Como gerenciar melhor seus ebooks com Calibre

Hoje em dia, é muito fácil encontrar ebooks em vários formatos, conforme já expliquei anteriormente neste post, e por mais organizado que você seja, pode ser que quando você precisa encontrar um determinado ebook ou arquivo de texto digital, não seja tão fácil. Pode ser que você não lembre se possui aquele ebook no formato que você deseja, e se precisar convertê-lo, pode ser que não seja assim tão fácil.

Mesmo que você não seja fã de ebooks, você deve possuir vários documentos que quer organizar para poder encontrá-los e utilizá-los de forma mais fácil e prática.

Eu tenho uma sugestão que pode lhe ajudar bastante a gerenciar seus ebooks e arquivos de texto digital: o software Calibre.

O que é o Calibre?

calibreCalibre é um gerenciador de ebooks. Ele cria uma biblioteca, e te permite organizar seus ebooks, convertê-los de formato, exportá-los para os leitores de ebooks, etc. É uma ferramenta muito poderosa que poderá lhe ajudar bastante.

O Calibre está disponível para as plataformas Windows, MacOS X e Linux. Você pode baixá-lo clicando neste link. Note que no site você encontrará também uma versão identificada como portable, que é uma versão para Windows que não requer uma instalação padrão. Quando você o “instala”, ele é apenas copiado para um pendrive e você poderá executá-lo de lá em qualquer microcomputador que rode no mínimo Windows XP SP3 (segundo as informações do site). Você pode portanto criar uma biblioteca de ebooks portátil em seu pendrive ou disco rígido externo.

Conheça o Calibre

Se você fala inglês, veja o vídeo abaixo onde o desenvolvedor navega pelo Calibre e mostra como usá-lo. Você verá quantos recursos este software oferece:

Você pode também ler este tutorial (em português) que eu escrevi para o site AppTuts, onde eu descrevo os passos para fazer uma conversão de formatos de ebooks usando o Calibre.

Estes dois recursos te darão uma ideia de quão poderoso é este software. Chega a ser difícil de acreditar que ele seja gratuito.

Uma visão geral do Calibre

Veja na imagem abaixo a janela principal do Calibre:

Calibre - janela principal

A janela principal contém no topo um menu de botões, onde você encontrará:

  • botão Adicionar livros: através dele, você adiciona livros na sua biblioteca, navegando até o diretório onde estão os livros desejados e selecionando-os. Se quiser adicionar todos os livros em um determinado diretório, basta clicar na seta ao lado do botão, que abrirá um menu, e selecionar o terceiro item: Adicionar livros de um diretório, incluindo subdiretórios (vários livros por diretório, assumindo que cada livro é um livro diferente).
  • botão Editar metadados: através deste botão, você abrirá um painel onde poderá editar os metadados do livro, ou seja, título, nome do autor, editora, data de publicação, capa, etc. Para um exemplo, veja o tutorial de conversão de ebooks que mencionei acima.
  • botão Converter livros: como o nome sugere, este botão é usado para converter ebooks para outros formatos. O tutorial que mencionei descreve como fazer a conversão em detalhes.
  • botão Exibir: abre o ebook para leitura. Dependendo do formato, ele usará o próprio Calibre para abrí-lo, ou usará um aplicativo externo.
  • botão com número de livros: este botão abre um menu com várias opções para gerenciar a sua biblioteca.
  • botão com coração: acessa o site do Calibre para que você faça uma doação para o desenvolvedor.
  • botão Obter notícias: através deste botão você escolhe canais de notícias dentre vários disponíveis que podem ser atualizados e gravados como se fossem um livro, para você ler no Calibre ou no seu leitor de ebooks preferido.
  • botão Obter livros: permite que você faça uma busca por livros em sites de vendas como Amazon, Barnes & Noble, etc.
  • botão Salvar no disco: este botão permite que você salve o(s) arquivo(s) do livro selecionado em um diretório que você escolherá no disco, para que você tenha acesso ao(s) arquivo(s) diretamente. Pode ser usado para exportar um ebook para um leitor ou aplicativo.
  • botão Conectar/Compartilhar: este botão abre um menu com várias opções para você conectar a dispositivos ou ao iTunes, inicializar o servidor interno do Calibre (para você poder acessá-lo através da rede local ou Internet), etc.
  • botão Remover livros: use este botão para remover livros da sua biblioteca.

Nos painéis abaixo do menu, à esquerda você encontrará o navegador por tags. Neste painel, você encontrará várias formas de navegar e localizar seus ebooks. Por exemplo, você pode clicar em Autores, clicar na primeira letra do nome ou sobrenome do autor (dependendo de como esteja organizado), e localizá-lo na lista. Clicando no nome do autor, você verá na lista de livros apenas os livros daquele autor.

Calibre - listagem por autor

No painel central, como você já deve ter percebido, você verá a lista de livros, e no painel à direita você verá os detalhes do livro selecionado (capa, autor, formatos disponíveis, etc).

Por onde começar?

Para começar a usar o Calibre, basta adicionar seus ebooks (através do botão Adicionar livros) e se necessário corrigir os metadados deles (através do botão Editar metadados). Uma vez que você comece a organizá-los, você verá que será muito mais fácil encontrá-los, lê-los, usá-los.

E além disso, para aqueles casos onde você possui um ebook num formato mas gostaria de lê-lo num leitor que requer outro formato, você pode usar o próprio Calibre para fazer a conversão.

Comece a explorá-lo, se você fala inglês não deixe de assistir o vídeo que já ajudará bastante a conhecer o software, e você verá como ele te ajudará a gerenciar sua biblioteca eletrônica.

Se você tiver alguma dúvida, ou se quiser solicitar um tutorial específico mais detalhado, faça seus comentários ao final deste post.

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no

70 Comentários

  1. O programa parece ser muito bom mesmo. Então, queria saber se tem como transferir para o kindle (que talvez eu ganhe um, mas eu já disse isso em outro post seu) os arquivos convertidos pelo Calibre.

    Envie uma resposta
    • Marina, quando você conecta o Kindle ao computador usando o cabo USB, o Calibre o reconhece e acrescenta um botão no menu superior para acessá-lo. Com isso, você poderá usar o próprio Calibre para copiar um ebook da biblioteca para o Kindle. Ou você pode também pegar o arquivo convertido e copiá-lo manualmente (mais detalhes neste post).
      Um abraço!

      Envie uma resposta
    • Cara Cris, sou fã do Calibre e aprendi muito com suas dicas, porém após organizar todos os meus livros no mesmo, descobri que estou com problemas no meu computador, tive o trabalho de colocar um por um 876 livros. Se possível gostaria de saber se tem como fazer um becape dos arquivos e após a formatação colocá-los novamente. Desde já, agradeço a sua atenção.

      Envie uma resposta
  2. Quando converto o livro no Calibre, ele fica sem capa no Kindle. Não importa se coloco uma imagem para capa ou se uso a capa do pdf, quando coloco no kindle a capa não aparece na miniatura do arquivo. Gostaria de saber como faço para que a capa apareça?

    Envie uma resposta
    • Awen,
      Outro leitor do blog, o Tiago, me passou esta resposta: basta você usar a opcão “Enviar para o dispositivo” do próprio Calibre para enviar o ebook para seu e-reader.
      Esta opção fica disponível quando você conecta o Kindle no seu computador via cabo USB e executa o Calibre.
      Veja se isso também resolve o problema para você.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  3. Olá. Minha dificuldade maior é em salvar os arquivos no formato autor – título Ex: (Pessoa, Fernando – Pessoa Revisitado).
    Obrigado.

    Envie uma resposta
    • Oi Luis Fernando! Desculpe a demora em te responder, mas eu estava sem meu notebook estes últimos dias, e eu precisava olhar no Calibre para responder sua pergunta.
      Pelo que entendi, você quer que o Calibre salve os arquivos com “autor – título” no nome do arquivo, é isso?
      Ah, mas antes de fazer qualquer alteração, faça um backup do diretório da sua biblioteca, por via das dúvidas.
      E então faça o seguinte: abra o Calibre, clique no menu em Preferências, depois clique na opção Preferências. Na janela que se abrirá, localize o título “Importar/Exportar”, e abaixo dele clique no botão “Salvando livros para o disco”. Abaixo de “Modelo de gravação”, você verá um campo onde você define o formato como os arquivos serão gravados. Aqui no meu este campo contém:
      {author_sort}/{title}
      Você pode manter a primeira parte, que determina que um diretório será criado para cada autor (eu particularmente prefiro assim) e depois vem o nome do arquivo. Tente mudar este campo para o seguinte valor, veja se isso atende o que você precisa:
      {author_sort}/{title} – {author_sort}
      Depois de alterar, clique no botão Aplicar no canto esquerdo superior, e depois em Fechar no canto direito inferior.
      Eu não sei se a alteração afeta os arquivos já existentes. Na dúvida, importe um arquivo novo e veja se ficou do jeito que você queria.
      Se ele não mexer nos arquivos antigos, eu sugiro fazer um backup do diretório de sua biblioteca, e mudá-la para outro diretório, para forçar o Calibre a renomeá-los todos.
      Avise se tiver mais alguma dúvida.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
      • Obrigado, vou tentar isso.

        Envie uma resposta
        • De nada, espero que resolva sua questão. Abraços!

        • Olá, Cris! Também quero mudar os nomes dos arquivos, colocando nomes de autores antes (fica melhor organizado), mas mesmo fazendo conforme você ensinou, não deu certo. 🙁
          Não parece ter jeito de mudar isso… uma pena. Se vc souber de alguma outra maneira de alterar essa configuração, avise, por favor?
          Abs!

  4. Minha maior dificuldade no Kindle é que a maioria deles possuem erros de português e enormes espaçamentos, como faço pra regular isso? Fora que em PDF fica um caos, mesmo sendo convertido.

    Envie uma resposta
    • Estêvão, eu não costumo comprar títulos em português para o Kindle, pra falar a verdade, por isso realmente não sei como é a qualidade dos mesmos, mas vale lembrar que a Amazon não é editora, ela apenas vende as publicações. Quem é responsável pela qualidade do ebook em todos os aspectos (texto, gramática, aparência, descrição, formatação, etc) é a publicadora, que pode ser uma editora, ou pode ser o próprio autor.
      Se você estiver lendo ebooks comprados ou em formato MOBI, você poderá customizar a fonte, tamanho e espaçamento entre as linhas. Se estiver lendo arquivos PDF, aí não dá para customizar por uma limitação do formato PDF. Veja este artigo onde eu explico um pouco mais sobre isso:
      http://www.vidasempapel.com.br/lendo-arquivos-pdf-no-kindle/
      No caso de arquivos PDF, eu evito convertê-los, pois raramente obtenho um resultado bom (dá para quebrar o galho, mas geralmente fica melhor usar o PDF original mesmo). Se a fonte original for pequena, tente ler em landscape, pode ser que isso já ajude.
      Veja o artigo que eu mencionei, acho que ele poderá esclarecer algumas coisas para você.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  5. Oi Cris! Adorei suas explicações sobre o Calibre, mas fiquei apenas com uma dúvida… Como faço para exportar a minha lista de livros no calibre? Você sabe como faz?

    Envie uma resposta
    • Samantha,
      Não entendi bem o que você quer fazer. Você quer que o Calibre gere uma lista dos ebooks que você possui? Não sei se dá para fazer isso, terei que pesquisar (confirme se é isso, OK?).
      Ou será que você quer exportar os ebooks? Se for isso, não precisa. O Calibre é só uma “casca” que trabalha nos arquivos que estão no seu disco rígido. Se você for no diretório que definiu como biblioteca do Calibre, você verá subdiretórios com nomes dos autores e depois com nomes dos livros. Lá dentro você encontrará os arquivos dos ebooks.
      Confirme para mim o que você deseja fazer para eu poder verificar como fazê-lo, OK?
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
      • Cris, me desculpe por não ter sido muito clara. As vezes penso em dizer algo e fica tão confuso que nem eu me entendo…

        O meu “problema” é o seguinte… Eu tenho mais ou menos 2mil ebooks. Massss queria exportar uma lista que contivesse ao menos o nome do livro e autor para me facilitar antes de baixar novos títulos…

        Se fosse possível exportar algum tipo de lista para o excel, eu poderia usar o auto-filtro para arrumar/filtrar e comparar com minha biblioteca física. Assim, poderia colocar no kindle somente os livros que estivessem pendentes para ler.

        Envie uma resposta
        • Samantha, entendi sua dúvida, aliás, que ótima pergunta, achei muito interessante.
          Eu não conhecia, mas fucei um pouco e encontrei o que você precisa. É só ir no menu principal (no menu mesmo, não nos botões) e clicar em Converter livros / Criar um catálogo dos livros na sua biblioteca do Calibre.
          Ele abrirá uma janela onde você poderá escolher várias informações. Eu recomendo testar com o formato CSV mesmo. Eu testei aqui e consegui importá-lo no Excel (note que você tem que usar a opção Import no Excel, e não a Open/Abrir).
          Outra dica: no teste que eu fiz, os comentários ficaram todos bagunçados, então vale a pena não levá-los para o arquivo. Para tirá-los, na janela onde você gerará o CSV, clique na aba Opções CSV/XML, e desmarque a opção “comments”. Se quiser, pode desmarcar outras coisas também para deixar o arquivo mais limpo.
          Faça alguns testes, pois é rápido, e faça a importação no Excel para ver como fica.
          Acho que é isso! 🙂
          Um grande abraço!

        • Olá Cris!

          Segui rigorosamente suas instruções e consegui rapidamente uma lista dos livros! Não saiu tão boa quanto eu esperavam pois eu tenho muitos livros a acertar o metadados. Será meu trabalho para o fim de semana, acho que finalmente conseguirei uma listagem legal.

          Acrescentei à lista o formato do arquivo, assim, consigo saber o que é em ePub, mobi ou PDF e também a coluna “séries”, depois, aproveitei as maravilhas do excel para arrumar a lista de uma maneira que ficasse bom para localizar rapidamente os itens e ver em quais séries estavam faltando livros.

          Agradeço imensamente seu cuidado e atenção. Já estou seguindo teu blog, porque né? Nem sempre encontramos pessoas tão gentis e com um conteúdo bacana!

          Obrigada mesmo!

        • Samantha,
          Desculpe a demora em responder, mas fico feliz que funcionou e que você já está conseguindo usar a lista que queria, que bom.
          É um prazer ajudar.
          Um grande abraço!

  6. Se puder me ajudar tipo enviar um e-mail por favor.
    Tenhos ebooks em inglês e português mas não há o quefazer para separar por idioma, fica tudo misturado. Obrigada.
    [Editado pelo moderador – remoção do endereço de email]

    Envie uma resposta
  7. Olá, tenho usado o Calibre para conversão de arquivos, mas o que realmente me incomoda nele é o modo como ele guarda as informações.
    Ele cria um diretório para cada livro dentro do diretório do autor do livro.
    O que eu realmente gostaria é que ele criasse o diretório do Autor e detro dele colocasse TODOS os livros do autor (sem subdiretórios).
    Gostaria de saber se isso é possível e, se sim, como faço isso, uma vez que já andei mexendo em todas as configurações dele e não consegui alterar o modo como ele faz isso.

    Envie uma resposta
    • Roberto,
      Antes de mais nada, peço desculpas pela demora em responder sua pergunta, eu tive que deixar o blog de lado neste início de ano.
      Talvez haja uma opção que faça o que você deseja. Eu sugiro que você crie uma biblioteca separada de teste, por via das dúvidas.
      Faça o seguinte: abra o Calibre, clique no menu em Preferências, depois clique na opção Preferências. Na janela que se abrirá, localize o título “Importar/Exportar”, e abaixo dele clique no botão “Salvando livros para o disco”. Abaixo de “Modelo de gravação”, você verá um campo onde você define como os arquivos são gravados. Aqui no meu este campo contém:
      {author_sort}/{title}
      Talvez se você remover a barra que indica o subdiretório, colocar um traço ou colocar qualquer outra combinação que desejar, você consiga o que você deseja.
      Depois de alterar, clique no botão Aplicar no canto esquerdo superior, e depois em Fechar no canto direito inferior.
      Espero que dê certo!
      Um grande abraço.

      Envie uma resposta
  8. Cris, PARABÉNS pelo blog! Tem me ajudado muito.

    Eu tenho uma dúvida: É possível transferir os livros que tenho no meu iPhone e iTunes para o Calibre para, em seguida, exporta-los para meu Kobo?
    Grande Abraço.

    Envie uma resposta
  9. Quando se está lendo, tem como marcar o texto? (amarelinho!)

    Envie uma resposta
    • Carlin,
      Pelo que vi, há inúmeros pedidos de usuários para incluir o destaque de textos (highlight) no Calibre, mas o desenvolvedor afirmou que ainda não teve tempo de fazer. Vale a pena sempre atualizar o aplicativo quando tiver versão nova disponível, assim quando ele tiver esta nova funcionalidade, você a obterá.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
      • Obrigado Cris! Quando perceber não deixe de nos avisar.

        Envie uma resposta
        • Com certeza, Carlin, assim que sair esta funcionalidade, será tema de um post aqui.
          Abraços!

  10. Olá Cris! Gosto de ler meus livros grifando-os. Como faço para grifar os e-books nos calibre e coo salvar estas alterações?

    Envie uma resposta
    • Nungesses,
      O Calibre não tem um leitor de ebooks completo, ele tem apenas um visualizador para alguns formatos. Por isso, várias funções que a gente costuma encontrar nos leitores, não tem no Calibre, como é o caso de fazer destaques e anotações no ebook.
      O que eu sugiro é que você utilize um aplicativo mais dedicado à leitura de ebooks mesmo. Qual é o formato de arquivo que você costuma ler e qual é o sistema operacional que você utiliza?

      Envie uma resposta
  11. Cris, em primeiro lugar, muto obrigado por me responder.
    A maioria dos meus e-books estão no formato epub e meu sistema operacional é o windows 8.1, 64 bit.
    Aceito sugestões!

    Envie uma resposta
    • Nungesses, vamos ver se algum leitor recomenda algum aplicativo, pois eu uso Mac.
      Mas dei uma procurada no Google, e encontrei vários usuários recomendando o Book Bazar, que encontrei neste link aqui:
      http://apps.microsoft.com/windows/en-us/app/bf4896b8-4211-4817-9bd8-a5e2bf92fdca
      Como você usa o Windows 8.1, acho que é mais fácil encontrar apps usando a própria AppStore da Microsoft. Entre lá e faça uma busca por EPUB, acredito que você encontrará muitos aplicativos. Mas experimente o Book Bazar, e se puder deixe um comentário dizendo o que você achou dele, assim já fica a dica para outros leitores.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
    • Betania, se os ebooks em questão não tiverem DRM (proteção contra cópia inserida pelas lojas), você pode tentar convertê-los para um formato que seja mais fácil de trabalhar em editores, como é o caso do HTML. É importante no entanto lembrar que quando se trata de conversão, não dá para garantir que o arquivo resultante seja exatamente igual ao original, OK?
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  12. Ė possivle eu determinar em que posicao inicial o ebook abrir mo Kindle? Alguma opcao no calibre faria isso?

    Envie uma resposta
    • Carlos, até onde eu sei, não. Ele abrirá o ebook no primeiro “capítulo”, seja ele o prefácio, introdução, ou capítulo 1 mesmo. É o primeiro capítulo com texto (não apenas o sumário).
      Abraços!

      Envie uma resposta
  13. Bom dia. Se eu tenho um arquivo convertido para e-pub no meu kobo e eu grifo ele,tem como eu abrir esse arquivo com esse grifos no meu pc? Obrigado

    Envie uma resposta
    • Sergio,
      Instale o aplicativo do Kobo/Livraria Cultura, registre-o com seu usuário e baixe o ebook lá, isso deve resolver sua questão.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  14. Num outro artigo (já me perdi :p) a cris disse que aquele e-reader que lhe mostrei não abriria o formato da amazon. Eu penso que abre, ora veja nas definições penso que o da amazon é mobi e o cervantes abre mobi – http://www.bqreaders.com/pt/produtos/cervantes-touch.html

    ” Formatos de texto: .pdf, .epub, .fb2*, .mobi*, .doc*, .rtf*, .txt*
    Formatos de imagem: .jpeg, .png, .gif*, .jpeg*, .png*, .tiff*
    Arquivos com DRM: .pdf, .epub ”

    Agora é verdade que diz que só abre artigos DRM em pdf e epub… Desta parte já não percebo. Quer isto dizer que legalmente não posso ler livros da amazon neste equipamento é isso?

    Epa isto é inaceitavel se assim for. Então a pessoa compra um livro e ainda é obrigado a comprar o equipamento daquela livraria? Isso é que é ilegal! Estão a aproveitar-se do trabalho do autor para vender um produto.

    A cris fala muitas vezes que é contra a pirataria. Acha que isto é o quê? Uma grande pirataria só que tem a lei para cobri-la. A verdade cris é que as pessoas que adquirem um livro ilegalmente para ler são na maior parte pobres. Estes senhores não são. Pelo contrário e ainda têm a cara de pau de dizer “além de vocês me comprarem o livro e serem obrigados a comprarem o MEU equipamento também não podem empresta-lo… Estas pessoas usam a ideologia dos direitos de autor para fazer fortunas.

    Pirataria a meu ver são pessoas que buscam pelo trabalho dos outros para o vender. Depois existem aqueles piratas que não dão um centavo aos artistas e os outros que mandam uns trocados para o chão. Vai-me desculpar cris mas eu tenho uma visão muito diferente do que é pirataria. Inclusive à grandes politicos na europa que eu sigo que debatem o assunto com grande seriedade.

    O problema é que as pessoas meteram na cabeça que o que a lei diz não é errado. Isso não é bem assim. A lei muda de acordo com os interesses e as ideologias.

    É ilegal baixar conteúdo protegido com direitos de autor? Sim. É pirata? Conforme. Porque o conceito de pirata nada tem a ver com a legalidade. Os piratas são aqueles que roubam riqueza alheia. E eles tinham escravos e assalariados a trabalhar para eles. É o que se passa com estas empresas. Elas fazem todo um negócio para buscar lucros não é por acaso que se chamam Industria cultural.

    É revoltante.

    Envie uma resposta
    • Ro301, só para alinharmos os conceitos, pirataria é a distribuição ilegal de conteúdo protegido por direitos autorais sem a devida autorização do detentor dos direitos. Isso não implica necessariamente em lucro ou não. Mas implica sim, e desvio de ganhos, ou seja, quem baixa um ebook pirata ilegalmente de algum site, está deixando de pagar a devida recompensa financeira a quem trabalhou para fazer aquele ebook chegar às mãos do leitor, o que inclui o autor, o editor, o revisor, o desenhista da capa, a pessoa que formatou o ebook, etc. Em alguns casos, isso inclui também a editora que o distribui (nem em todos os casos, pois hoje em dia há muitos autores que se auto-publicam).
      E como eu já escrevi inúmeras vezes, eu não concordo com todos os aspectos de como os ebooks são implementados pela maioria das lojas, e isso não é só a Amazon. Muito antes da Amazon começar a vender ebooks, eu já os comprava no ereader.com (site que foi comprado e desmontado pela Barnes & Noble), e eles trabalhavam da mesma forma. E quando este site deixou de existir, eu fiquei com mais de 300 ebooks sem ter onde lê-los (pois a empresa deixou de fornecer novas versões da app de leitura).
      Outra coisa que eu não concordo é eu não poder emprestar um ebook para um amigo ler. Seria extremamente fácil de implementar, tecnicamente falando, mas não há interesse a começar pelas editoras em fazer isso acontecer. Não podemos vilanizar apenas a Amazon pois a maioria das restrições de DRM vem por imposição das editoras.
      E como eu te disse, embora eu não concorde com a forma como os ebooks são “protegidos” contra cópia, vale lembrar que a grande maioria das lojas trabalha desta forma, pois se eles não colocam este tipo de restrições, as editoras não aceitam vender ebooks naquela loja, infelizmente.
      Quanto aos formatos, é importante lembrar que cada e-reader trabalha com um tipo de DRM, que é outra coisa além do formato em si. A Amazon trabalha com o formato AZW, mas o DRM é dela. Ou seja, somente o e-reader Kindle ou os aplicativos Kindle abrem este DRM, que é feito com base no seu usuário da Amazon que comprou aquele ebook.
      Muitas outras lojas usam o DRM da Adobe, o que faz com que seja possível abrir ebooks de várias lojas em um único e-reader, como é o caso do Kobo, que abre o DRM da Adobe. Mas é importante sempre verificar isso na descrição do e-reader.
      Por isso, se você ler o artigo onde eu dou dicas para escolher o melhor e-reader, um dos pontos principais que eu menciono é escolher a loja, pois a loja que possui o acervo que mais lhe agrada será mais crítica do que o e-reader em si.
      Abraços!

      Envie uma resposta
  15. Cris,

    Como é a primeira vez que posto algo aqui, queria lhe parabenizar/agradecer pelo blog, que se mostra bastante útil.

    Eu comecei a usar o Calibre (mais para converter alguns arquivos epub para o Kindle), depois parei. De fato, eu me atrapalho um pouco com esse sistema de Bibliotecas que alguns programas utilizam.

    Eu havia criado no Windows uma pasta chamada e-books, que é exibida junto com as demais Bibliotecas (Documentos, Música, Imagem, etc). Depois percebi que todos os arquivos que havia adicionado no Calibre são replicados numa pasta própria do programa.
    – Qual a necessidade disto? É apenas para garantir que eu não edite inadvertidamente o arquivo original?

    Já baixei muitos livros depois que parei de usar o Calibre e já tive de formatar o PC, tendo feito backup das pastas de e-books e do programa. Assim os que tenho na pasta e-books não são necessariamente os mesmos que estão na pasta do programa e as próprias pastas não são mais as mesmas.
    – Se eu quiser voltar a usar o Calibre ele reconhecerá aqueles que já importara antes? Você tem alguma dica para evitar arquivos duplicados? Acho até que no Kindle já tenho arquivos duplicados…

    Obrigado.

    Envie uma resposta
    • Oi André, muito obrigada pelo seu comentário!
      De fato, o Calibre “duplica” os ebooks, ou seja, onde quer que esteja o arquivo original do ebook, ele irá copiá-lo para o diretório da biblioteca do Calibre. Eu costumo fazer um backup dos arquivos que eu tenho na biblioteca do Calibre, mas eu apago aqueles que estavam fora logo depois de adicioná-los ao Calibre.
      Eu não sei ao certo qual é o motivo de fazer isso, mas acredito que seja para poder ter o controle que ele precisa na estrutura, pois ele cria pastas com o nome do autor, depois coloca os ebooks lá dentro com os arquivos dos ebooks e mais arquivos de metadados. Ou seja, ele tem uma estrutura de diretórios e arquivos rígida, que acredito que seria mais difícil de gerenciar se ele mantivesse os arquivos nos locais originais e os gerenciasse de lá, sem contar que o usuário poderia removê-los acidentalmente sem remover a referência a eles no Calibre, o que deixaria a biblioteca com vários ebooks “fantasmas”.
      Quanto à questão do backup, este será o assunto de um próximo post, pois tenho recebido várias perguntas de leitores sobre isso. Mas é bem simples: você só precisa restaurar o diretório da biblioteca do Calibre de seu backup, e quando reinstalar o Calibre apontar a biblioteca para este diretório. Isso é o suficiente para ele reconhecer o conteúdo antigo.
      Se tiver mais alguma dúvida, pode perguntar.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  16. Oi Cris.Gostaria de saber o que está acontecendo com o meu kindle ou pc, pois não estou conseguindo mais passar meus livros da biblioteca calibre para o kindle através do cabo usb. antes eu conseguia, mas agora ele entra no computador mas não aparece “enviar para o dispositivo” na calibre. O que eu faço?

    Envie uma resposta
    • Rosemeri, desculpe a demora em te responder.
      Você checou se o disco externo que representa o Kindle aparece no seu computador? Normalmente, seria uma letra diferente de C:.
      Se não aparecer, pode ser um problema no cabo, na porta USB, ou no próprio Kindle. Tente colocar em outra porta USB. Veja também se você tem outro cabo similar para testar, caso o disco não apareça.
      Se o disco aparece, veja se você consegue abrí-lo e ver o diretório “documents” dentro dele, onde ficam os ebooks.
      Veja se com isso dá para identificar um pouco melhor a causa do problema.
      Abraços!

      Envie uma resposta
  17. Olá, muito bom seu site. Está me ajudando muito. Minha dúvida é a seguinte: tenho o adobe digital editions no meu computador. Uso para estudar e tenho alguns livros grifados no adobe digital. Gostaria de comprar um tablet para continuar lendo meus livros. No entanto, gostaria de que quando fosse fazer a transferência dos livros para o tablet os grifos feitos no ADE se mantivesses e fossem transferidos para o tablet. Vc tem ideia de como fazer isso?? Muito obrigado.

    Envie uma resposta
    • André, sinceramente eu não sei se o Adobe Digital Editions oferece algum tipo de sincronismo, principalmente com o tablet. Vou anotar aqui para fazer alguns testes quando eu puder, e volto a te responder.
      Abraços!

      Envie uma resposta
  18. Quando adiciono livros no CALIBRE, ele duplica o arquivo. Gostaria que o livro continuasse somente no diretório do qual é origem e não duplicado na pasta da “Biblioteca do Calibre”

    Envie uma resposta
  19. olá, desde que comprei meu kindlle, não estou conseguindo baixar revistas, como posso fazer?

    Envie uma resposta
  20. Olá!
    Gostei muito do seu post, me ajudou bastante.
    Por favor, preciso de ajuda!!! Uso o Calibri a pouco tempo. Ontem estava lendo um livro importante e marquei uma página. Depois disso toda vez que abro o livro da erro. Existem uma maneira de excluir o marcador?
    Obrigada.

    Envie uma resposta
    • Stephanie, tenta fazer o seguinte: no Calibre, clique com o botão direito sobre o livro que deu problema, e clique em “abrir conteúdo da pasta”. Ele abrirá a pasta onde está o arquivo e os metadados. Provavelmente deu algum problema no arquivo de metadados, mas sem conhecer o formato que o desenvolvedor estabeleceu, fica difícil de corrigir. Então, para tentar apenas resgatar seu ebook, copie o arquivo do ebook em si (o arquivo PDF, ou EPUB, ou MOBI, por exemplo), e cole-o em um diretório temporário. Depois, inclua-o novamente no Calibre. Se ele avisar que é repetido, aceite inclui-lo assim mesmo. Desta forma, você ficará com o ebook aparecendo duas vezes. Confira se você consegue usar o novo que foi adicionado, e se funcionar direitinho, apague o outro.
      Em tempo, eu recomendo que você utilize um outro leitor que não seja o Calibre para ler os ebooks. Se quiser alguma sugestão, me informe o formato do arquivo que você está lendo e o sistema operacional e versão que você utiliza (Windows 8, Windows 7, etc).
      Espero que isso ajude…

      Envie uma resposta
  21. Boa tarde.
    Tenho 4 livros publicados no site Clube de Leitores que disponibiliza algumas lojas da internet para venda. Acontece que todas elas exigem que os livros estejam em epub. Todos os livros tem muitas fotos e diagramas e estão publicados em PDF. É possível transformá-los em epub?

    Att,

    Ricardo Borga

    Envie uma resposta
  22. Cris eu queria saber como colocar a TAG Título no lado esquerdo, tem como?

    Envie uma resposta
  23. Ola, minha duvida é como fazer pra lista de livros permanecer no library portable. Quando eu os importo do meu computador eles abrem e funcionam normalmente, mas quando fecho eu vou abrir novamente tenho que importa-los outra vez. como fazer pra salva-los no calibre portable?

    Envie uma resposta
    • João Francisco, eu não tive este problema aqui. Acontece com qualquer ebook que você adiciona? Você fecha o Calibre antes de ejetar o pendrive? E ejeta o pendrive no Windows antes de removê-lo da porta USB?

      Envie uma resposta
  24. Oi Você sabe me dizer se tenho como alterar a forma como o Calibre salva os livros na pasta Biblioteca do calibre? Gostaria de salvar direto sem as pastas de autores. Sabe se tem como alterar isso?

    Envie uma resposta
  25. Olá. consegui concluir a conversão de um pdf para o formado do kindle, porem o livro tem aproximadamente 900 páginas e sem o indice fica impossivel de procurar o conteúdo. Como faço para configurar o indice?

    Envie uma resposta
  26. Cris, eu transferi 10 arquivos mobi para meu Kindle, mas apenas 6 apareceram em minha lista. O que pode ter ocorrido ?

    Envie uma resposta
  27. Estou tentando descobrir onde fica a função de “marca texto” no Calibre. Será que pode me ajudar????

    Envie uma resposta
  28. Gostaria de saber se tem como melhorar imagens, por exemplo: eu transformei um gibi que estava em Epub em Pdf, porém ele ficou quase ilegível, as letras ficaram bastante falhadas, tem como melhorar isso?

    Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário