev Neo: R$ 479 (mesmo preço do Kindle Paperwhite)
  • Lev Fit: R$299 (mesmo preço do Novo Kindle)

Estes são os preços que constam no momento da publicação deste artigo, por isso lembre-se de conferir sempre os preços antes de adquirir seu e-reader.

OBS: Segundo o site da Saraiva, o Lev vem com 10 ebooks incluídos e 4 bestsellers para baixar gratuitamente, além de dicionários de português (Michaelis) e inglês (Cambridge).

Comentários finais

Para quem não sabe, os e-readers Lev são na verdade fabricados pela empresa francesa Bookeen, e lá são chamados de Cybook. Dei uma olhada no site da empresa, e vi que os novos modelos são os modelos Cybook Muse de lá. Com base nos specs divulgados no site da Saraiva, o Lev Fit corresponde ao modelo Cybook Muse (o modelo inicial da família) e o Lev Neo corresponde ao modelo Cybook Muse FrontLight (note que o modelo brasileiro tem 8GB de armazenamento, enquanto o modelo francês tem 4GB).

Checando os detalhes destes modelos da Bookeen, vejo que eles, pelo menos lá na França, tem a entrada para cartões microSD. Mas vamos esperar os usuários terem seus novos Lev em mãos para confirmar esta informação.

Sobre os novos modelos, minha maior surpresa foi ver que agora ambos os modelos vêm com botões físicos para mudança de páginas, e sem os preços salgados dos modelos com botões da Amazon. Para quem sempre usou a tela de toque, pode não ver muita diferença, mas eu vejo.

Meu primeiro Kindle foi o modelo Kindle Keyboard, com botões físicos. Eu ainda o possuo, e gosto muito dos botões, é algo que sinto falta tanto no Lev (eu tenho o modelo anterior) quanto no Paperwhite. Achei ótimo a adição dos botões sem aumentar os custos. Afinal, a Booken apenas colocou botões físicos, sem frescuras (como a Amazon acabou fazendo e que acabou encarecendo muito, como é o caso do Kindle Voyage).

Outro ponto importante para acompanharmos é a qualidade. Aqui mesmo no blog tivemos muitas reclamações de leitores que compraram o Lev (modelos anteriores) e reportaram problemas. Espero que estes novos modelos sejam de melhor qualidade e não apresentem tantos problemas. Além disso, espero que o atendimento da Saraiva tenha melhorado. Afinal, problemas acontecem de vez em quando mesmo com os melhores produtos, mas um dos grandes diferenciais de uma empresa é como ela lida com os problemas que aparecem.

Vamos então aguardar a chegada dos novos modelos às lojas para poder vê-los pessoalmente, e os primeiros relatos dos leitores para vermos as primeiras impressões destes novos modelos.

Leia o post Comparativo entre os e-readers Kindle, Kobo e Lev para ver como estes novos modelos se comparam aos concorrentes.

(Por falar nisso, por enquanto o Kobo continua sumido do site da Livraria Cultura. Vamos torcer para que novos modelos cheguem logo lá também.)

Clique para mais informações ou para adquirir seu novo Lev Neo ou Lev Fit.

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no

10 Comentários

  1. Tenho o lev “com luz” modelo antigo e Amo. Não apresentou problemas, graças a Deus… Como tenho um ótimo cartão de memória quase não uso a memória interna… Só gostaria que fosse mais rápido o processo de fazer anotações no aparelho. Uso diariamente, a bateria é estupenda… Sou uma educadora e tenho um ritmo de leitura “agressivo” rsrs ,sempre lendo 3 livros ao mesmo tempo… O que torna o lev uma mão na roda. Pena que algumas editoras não disponibizao versões digitais… Alguns teológicos, outros de biologia… Se tiverem sugestões de onde acha los agradeço.

    Envie uma resposta
  2. Eu tenho um Lev (modelo anterior) e nunca apresentou problemas. Na verdade, nem sabia que alguns haviam apresentado problemas.
    Gosto MUITO do meu LEV, é muito útil. Principalmente pra quem faz um curso como o Direito que possui livros absurdamente grossos e não preciso levar o Vade Mecum físico pra aula.
    Sinto falta de alguns recursos que seriam interessantes no LEV.

    Mais pra frente, gostaria de ler um comparativo do Lev clássico e o LEV Neo,para saber se vale a pena um upgrade.

    Parabéns pelo blog.

    Envie uma resposta
    • Obrigada pelo comentário, Pedro! Vou ver se consigo um dos Levs novos para testar e comparar com meu Lev. Quem sabe eu consigo fazer este comparativo que você sugeriu… Abraços!

      Envie uma resposta
    • Quais recursos sente falta? Tem algum outro no mercado que tem esses recursos?

      Envie uma resposta
  3. Gostava muito do Lev. Tive 3. A assistência da Saraiva porém, me fez desistir de comprar um quarto aparelho. Gostei muito de saber das novidades e espero que o aparelho esteja melhor é mais resistente. Espero que a Saraiva adote também melhores estratégias de pós venda.

    Envie uma resposta
    • Tarik, eu também estou torcendo para a Saraiva melhorar o pós-venda, pois ela tem um ótimo mercado em potencial, mas as opiniões negativas de quem comprou o produto acaba impactando bastante a imagem do Lev e da própria Saraiva, ainda mais se tem que concorrer com opiniões tão positivas da Amazon e do Kindle…

      Envie uma resposta
  4. Aconselho a quem for comprar o Lev da Saraiva ficar atento. O produto apresentou vários problemas e a assistência da Saraiva é péssima.

    Envie uma resposta
  5. Como é o ambiente de livros para a Saraiva? Na Amazon volta e meia aparece boas promoções e seu acervo é quase completo… Isso me pesou ao comprar a linha Kindle…

    Envie uma resposta
    • Leonardo, eu também tenho a impressão de que o acervo da Amazon é melhor. Muita gente gosta da Saraiva pois ela trabalha com o DRM da Adobe, ou seja, você pode ler os ebooks em outros e-readers também, e você pode ler ebooks com DRM da Adobe no Lev.

      Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário