Como converter ebooks para o Kindle, iBooks, Kobo e outros formatos

Os ebooks, ou livros eletrônicos, estão se tornando cada vez mais populares, mas há um efeito colateral desta popularização: a variedade de formatos de arquivos dos ebooks. Hoje em dia, os mais populares são o EPUB, MOBI e PDF, mas algumas vezes ainda encontramos ebooks em outros formatos além destes.

Quando você tem um aplicativo ou e-reader onde você gosta de ler seus ebooks, é normal que ele não suporte todos os formatos disponíveis. Daí, restam duas opções: ou você lê outros formatos em outros aplicativos, ou você pode converter estes ebooks para um formato que você possa usar no seu leitor preferido.

Eu já havia falado anteriormente sobre o Calibre, que é um excelente gerenciador de ebooks. E ele também fornece a funcionalidade de conversão de formatos de ebooks, o que facilita bastante para quem já o utiliza. Vamos então ver como você poderá utilizar o Calibre para converter seus ebooks para os formatos mais populares.

Qual formato de ebook usar?

A grande maioria dos e-readers suporta o formato PDF, mas a leitura não é tão boa quanto num formato de ebook tradicional, como o EPUB ou MOBI. Com estes últimos, você consegue alterar a fonte, por exemplo (se o e-reader permitir). Isso não é possível com o PDF (você pode dar zoom, mas a página é tratada como uma imagem, e não como texto).

Se você estiver em dúvida de qual formato você deve usar em seu e-reader, verifique o manual ou consulte o fornecedor. A regra geral é: use MOBI com o Kindle e EPUB com os demais e-readers. Veja mais sobre isso no artigo Qual é o melhor formato de arquivo para ler no Kindle?

Conhecendo o Calibre

Se você não conhece o Calibre, leia primeiramente este post, onde eu explico melhor sobre ele. Você verá como baixá-lo e uma breve explicação de como usar e como começar a montar sua biblioteca usando este excelente software. Lembrando que para instalar o Calibre, basta baixá-lo deste site. Ele está atualmente disponível para as plataformas Linux, MacOS X e Windows.

Note que as imagens que vocês verão neste tutorial foram obtidas no MacOS X, mas você poderá seguir os mesmos passos se estiver usando o Calibre nas demais plataformas. Em caso de dúvidas, envie suas perguntas através dos comentários ao final do post.

Como converter ebooks no Calibre

Se você deseja converter arquivos em formato PDF para ler no Kindle ou Kobo, veja este outro artigo onde eu trato especificamente desta conversão usando o Calibre.

Neste tutorial, eu mostrarei como converter ebooks no Calibre, usando o exemplo de uma conversão de um arquivo no formato EPUB para o formato MOBI. Se você possui um Kindle ou usa o aplicativo Kindle para ler seus ebooks, você poderá seguir este tutorial para converter seus ebooks de vários formatos suportados pelo Calibre (não só o EPUB) para o MOBI. Note que se o ebook original tiver DRM, esta conversão não funcionará a menos que o DRM seja removido (veremos mais detalhes num post a ser publicado futuramente).

Se você não possui um Kindle mas quiser converter ebooks para o EPUB, para ler seu ebook em outro e-reader que não seja o Kindle, você poderá também usar este tutorial. Eu destacarei o local onde você selecionará qual o formato para o qual você deseja converter seu ebook.

Neste tutorial, eu utilizarei o manual do Calibre como exemplo, que é disponibilizado em formato EPUB juntamente com o software. Para lê-lo no meu Kindle, eu precisarei executar esta conversão de formatos. Vejam este ebook em destaque na imagem abaixo, e notem que ele está disponível apenas no formato EPUB:

Calibre - conversão de ebooks 01

Para iniciar a conversão do ebook, basta clicar nele com o botão direito e clicar em Converter livros / Converter individualmente.

Calibre - conversão de ebooks 02

Isso fará com que uma nova janela seja aberta, onde você encontrará várias opções agrupadas em abas do lado esquerdo para controlar a conversão de seus ebooks. Não entraremos em detalhes destas abas neste tutorial.

Calibre - conversão de ebooks 03

Neste caso do exemplo que estou apresentando, a conversão é muito simples pois se trata de um arquivo EPUB, que é um formato nativo de ebooks, para o MOBI, e este tipo de conversão geralmente apresenta resultados excelentes, já que ambos os formatos tratam o ebook de forma semelhante.

Voltando ao Calibre, note que na janela de conversão você encontrará no canto direito superior um menu onde você selecionará qual é o formato de saída, ou seja, o formato para o qual o ebook original será convertido. Por default, ele mostra a opção MOBI, que é justamente a que eu quero, pois eu pretendo ler este ebook no meu Kindle. Você pode também escolher vários outros formatos.

Calibre - conversão de ebooks 04

Se você não possui um Kindle, aqui é o ponto onde você deverá selecionar o formato suportado pelo seu e-reader. Na dúvida, use o EPUB.

Continuando, note que no canto esquerdo superior você encontrará um menu semelhante para escolher o formato de entrada, ou seja, o formato original do ebook a ser convertido.

Calibre - conversão de ebooks 05

Neste exemplo, eu só tenho disponível a opção EPUB. A explicação é que, conforme eu destaquei acima, o ebook que estou convertendo só existe na minha biblioteca em formato EPUB. Se eu tivesse na minha biblioteca este mesmo ebook em outros formatos, eles apareceriam nesta lista.

Nesta janela você pode também alterar as informações do livro (autor, título, editora, capa, etc) antes de iniciar a conversão.

Se os dados do livro estiverem corretos, e o formato de saída estiver selecionado corretamente (no meu caso, o formato MOBI, confira se você selecionou o formato correto dependendo do e-reader que você utiliza) basta clicar no botão Certo no canto direito inferior da janela para inicial a conversão.

Calibre - conversão de ebooks

A conversão é feita em background, ou seja, a interface é liberada para você continuar usando-a enquanto o Calibre faz a conversão sem te atrapalhar. Para isso, ele inicia uma “tarefa”, que é indicada no canto inferior direito da janela principal, onde você encontrará a palavra Tarefas com o número 1 ao lado, indicando que há uma tarefa em execução, como mostra a imagem a seguir:

Calibre - conversão de ebooks 06

Se você clicar na palavra Tarefas, o Calibre abrirá uma nova janela com a lista de tarefas. Cada tarefa terá uma barra de progresso que mostrará o quanto já foi executado desta tarefa, em um valor percentual.

Calibre - conversão de ebooks 07

Note que a conversão de livros longos e/ou com imagens podem demorar vários minutos.

Você não precisa abrir esta janela e nem ficar olhando para a barra de progresso. Ao final da conversão (quando a barra de progresso estiver em 100% ou quando a lista de tarefas estiver zerada), você verá na janela principal do Calibre, nos detalhes do livro que você converteu, que agora além do formato EPUB ele também contém o formato MOBI.

Calibre - conversão de ebooks 08

Como acessar os arquivos dos ebooks

Se você quiser ver os arquivos, poderá fazer o seguinte: clique com o botão direito sobre o livro e clique em Exibir na pasta:

Calibre - conversão de ebooks 09

Assim, ele abrirá uma janela do sistema operacional mostrando o diretório onde estão os dois arquivos referentes àquele ebook, no meu caso o arquivo EPUB e o arquivo MOBI:

Calibre - conversão de ebooks 10

Agora é só copiar o arquivo convertido para o seu e-reader (no meu caso, o arquivo com extensão .mobi). Se você possui um Kindle, veja como enviar arquivos para o Kindle por email ou se preferir veja como copiar arquivos para o Kindle manualmente.

É isso! Agora é só ler seu ebook.

Ficou com dúvidas ou quer fazer uma observação? Envie seu comentário ao final do post.

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no

77 Comentários

  1. Adorei seu blog!!! Tenho um IPAD mas ele é muito pesado para ler livros no metrô. Estava em dúvida se deveria comprar um Kindle, mas depois de ler seus posts, vou comprar o novo Kindle Paperwhite. Muito Agradecida!

    Envie uma resposta
    • Oi Isabel!
      Realmente, se você está acostumada com o iPad, vai sentir falta da tela touch se você optasse pelo modelo mais simples. Eu senti quando comprei o meu, agora já acostumei, mas ainda me pego clicando na tela de vez em quando 😉
      Muito obrigada pelo seu comentário!
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  2. Cris, fiz como vc indicou para transformar um epub em mobi, mas quando estou lendo o livro convertido e preciso obter o significado de uma palavra, não há dicionário instalado. O mesmo não ocorre quando o livro é comprado via Amazon. Isto é normal? Há como consertar? Obrigado.

    Envie uma resposta
    • O livro está em português mesmo? Os outros que você testou (comprados na Amazon) também? Esta mensagem normalmente aparece quando ele não possui dicionário para a linguagem do livro. Na mensagem, ele mostra qual é o dicionário que ele quer baixar, ou não dá a opção de baixar o dicionário?
      Pode ser que na conversão, ou não foi colocada a linguagem do livro, ou está com a linguagem errada.
      Vou tentar fazer alguns testes aqui, e se descobrir alguma coisa eu te aviso.
      Abraços!

      Envie uma resposta
      • Oi Cris, preciso muito saber disso antes de comprar um Kindle. Quero comprar a versão Paperwhite, mas gostaria de saber se, ao converter os arquivos epub que tenho para o formato mobi, vou poder usar o dicionário ao tocar sobre a palavra. Preciso muito desse recurso, pois usarei o Kindle para ler em inglês.

        Envie uma resposta
  3. Oi Cris, amei seu blog… acabei de comprar meu primeiro Kindle – ainda não chegou – eu tinha um Sony reader. Estou habituada a usar o Calibre, mas queria uma ajuda – Na hora de converter os livros, há alguma lugar para que eu configure o formato de saída como PADRÃO para MOBI?? Sempre aparece EPUB como formato de saida e as vezes eu esqueço de mudar antes de converter… Em uma versão anterior do Calibre o formato de saida era LRF… mas se tiver como deixar padrão o MOBI fica muito mais fácil.

    Brigadão,

    Envie uma resposta
    • Oi Claudia, obrigada pelo seu comentário, fico muito feliz!
      Sobre sua pergunta, dá para fazer isso sim. Eu uso o Calibre no MacOS, mas acredito que seja semelhante nas outras plataformas também. Aqui, eu clico no menu em Preferências, depois na opção Preferências, que abre uma janela. Nesta janela, eu clico em Comportamento (dentro do grupo entitulado Interface). No novo painel que se abrirá, você encontrará na terceira linha a opção “Formato de saída preferido”, aí é só selecionar o MOBI na lista, e depois clicar no botão Aplicar no canto esquerdo superior.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
      • Vou testar – Muito Obrigado!!!

        Envie uma resposta
  4. Olá!! Muito útil o tutorial, adorei. Mas tenho dúvidas quanto a ebook que baixei que vieram com senha, eu as sei, mas não consigo converter no Calibre e não achei uma opção em configurações onde eu pudesse adicioná-la. Tenho essa opção?? Obrigada.

    Envie uma resposta
    • Talita, obrigada pelo seu comentário.
      Parece que estes ebooks que você baixou vieram com DRM (proteção contra cópia). O Calibre não suporta nativamente ebooks com DRM. Se for um método padrão de DRM, talvez você encontre plugins na Internet para abrí-los no Calibre. Mas cuidado, veja onde você baixou os ebooks, para garantir que não sejam pirateados.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  5. Adorei as dicas, agora confirma pra mim uma coisa… Quando sai de pdf e vai pra .mobi ou .azw3 fica mtttt mais pesado msm? :/ Achava que 2gb era mais que suficiente, mas quando converte fica bem maior ai complica…

    Envie uma resposta
    • Marília, pelo que percebo, os arquivos resultante de uma conversão de PDF para qualquer outra coisa podem ter tamanhos variados, dependendo principalmente do arquivo de origem. Eu percebi que se o arquivo de origem tem imagens, a tendência é que o arquivo final aumente bastante de tamanho. Eu não cheguei a fazer muitos testes, mas realmente percebi que em alguns casos o tamanho final parece ser grande demais (pelo que o conteúdo aparenta ser).
      E como eu disse em outros artigos, PDF é um formato complicado, eu só recomendo converter se não der para ler no original de jeito nenhum.
      Abraços!

      Envie uma resposta
  6. Olá tenho uma dúvida, pretendo comprar o kindle, mas queria ver uma coisa com você, se eu no caso for ler um arquivo convertido do epub para o mobi no kindle eu vou poder desfrutar de todas as funcionalidades como o zoom, dicionário ou anotações? Outra questão, o kindle aceita leitura de livros não oficiais a loja, ”piratas”? Obrigado 🙂

    Envie uma resposta
      • Kaique,
        Você pode usar o dicionário e anotações sem problemas com um arquivo MOBI. Quanto ao zoom, o Kindle só tem esta função para arquivos PDF, que são mais restritos e não permitem ajustes melhores para a leitura. Os arquivos MOBI permitem que você customize a fonte (tipo e tamanho), portanto se você quiser aumentar a letra para enxergar melhor, é só aumentar a fonte. Além disso, você também pode ajustar o tamanho das margens e espaçamento entre linhas.
        A única questão é o sincronismo: se você enviar os arquivos por email para a Amazon, colocando-os na sua biblioteca, você conseguirá sincronizar o que você faz (anotações, destaques, ponto em que parou a leitura, etc). Se copiar os arquivos usando o cabo USB, não terá o sincronismo, mas continua tendo as demais facilidades.
        Quanto a arquivos pessoais, contanto que o arquivo não tenha DRM e seja de um formato suportado, você conseguirá lê-lo no Kindle sim.
        Na verdade, o Kindle não sabe a origem do arquivo. Mas quem não recomenda ebooks piratas sou eu… 😉
        Afinal, eu gosto de receber o pagamento pelo meu trabalho, acredito que você também. E garanto que o autor, o desenhista da capa, o editor, o fotógrafo, o tradutor, e tantos outros envolvidos com a publicação de um livro também gostam de receber o pagamento devido pelo trabalho que eles fazem, não é?
        Se tiver mais alguma dúvida, é só falar!
        Um grande abraço!

        Envie uma resposta
        • Obrigado, esclareceu bastante, agora me sinto mais seguro e livre ao comprar o kindle, meu medo era ficar preso a amazon e não poder comprar de outras lojas, mesmo sabendo que vou ter que converter e etc… em relação aos livros piratas era só para saber mesmo, pretendo comprar livros originais, no entanto não se sabe o dia de amanhã. Valeu, agora só no aguardo para chegar o leitor! 😀

        • Kaique, agora entendi sua preocupação, e é legítima. Peço desculpas por ter me precipitado e tirado uma conclusão errada,
          Eu mesma comprei centenas (sem exagero) de ebooks na finada ereader.com, e fiquei na mão. Ainda bem que encontrei o Calibre e plugins que removiam DRM, e com isso consegui converter todos aqueles ebooks para o formato MOBI, sem DRM. Embora seja um procedimento bastante controverso, eu também não acho justo o leitor pagar duas, três vezes pelo mesmo ebook só para lê-lo em diferentes plataformas. Esse ainda é a maior falha da ideia da maioria das lojas virtuais, na minha opinião.
          Eu acredito que você ficará bastante satisfeito com sua aquisição. E se tiver mais alguma dúvida, é só falar.
          Um grande abraço!

  7. Olá Cris, adorei o tuto e seus esclarecimentos. Sou novo de Kindle e fiquei muito feliz em saber que há alternativas para adquirir ebooks fora da amazon. Muito alvissareira a notícia de que podemos converter diversos formatos e retirar DRM (que só vim saber o que era por aqui). Grande abraço e continue postando!

    Envie uma resposta
    • Muito obrigada pelo comentário, Hugo, fico feliz que as informações tenham sido úteis para você.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  8. Olá Cris,
    Quero colocar alguns livros no meu Kindle Fire mas não estou conseguindo.
    Tenho uma pasta com todos os meus livros, todos no formato MOBI. Consigo colocar na biblioteca do Calibri mas quando vou passar para a memória principal do meu Kindle ele diz que não pode pq não achou formato disponivel. O mesmo acontece se eu peço para converter (só para teste pq já está mobi).
    Já configurei para aceitar todos os formatos disponíveis e mesmo assim não consigo.
    Você tem alguma idéia do que estou fazendo de errado????

    Envie uma resposta
    • Ava, eu nunca usei o Kindle Fire, mas como ele é um tablet, não sei se este método que você está usando funcionaria mesmo. Faz o seguinte: tenta enviar pelo menos um arquivo, para testar, por email, que eu particularmente acho melhor:
      http://www.vidasempapel.com.br/ebooks-para-kindle-via-calibre/
      Envia um para testar. Outra coisa que sugiro: não sei se o Kindle Fire aparece como um drive USB normal quando você o conecta no computador. Se aparecer, dá uma olhada no diretório onde ficam os ebooks e confirme se de fato há algum arquivo lá ou não. Eu já tive casos onde o Calibre, não sei porque, copiou os arquivos para o meu Kindle dentro de um diretório que ele criou, só que o Kindle não enxerga estes diretórios. Tive que removê-los manualmente para liberar o espaço.
      Espero ter ajudado. Se não der certo, me avisa que a gente tenta outra coisa, OK?
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  9. Muito bom suas explicações Cris Parabéns !! Cris, sera porque quando comverto o pdf no calibri e vou abrir no kindle nao aparece a capa do livro??? macBook Pro. O IBook baixei na internet.

    Envie uma resposta
  10. Parabéns pelo site/blog. Vou ler tudo que eu puder sobre Kindle que você posta aqui.

    Comprei em outubro de 2012 meu Kindle Fire HD lá no EUA, e até hoje não consegui dominá-lo bem.

    Faz uns poucos dias que consegui passar para PT-BR seguindo instruções de sites aleatórios na Web. Depois disso consegui instalar um monte de apps através da amazon.com.

    No entanto, o mais interessante e importante, que é converter ePub’s, DOC’s, /PDF’s, TXT’s para Mobi, isso tô apanhando um bocado.

    Sinto dificuldade para converter e gerar eBooks por falta de domínio do HTML.

    Vou seguir tuas dicas e instruções aqui, e ver se farei melhor do que tenho feito.

    Obrigado e sucesso!

    Envie uma resposta
    • Klatoo,
      Primeiramente, peço desculpas pela demora em te responder, eu estive offline por vários dias, estou voltando agora.
      Agradeço seu comentário, fico muito feliz de você ter gostado do blog.
      Quanto à conversão de formatos de ebooks, eu uso o Calibre. Com ele, não precisa se preocupar com o HTML. Veja este post aqui:
      http://www.vidasempapel.com.br/como-converter-ebooks/
      Espero que isso ajude.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  11. olá Cris. Utilizo muito seu blog para tirar dúvidas, além das outras que lhe pergunto e sou bem correspondido nas respostas. Aliás, tenho outra pergunta: Estou tentando converter um livro (grande – 19MB) do formato EPUB para o MOBI, contudo quando chega aos 67% da conversão aparece “erro”, e nos detalhes informa “out of memory”. Como faço para alterar a memória ou resolver o problema? muito obrigado.

    Envie uma resposta
    • Fernando,
      Antes de mais nada, peço desculpas pela demora em responder seu comentário, eu estive offline por vários dias, estou voltando agora.
      Quanto à sua dúvida, parece-me que o sistema operacional não tem mais memória para dar para o Calibre. A menos que você tenha como instalar mais pentes de memória no seu computador, eu sugiro que você feche todos os outros programas que estiverem abertos, incluindo programas que rodam em background.
      Qual sistema operacional você utiliza? É Windows? Se for, tente abrir o Gerenciador de Tarefas (acho que é este o nome) e ordene a lista de processos por uso de memória. Veja quais são os processos que estão consumindo mais, e feche-os se isso não causar mais problemas, é claro.
      Veja se isso ajuda, OK?
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  12. Seu blog é ótimo, parabéns! Por favor, como faço para converter um livro (txt, doc, rtf) para mobi com aquele índice com links ? São livros acadêmicos e em sua maioria para consulta. Senão tiver os links fica difícil consultar algum trecho específico. Obrigado!

    Envie uma resposta
    • Andre,
      Peço desculpas pela demora em te responder!
      Veja se é isso que você precisa… No Calibre, dê uma olhada como está a configuração de Sumário nas opções de conversão do Calibre. Clique em Preferências, no menu, depois na opção Preferências. Procure a seção Conversão, e clique em Opções Frequentes. Do lado esquerdo, você verá o ícone das páginas de configuração. Clique no quarto ícone, que é Sumário. Se estiver tudo desligado, tente ligar a opção Forçar o uso do sumário gerado automaticamente. Clique em Aplicar no canto esquerdo superior, depois em Fechar no canto direito inferior. Faça um teste inicial ligando apenas esta opção. Se necessário, teste as opções que estão abaixo desta (as que tem valores numéricos a serem preenchidos) posteriormente.
      Espero que isso ajude. Um grande abraço!

      Envie uma resposta
    • Eu também tenho essa dúvida. Se você conseguir, por favor me mande uma instrução por email: [removido pelo moderador]

      Envie uma resposta
      • Beto, as instruções já estão na minha resposta. Desculpe, mas eu evito enviar por email pois publicando aqui ou respondendo no Facebook, todos tem acesso.
        Se você tiver alguma dúvida dos passos que eu já citei, pode perguntar.
        Abraços!

        Envie uma resposta
  13. Oi, estou pensando em comprar um kindle (modelo mais comum) e gostaria de saber se há alguma complicação se eu não comprar e-books com ele. Pretendo usá-lo para ler e-books que já possuo no computador (nenhum deles comprado) e até mesmo textos, material de aula, etc. Obrigado!

    Envie uma resposta
    • Cara, o kindle tem suporte para esses materiais que você quer usar nele, o único desconforto é a leitura de pdf.

      Envie uma resposta
      • Sim, concordo contigo, André. Ler arquivos PDF, e até mesmo convertê-los para outro formato, é absolutamente imprevisível. Pode ser que funcione uma maravilha, ou pode ser que não dê pra fazer nada de útil com ele.
        Se a pessoa pretende ler apenas arquivos PDF, eu costumo dizer que é arriscado usar um Kindle ou Kobo pra isso, acho que o leitor mais seguro (leia-se menos problemático) seria um bom aplicativo num tablet Android ou num iPad.
        Um grande abraço!

        Envie uma resposta
    • João,
      O “problema” com o Kindle é que ele não aceita tantos formatos, mas isso pode ser contornado com o Calibre. Mas se você pretende ler arquivos PDF, aí pode ficar mais complicado, pois o formato PDF é muito chato de se trabalhar. Eu escrevi um pouco sobre isso neste post:
      http://www.vidasempapel.com.br/lendo-arquivos-pdf-no-kindle/
      Se tiver mais alguma dúvida, pode perguntar.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  14. parabéns me ajudou muito tava meio perdido e esse programa me ajudou muito valeuuuuuuuuuuuuuuuu

    Envie uma resposta
  15. Cara Cris, adquiri recentemente um kobo. Os livros adquiridos no aplicativo kobo leio no ereader, pc e iPad. Acontece que tenho livros não lidos no meu iPad. O calibre converte do iPad para o kobo. Fico no aguardo de sua orientação. Obrigada.

    Envie uma resposta
    • Oi Eliana!
      Os livros não lidos no seu iPad estão no iBooks? Se sim, você precisa remover o DRM antes de tentar convertê-los. E é importante lembrar que há recursos nos ebooks do iBooks que não tem como migrar para o formato do Kindle.
      Eu não tenho um post sobre isso, mas se você procurar no Google, encontrará artigos explicando como remover o DRM de ebooks com o Calibre. Depois de fazer isso, pode usar o procedimento deste post para converter o ebook.
      Espero que isso ajude.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  16. O Cris, já instalei o gerenciador de ebooks Calibre no meu PC e o app Kindle no meu PC, Smartphone e no meu Ipad Mini. Lá no Calibre fala que se vc tiver o app Marvin instalado no Ipad Mini, vc teria como fazer a sincronização diretamente para o Calibre. Vc saberia me explicar como fazer isso? Gostaria de um link do seu post que me explicasse como usar pela primeira vez o Calibre a partir dos apps Kobo, Kindle e ibooks, ou seja, fazer a transferência de ebooks disponíveis nesses apps. com o uso do ipad e PC. Abraço.

    Envie uma resposta
    • Gisele,
      Sobre o Calibre, eu já escrevi alguns posts sobre ele que podem ser úteis para você começar a explorá-lo. Use o seguinte link para ver a lista de posts:
      http://www.vidasempapel.com.br/tag/calibre/
      Esta lista aparece em ordem cronológica, do post mais recente para o mais antigo. Sugiro que você comece pelos mais antigos, então comece pelo final da lista.
      Sobre o Marvin, eu não conhecia esta app. Vou baixá-la e explorá-la, para poder então escrever um post sobre ela e o Calibre, OK? Agradeço a dica pois acho que será algo muito útil para quem possui iPads.
      Obrigada!
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  17. deixa eu ver se eu entendi (sou fraquinho em Informática), se eu comprar um kindle, vou ler os livros comprados na Amazon numa boa, mas se eu quiser ler ebooks encontrados na internet (pirateados ou compartilhados, não quero entrar na polêmica), vou ter que usar o Calibre pra transformar o formato epub em mobi, mas se o formato epub tiver o tal DRM não dá pra converter e ler no kindle. É assim o processo todo? Me ajudem aí porque migrar da leitura em papel para a leitura sem papel (ebook) não é fácil não! Ou eu é que sou burrinho em informática mesmo rss rss

    Envie uma resposta
    • Dinho, peço desculpas pela demora em te responder. Você entendeu direitinho sim. Na verdade, não é uma questão de ser tão complicado. É que as empresas que fabricam e-readers querem que você compre os ebooks delas, e não de outras fontes. É como se fosse o caso das impressoras: você compra uma impressora, e tem que comprar os cartuchos da mesma empresa.
      Ainda que no caso dos ebooks, dá para converter. E no caso de ebooks com DRM, até dá para converter também. Se você pesquisar na Internet, encontrará algumas dicas para conversão de ebooks com DRM das principais lojas como Amazon, Apple, etc, usando o próprio Calibre.
      Portanto, se você for como eu, que tenho um Kindle e que 95% dos ebooks que eu leio são comprados na Amazon, tá tranquilo. 😉
      Um grande abraço e um Feliz Natal para você e sua família!

      Envie uma resposta
  18. Muito bom e altamente instrutivo. Linguagem simples, clara, direta e muito eficiente. Muito util. Adorei.

    Envie uma resposta
  19. Oi gente, estou tendo um problema , não consigo transferir meus ebooks do kobo para o calibre, vocês podem me ajudar?

    Envie uma resposta
    • Fernando,
      Isso funcionava antes? Se sim, o que foi modificado desde então (atualização do Calibre, do Kobo, do sistema operacional, etc)?
      Você vê os ebooks que estão no Kobo listados no Calibre quando você o conecta? Se tenta copiar para o Calibre, recebe algum erro?
      Por favor, dê uma descrição detalhada de como está fazendo e o que está acontecendo, e como acontecia antes quando funcionava.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
      • Oi Cris, na verdade sou iniciante no calibre, baixei há pouco e ainda não consegui sucesso para transpor minha biblioteca do kobo para o calibre. Sigo esses passos: 1- abro o calibre, 2 – sincronizo com o kobo, via cabo USB, 3 – clico no botão dispositivo – surge minha biblioteca no kobo, 4 seleciono um livro e tento arrastar para o botão “adicionar” > sem sucesso > não acontece nada , 5 clico no botão “adicionar” e daí abre uma janela de pesquisa no notebook para localizar arq e não consigo….localizar o livro.
        Daí fico frustrado.
        Grato pela ajuda

        Envie uma resposta
        • Oi Fernando,
          Conforme você usar o Calibre, você vai começar a pegar as manhas da interface, pois realmente ela não tem nada de intuitiva, infelizmente. Mas o aplicativo é muito poderoso e útil, vale a pena o esforço.
          No seu caso, já te dou uma dica que vai ajudar bastante de agora em diante: procure sempre usar o menu de contexto quando for fazer ações sobre os ebooks que você vê no painel principal do Calibre, ao invés de tentar usar os botões no topo da janela do Calibre. Em outras palavras, clique com o botão direito do mouse sobre o ebook (ou selecione vários ebooks e clique com o botão direito) e você verá um menu que é dinâmico, ele só mostra as ações que você pode fazer naqueles ebooks selecionados.
          Neste caso, tente o seguite: abra a biblioteca do seu Kobo no Calibre (ou seja, conecte-o e clique no botão Dispositivo, como você fez antes). Aí clique com o botão direito sobre um dos ebooks listados que estão no Kobo (comece com um só, se der certo você pode repetir depois com vários), e no menu de contexto clique em “Adicionar livros à biblioteca”.
          Aguarde um pouco pois pode demorar. Se der certo, vai aparecer uma marca de “check”na cor verde do lado esquerdo do nome do ebook.
          Se der algum erro, copie e cole a mensagem aqui.
          Espero que dê certo.
          Um grande abraço!

  20. bom dia, eu converti um livro para formato epub e ele abriu normal no celular android, mas ele fica sem numeração de pagina e os capitulos ficam unidos. Por exemplo, se o capitulo termina no meio da pagina, o proximo capitulo ja começa na linha seguinte. Abrindo no pc com esse mesmo formato, ele fica identico ao do telefone (citado acima). Tem alguma configuração que posso mudar isso?

    Envie uma resposta
    • Isa, qual era o formato original do livro? Se era PDF, este é um formato bem problemático para converter. Mas há algumas ferramentas que procuram melhorar a conversão. Veja esta série de artigos que eu estou escrevendo sobre a conversão de arquivos PDF, quem sabe alguma destas ferramentas te ajuda a obter um resultado melhor.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  21. Olá Cris,
    gostei muito das dicas, e quero passar meus livros do kindle para o kobo, mas tenho medo do conteudo dos livros saírem mutilados ou embaralhados :P. Existe essa possibilidade ou posso converte-los tranquilamente?
    Abraços

    Envie uma resposta
    • Thays,
      O problema de converter os ebooks do Kindle para o Kobo é a origem deles. Se eles foram comprados na Amazon, eles tem DRM, e o Calibre precisa de um plugin para remover o DRM (que é a proteção contra cópia). Vale ressaltar que isso é ilegal nos Estados Unidos e vai contra as normas de uso das livrarias (Amazon, Cultura, etc), OK?
      Se estes ebooks são gratuitos, que você obteve em algum outro lugar e está lendo-os no Kindle, então a questão é o formato. Se for MOBI ou AZW, normalmente os resultados para convertê-los para EPUB (o formato suportado pelo Kobo) são satisfatórios. Se for PDF, eu sugiro tentar ler sem converter primeiro.
      Não sei se esclareci sua dúvida ou criei mais dúvidas, por isso fique à vontade para fazer mais perguntas e enviar mais informações.

      Envie uma resposta
      • Olá de novo.
        Obrigada por esclarecer minhas duvidas^^. Ajudou muito. =D
        Abraços.

        Envie uma resposta
  22. No calibre, ao converter epub p/ PDF, a fonte fica muito grande e não consigo organizar as margens do documento convertido para o PDF..você tem algumas dicas para a conversão acima referida?

    Envie uma resposta
    • Eu nunca fiz conversão para PDF no Calibre, sempre de PDF. Eu, particularmente, prefiro criar arquivos PDF usando o recurso de impressão, para que as margens e fontes sejam configuradas automaticamente. Tente imprimir para PDF, veja se o resultado é melhor.

      Envie uma resposta
  23. Oi Cris! Usei o Calibre para transformar meu livro de PDF em e-Pub, mas as páginas não ficaram iguais e não estão de acordo com o sumário. Exemplo o segundo capítulo ao invés de começar em uma nova página ficou dentro da página do primeiro capítulo ou seja ficou todo bagunçado, o ícone que tem entre os títulos também ficaram fora do lugar. Encontrei este site e achei de suma importância sua orientação e agora estou transformando o PDF em MOBI. Gostaria de saber se você tem alguma dica, caso as páginas saiam defeituosas também neste outro formato. Obrigada.

    Envie uma resposta
  24. Muito bom o blog, preciosas dicas. Parabéns, Cris Ferreira e muito obrigado!

    Envie uma resposta
  25. Me desculpe se alguém já fez essa pergunta, mas não encontrei em todos os comentários, por isso estou escrevendo.
    Minha dúvida é: é possível converter ebooks kindle (MOBI) para epub? Pergunto porque tenho um kindle e um kobo. Geralmente compro livros epub, converto para MOBI e assim tenho o livro nos dois aparelhos facilmente. Porém, as promoções da kindle store são ótimas e eu tenho uma biblioteca enorme da amazon que eu gostaria de jogar para o kobo também.
    Agradeço quem puder ajudar!!

    Envie uma resposta
    • Carolina, a conversão de formatos é possível sim, mas o problema é que os ebooks da Amazon tem DRM, que é uma proteção contra cópia. Por isso, a conversão direta não funciona, você teria que remover o DRM (que infringe os termos de uso da loja) para depois fazer a conversão.

      Envie uma resposta
  26. Ola Cris, onde posso encontrar o calibre com segurança ? bjs agradeço!

    Envie uma resposta
  27. Ai flor, adorei seu blog …achei por acaso…………Me ajude se possivel. Quando converto um livro p pdf ele fica como se estivesse em paisagem o formato….tipo deitado.
    Se puder me ajudar a converter e sair para visualizar normal de um livro (em pe). Agradeço
    Suzane

    Envie uma resposta
  28. A conversão de pdf da Amazon é melhor que a dos programas como calibre ?

    Envie uma resposta
    • Joel, desculpe a demora em te responder. A conversão da Amazon em geral funciona bem quando o ebook tem texto simples. Se a formatação for mais complexa, pode ser que não funcione bem, aí o Calibre e outras ferramentas te dão mais opções para customizar a conversão para tentar alcançar um resultado mais satisfatório.

      Envie uma resposta
  29. Olá Cris, seu artigo é muito bom. Todavia, fiquei com dúvida em relação a uma questão. Eu tenho vários livros digitalizados em PDF, que possuem duas colunas em cada ‘página’. Ocorre que as letras no Kindle ficam muito pequenas, por conta dessa dupla coluna. Se cada coluna virasse uma página, ficaria melhor. Eu queria saber se é possível converter para os ‘pdf’ para kindle, transformando cada coluna em uma página. Espero que tenha conseguido me fazer entender, o assunto é complexo. Grato!!

    Envie uma resposta
  30. olá muito bom mesmo….gostaria de saber se fazendo isso eu posso baixar livros de graça na net converter parao formato correto e colocar no meu Kindller ?
    sou um leigo nesse assunto mt obrigado

    Envie uma resposta
    • Na verdade, depende muito, não tem resposta rápida para sua pergunta. Se o arquivo tiver DRM (comprado em alguma loja que não seja a Amazon), não dá para usar nem converter direto, você teria que remover o DRM antes (isso pode ser ilegal, dependendo de onde você mora). Se não tiver DRM, tem que ver o formato, e ver se o Calibre suporta, ou encontrar uma ferramenta que suporte (o Calibre é bem completo, suporta inúmeros formatos). Se for arquivo PDF, aí a coisa complica mais, pois este formato é bem complicado para converter. Dê uma olhada neste post, acho que pode ajudar:
      http://www.vidasempapel.com.br/qual-e-o-melhor-formato-de-arquivo-para-ler-no-kindle/

      Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário