Conheça mais sobre audiobooks

Eu costumo falar aqui no Vida Sem Papel sobre ebooks, principalmente sobre o Kindle. Neste artigo, eu vou abordar uma outra forma de “ler” livros sem papel: os audiobooks. Como o nome sugere, audiobooks são livros em formato de áudio, também conhecidos como audiolivros ou livros falados.

Há audiobooks comerciais, lidos por atores/narradores profissionais. Estes já estão disponíveis há vários anos, e começaram a ser distribuídos nas antigas fitas cassete, depois migraram para os CDs, e hoje em dia estão disponíveis em vários formatos digitais em forma de arquivos (como MP3). Há também audiobooks lidos por voluntários e distribuídos gratuitamente. Vamos falar um pouco mais sobre eles a seguir.

Por que usar audiobooks?

Os leitores mais tradicionais costumam torcer o nariz quando falamos em audiobooks, mas não podemos negar que eles tem as suas vantagens.

Uma grande vantagem dos audiobooks aparece quando o leitor possui algum tipo de dificuldade em ler, seja por falta de aprendizado da língua escrita (analfabetismo, não raro no Brasil, infelizmente) ou por alguma limitação física (como dificuldade para enxergar de perto, comum com a idade, ou mesmo a deficiência visual total). Nestes casos, os audiobooks se tornam uma excelente opção (ou em alguns casos, a única opção) de acesso destas pessoas a livros e outras publicações.

Além disso, você consegue utilizar audiobooks onde você teria mais dificuldades em ler livros tradicionais. Por exemplo, na sua corrida matinal, na academia, no ônibus e metrô, etc. É só apertar o botão play, não precisa nem usar as mãos para segurar ou virar páginas.

Audiobooks em inglês ou português?

Infelizmente, quando falamos em audiobooks, não dá para evitar falar na quase inexistência deste mercado em língua portuguesa, principalmente quando comparamos com este mercado em língua inglesa. Se você entende bem a língua inglesa, então não terá este problema, pois o acervo de títulos disponíveis em inglês é de fato invejável.

Aliás, eu sugiro que você aproveite esta deixa e, se você não fala inglês, invista em você mesmo e aprenda este idioma. Vale a pena, principalmente se você gosta de ler. E se você já está aprendendo, pode usar os audiobooks para exercitar a audição, pois geralmente as pessoas que lêem os livros tem uma ótima pronúncia e dicção, o que é ótimo para quem está começando a aprender a língua.

Sites para obter audiobooks

Os primeiros audiobooks que eu adquiri, há anos atrás, eu os comprei em livrarias mesmo, nos Estados Unidos. Aqueles primeiros audiobooks eram comercializados em fitas cassete.

Atualmente, você nem precisa sair de casa, pois há vários sites que vendem audiobooks, vários deles disponibilizando o livro em áudio para download imediato após a compra.

Então vamos conhecer alguns deles…

Audible

Este é um dos sites mais conhecidos para comprar audiobooks. O catálogo deles é muito vasto, mas praticamente tudo é em inglês. Para quem não sabe, a Amazon comprou o Audible há alguns anos, e hoje ele pertence à dona do Kindle, e oferece integração com o famoso e-reader.

Audible também disponibiliza apps para smartphones e tablets para permitir aos usuários fazer downloads dos audiobooks para ouvi-los offline.

Para acessar o site, clique no link: www.audible.com

Ao fazer o primeiro login no Audible com seu usuário da Amazon ou ao criar um novo usuário, você ganha um audiobook à sua escolha com o primeiro mês de assinatura gratuita do serviço. Depois disso, se optar por continuar usando o serviço, você pagará US$14,95 por mês e ganhará um crédito para baixar qualquer audiobook por mês, e poderá comprar quantos quiser pelo preço individual. Se quiser cancelar a assinatura, ainda poderá comprar audiobooks quando quiser pelo preço individual.

AudioBooksForFree.com

Este site oferece audiobooks gratuitos, como o título sugere. Note que os títulos são de livros de domínio público, e o acervo é todo em inglês.

Para acessar o site, clique no link: www.audiobooksforfree.com

Books Should Be Free

Este site oferece audiobooks e ebooks gratuitos. A maior parte do acervo é em inglês, mas há também alguns títulos em português (clique aqui para ver a lista).

Para acessar o site, clique no link: www.booksshouldbefree.com

iTunes Store

A Apple também comercializa audiobooks para seus dispositivos portáteis. Para checar o acervo disponível, clique neste link. Para ver os detalhes dos títulos em si, você precisará do aplicativo iTunes instalado.

LibriVox

Este é um site que oferece audiobooks gratuitos, lidos por voluntários. Ou seja, não será o trabalho profissional que você encontrará por exemplo no Audible, mas já dá para quebrar um galho.

O acervo contém obras de domínio público, na grande maioria em inglês. Mas como o trabalho é voluntário, existem também títulos em várias outras línguas, incluindo português.

Para acessar o site, clique no link: librivox.org

Livraria Falada

Este site vende audiobooks em português, a maioria em CD. Este site parece ter um acervo bom, mas sinto falta de títulos mais populares.

Para acessar o site, clique no link: livrariafalada.com.br

Para experimentar o site, você pode baixar alguns títulos gratuitos disponíveis neste link.

Universidade Falada

Este site oferece audiobooks em português, a maioria disponível em CD (alguns também disponíveis em arquivos MP3). O acervo deixa um pouco a desejar, não contém muitos títulos populares.

Para acessar o site, clique no link: www.universidadefalada.com.br

Para experimentar o site, você pode baixar alguns títulos gratuitos disponíveis neste link.

Outros sites

Vale só lembrar que você pode encontrar audiobooks em sites tradicionais, como Submarino, Livraria Cultura, Saraiva, etc.

Bíblia em áudio

Para quem curte ouvir a Bíblia, seja em português ou em outra língua, fica a dica: você pode baixar gratuitamente versões completas ou do Novo Testamento no site do Bible.is.

Basta selecionar a língua desejada, depois a versão, e fazer o login (você pode criar seu usuário na hora se não tiver um). Vale mencionar que há apenas disponível versões do Novo Testamento na Língua Portuguesa para download, e não da Bíblia completa.

O Bible.is também oferece apps para iOS e Android que você pode usar para ouvir a Bíblia em streaming (veja aqui os links).

Audiobooks para deficientes visuais

A Fundação Dorina Nowill, através de seu programa de voluntários, tem um excelente catálogo de audiobooks (ou livros falados) disponível para pessoas com deficiência visual.

Clique neste link para ver o catálogo de títulos disponíveis e formatos. Para mais informações, entre em contato com a Fundação através dos dados de contato disponíveis nesta página (clique em Solicite livros gratuitamente no menu do lado direito).

Conclusão

Eu já ouvi vários livros em formato de audiobook, a maioria deles comprados no site da Audible (desde antes da compra deste site pela Amazon). Eu costumava ouví-los no metrô, como se estivesse ouvindo música. Como eu costumava pegar o metrô lotado, era mais fácil usar audiobooks do que livros de papel ou meu Palm, na época.

Em geral, eu prefiro adquirir audiobooks de ficção, pois eu particularmente não gosto de usar audiobooks com livros de não-ficção (estes, eu gosto de ler usando ebooks mesmo para poder fazer anotações, marcar trechos, poder reler algumas partes com mais facilidade de acesso).

Eu também gosto de ouvir trechos da Bíblia em inglês, principalmente para treinar a pronúncia de palavras mais difíceis, como nome dos personagens bíblicos e de lugares.

E você, já usou audiobooks? Como foi a experiência? Se você nunca usou, experimente com algum dos recursos gratuitos que eu mencionei neste artigo, e depois compartilhe conosco como foi sua experiência. Se quiser, pode compartilhar também outros sites, só peço que não cite sites com conteúdo ilegal ou pirata.

E fica para um próximo artigo o tema específico sobre apps para ouvir audiobooks no smartphone ou tablet, fique ligado!

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no

22 Comentários

  1. Muito boa dica. Durante um bom tempo de minha vida profissional, fiquei um bom tempo em fretados, metro ou trem (além de aeroportos). Embora somente nos últimos anos tenha usado os audiobooks, posso assegurar que foram horas muito proveitosas. Eu baixava os livros e ia “lendo” os capítulos durante as viagens ou espera. Suas dicas de sites são ótimas. Eu costumava usar o librivox, mas baixei de outras também como a learnoutloud.com. Foram clássicos da literatura, livros para aprimoramento profissional e alguns simplesmente por curiosidade. Como a “leitura ” de audiobooks exige atenção, eu não recomendo para aqueles que estão dirigindo. Fora isso, está liberado!

    Envie uma resposta
    • Eduardo, agradeço seu comentário e por compartilhar sua experiência com audiobooks. Acredito que isso incentivará outros leitores a experimentarem também.
      E vou também checar o site que você mencionou, eu ainda não o conhecia.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  2. Super interessante sua postagem, Cris! Está de parabéns. 😉
    O mercado brasileiro de audiolivros já foi mais escasso com relação a esse conteúdo, mas, chegamos pra mudar esse cenário! 😉

    Viemos com nosso site e nosso app trazer uma nova forma de entretenimento e consumo de cultura.

    Te convidamos a conhecer o Ubook, um aplicativo que funciona como a Netflix, só que com livros: você assina e pode ouvir ilimitadamente pelo periodo contratado qualquer audiolivro do nosso catalogo. 😉

    Que tal? Vale muito a pena conhecer e tirar suas próprias conclusões.

    Um abraço,
    Equipe Ubook 😉

    Envie uma resposta
    • Eu agradeço o comentário e incentivo, e fiquei interessada no Ubook.
      Vi que dá para experimentar de graça por uma semana, assim que eu conseguir uma semana mais tranquila eu pretendo fazer a experimentação e escrever aqui no blog sobre o serviço.
      Muito obrigada!
      Abraços!

      Envie uma resposta
  3. Tenho dúvidas quanto a comprar audiobooks, queria compra los em inglês para acompanhar a leitura, mas não sei se vem o livro físico ou só o audio. Alguém pode me essa tirar essa dúvida.

    Envie uma resposta
    • Rhoana, se você comprar o audiobook, vem só o livro em áudio mesmo, não vem o ebook escrito. Na Amazon americana, eles fazem desconto quando você compra um, para adquirir o outro. Isso não tem na Amazon brasileira, infelizmente, pois eles não vendem aqui os audiobooks que estão disponíveis no site americano.

      Envie uma resposta
      • Oi Cris, tudo bom?

        Então, achei super atrativa essa ideia de comprar o ebook e ganhar o desconto na compra do audiobook (pelo audible), mas nunca tinha visto isso antes. Onde posso me informar mais sobre isso?

        Envie uma resposta
        • Marcus, até onde sei, isso só vale para a loja americana da Amazon, que vende audiobooks (na brasileira, por enquanto só se vende o ebook Kindle ou a versão impressa).

  4. Cris .
    Tuas dicas sobre sites para audiobooks dão uma grande contribuição para nós usuários . Possuo um kindle básico e pergunto se o mesmo é compatível com audiobooks.
    Agradeço a atenção.
    Ricardo

    Envie uma resposta
    • Ricardo, até onde eu sei, ele não é. Confira se ele tem fone de ouvido ou saída de áudio, pois se eu não me engano, ele não tem. A Amazon deixou de colocar estes recursos nos Kindles há algum tempo.

      Envie uma resposta
      • Agradecido pela resposta , Cris .
        Meu kindle não tem saída de audio . O livro que procurei só havia em audiobook e fiquei na dúvida . Terei que ouví-lo em um pc.
        Abç
        Ricardo

        Envie uma resposta
        • De nada, Ricardo. Se você tiver um smartphone, poderá ouví-lo nele também.

  5. Passo vocês um link que me parece interessante:learnenglishreading.com. É um site de audiolivro gratuitos com sincronização de texto e audio. Tem dicionário, pode traduzir o texto.Ademais permite sublinhar texto e guardar vocabulário para depois repassar com um jogo de Cartas (FlashCards). Ademais é gratuito. Espero que resulte vocês útil. Saudações

    Envie uma resposta
  6. Olá! Sou dono de uma livraria no interior de São Paulo e gostaria de saber se existe mercado de revenda de audiobooks sem ser em cd mas em outros arquivos, como eu poderia trabalhar esse mercado e até os ebooks

    Envie uma resposta
  7. Oi Cris! Vale citar o site http://www.jw.org, com um catálogo invejável de audiobooks gratuitos. Ele é o site mais traduzido do mundo, com quase 800 idiomas, e conteúdo em áudio e video de alta qualidade. Só a Bíblia, que eu tenha visto, está disponível para ouvir em mais de 20 idiomas. Parece que estão produzindo uma versão com vários personagens para a Bíblia, o que é ainda mais rico.

    Também há diversos títulos de livros, revistas, folhetos e brochuras com áudio disponível, além de grande parte das matérias do site em si. Também gostei de ver que existem outros materiais inclusivos, como mais de 80 línguas de sinais, incluindo a LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais, que já tem todo o Novo Testamento em video para download grátis.

    Espero que visitem para ver a magnitude do catálogo deles, sou um ouvinte assíduo do site.
    Um abraço!

    Envie uma resposta
  8. Olá, gostaria de trabalhar como freelance transformando livros em audiolivros, através de um programa, como por exemplo, uma pessoa me encomenda um livro em audio, porque tem dificuldades visuais, ou não tem tempo de ler, um livro de um autor X, seria ilegal, eu estou cometendo crime de direitos autorais pelo livro não ser de minha autoria?

    Envie uma resposta
    • Dany, até onde sei, se você fizer um audiobook de um livro com direitos autorais, você pode sim estar violando estes direitos. A opção mais segura seria trabalhar com livros de domínio público, mas aí você ficaria restrito a livros antigos, clássicos. Vale a pena consultar um advogado que atue nesta área (não pergunte a qualquer um, pois já vi advogado falando bobagem sobre este assunto).

      Envie uma resposta
  9. Boa noite!

    ha muito tempo venho usando meu KINDLE em especial para a leitura no idioma Inglês, porem gostaria de saber se existe algum aplicativo( custo baixo) para Iphone que se possa ouvir e ler ao mesmo tempo. Isso ajudaria muito no meu aprendizado do Inglês. Obrigada por sua atenção.
    Como procuro um KINDLE( ou similar )com a função para ouvir ?

    Envie uma resposta
  10. Bom dia, Cris. Gostaria de comprar um mp3 player para ouvir áudio livros, mas não tenho certeza se um aparelho comum é compatível com os formatos dos arquivos da Amazon e de outros revendedores. Meu interesse se deve ao fato de não querer consumir a bateria do meu celular e também de não querer andar com um tablet, que é algo mais volumoso. Um mp3 player atenderia a ambos os requisitos: autonomia e volume, mas tenho dúvida sobre a compatilidade dese tipo de dispositivo com os formatos de livros disponíveis no mermercadoainda sobre a capacidade de eles serem capazes de armazenar uma obra inteira. V poderia me ajudar?

    Envie uma resposta
    • Alfredo, quando você compra um audiobook na Audible (a empresa da Amazon que comercializa apenas audiobooks), você pode ouvi-los usando a app da própria Audible (ou seja, se você tiver um smartphone, nem precisará gastar dinheiro com um mp3 player). Se você quiser usar um mp3 player, veja nesta página de ajuda da Audible como isso funciona:
      http://audible.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/4723/c/3089,3172
      Note que, se desejar, você pode se inscrever na Audible, você terá um mês grátis para testar, e se não quiser continuar, poderá cancelar antes do primeiro pagamento.
      Espero ter ajudado. Abraços!

      Envie uma resposta
  11. Ola Cristiane! Auxílio desde há alguns anos uma comunidade em povoado no sertão da Bahia onde grande parte e analfabeto, ou semi alfabetizado ou sem acesso a livros! Meu apoio a eles foi quase sempre material, mas vejo nos áudio livros uma esperança a mais de ampliar meus serviços que são 100% voluntários! Essa busca em ampliar serviços no local através de áudio livros e similares, visa apoio de caráter intelectual em TODAS as áreas da educacao e também da evangelização! Gostaria de aproveitar este TEU blog para pedir caso alguém de qualquer parte do Brasil ou do mundo , especialmente irmãos Brasileiros que quizerem e puderem me auxiliar nessa obra, que por favor me contatem através do e-mail neons2001@hotmail.com. Meu nome é Maria e resido em New York. Visito e apoio esse povo do sertão brasileiro há uma década e meus serviços são totalmente em caráter de voluntariado. NÃO aceito dinheiro em espécie, mas sim ajuda em formas outras , NESTA oportunidade QUEM sabe os aficcionados ou experientes poderiam ampliar minhas chances de ajuda e oportunidades doando material de audio books NESSA área educacional, saúde e evangelização? Deus te abençoe Cristiane 🙏e aos seus leitores e colaboradores, cordiais saudações, ✍🏼️Maria, neons2001@hotmail.com

    Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário