Assine o Kindle Unlimited

Uma das coisas mais práticas de comprar livros para Kindle na loja da Amazon é a compra com 1-Clique. E uma das coisas mais perigosas da loja da Amazon é a compra com 1-Clique. Uma distração, um clique no lugar errado e já era. Você acabou de acrescentar um item à sua biblioteca Kindle sem querer, e seu cartão de crédito já foi cobrado. Mas a boa notícia é que nem tudo é definitivo: você pode voltar atrás numa compra de livros para Kindle.

O que é a compra com 1-Clique?

Caso você ainda não tenha usado a loja da Amazon, vale uma explicação um pouco melhor. A compra com 1-Clique é uma facilidade que a Amazon oferece em todas as lojas de livros para Kindle nos vários países onde ela atua. Com esta funcionalidade, um único clique é o suficiente para você comprar um livro. Não tem botão para confirmar, não tem carrinho de compras, nada. Um clique e o livro já está pronto para ser baixado.

Isso é muito prático, mas como você deve imaginar (se é que já não passou por isso) é muito fácil comprar um livro sem querer. No meu caso, já aconteceu duas vezes, todas elas da mesma forma: eu estava vendo listas de livros gratuitos em sites fora da Amazon, me empolguei com o título que estava apresentado como gratuito, cliquei e fui pro site da Amazon, mas na fração de segundo entre o site terminar de carregar e eu clicar no botão para comprar o livro, vi que ele não estava gratuito de fato (vários títulos ficam gratuitos apenas para residentes nos Estados Unidos). Mas aí já foi. Bastou um clique para comprar o livro e ele ser cobrado no meu cartão de crédito.

É possível desfazer a compra?

A boa notícia é que a Amazon permite que você “devolva” um livro para Kindle e peça um reembolso do valor que você pagou nele. Só que fique atento, pois você tem 7 dias para isso.

Se for um clique errado, faça o pedido do reembolso em seguida, não deixe para depois para não correr o risco de esquecer e perder a chance de obter o reembolso.

E vale a dica, mesmo com esta facilidade disponível, para tomar cuidado. Afinal, se você começar a pedir muitos reembolsos, pode ser que chame a atenção da Amazon de forma negativa. Então fique atento, confira os dados do livro e o preço antes de clicar no botão para comprá-lo (eu adquiri o hábito de fazer isso), e use esta facilidade apenas quando for apropriado.

Como pedir o reembolso de um livro Kindle

Para pedir o reembolso de um livro Kindle que você tenha comprado indevidamente, estando no site da Amazon, em qualquer página, vá para o rodapé da página e localize o menu Deixe-nos ajudá-lo, e clique no link Gerencie seu Kindle:

reembolso 01

Na próxima página você terá acesso à sua biblioteca Kindle. Localize na lista o livro que você deseja devolver e você verá do lado direito o botão Ações:

reembolso 02

Clicando no botão Ações, você verá a opção Devolver para Reembolso no final da lista. Clique nesta opção:

reembolso 03

Note que esta opção não estará visível após os 7 dias ou para itens gratuitos.

Após clicar nela, será aberto um painel pop-up, como mostra a imagem abaixo:

reembolso 04

Clique no item logo abaixo do texto Selecione um motivo para sua devolução, como mostra a seta vermelha na imagem acima, e você verá a lista de opções para justificar a devolução do livro:

reembolso 05

Selecione o motivo que for mais apropriado. Depois disso, clique no botão Devolva para receber reembolso.

Como funciona o reembolso

Nos meus casos, o erro na compra ocorreu quando eu usava a loja americana da Amazon. Assim que eu solicitei o reembolso, o livro já foi removido imediatamente da minha biblioteca.

Acompanhando o extrato do cartão de crédito, eu verifiquei que a compra já havia sido cobrada, e com isso entrou também na fatura a cobrança do IOF. O estorno apareceu na fatura alguns dias depois, e depois veio também o estorno do valor do IOF.

No caso da loja brasileira, o próprio site informa que o reembolso será creditado em 3 a 5 dias úteis. Acompanhe então a fatura de seu cartão de crédito para se certificar que o reembolso tenha sido creditado corretamente, e em caso de algum problema entre em contato com a Amazon.