Como funciona a tela e-Ink dos e-readers

Você já deve ter ouvido falar sobre a tela e-Ink, usada nos e-readers, e como ela é mais agradável para ler do que as telas LED e LCD dos tablets, smartphones e computadores. Mas você sabe por que ela é melhor para a leitura e por que não cansa tanto a vista? Vou explicar para você como ela funciona para que você entenda isso.

Como funcionam as telas e-Ink

Na verdade, o funcionamento das telas e-Ink não é complexo. Estas telas são formadas por duas camadas transparentes e no meio delas há microesferas que são as responsáveis pela montagem da imagem.

Estas microesferas, no caso da maior parte dos e-readers (como Kindle, Kobo, Lev, etc) contém pigmentos magnéticos da cor branca e da cor preta. Através da combinação destes pigmentos, tem-se os tons de cinza nos inúmeros pontos na tela, que acabam por formar a imagem.

Estas pigmentos são posicionados magneticamente. Se é necessário formar um ponto preto, os pigmentos brancos são levados para o fundo, enquanto os pigmentos pretos vão para a frente. Para um ponto branco, é o contrário. Para tons de cinza, o campo magnético manipula os pigmentos de forma a combinar os de cores pretas e brancas para formar o tom correto.

Parece complicado? Veja a imagem abaixo:

tela e-ink

Nesta imagem:

  1. Camada superior (para a qual nós olhamos)
  2. Camada transparente de eletrodos
  3. Microcápsulas transparentes (as esferas)
  4. Pigmentos brancos com carga positiva
  5. Pigmentos pretos com carga negativa
  6. Fluído transparente
  7. Camada de eletrodos dos pixels
  8. Camada de suporte inferior (fica na parte de trás da tela)
  9. Luz
  10. Ponto branco
  11. Ponto preto

Olhando a imagem acima, você pode ver na primeira esfera, um exemplo de ponto branco, onde todos os pigmentos brancos foram magneticamente deslocados “para cima”, ou seja, para o lado da tela onde está a parte visível, enquanto os pretos foram deslocados “para baixo”, ou seja, para o fundo onde não são visíveis.

Na segunda esfera, temos um ponto cinza, combinando pigmentos pretos e brancos. Note que eles não ficam separados como na imagem ilustrativa, eles se misturam formando um ponto cinza uniforme.

E na terceira esfera, é formado um ponto preto, com a movimentação dos pigmentos pretos para cima e dos brancos para baixo.

Vale mencionar que existem telas e-Ink coloridas, e neste caso são usados pigmentos nas cores vermelha, verde e azul para formar os pontos coloridos na tela.

E-Ink, papel e LCD

Não sei se você percebeu, mas eu não falei nada em acender pontos de luz aqui. Ou seja, esta tecnologia não usa luz para formar as imagens (não confundir com a luz do item 9 da figura, que apenas representa a luz do ambiente que torna possível que nós vejamos a imagem na tela).

Por isso esta tecnologia é chamada de e-Ink, ou papel eletrônico, pois ela imita um ponto impresso através do posicionamento dos pigmentos. Como não é emitida nenhuma luz, isso causa muito menor incômodo na vista, e temos a sensação de estarmos lendo em papel.

Agora, para ter uma ideia de como esta tecnologia se compara com o papel e com uma tela LCD, veja a imagem a seguir:

eink-papel-lcd

Esta imagem mostra uma comparação de um texto numa tela e-Ink, depois em papel e no terceiro  em uma tela LCD, todas as três na mesma magnitude de zoom.

Note como na tela e-Ink praticamente não há perda de qualidade na imagem, enquanto que na tela LCD você já começa a ver os pixels coloridos que formam a imagem.

Lembrando que a tela LCD é formada por grupos de três pontos, vermelho, verde e azul, que ao acender com determinadas intensidade, formam as cores.

Outra comparação muito interessante foi feita pelo site OSX Daily, que mostra a comparação de uma tela e-Ink e da tela de um iPhone (com tela normal, não com o Retina Display) primeiro com zoom de 25X e depois com zoom de 400X. Vale a pena dar uma olhada.

E os e-readers com luz?

Você pode estar se perguntando: a Cris está dizendo que os e-readers que usam tela e-Ink não emitem luz. Mas e os e-readers como o Kindle Paperwhite e o Kobo Glo que vêm com luz?

Bem, na verdade, esta luz é apenas para iluminar a área de leitura, não é usada para formar a imagem como no caso das telas LCD.

Esta luz é emitida a partir da lateral do e-reader em direção à tela, e não em direção aos olhos do usuário. Por isso, mesmo havendo esta luz, ela incomoda muito menos do que a luz das telas LCD, pois elas não são lançadas em direção aos seus olhos.

Veja esta foto do Kindle Paperwhite aberto, que mostra onde a luz é emitida:

Kindle Paperwhite Light

Uma camada extra na construção da tela tem a função de fazer com que a luz emitida nas laterais seja distribuída por toda a tela uniformemente.

Sobre o consumo de bateria

Um ponto interessante sobre a tela e-Ink é que, como você pode perceber na explicação de como ela funciona, só é necessário usar energia da bateria para posicionar as esferas para montar a imagem. Depois que a imagem é montada, não é necessário mais usar a bateria para mantê-la visível, como é o caso das telas LCD ou LED.

É por este motivo que a maioria dos dispositivos que usa telas e-Ink não desligam a tela por completo, deixando alguma imagem como se fosse um salva telas. Como manter uma imagem na tela não consome bateria, os fabricantes podem usar isso para deixar imagens bonitas na tela ou até mesmo para mostrar propagandas, como é o caso do Kindle da Amazon que é vendido com a opção “Special offers” (só válido para moradores dos Estados Unidos).

Espero que com esta explicação tenha ficado mais claro para você como funciona a tecnologia e-Ink, e porque ela é melhor para leitura, principalmente em períodos mais prolongados.

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no
Career Category (Portuguese)468x60

26 Comentários

  1. Olá Cris, td bem? Achei muito interessante sua explicação, ganhei um kindle há 1 mês e estava desligando ele sempre, agora entendi que o certo é deixá-lo no modo repouso. Mas estou com uma dúvida, se ele ficar muito tempo com essa imagem que fica estática como um protetor de tela, não pode acabar marcando a tela com o tempo? Obrigado.

    Envie uma resposta
    • Ricardo, isso só acontece se houver algum defeito ou se a tela e-ink for de qualidade inferior (não é o caso do Kindle). Mas pensando em prolongar a vida útil da bateria, se você for deixar seu Kindle sem uso por um período prolongado (digamos, mais de 2 semanas), então o ideal é desligá-lo mesmo. Mas se você o utiliza pelo menos uma vez por semana, pode deixar na tela de repouso sem problemas.

      Envie uma resposta
  2. Olá! Recebi meu kindle ontem e estou com uma dúvida! É possível alterar a cor do fundo da tela para preto com letras brancas!?
    Obrigada e parabéns pelo blog! Tô aprendendo a usar o kindle lendo seus posts!

    Envie uma resposta
    • Oi Kelly! Eu agradeço seu comentário, obrigada!
      Sobre sua pergunta, você está falando do e-reader Kindle (não do tablet), certo?
      No caso do e-reader, o que você vê no fundo não é uma cor customizável. A tela e-ink procura imitar uma folha de papel, assim é formada a “cor de fundo”, como eu expliquei neste post. Por isso, não temos a opção de alterá-la.
      Abraços!

      Envie uma resposta
  3. Olá, gostaria de saber se é melhor desligar a tela enquando não usa (tela em branco) ou deixar a de descanso. E se o preto desbota com o tempo.

    Envie uma resposta
  4. Olá. Recentemente eu comprei um kindle e percebi que na tela dele tem uns bordas pretas bem fininhas, sendo que a inferior é um pouco maior, é normal mesmo?

    Envie uma resposta
    • Ricardo eu tenho um kindle paperwhite e não tem essas bordas pretas não. Na verdade eu nunca vi isso que você está falando.

      Envie uma resposta
  5. Parabéns pelo site! Excelente conteúdo! Me ajudou muito com todas as dúvidas! 🙂

    Envie uma resposta
  6. Comparei a tela do meu Kindle 4 com a de um amigo e a minha está “embaçada” o preto não está tão preto quanto a dele e nem o branco tão branco. Algo pode ser feito para melhorar esse contraste?

    Envie uma resposta
    • Cara se a versão do kindle do seu amigo for mais recente que a sua, provavelmente a tela do dele será melhor. Agora se você e ele possuem o mesmo modelo de aparelho. o seu pode estar com algum problema talvez.

      Envie uma resposta
  7. Olá Cris, quero parabenizá-la pelos posts do seu blog precisamos divulgar mais conteúdo sobre a leitura digital. Estou escrevendo um artigo e também um capítulo de livro e encontrei seu blog. Como dica, tente ver se pode apresentar o nome de quem publicou o post (caso você venha a incluir colaboradores no blog ou apenas o seu nome) e a data que publicou para que ele seja citado.

    Envie uma resposta
    • Oi David! Muito obrigada pelo comentário.
      Quanto ao autor, toda vez que você vê o meu nome, eu sou a autora do post. Quando é outra pessoa, o post aparece da seguinte forma:
      http://www.vidasempapel.com.br/humble-ebook-bundle-2/
      Quanto à data, eu tive uns problemas com o tema que estou usando, onde a data estava muito feia, na minha opinião, por isso acabei optando por não apresentá-la. Mas vou voltar a esta questão e gastar um pouquinho mais de tempo, acho que vale a pena.
      Obrigada!

      Envie uma resposta
  8. Olá Cris, boa noite.
    Estou pesquisando para comprar um Kindle e me deparei com uma dúvida enviada por Marcelo Sá Teles em 02 de dezembro de 2014 e não respondida, como segue:
    “Boa tarde, Cris!
    Após 2 meses utilizando o meu kindle paperwhite, percebi que tem alguns livros que originalmente o texto contem tonalidades/cores diferentes e quando vou lê-los no kindle as letras ficam um pouco claras, incomodando um pouco a leitura. Você sabe alguma forma de escurecer as letras, ou no kindle ou com algum programa de conversão?”
    Gostaria de uma opinião sua a respeito do assunto em questão.

    Envie uma resposta
    • Isaac, Bom dia! Tem letras que são brancas no formato epub e quando eu envio para o kindle a letra branca é invisível. Isso é muito como em títulos, onde as letras em branco ficam em cima de um retângulo de de outra cor qualquer. Neste caso, ao enviar para o kindle, não possível ler o título ou sequer saber quando termina um capítulo e inicia outro. O que eu fiz para resolver isso não é muito simples, mas funciona. Eu abro o epub no calibre e seleciono a função editar o livro. Do lado esquerdo, procure pela aba “Estilos”. Nesses arquivos que ficam aí (*.css) estão as configurações do livro. O que vc vai precisar fazer é procurar pelo local que diz que no campo “X” a cor vai ser “Y”. Normalmente procuro pela cor branca (#FFFFFF) e substituo pela cor preta (#000000). O mesmo você pode fazer com outras cores claras. Só tome cuidado para não mudar a cor de fundo do livro. Então, se encontrar um campo com o nome “background-color”, deixe-o como está. rsrsrs.
      Depois que substituiu é só salvar, converter para MOBI e enviar para o kindle.
      Obs¹: Não sou conhecedor da edição de livros digitais. Então, se fizer, é por conta e risco. Faça backup do livro antes. Vai que…
      Obs²: Para saber o códigos das cores, procure na internet uma tabela. Eu uso esta (http://html-color-codes.info/Codigos-de-Cores-HTML/).

      Envie uma resposta
    • Isaac,
      Provavelmente você e o Marcelo estão lendo um arquivo PDF, é isso mesmo? Pois o formato nativo do Kindle ou o MOBI não apresentam este tipo de problema (a não ser que seja algum problema na tela em si, o que acho pouco provável).
      Se for PDF, o que pode estar acontecendo é que o contraste entre a cor de fundo e a cor da fonte não é grande o suficiente para dar um resultado bom na tela não colorida. Você pode sim tentar converter o arquivo para ver se fica melhor. Eu escrevi vários posts mostrando várias ferramentas para fazer isso, veja:
      http://www.vidasempapel.com.br/tag/conversao-pdf/
      Eu sugiro você tentar, dentre estas alternativas, o serviço da própria Amazon. Veja se isso resolve a questão, OK?
      Abraços!

      Envie uma resposta
  9. Obrigado pelo post, tirou as dúvidas de um iniciante no mundo dos e-Readers. Excelente site! 🙂

    Envie uma resposta
    • Guilherme, muito obrigada por seu comentário, fico feliz que o post tenha esclarecido suas dúvidas e que você tenha gostado do site.
      Valeu!!!

      Envie uma resposta
  10. Boa tarde, Cris!
    Após 2 meses utilizando o meu kindle paperwhite, percebi que tem alguns livros que originalmente o texto contem tonalidades/cores diferentes e quando vou lê-los no kindle as letras ficam um pouco claras, incomodando um pouco a leitura. Você sabe alguma forma de escurecer as letras, ou no kindle ou com algum programa de conversão?

    Envie uma resposta
    • Cara, aconteceu o mesmo comigo. Acredito que seja um defeito, mas infelizmente a Amazon não oferece suporte para Kindle após 1 ano de garantia, o que me levou a perceber que os aparelhos são feitos para serem descartados após um tempo e você ter que adquirir outro.

      Envie uma resposta
  11. Cris nota 10 para você!

    Agora sim entendi bem a diferença entre um tablet e um e-reader. Já sabia que não imitiam luz mas ainda tinha algumas dúvidas do seu funcionamento.

    Parabéns pelo artigo!

    Envie uma resposta
  12. Olá, existe algum cuidado especial com as telas e-ink com relação em deixar ele próximos de dispositivos eletrônicos? Por exemplo, celulares, magnetismo ou outros fatores?
    Pergunto isso pela composição magnética da tela.

    Envie uma resposta
    • Eu pesquisei sobre isso uma vez, e a informação que encontrei em vários fóruns é que não haveria problemas não.

      Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário