Como converter ebooks para o Kindle, iBooks, Kobo e outros formatos

Os ebooks, ou livros eletrônicos, estão se tornando cada vez mais populares, mas há um efeito colateral desta popularização: a variedade de formatos de arquivos dos ebooks. Hoje em dia, os mais populares são o EPUB, MOBI e PDF, mas algumas vezes ainda encontramos ebooks em outros formatos além destes.

Quando você tem um aplicativo ou e-reader onde você gosta de ler seus ebooks, é normal que ele não suporte todos os formatos disponíveis. Daí, restam duas opções: ou você lê outros formatos em outros aplicativos, ou você pode converter estes ebooks para um formato que você possa usar no seu leitor preferido.

Eu já havia falado anteriormente sobre o Calibre, que é um excelente gerenciador de ebooks. E ele também fornece a funcionalidade de conversão de formatos de ebooks, o que facilita bastante para quem já o utiliza. Vamos então ver como você poderá utilizar o Calibre para converter seus ebooks para os formatos mais populares.

Qual formato de ebook usar?

A grande maioria dos e-readers suporta o formato PDF, mas a leitura não é tão boa quanto num formato de ebook tradicional, como o EPUB ou MOBI. Com estes últimos, você consegue alterar a fonte, por exemplo (se o e-reader permitir). Isso não é possível com o PDF (você pode dar zoom, mas a página é tratada como uma imagem, e não como texto).

Se você estiver em dúvida de qual formato você deve usar em seu e-reader, verifique o manual ou consulte o fornecedor. A regra geral é: use MOBI com o Kindle e EPUB com os demais e-readers. Veja mais sobre isso no artigo Qual é o melhor formato de arquivo para ler no Kindle?

Conhecendo o Calibre

Se você não conhece o Calibre, leia primeiramente este post, onde eu explico melhor sobre ele. Você verá como baixá-lo e uma breve explicação de como usar e como começar a montar sua biblioteca usando este excelente software. Lembrando que para instalar o Calibre, basta baixá-lo deste site. Ele está atualmente disponível para as plataformas Linux, MacOS X e Windows.

Note que as imagens que vocês verão neste tutorial foram obtidas no MacOS X, mas você poderá seguir os mesmos passos se estiver usando o Calibre nas demais plataformas. Em caso de dúvidas, envie suas perguntas através dos comentários ao final do post.

Como converter ebooks no Calibre

Se você deseja converter arquivos em formato PDF para ler no Kindle ou Kobo, veja este outro artigo onde eu trato especificamente desta conversão usando o Calibre.

Neste tutorial, eu mostrarei como converter ebooks no Calibre, usando o exemplo de uma conversão de um arquivo no formato EPUB para o formato MOBI. Se você possui um Kindle ou usa o aplicativo Kindle para ler seus ebooks, você poderá seguir este tutorial para converter seus ebooks de vários formatos suportados pelo Calibre (não só o EPUB) para o MOBI. Note que se o ebook original tiver DRM, esta conversão não funcionará a menos que o DRM seja removido (veremos mais detalhes num post a ser publicado futuramente).

Se você não possui um Kindle mas quiser converter ebooks para o EPUB, para ler seu ebook em outro e-reader que não seja o Kindle, você poderá também usar este tutorial. Eu destacarei o local onde você selecionará qual o formato para o qual você deseja converter seu ebook.

Neste tutorial, eu utilizarei o manual do Calibre como exemplo, que é disponibilizado em formato EPUB juntamente com o software. Para lê-lo no meu Kindle, eu precisarei executar esta conversão de formatos. Vejam este ebook em destaque na imagem abaixo, e notem que ele está disponível apenas no formato EPUB:

Calibre - conversão de ebooks 01

Para iniciar a conversão do ebook, basta clicar nele com o botão direito e clicar em Converter livros / Converter individualmente.

Calibre - conversão de ebooks 02

Isso fará com que uma nova janela seja aberta, onde você encontrará várias opções agrupadas em abas do lado esquerdo para controlar a conversão de seus ebooks. Não entraremos em detalhes destas abas neste tutorial.

Calibre - conversão de ebooks 03

Neste caso do exemplo que estou apresentando, a conversão é muito simples pois se trata de um arquivo EPUB, que é um formato nativo de ebooks, para o MOBI, e este tipo de conversão geralmente apresenta resultados excelentes, já que ambos os formatos tratam o ebook de forma semelhante.

Voltando ao Calibre, note que na janela de conversão você encontrará no canto direito superior um menu onde você selecionará qual é o formato de saída, ou seja, o formato para o qual o ebook original será convertido. Por default, ele mostra a opção MOBI, que é justamente a que eu quero, pois eu pretendo ler este ebook no meu Kindle. Você pode também escolher vários outros formatos.

Calibre - conversão de ebooks 04

Se você não possui um Kindle, aqui é o ponto onde você deverá selecionar o formato suportado pelo seu e-reader. Na dúvida, use o EPUB.

Continuando, note que no canto esquerdo superior você encontrará um menu semelhante para escolher o formato de entrada, ou seja, o formato original do ebook a ser convertido.

Calibre - conversão de ebooks 05

Neste exemplo, eu só tenho disponível a opção EPUB. A explicação é que, conforme eu destaquei acima, o ebook que estou convertendo só existe na minha biblioteca em formato EPUB. Se eu tivesse na minha biblioteca este mesmo ebook em outros formatos, eles apareceriam nesta lista.

Nesta janela você pode também alterar as informações do livro (autor, título, editora, capa, etc) antes de iniciar a conversão.

Se os dados do livro estiverem corretos, e o formato de saída estiver selecionado corretamente (no meu caso, o formato MOBI, confira se você selecionou o formato correto dependendo do e-reader que você utiliza) basta clicar no botão Certo no canto direito inferior da janela para inicial a conversão.

Calibre - conversão de ebooks

A conversão é feita em background, ou seja, a interface é liberada para você continuar usando-a enquanto o Calibre faz a conversão sem te atrapalhar. Para isso, ele inicia uma “tarefa”, que é indicada no canto inferior direito da janela principal, onde você encontrará a palavra Tarefas com o número 1 ao lado, indicando que há uma tarefa em execução, como mostra a imagem a seguir:

Calibre - conversão de ebooks 06

Se você clicar na palavra Tarefas, o Calibre abrirá uma nova janela com a lista de tarefas. Cada tarefa terá uma barra de progresso que mostrará o quanto já foi executado desta tarefa, em um valor percentual.

Calibre - conversão de ebooks 07

Note que a conversão de livros longos e/ou com imagens podem demorar vários minutos.

Você não precisa abrir esta janela e nem ficar olhando para a barra de progresso. Ao final da conversão (quando a barra de progresso estiver em 100% ou quando a lista de tarefas estiver zerada), você verá na janela principal do Calibre, nos detalhes do livro que você converteu, que agora além do formato EPUB ele também contém o formato MOBI.

Calibre - conversão de ebooks 08

Como acessar os arquivos dos ebooks

Se você quiser ver os arquivos, poderá fazer o seguinte: clique com o botão direito sobre o livro e clique em Exibir na pasta:

Calibre - conversão de ebooks 09

Assim, ele abrirá uma janela do sistema operacional mostrando o diretório onde estão os dois arquivos referentes àquele ebook, no meu caso o arquivo EPUB e o arquivo MOBI:

Calibre - conversão de ebooks 10

Agora é só copiar o arquivo convertido para o seu e-reader (no meu caso, o arquivo com extensão .mobi). Se você possui um Kindle, veja como enviar arquivos para o Kindle por email ou se preferir veja como copiar arquivos para o Kindle manualmente.

É isso! Agora é só ler seu ebook.

Ficou com dúvidas ou quer fazer uma observação? Envie seu comentário ao final do post.

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no

74 Comentários

  1. Cris, tenho um e-book cujas margens ficam muito distantes da margem do kindle, como se o texto nao aproveitasse toda a extensao da folha. Ja tentei zerar as margens no conversor do calibre, mas nao consegui. Tu podes dar alguma dica?

    Envie uma resposta
    • Oi Gabriel! Eu imagino que este ebook esteja no (terrível) formato PDF, não é? Este é um formato “engessado”, que não dá nenhuma flexibilidade aos e-readers. Você pode ou converter este ebook para outro formato como MOBI (pode até enviá-lo por email para a Amazon com “Convert” no assunto, que a própria Amazon fará a conversão), ou você pode usar uma ferramenta para cortar um pouco da margem, como o k2pdfopt ou o Briss:
      http://www.vidasempapel.com.br/como-otimizar-arquivos-pdf-com-o-k2pdfopt/
      http://www.vidasempapel.com.br/otimizar-arquivos-pdf-com-briss/
      Note que o Kindle sempre deixará uma margem mínima, não tem como zerá-la.
      Abraços!

      Envie uma resposta
      • Não, ta em az3. No calibre já fica uma margem muito grande e quando abro no kindle fica uma margem maior ainda. Será que o calibre tem algum recurso pra cortar a margem? Esse k2pdfopt funciona com o formato az3?

        Envie uma resposta
        • Gabriel, é estranho, no formato AZ3 não deveria ter esta margem toda. Aqui no meu Kindle, um ebook que não é PDF tem uma margem de cerca de 6 a 7mm (menos de 1cm), quanto aparece aí no seu?

  2. Oi Cris!
    Estou com um problema, gostaria de saber se isso já ocorreu com alguém e se alguém sabe a solução.
    Baixei um arquivo epub e preciso converter para ler no kindle, converti pelo calibre, aparentemente a conversão foi ok, mas o kindle não está lendo. Quando converto para .mobi, ele diz q tem um erro no arquivo e não pode abrir, quando eu converto para .azw3 ele abre apenas a primeira página e trava. Detalhe: quando tento ler pelo calibre, o arquivo abre normalmente, sem problemas. Será q é algum problema na conversão ou no kindle? nunca tive esse problema com outros arquivos q eu converti…

    Envie uma resposta
  3. BOM DIA!
    POR FAVOR ESTOU TENDO UM PROBLEMA EM CONVERTE UM LIVRO QUE TENHO EM PDF PARA FORMATO EPUB.
    O LIVRO TEM IMAGENS, GRÁFICO E FORMULAR, POREM QUANDO CONVERTO AS IMAGENS NÃO APARECEM!

    COMO DEVO PROCEDER PARA QUE O LIVRO CONVERTIDO FIQUE IGUAL AO UE ESTA EM PDF?

    Envie uma resposta
  4. olá muito bom mesmo….gostaria de saber se fazendo isso eu posso baixar livros de graça na net converter parao formato correto e colocar no meu Kindller ?
    sou um leigo nesse assunto mt obrigado

    Envie uma resposta
    • Na verdade, depende muito, não tem resposta rápida para sua pergunta. Se o arquivo tiver DRM (comprado em alguma loja que não seja a Amazon), não dá para usar nem converter direto, você teria que remover o DRM antes (isso pode ser ilegal, dependendo de onde você mora). Se não tiver DRM, tem que ver o formato, e ver se o Calibre suporta, ou encontrar uma ferramenta que suporte (o Calibre é bem completo, suporta inúmeros formatos). Se for arquivo PDF, aí a coisa complica mais, pois este formato é bem complicado para converter. Dê uma olhada neste post, acho que pode ajudar:
      http://www.vidasempapel.com.br/qual-e-o-melhor-formato-de-arquivo-para-ler-no-kindle/

      Envie uma resposta
  5. Olá Cris, seu artigo é muito bom. Todavia, fiquei com dúvida em relação a uma questão. Eu tenho vários livros digitalizados em PDF, que possuem duas colunas em cada ‘página’. Ocorre que as letras no Kindle ficam muito pequenas, por conta dessa dupla coluna. Se cada coluna virasse uma página, ficaria melhor. Eu queria saber se é possível converter para os ‘pdf’ para kindle, transformando cada coluna em uma página. Espero que tenha conseguido me fazer entender, o assunto é complexo. Grato!!

    Envie uma resposta
  6. A conversão de pdf da Amazon é melhor que a dos programas como calibre ?

    Envie uma resposta
    • Joel, desculpe a demora em te responder. A conversão da Amazon em geral funciona bem quando o ebook tem texto simples. Se a formatação for mais complexa, pode ser que não funcione bem, aí o Calibre e outras ferramentas te dão mais opções para customizar a conversão para tentar alcançar um resultado mais satisfatório.

      Envie uma resposta
  7. Ai flor, adorei seu blog …achei por acaso…………Me ajude se possivel. Quando converto um livro p pdf ele fica como se estivesse em paisagem o formato….tipo deitado.
    Se puder me ajudar a converter e sair para visualizar normal de um livro (em pe). Agradeço
    Suzane

    Envie uma resposta
  8. Ola Cris, onde posso encontrar o calibre com segurança ? bjs agradeço!

    Envie uma resposta
  9. Me desculpe se alguém já fez essa pergunta, mas não encontrei em todos os comentários, por isso estou escrevendo.
    Minha dúvida é: é possível converter ebooks kindle (MOBI) para epub? Pergunto porque tenho um kindle e um kobo. Geralmente compro livros epub, converto para MOBI e assim tenho o livro nos dois aparelhos facilmente. Porém, as promoções da kindle store são ótimas e eu tenho uma biblioteca enorme da amazon que eu gostaria de jogar para o kobo também.
    Agradeço quem puder ajudar!!

    Envie uma resposta
    • Carolina, a conversão de formatos é possível sim, mas o problema é que os ebooks da Amazon tem DRM, que é uma proteção contra cópia. Por isso, a conversão direta não funciona, você teria que remover o DRM (que infringe os termos de uso da loja) para depois fazer a conversão.

      Envie uma resposta
  10. Muito bom o blog, preciosas dicas. Parabéns, Cris Ferreira e muito obrigado!

    Envie uma resposta
  11. Oi Cris! Usei o Calibre para transformar meu livro de PDF em e-Pub, mas as páginas não ficaram iguais e não estão de acordo com o sumário. Exemplo o segundo capítulo ao invés de começar em uma nova página ficou dentro da página do primeiro capítulo ou seja ficou todo bagunçado, o ícone que tem entre os títulos também ficaram fora do lugar. Encontrei este site e achei de suma importância sua orientação e agora estou transformando o PDF em MOBI. Gostaria de saber se você tem alguma dica, caso as páginas saiam defeituosas também neste outro formato. Obrigada.

    Envie uma resposta
  12. No calibre, ao converter epub p/ PDF, a fonte fica muito grande e não consigo organizar as margens do documento convertido para o PDF..você tem algumas dicas para a conversão acima referida?

    Envie uma resposta
    • Eu nunca fiz conversão para PDF no Calibre, sempre de PDF. Eu, particularmente, prefiro criar arquivos PDF usando o recurso de impressão, para que as margens e fontes sejam configuradas automaticamente. Tente imprimir para PDF, veja se o resultado é melhor.

      Envie uma resposta
  13. Olá Cris,
    gostei muito das dicas, e quero passar meus livros do kindle para o kobo, mas tenho medo do conteudo dos livros saírem mutilados ou embaralhados :P. Existe essa possibilidade ou posso converte-los tranquilamente?
    Abraços

    Envie uma resposta
    • Thays,
      O problema de converter os ebooks do Kindle para o Kobo é a origem deles. Se eles foram comprados na Amazon, eles tem DRM, e o Calibre precisa de um plugin para remover o DRM (que é a proteção contra cópia). Vale ressaltar que isso é ilegal nos Estados Unidos e vai contra as normas de uso das livrarias (Amazon, Cultura, etc), OK?
      Se estes ebooks são gratuitos, que você obteve em algum outro lugar e está lendo-os no Kindle, então a questão é o formato. Se for MOBI ou AZW, normalmente os resultados para convertê-los para EPUB (o formato suportado pelo Kobo) são satisfatórios. Se for PDF, eu sugiro tentar ler sem converter primeiro.
      Não sei se esclareci sua dúvida ou criei mais dúvidas, por isso fique à vontade para fazer mais perguntas e enviar mais informações.

      Envie uma resposta
      • Olá de novo.
        Obrigada por esclarecer minhas duvidas^^. Ajudou muito. =D
        Abraços.

        Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário