Assine o Kindle Unlimited

Nas semanas anteriores, eu compartilhei algumas dicas para criar uma senha mais segura e outras preocupações que você precisa ter em mente ao criar suas senhas para os serviços disponíveis na Internet.

E com tantos usuários e senhas que precisamos criar, é importante termos um lugar confiável e acessível para guardar estas informações. E é sobre isso que vamos falar neste post.

Desde os tempos do meu antigo Palm IIIx, eu já usava apps para gerenciar meus usuários e senhas. O grande problema que eu tive que enfrentar algumas vezes é a portabilidade destas informações. Cada vez que eu mudava de plataforma, eu tinha que copiar manualmente todas as informações para uma nova app.

Ainda falando em portabilidade, uma outra preocupação que temos hoje em dia é de poder sincronizar estas informações de forma que elas não fiquem todas concentradas em um único dispositivo. Ou que você tenha, pelo menos, como fazer um backup das suas informações em outro dispositivo/computador.

Por outro lado, eu particularmente não gosto da ideia de sincronizar minha base de dados de usuários e senhas com um serviço que esteja na Internet, e fora do meu controle. Eu prefiro ter como sincronizar os dispositivos entre si, ou exportar as informações e guardá-las em outro local.

Conheça o KeePass

KeepassCom estas questões em mente, uma ferramenta que é bem interessante para este propósito é o Keepass. Antes de mais nada, ele é gratuito. E é open source, o que significa que seu código fonte está disponível. Isso garante que, se houver alguma falha grave ou código mal intencionado, qualquer programador poderá encontrá-los.

Com base no código fonte disponível, a comunidade criou várias versões desta ferramenta para inúmeras plataformas: Windows, Linux, Mac, iOS, Android, dentre outras.

Ele funciona da seguinte forma: usando qualquer uma das apps ou aplicativos disponíveis em qualquer plataforma, você cria um arquivo que será a base de dados de suas senhas. Este arquivo é criptografado usando uma chave (como se fosse uma senha) que você escolhe. Você passa então a catalogar seus usuários e senhas, podendo agrupá-los da forma como preferir, para facilitar o gerenciamento.

Este arquivo pode ser compartilhado entre as várias plataformas usando as várias apps e aplicativos disponíveis. Se você alterá-lo em uma plataforma, poderá exportá-lo ou copiá-lo para as demais, fazendo assim um sincronismo que, embora manual, está totalmente sob o seu controle (você não usa serviços externos para isso, e suas informações nunca saem para a Internet).

Você pode criar arquivos diferentes para separar as suas informações. Por exemplo, pode criar um arquivo para conter os usuários e senhas dos sistemas da empresa onde trabalha, e outro para o que você usa fora da empresa.

Um exemplo de uma app para iOS

Veja abaixo algumas imagens mostrando o uso do MiniKeePass, que é uma das apps disponíveis do Keepass para iOS (clique na imagem para visualizá-la em maior resolução).

A imagem abaixo mostra a tela de entrada do MiniKeePass: você pode ligar a proteção por senha da app, e ela mostrará esta tela solicitando sua senha antes de abrir:

Tela da app MiniKeePass - pedindo senha

Estas são as propriedades do MiniKeePass: é importante ligar a proteção por senha. Veja também outras opções para melhorar a segurança de seus dados:

Tela da app MiniKeePass 02

Dentro do MiniKeePass, você definirá uma outra senha para criptografia de cada arquivo que você criar:

Tela da app MiniKeePass 03

A imagem abaixo mostra os grupos ou categorias que você pode criar para agrupar suas informações:

Tela da app MiniKeePass 04

A imagem abaixo mostra um registro criado: você coloca um título, pode associar uma imagem disponível na app, cadastra então o usuário e senha e também a URL do site. Por fim, você pode acrescentar comentários. Note que a senha não é exibida a menos que você clique/toque no campo.

Tela da app MiniKeePass 05

O MiniKeePass permite também que você envie seu arquivo de senhas para o Evernote ou Dropbox:

Tela da app MiniKeePass 06

No caso desta app para iOS, para fazer um backup do seu arquivo de senhas ou exportá-lo para outro dispositivo, você poderá utilizar esta função de envio para o Dropbox ou Evernote, ou poderá ainda usar a opção de compartilhamento de arquivos das apps através do iTunes.

E se você não possui smartphone ou tablet?

Lembrando que, mesmo se você não possuir smartphone ou tablet, isso não o impede o usar o KeePass, pelo contrário. Você poderá usar a versão correspondente ao seu sistema operacional, e para fazer backup bastará guardar uma cópia do seu arquivo de senhas em um lugar seguro (um disco externo de backup, por exemplo).

Por exemplo, se você usa Windows no seu micro ou notebook, acesse este site, e baixe o pacote instalável do link “KeePass 2.19 (Installer EXE for Windows)”. Se quiser baixar a versão portável, para colocá-lo num pendrive, baixe o pacote do link “Portable KeePass 2.19 (ZIP Package)”.

Se você quiser um tutorial mais detalhado de como usar o KeePass no Windows ou Mac ou MiniKeePass no iOS, deixe seu comentário ao final do post.

E se você não gostar do KeePass?

Além do Keepass, existem várias outras ferramentas para esta finalidade. Algumas são pagas, e geralmente incluem um visual mais aprimorado, maior facilidade de navegação, etc.

Se você quiser procurar por outras apps e aplicativos, e o que eu sugiro que você tenha em mente é:

  • Verifique se a ferramenta tem versões em várias plataformas (assim, se você mudar de plataforma, não terá que copiar tudo manualmente);
  • Se for paga, verifique se há uma versão para testes (uma versão lite ou trial), para você testá-la antes de se decidir em comprá-la;
  • Pesquise as opiniões de outros usuários. Procure evitar apps ou aplicativos desconhecidos;
  • Procure apps que ofereçam sincronismo entre plataformas sem precisar armazenar dados em um servidor na Internet (garanta que seus dados estão sob seu controle);
  • Verifique se a app oferece uma senha de acesso e se ela fecha o acesso quando você sai da app (ou seja, se você sair e voltar, ela deverá pedir a senha de acesso novamente);
  • Verifique quando a app ou aplicativo foi atualizado pelo desenvolvedor pela última vez. Não invista em algo que está parado no tempo;
  • Se for uma app ou aplicativo pago, verifique se eles oferecem suporte, e como acessá-lo. Afinal, se você está disposto a pagar, é importante obter o maior benefício possível com seu investimento.

Tenha sempre em mente que esta base de dados com seus usuários e senhas é extremamente valiosa, e você precisa tomar todos os cuidados para garantir que ela esteja segura.

Você já usa alguma ferramenta para gerenciar seus usuários e senhas? Use a área de comentários ao final do post para fazer perguntas, dar sugestões ou comentários.


Posts desta série: