Como funciona o dicionário do Kindle

Uma função muito útil que está disponível gratuitamente no Kindle é a de fazer buscas por palavras do texto do ebook em um dicionário embutido. Você pode consultar as palavras que quiser durante a leitura, de forma fácil e rápida. Veja neste artigo como instalar os dicionários e como usá-los.

Vale lembrar que o Kindle possui apenas os dicionários de sinônimos, ou seja, quando você procura por uma palavra, você terá o significado daquela palavra na mesma língua. Por exemplo, se estiver lendo um livro em inglês, e procurar uma palavra, você verá a definição do dicionário para aquela palavra em inglês. O dicionário de tradução de uma língua para outra pode ser comprado à parte.

Como instalar um dicionário

O Kindle não vem com dicionários já instalados, será necessário fazer o download dos dicionários que você utiliza para poder então buscar o significado das palavras neles. Mas é muito fácil instalar um novo dicionário. Para isso, basta simplesmente você fazer uma busca por uma palavra no dicionário (você verá como fazer isso no próximo tópico). Como é a primeira vez que você usa o dicionário, ele mostrará a mensagem abaixo:

Kindle app 06

O layout desta mensagem pode mudar dependendo do modelo do seu Kindle, mas a ideia é a mesma. Agora é só clicar no botão Baixar (ou equivalente na sua interface) e o Kindle fará o download deste dicionário para você.

Kindle app 07

Assim que o download terminar, ele mostrará a definição da palavra que você havia marcado no quadro no rodapé da página:

Kindle app 08

Note que você precisará repetir este procedimento se quiser baixar dicionários em línguas diferentes. Aqui, no exemplo, eu baixei o dicionário português. Se quiser baixar o dicionário inglês, abra um ebook em inglês e busque por uma palavra qualquer, e então é só repetir estes passos.

Como procurar palavras no dicionário

Você pode buscar no dicionário uma palavra que esteja no ebook que você está lendo e ver a definição daquela palavra, sem ter que sair do ebook, é muito prático. O procedimento para fazer a busca depende da interface do seu Kindle. Vejamos então como fazer uma busca no dicionário nos modelos do Kindle físico e no aplicativo Kindle para plataformas móveis e desktop.

No Kindle sem tela touch

Os modelos de Kindle que não possuem tela touch tem um controle direcional na parte inferior do dispositivo. Você usará este controle para consultar o dicionário, da seguinte forma: pressione o controle para cima ou para baixo, para que um cursor apareça na tela. Com o controle direcional, leve o cursor até o início da palavra que você deseja buscar no dicionário, e pronto. É só posicioná-lo no começo da palavra e aguardar alguns segundos, e ele fará a busca e mostrará no rodapé as primeiras linhas da definição encontrada no dicionário.

Kindle - dicionário

 

Para ler a definição completa, no Kindle 4 basta pressionar o botão central e selecionar a opção full definition; no Kindle Keyboard, aperte o botão Enter.

No Kindle com tela touch

Nos modelos de Kindle com tela touch é bem fácil fazer a busca de uma palavra no dicionário: basta pressionar sobre a palavra em questão para selecioná-la e mantê-la pressionada por alguns segundos. Isso fará com que a definição da palavra apareça automaticamente. Para ver a definição completa, pressione o botão Show full definition. Para fechar a janela com a definição, clique no X no canto esquerdo superior da janela.

No aplicativo Kindle em smartphones e tablets

No aplicativo Kindle para smartphones e tablets com tela touch também é bem fácil usar o dicionário. Basta pressionar uma palavra, para selecioná-la, e segurar por alguns segundos, e a definição será apresentada.

Aplicativo Kindle - dicionário

Para ler a definição completa, basta clicar em Definição completa. Para fechar o pop-up com a definição, basta clicar em outro lugar na tela.

No aplicativo Kindle em computadores

No aplicativo Kindle disponível para Windows e Mac, você também poderá utilizar o dicionário, como nas outras plataformas. Aqui, é muito simples fazer a busca por uma palavra: basta um clique duplo sobre a palavra desejada, e será apresentado um pop-up com a definição.

Aplicativo Kindle - dicionário

Para ver a definição completa, basta clicar no link Definição completa. Para fechar o pop-up com a definição, basta clicar em outro lugar na tela.

O que é a definição completa de uma palavra?

A definição completa de uma palavra é a entrada completa apresentada no dicionário. Ou seja, ao invés de você ver apenas algumas linhas mostradas numa janelinha, aqui o Kindle abrirá o ebook do dicionário na página onde encontra-se a definição da palavra que você buscou. Experimente passar as páginas para você ver como é isso mesmo, você está num outro ebook, que é o dicionário:

Kindle - dicionário com definição completa

Por isso, se você tentar passar páginas, não voltará para o ebook original que você estava lendo. É preciso que você use o botão (físico ou lógico, na tela) de Voltar, para que ele te leve de volta ao ebook onde você pesquisou a palavra em questão.

Como o Kindle sabe qual dicionário usar?

É importante explicar como o Kindle determina qual dicionário ele usará para fazer a busca de uma determinada palavra. Para fazer isso, o Kindle identifica qual é a língua usada no ebook a partir de uma informação que é colocada nos metadados do ebook (ou seja, informações que não aparecem quando você lê o ebook, mas o Kindle as vê), e então ele fará as buscas no dicionário de sinônimos daquela língua. Que coloca essa informação no ebook é o criador daquele ebook.

É importante entender isso pois, se por exemplo você está lendo um ebook em português, ele buscará as palavras no dicionário português. Se houver uma palavra em inglês lá no meio do texto, e você pesquisar por ela, ele fará a busca no dicionário português, que não vai dar resultado. Isso funcionaria se quem criou o ebook tivesse definido-o com ambas as línguas, de forma a fazer o Kindle pesquisar em ambos os dicionários.

Caso o ebook não tenha a definição de língua, ele então utilizará o dicionário padrão (veja o item a seguir).

Como definir o dicionário padrão do Kindle

Nos modelos mais novos de Kindle é possível definir qual é o dicionário padrão que ele utilizará para as buscas de palavras. O dicionário padrão é usado quando o ebook não traz a definição da língua que eu mencionei no item anterior. Portanto, se você costuma ler mais ebooks de uma determinada língua, é interessante definir o dicionário para aquela língua como sendo o padrão. Note que para fazer isso, você precisa ter baixado o dicionário primeiro, fazendo o procedimento que eu expliquei no início deste artigo.

Para definir o dicionário padrão, basta clicar no botão do menu, clicar em Settings, depois clicar em Device Options, e em Language and Dictionaries. Ali você fará a definição do seu dicionário padrão.

OBS: O meu Kindle Keyboard não possui esta funcionalidade. Eu verifiquei que o Kindle 4 e o Kindle Paperwhite possuem, mas eu não tenho estes modelos para testar e confirmar. Se algum leitor encontrar algum erro nesta informação, por favor avise-me nos comentários.

Usando o dicionário com documentos pessoais

Eu fiz uma série de testes para usar o dicionário com documentos pessoais, ou seja, os seus ebooks que você lê no Kindle físico que não foram comprados na Amazon, e percebi uma limitação no uso do dicionário: eles só funcionam se usados com o dicionário em inglês. Se você transferir para o seu Kindle um ebook em português que não tenha sido comprado na Amazon, você não conseguirá utilizar o dicionário com este ebook. Se tentar buscar uma palavra, você verá que ele nem sequer fará a busca, ele apenas apresentará as opções de destacar ou criar uma anotação.

Então eu consultei o suporte da Amazon, e eles confirmaram esta limitação, e sugeriram que eu enviasse os meus documentos pessoais para a Amazon com a palavra-chave “convert” no assunto, para assim convertê-los para o formato nativo do Kindle (para mais detalhes sobre este procedimento, leia o artigo Como transferir arquivos para o Kindle por email), pois desta forma o dicionário português funcionaria.

Eu fiz vários testes, e de nenhuma forma consegui que o dicionário funcionasse num ebook em português no meu Kindle Keyboard, nem enviando por email usando a palavra “convert” no assunto, conforme a instrução que recebi.

O curioso é que eu tive exatamente o comportamento oposto no aplicativo Kindle no iOS: o dicionário em português funcionou com todos os ebooks em formato MOBI que eu testei, não importa como eu os transferisse (eu testei enviar por email com e sem a palavra convert, e testei também transferir manualmente via iTunes). Ele apenas não funcionou em arquivos no formato PDF que eu não converti.

Como o comportamento foi diferente em plataformas diferentes, achei melhor registrar isso neste artigo, assim você poderá testar e ver qual resultado você obtém. Além disso, o modelo do meu Kindle é antigo e não é atualizado há algum tempo, pode ser que os novos modelos de fato permitam o uso do dicionário português com ebooks convertidos pela Amazon. Se puser, faça o teste com seu Kindle e fique à vontade para colocar seus resultados nos comentários, para sabermos como é o comportamento em outros modelos.

Finalizando…

O dicionário é uma ferramenta muito útil no Kindle, principalmente se você estiver lendo livros clássicos, com aquelas palavras rebuscadas, ou livros em outras línguas. É uma pena que o Kindle não venha com o dicionário inglês/português como vem no Kobo, mas vou falar sobre isso posteriormente em outro artigo. Por enquanto, ficam aqui as dicas para você utilizar o recurso de dicionário que o Kindle oferece sem custo.

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no

45 Comentários

  1. Oi Cris, beleza?

    Para quem comprou Kindle Fire HD lá nos EUA, tem como usarmos tanto os teclados, quanto o dicionário em PT-BR? – Já tentei de tudo sem sucesso.

    Você conhece quem comprou lá fora e conseguiu fazer tais ajustes?

    Pesquisei na Web e encontrei no teu site e noutros blogs, várias dicas sobre como melhor usufruirmos do Kindle. Fui lendo (ainda leio), e seguindo as instruções que li, consegui instalar “trocentos apps”.
    Consegui inclusive para para o português, mas não o teclado e nem o dicionário.

    Você sabe como?

    Valeu, obrigado! – Parabéns pelas postagens!

    Envie uma resposta
    • Klatoo, eu ainda não tive a oportunidade de usar um Kindle Fire, e ele é muito diferente dos demais modelos do Kindle, como o meu, que é exclusivamente um e-reader.
      O que eu sugiro é que você envie sua dúvida para a Amazon. Pode parecer incrível, mas todas que eu enviei até hoje foram respondidas com rapidez. Não custa nada experimentar, não é? Quem sabe eles te ajudam. Eu escrevi um post explicando como submeter questões para a Amazon, siga estes passos:
      http://www.vidasempapel.com.br/como-obter-ajuda-para-questoes-sobre-o-kindle/
      Espero que isso te ajude a encontrar a solução.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
      • O.K Cris, obrigado pela resposta. Vou fazer o que sugere aqui.
        Eu soube recentemente que a Amazon iria começar a vender aqui no Brasil o Kindle Fire. Li que “seria” em junho/julho. E isso, penso eu, poderá resolver muitas coisas que são travadas para quem comprou/compra o aparelho lá fora. Entre elas cito dicionários, teclados, apps para android, etc.
        abç

        *** Cris, uso o “nome” klatoo às vezes e em certos sites, pra modo de evitar propagandas, perseguições e coisas do gênero. Já tive alguns problemas com pessoas “pegando no pé”, e outras que invadiram meu sistema por três vezes. Calejado, resolvi usar ‘nalguns’ lugares nome inventados.
        Mas, aqui no teu espaço super bacana, usarei meu nome real.

        abç.

        Envie uma resposta
        • Gilmar,
          Eu também estou na expectativa do lançamento do Kindle Fire por aqui. Acho que seria uma ótima opção de tablet para o mercado brasileiro, e como você disse, ajudaria bastante os usuários que já adquiriram seus Kindle Fire lá nos Estados Unidos.
          Eu também ouvi alguns rumores, acho que não deve demorar.
          E se você conseguir resolver os problemas que você está tendo com o seu Kindle Fire, e quiser escrever um guest post aqui no Vida Sem Papel para compartilhar com outros usuários, está convidado, OK? 🙂
          Quanto à questão do nome, é uma pena que você tenha tido estes problemas que você descreveu, mas fico contente de você ter tido a confiança de usar seu nome real aqui, eu agradeço.
          Um grande abraço!

    • olá Klatoo,

      Hoje consegui instalar um dicionário português – Português no meu Kindle Fire. siga os passos do lik a seguir e seja feliz ; )

      http://dicaskindle.blogspot.com.br/2012/06/dicionarios-no-kindle.html

      Cris, muito completa sua postagem… obrigado!
      Consegui instalar o dicionário Português-português, Porém, o usuário anterior do kindle, de quem eu comprei, havia intalado o dicionário oxford em inglês, que está como padrão. Achei que, como o dicionário português havia sido instalado e esta funcionando direitinho, funcionasse automaticamente ao selecionar as palavras. Mas para minha “alegria” nao funcionou. Tentei achar um diretório, “os settings”, etc no kindle pra colocar o português como padrão mas sem sucesso. Vc, por acaso, não conhece um jeito para que consiga colocar esse dicionário como padrão, conhece?

      Envie uma resposta
      • acabei de olhar a resposta pra minha pergunta e não foi muito animadora. No proprio site da amazon tem um FAQ sobre esse assunto (http://www.amazon.com/forum/kindle?cdForum=Fx1D7SY3BVSESG&cdThread=TxV8WV27WLZ4Y0)

        vejam o comentário com a resposta da amazon para a pergunta:

        Posted on Nov 17, 2011 8:19:33 AM PST
        Jeff12345 says:
        I asked Amazon Customer Support. They inform me that “We’ll not be able to change the default dictionary on the kindle fire.”
        This is a real problem, as far as I’m concerned.

        Sacanagem…

        Envie uma resposta
        • Oi Marcus,
          Vou responder seus dois comentários de uma vez só, OK? 🙂
          Sobre a questão de você possuir o dicionário Português-Português e ele não procurar uma palavra em português, isso acontece porque o ebook que você está lendo não possui a definição de língua. Por isso, o Kindle acaba usando a língua default, que neste caso parece-me que é o inglês. Geralmente os ebooks comprados vem com esta definição pronta, não precisa fazer nada (já testei vários ebooks em português comprados na Amazon, todos com resultado positivo).
          Vale até mencionar, como expliquei no post, que se a linguagem do ebook está definida, a app do Kindle deve baixar o dicionário da língua gratuitamente, não precisaria fazer o procedimento do post que você mencionou.
          Mas se a questão é alterar o dicionário padrão para o dicionário português, há uma solução mais fácil. No último post que eu publiquei, eu mencionei que a Amazon acabou de lançar um update pro Kindle Fire que inclui o suporte ao Português do Brasil para o sistema e para o teclado. Verifiquei na ajuda da Amazon que se você modificar a linguagem do sistema (após ter feito o update, claro) para outra língua que não seja o inglês, ele automaticamente também define o dicionário default para aquela língua, veja só:
          http://www.amazon.com/gp/help/customer/display.html?nodeId=201239590#changelanguage
          Eu não possuo o Kindle Fire, não dá para eu testar para confirmar, mas acho que deve funcionar. Espero que funcione 😉
          Um grande abraço!

  2. Olá Cris
    Você saberia me informar se é possível utilizar o kindle somente como dicionário? Por exemplo, se eu estiver lendo um livro de papel, posso pegar o kindle para funcionar como dicionário apenas? Eu tentei e não consegui achar onde teclar a palavra desejada…

    Envie uma resposta
    • Pergunta interessante, Marina. Eu nunca tinha tentado isso, mas funciona sim.
      No meu Kindle, o dicionário aparece na lista de livros, no final da lista (ele é sempre o último). Basta abrí-lo como se fosse um ebook comum, e ele já entrará com o cursor no campo de pesquisa, para digitar uma palavra. Aí é só digitar a palavra e teclar o Enter. Você verá então uma lista de palavras que começam com as letras que você digitou. Navegue com o cursor do Kindle até a palavra digitada, usando os botões direcionais, e quando o cursor estiver sob a palavra desejada, pressione o botão central. Aí você verá a definição da palavra. É assim que funciona no meu Kindle Keyboard 3G, OK?
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
      • Obrigada! Mas no meu kindle, que não é 3G mas é touch, quando eu abro o dicionário não tem cursor nenhum. Nem teclado. Ele simplesmente abre na página da última palavra que eu consultei e não aparece o teclado virtual para entrar outra palavra…

        Envie uma resposta
  3. Comprei um kindle (do mais simples) ontem e eu gostaria de por enquanto leio em inglês, um dicionario ing/port .. tem como ?!

    Envie uma resposta
    • Leandro,
      Eu confesso que não testei ainda, mas segundo informações do site da Amazon, basta adquirir um dicionário Inglês/Português que você já conseguiria obter a tradução das palavras.
      Abraços!

      Envie uma resposta
  4. Oi Cris..
    Eu baixei o dicionário Priberam da língua portuguesa através de um torrent e funcionou no Kindle Keyboard, quando leio em inglês uso o dicionário inglês, e quando leio em português uso o dic.. em português. ..e no momento que utilizei um texto em português abriu a configuração do dicionário nativo e optei pelo dic.. de português.

    E outra coisa, baixei dois dicionários inglês português e português inglês para Kindle e consegui utilizar no meu Kindle keyboard sem problema (http://browse.feedreader.com/c/cacovsky/294688164).

    Na realidade consegui também um segundo dicionário inglês português (portugal, mesmo assim achei ótimo) convertido do dicionário Babylon para o Kindle, e funciona normalmente também. muitas pessoas gostaram mais ainda que do oficial da amazon. (http://eb.lv/dict/)

    E fazer isso dá um trabalhão, tem ums pessoas, brasileiros, que fazem. Mas não disponibilizam pra download, alegam questões de violação de direitos autorais e coisa e tal.. então eles ensinam a pessoa a fazer por conta própria. (http://zeribeiropena.wordpress.com/2011/03/21/dicionario-houaiss-e-babylon-no-kindle/#comment-3)

    Fiz o teste, e todos funcionam.. Funcionou no meu Kindle Keyboard.
    Abraço..

    Envie uma resposta
    • É possível usar estes dicionários (inglês/português) nos aplicativos kindle para android?

      Envie uma resposta
      • Roberta, eu sei que os dicionários comprados na Amazon podem sim ser usados nos aplicativos Kindle (como para Android) além dos e-readers Kindle, não sei sobre estes dicionários que o Marcello comentou, mas acredito que também funcione.
        Abraços.

        Envie uma resposta
      • Oi Roberta, acredito que seja possível fazer uma consulta normal, isso com certeza, mas torná-lo um dicionário primário durante a leitura de um livro acho que não.

        Importante: encontrei este outro dicionário que é bastante rico, o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, algum
        santo se deu o trabalho de tornar o banco dados do dicionário nativo ao kindle (eu desconheço de qualquer versão legal). É um dicionário muito rico, a mesma da versão eletronica completa para o Windows, e não do mini-dicionário. Ele te dá a datação da palavra, sinônimos, semelhantes, antônimos, coletivos, e ainda a classificação e flexão das palavras. Vale a pena: (deletado)

        Envie uma resposta
        • Obrigada, a ideia era usar como dicionário padrão durante a leitura, mas não encontro essa opção no aplicativo

        • Link apagado, em respeito ao site. 🙂

        • Obrigada pela compreensão, Marcello!
          E continue enviando dicas e comentários, OK? 🙂
          Abraços!

  5. Esse era o artigo que eu procurava!! Muito obrigado!

    Envie uma resposta
  6. Oi Cris! Comprei recentemente o Kindle mais simples que tem (o sem teclado) e ele veio com a língua padrão Português-Brasil. O dicionário em Português funciona “lindamente” com qualquer livro em português que eu tenho, sendo que nenhum deles foi comprado, todos foram baixados (e inclusive um deles está em pdf). Meu problema é justamente ao contrário: o dicionário não funciona com meus livros em inglês, mesmo eu tendo baixado os 2 dicionários que a Amazon disponibiliza gratuitamente (os livros em inglês também são baixados). Você poderia me dar um “help”? Obrigada.

    Envie uma resposta
    • Thaís, apenas pegue o seu arquivo que está em inglês (mas tem de estar nas seguintes extensões: Microsoft Word (.doc, .docx), Rich Text, Format (.rtf), HTML (.htm, .html) , documento de Texto (.txt) Documentos compactados (zip, x-zip), Mobi books, senão não funciona) e enviar do seu e-mail pessoal para o seu e-mail de domínio kindle (???????@kindle.com) com o título do email escrito: “convert” sem as aspas e o arquivo que quer converter anexo, não pode colocar nenhuma informação no corpo do e-mail, apenas o título convert e o arquivo anexo. Pronto, você irá receber o arquivo no seu kindle já convertido e com o dicionário habilitado. Daí você poderá colocar o cursor na frente e a definição em inglês estará embaixo. É a dúvida que eu tinha também, mas olhando o texto da Cris consegui fazer deste jeito e deu certo. Leia o meu comentário, que é mais recente que o seu, lá tem a explicação também. Boas leituras.

      Envie uma resposta
  7. Boa tarde Cris! Eu estudo inglês e comprei o Kindle 4 na black friday por R$ 200 e estou muito satisfeito com o Kindle. É a melhor ferramenta de estudo em línguas que eu conheço, quem fala mal é porque não sabe utilizar. Dentro do meu estudo eu costumo passar o conteúdo do livro para o Word e depois pelo Calibre converter em Mobi, para depois com o cabo usb passar para meu Kindle. Porém não estava contente que quando eu passava o cursor na frente da palavra não aparecia a definição da palavra no idioma inglês, simplesmente não mostrava nada e com a sua dica, não preciso nem do Calibre mais, apenas entro no meu e-mail cadastrado (conforme sua explicação acima) e envio o arquivo .docx editado por mim, para o endereço de e-mail do domínio kindle que eu cadastrei (conforme sua explicação acima) e pronto, espero 3 minutos e já aparece no meu kindle o arquivo convertido, e o melhor, coloco o cursor na frente de qualquer palavra e a definição daquela palavra já aprece embaixo no próprio idioma inglês, ou seja aperfeiçoado meu inglês de forma rápida, sem precisar abrir o dicionário físico.

    Envie uma resposta
  8. Cris sou eu novamente! Essa dica que postei abaixo usando parte da sua explicação não encontrei em lugar nenhum, então é importante vocês leitores que estão iniciando no uso do Kindle gravar estas informações, fica a dica, um dia irão precisar.
    Agora vai outra dica para quem está estudando alguma língua, vocês poderão entrar no site http://www.jw.org e lá aparece conteúdos muito interessantes sobre diversos assuntos, são leituras que ajudarão vocês em diversas modalidades. Entrem neste site e escolham qual idioma vocês estão/querem estudar e vocês podem baixar livros ou revistas em epub ou pdf para posteriormente enviarem para seus kindles e podem baixar o conteúdo desta revista ou livro no formato mp3 ou aac, ou seja, vocês conseguem ler e acompanhar o áudio para saber se a pronúncia está correta, e o melhor, o áudio é gravado por uma pessoa nativa daquela língua, a pronúncia está correta e pasmem, são cerca de 350 (trezentos e cinquenta) idiomas diferentes. Não existe outro site parecido com este. E são livros muito interessantes. Fica a dica, vale a pena pesquisar.
    Este é o único problema que encontrei no kindle 4, não há opção de áudio, já o kindle 3 (keyboard) havia a opção de colocar áudio nos livros. Mas para quem tem o Kindle 3, vocês podem baixar os arquivo de leitura e áudio do site jw.org e sincronizar o texto com a leitura. Aproveitem.

    Envie uma resposta
  9. como fazer para criar um dicionário que funcione internamente como o que vem com ele

    Envie uma resposta
  10. Olá Cris, boa noite!

    Tenho um ipad e a pouco me rendi ao kindle. Na minha opinião até agora o melhor aplicativo para leitura, principalmente pela pelas formatações possíveis p.

    Li as suas dicas acima e todos os comentários, mas ainda estou um pouco confusa (desculpe não entendo muito de informática

    Envie uma resposta
      • Olá Cris, desculpe a confusão com o post…
        o que eu queria saber é se eu comprar um livro em inglês existe a possibilidade de traduzir o livro inteiro? Nem que seja numa tradução tipo “Google”…

        Obrigada
        Elis

        Envie uma resposta
        • Elis,
          Não dá para fazer isso não. O dicionário é para consulta de palavras específicas, como você faria com um dicionário de papel.
          Abraços!

  11. Cris, por favor, preciso de ajuda para habilitar/baixar/tornar operacional um dicionário de português no Kindle Paperwhite. Estou lendo um tema que não domino, filosofia da mente, precisando portanto de consultar com frequência o dicionário. No Kobo é fácil. Só destacar a palavra e aparecem definição e sinônimos, se houver. A Ajuda da Amazon é confusa (tenho 76 anos), no mínimo complicada. No dispositivo, o dicionário Priberam aparece em idiomas, para o português, mas aparentemente só tem o nome e não está instalado. Li suas recomendações para pesquisar na Amazon e não encontrei nada. Seguido suas orientações sobre como consultar a ajuda do site consegui mandar um email para o suporte. Estou aguardando resposta. Obrigado por sua atenção.

    Envie uma resposta
    • Fernando, eu confesso que não cheguei a testar baixar o dicionário no Kindle Paperwhite, pois quando eu o testei já estava baixado, mas no meu Kindle Keyboard, basta eu posicionar o cursor (que seria equivalente a você tocar e segurar o dedo sobre uma palavra) e ele já chama o dicionário. Se não tiver o dicionário naquela língua, ele baixa na hora. Não deveria ser nada complicado. O que acontece quando você faz isso, quando toca e segura o dedo sobre uma palavra? Me diga o comportamento dele, se dá erro, se não faz nada, se mostra outra coisa, etc.
      Você já tentou baixar um ebook gratuito em português na Amazon para ver se dá o mesmo problema? Se quiser testar, baixe este ebook sobre empreendedorismo que eu acabei de testar no meu Kindle e o dicionário funciona direitinho com ele:
      http://www.amazon.com.br/Menina-Vale-Como-empreendedorismo-mudar-ebook/dp/B00AHKFR4W/ref=pd_ts_zgc_kinc_5475882011-f_2?ie=UTF8&s=digital-text&pf_rd_p=1902993762&pf_rd_s=right-4&pf_rd_t=101&pf_rd_i=5461252011&pf_rd_m=A1ZZFT5FULY4LN&pf_rd_r=13ASR92T4A5N861EFB66
      Outra coisa, este ebook foi comprado ou é um arquivo pessoal seu (ou seja, um arquivo que você possui que transferiu para o Kindle)? Se for um arquivo pessoal, pode ser que ele não tenha o idioma definido. Neste caso, uma tentativa seria definir o dicionário padrão do Kindle como sendo o dicionário em português (caso você o tenha). Para isso, clique no menu, em Configurações / Opções do Dispositivo / Idioma e dicionários / Dicionários. Na tela seguinte, você deverá ver a lista de idiomas para os quais você possui dicionários. Se não aparecer nenhum ou não aparecer o português, clique em Ir para a nuvem para baixar o dicionário português. Se aparecer o português na lista, clique nele, e lá dentro você deverá ter a lista de dicionários de português. Marque o dicionário que você deseja usar, se houver mais do que um.
      Se as sugestões que eu te dei não resolveram, me responda com as informações que te pedi para ver se eu consigo identificar o problema.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  12. Boa tarde, é possível ter uma lista das palavras que pesquisei o significado no kindle, para que depois que tenha feito a leitura, possa testa a memorização?

    Envie uma resposta
  13. Meu Kindle é o Keyboard 3g , como instalo o dicionario em português ?

    Envie uma resposta
    • Naiara, basta você abrir um ebook em português (você pode baixar um gratuito da Amazon brasileira mesmo) e ir com o cursor (usando os botões direcionais) até o começo de uma palavra. Isso acionará o dicionário, e se ele não tiver sido baixado, você poderá fazê-lo, como eu explico neste post.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  14. Oi Cris. Comprei um tablete e em seguida um dicionário inglês-português da amazom. Gostaria de saber como colocá-lo como dicionário padrão no tablete já que quando busco as palavras ele não aparece como opção de dicionário. Obrigada.

    Envie uma resposta
  15. Oi, estou querendo baixar o pacote com o dicionário, você tem o arquivo? Se tiver você disponibiliza ou tenho que comprar. Aguardo…

    Envie uma resposta
  16. Cris, estou tendo dificuldades de ler caracteres não latinos no aplicativo do tablet, mais especificamente caracteres japoneses. Você sabe o que pode ser e como me ajudar?

    Envie uma resposta
    • Caroline, existem inúmeras hipóteses, pois seria necessário muitos mais detalhes para ter uma ideia. O que eu sugiro, sem ter mais detalhes, é tentar ler com outro aplicativo. Se você estiver usando um aplicativo de loja (como o Kindle da Amazon) e estiver lendo um ebook comprado na respectiva loja, eu sugiro entrar em contato com o suporte pois é provavelmente um problema de formatação.
      Abraços e feliz 2017!

      Envie uma resposta
  17. Olá. Utilizando o kindle no meu celular consigo traduzir um parágrafo inteiro, entretanto no PC, ele traduz apenas uma palavra. Gostaria de saber se é possível fazer o mesmo que faço pelo celular.

    Envie uma resposta
  18. Cris boa tarde tudo bem? Eu li a matéria e consegui usar o dicionário de tradução off line para livros de inglês não comprados na Amazon. Conversando com um amigo do trabalho que descobriu como fazer, basta abrir o livro de inglês no Calibre e editar Metadados colocando o idioma como inglês. Deu certo pra mim. Se você conseguir também, o que acha de criar uma postagem para ajudar o pessoal? Forte abraço.

    Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário