Assine o Kindle Unlimited

Alguns meses depois de eu comprar meu Kindle Keyboard, comecei a perceber que ele estava ficando mais lento principalmente para adicionar anotações. Depois, começou a travar até em tarefas básicas, como passar de uma página para outra.

Eu gostaria de compartilhar com você o que eu descobri, para que você possa resolver este tipo de problema. E mesmo se você não estiver tendo este problema, é bom entender o que causa esta lentidão para evitar que ela aconteça no seu Kindle.

Na época, eu pesquisei bastante, até que por coincidência, procurando uma outra questão, encontrei um texto explicando o funcionamento da indexação de livros no Kindle, e foi aí que tive a pista mais importante para identificar a causa do problema de lentidão.

O que é a indexação?

Cada vez que você baixa um novo ebook no seu Kindle, por trás dos panos ele inicia a indexação deste ebook. Para explicar o que é uma indexação de forma bem simplista, é como criar um índice com as palavras que existem naquele ebook.

Caso você esteja se perguntando por que o Kindle precisa indexar um ebook, é para que, quando você fizer uma busca por palavras, ele possa te dar uma resposta mais rápida, sem precisar buscar naquele momento as palavras em todos os ebooks (imagina o quão lento seria se ele tivesse que fazer isso!). Por isso, ele simplesmente consulta o índice, localiza a palavra que você buscou, e aí ele já saberá onde ela está localizada em cada ebook já indexado.

Por que a indexação pode fazer o Kindle ficar lento?

Na grande maioria dos casos, a indexação funciona bem, você nem percebe que ela está acontecendo. Mas se você baixar muitos ebooks de uma vez (como eu quando comprei meu Kindle, que já possuía centenas de ebooks comprados na Amazon), aí você pode começar a ver o seu Kindle ficar um pouco lento por causa da indexação, pois ela precisa usar recursos que concorrem com sua leitura.

Outro problema que eu li em fóruns é de casos onde o problema é causado por um arquivo específico. Algum problema com um arquivo pode fazer ele entrar em loop, nunca terminando a indexação daquele arquivo problemático, e por isso fazendo com que o Kindle fique lento para executar outras tarefas.

Vale também mencionar que, se você possui um Kindle mais novo, talvez nem perceba uma lentidão mais severa, mas pode ser que a bateria do Kindle não esteja durando tanto quanto o esperado. Este problema pode também ser causado pela indexação, que como eu disse consome recursos para ser executada.

Kindle lentoO que fazer?

Vejamos então o que fazer para resolver este problema. Vale mencionar que eu não encontrei nenhuma informação “oficial” no site da Amazon sobre este problema ou sobre o comportamento da indexação, tudo o que eu descobri foi em fóruns na web.

Há muitos ebooks para serem indexados

Pode ser que você simplesmente não tenha dado o tempo suficiente para que a indexação tivesse terminado. Neste caso, a solução é você deixá-lo na proteção de tela (ou seja, aperte o botão para desligar a tela e deixe naquela imagem que aparece), conectado à tomada, só para terminar a indexação (ele continua a indexação mesmo se você desligar a tela se ele estiver ligado na tomada, e faz a indexação muito mais rápido desta forma, segundo informações que encontrei em fóruns). Mesmo que ele esteja com a bateria carregada, deixe-o na tomada mesmo assim, para que ele possa continuar a indexação sem interrupção.

Fica a dica: se você começou agora com o Kindle, eu recomendo que você já evite baixar muitos ebooks de uma vez, e se tiver que fazer isso, mantenha o Kindle ligado na tomada por um tempinho para que possa terminar a indexação antes de começar a ler.

Um arquivo específico com problema

Outra possibilidade de causa do problema de lentidão pode ser um arquivo de um ebook específico com problemas. Neste caso, temos que remover o arquivo com problema para que o processo de indexação finalize.

Se você possui um modelo mais antigo do Kindle, não tem muito o que fazer (como no meu caso). Você pode tentar lembrar quando a lentidão começou, e remover os ebooks baixados desde então, para tentar eliminar o ebook problemático.

Se você possui um modelo mais novo, poderá ter uma ajuda para identificar o arquivo que está com problema. Para isso, siga os passos abaixo. Vou descrever os passos como seria no Kindle Paperwhite, segundo encontrei em sites (o meu Kindle não tem esta funcionalidade):

  • Vá para a Home, e toque no ícone de busca (Search);
  • Confira se “Todo o texto” está selecionado do lado esquerdo do campo de busca;
  • Faça uma busca por uma palavra incomum, ou mesmo uma sequência de letras (não use poucas letras ou palavras curtas, use uma palavra como por exemplo “acachapante”);
  • Veja os itens não indexados, verificando na parte inferior da tela após os resultados da busca. Anote quais são os itens que aparecem como não indexados;
  • Deixe o Kindle no descanso de tela, ligado na tomada por uns 5 minutos;
  • Repita a busca para ver quais são os itens não indexados;
  • Se ele ainda estiver indexando o mesmo arquivo que estava quando você fez a primeira busca, remova este arquivo (você pode tocar nele nesta lista mesmo e escolher a opção para removê-lo). Se ele estiver indexando outro arquivo, tente esperar mais tempo para que a indexação termine.

Se você removeu um ou mais arquivos e verificou que depois disso a indexação terminou (não tem mais itens não indexados ou a lentidão sumiu), você poderá tentar baixá-los novamente. Mas note que, se o problema se repetir, isso pode indicar que o problema com o arquivo em questão não foi causado pelo download, ele pode estar com problemas no arquivo original mesmo.

Se você tiver alguma dúvida ou observação sobre este problema ou sobre o procedimento, fique à vontade para fazer seu comentário.