[Vídeo] Como converter arquivos PDF para outros formatos

Para você que curte os tutoriais do Vida Sem Papel, tenho uma novidade: hoje entra no ar o canal do Vida Sem Papel no YouTube! A partir de agora, além dos artigos escritos, você contará também com tutoriais, avaliações e dicas em vídeo. Desta forma, eu pretendo compartilhar mais dicas de forma mais rápida e eficiente com você.

E para inaugurar esta nova mídia, eu apresento a você um vídeo que trata um dos assuntos mais acessados e que geram mais dúvidas: um tutorial que mostra como converter arquivos PDF para outros formatos, como EPUB, MOBI, AZW3, TXT.

Usando este tutorial, você poderá converter arquivos PDF para usá-los em seu e-reader (Kindle, Kobo, Lev). Lembrando que estes e-readers suportam arquivos PDF nativamente, só que o formato PDF tem mais restrições (não dá para redimensionar a fonte, por exemplo).

Este tutorial não é exaustivo, dependendo do arquivo PDF você precisará customizar mais opções além das que eu mostrei, ou pode ser que nem seja possível a conversão (caso o arquivo PDF contenha mais de uma coluna, ou ao invés de texto ele contenha imagens, dentre outras limitações do Calibre).

Note que o recurso de Reflow do Lev permite contornar as limitações do PDF, mas eu tenho tido alguns problemas com arquivos PDF no Lev, então este tutorial serve como alternativa para quem também tem tido problemas usando PDF no Lev.

Bem, então vamos ao que interessa, o vídeo. Eu gostaria muito que você enviasse seu comentário dizendo o que achou deste primeiro vídeo, e dando sugestões para os próximos vídeos.

Para quem quiser uma versão escrita passo a passo deste procedimento, poderá ler o artigo Como converter arquivos PDF no Calibre para ler no Kindle e Kobo.

POR 228x90

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no

17 Comentários

  1. Parabéns Cris pelo belíssimo trabalho que tem feito nesse blog e no canal do You Tube!!! Suas contribuições tem auxiliado enormemente a nós leitores de livros digitais! Muito obrigado!!!!

    Envie uma resposta
  2. I thought the audio in the video was just fine (did you re-do it), though I could not understand because I don’t speak Portuguese. One improvement I would suggest–show some pages from the source PDF file before the conversion and then show some pages from the converted MOBI file so that you demonstrate how well done the conversion is.

    Envie uma resposta
  3. Cris, achei muito legal o seu vídeo. Agora ficou fácil converter um arquivo PDF. Gostei! muito interessante.
    Como faço para copiar este arquivo para ler no meu aplicativo da kindle do Iphone?
    parabéns!
    Maria Cristina R S A Polverini

    Envie uma resposta
  4. Oi Cris….gostei muito da matéria e pelo modo explicadinho que vc coloca….se vc poder me ajudar , preciso de ajuda como converter wor, pdf em jpg

    Envie uma resposta
  5. Oi Cris, como sempre vc brilhou nas explanações neste vídeo! Parabéns!! Experimentei, segui todos os passos e converti alguns livros que eu tinha em PDF para o formato EPUB. Como leio no meu IPad, no Ibook, esse formato fica excelente!
    Ajudou-me muitíssimo! Continue postando vídeos, suas explicações foram muito claras e não tive dificuldade alguma em segui-las. Grande abraço, Eliane.

    Envie uma resposta
    • Eliane, muito obrigada! Eu pretendo em breve publicar mais tutoriais em vídeo sim. Antes disso, vou publicar alguns vídeos que eu fiz com os novos Kindles, mas logo virão outras dicas.
      Muito obrigada pelo seu comentário!
      Abraços!

      Envie uma resposta
  6. Cris, parabéns mais uma vez (sou seu fã há um bom tempo).
    Gostei da ideia do vídeo, desde que usado como um complemento do que vc nos passa através do site.
    Não sei se ele é realmente necessário, uma vez que sua didática, fluidez e objetividade na escrita são invejáveis.
    Se um dia vc tiver que optar (pois o tempo é curto para todo mundo), meu voto vai para o texto. Vc é realmente muito boa nisso.
    Parabéns e muuuuuuuito obrigado pelas excelentes publicações!

    Envie uma resposta
    • Juarez, muito obrigada pelo seu feedback, é importante ter este tipo de informação de vocês leitores.
      Minha ideia com os vídeos é expandir um pouco além das limitações do texto. Não tenho intenção, neste momento, de deixar de publicar os textos, até porque eu mesma prefiro texto com um passo a passo para seguir do que um vídeo. Minha ideia é complementar com o vídeo, de forma que quem prefere esta mídia, também seja atendido. Mas pode ficar tranquilo que vou continuar com os tutoriais escritos também!
      Muito obrigada mais uma vez! Grande abraço!

      Envie uma resposta
  7. O vídeo que você fez a respeito da transformação de PDF em MOBi é muito didático e, portanto, de fácil compreensão e eficaz. Utilizei o seu tutorial com absoluto sucesso. Muito bom mesmo. Parabéns e obrigado por você compartilhar tanto conhecimento conosco.

    Envie uma resposta
    • Muito obrigada!!! Fico muito feliz em ver seu feedback!
      Eu estive muito atarefada nos últimos meses, mas pretendo retomar a produção de vídeos em breve, fique ligado!

      Envie uma resposta
  8. Bem legal. Todos os artigos que li até agora foram de altíssima qualidade. O vídeo é bem didático e tem um conteúdo muito bom. Minha crítica vai para o áudio. Estava muito baixo, e a qualidade do som não era a melhor. Todos sabemos que existem microfones caríssimos e técnicas muito avançadas para falar bem, mas simplesmente falar mais alto e com mais animação já daria um ganho enorme.
    Parabéns pelo vídeo e pelo site!

    Envie uma resposta
    • Adriano, muito obrigada pelo seu comentário, estou para preparar mais vídeos, com certeza vou atentar para esta questão do áudio que você ressaltou. Vou procurar melhorar o áudio deste vídeo também.
      Agradeço muito seu comentário, graças a ele poderei melhorar a qualidade dos próximos vídeos, valeu!

      Envie uma resposta
  9. Acho interessante a ideia, desde que sempre tenha material equivalente ao video por escrito.
    Afinal o foco é a leitura.

    Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário