Assine o Kindle Unlimited

Uma coisa muito útil para mim é poder, ao navegar na web, salvar páginas e artigos para ler depois.

Você pode estar pensando que dá para fazer isso simplesmente ao salvar um bookmark (marcador), certo? Tecnicamente sim. Mas aí você tem que voltar para o browser e chamar aquela página novamente.

Alguns browsers permitem você salvar conteúdo offline, mas este conteúdo fica salvo naquele browser. E se você quiser lê-lo em outro micro ou mesmo em outro dispositivo, como no seu smartphone?

Neste post, eu vou começar a falar sobre ferramentas que permitem salvar páginas e que oferecem apps para smartphones e tablets que permitem a você ler estas páginas depois, mesmo se estiver offline.

Eu acredito que esta seja a grande vantagem destas ferramentas. Se você estiver em algum lugar onde não tem acesso à Internet, poderá colocar a sua leitura em dia sem problemas.

As duas ferramentas mais populares que oferecem esta funcionalidade são o Instapaper e o Pocket. Neste post vou falar sobre o Instapaper, e na semana que vem falarei sobre o Pocket.

InstapaperA ideia é bem simples. Primeiro, você entra no site do Instapaper e cria um usuário.

Depois, você instala um bookmarklet no seu browser. Este bookmarklet é um bookmark que executa um código quando você o acessa. O que ele faz é enviar a página que está aberta no seu browser para o servidor do Instapaper.

Para instalá-lo, basta acessar esta página, arrastar o botãozinho Read Later (que quer dizer, “leia mais tarde”) e soltá-lo na sua barra de bookmarks/marcadores.

Daí em diante, quando quiser salvar a página que está no seu browser para o Instapaper, basta clicar no bookmarklet “Read Later”. A página será salva no Instapaper em uma versão mais limpa (sem propagandas, banners, etc). Você poderá lê-la depois no próprio browser, acessando o site do Instapaper, ou no seu smartphone ou tablet, usando uma das apps disponíveis.

Quando você lê as páginas no site do Instapaper, você tem duas opções: se clicar no título da página, você será direcionado para a versão original para lê-la (o mesmo efeito se tivesse clicado num bookmark). Se você clicar no botão Text, à direita, você verá a mesma versão “mais limpa” que o Instapaper disponibiliza nas apps dos dispositivos móveis. Veja o exemplo da imagem abaixo:

Site do InstapaperComo eu disse anteriormente, além do site, você pode ler as páginas salvas no seu dispositivo móvel. As imagens abaixo mostram o Instapaper num iPhone (clique nelas para abrí-las em maior resolução).

Esta aqui mostra a lista de páginas salvas para ler depois:

Instapaper no iPhone
e esta aqui mostra uma das páginas pronta para leitura:

Instapaper no iPhone

Estas apps sincronizam as páginas que você salvou localmente no seu dispositivo móvel, e depois de sincronizadas você poderá lê-las sem precisar se conectar à Internet. Excelente para ler no avião, sala de espera, táxi, etc.

Além do bookmarklet, há outras formas de enviar páginas e outros conteúdos para o Instapaper. Você poderá enviar por email (através de um endereço único que você recebe quando cria seu usuário) ou ainda através de dezenas de apps para várias plataformas que oferecem integração com o Instapaper. Por exemplo, tem o Tweetbot, que é o Twitter client que eu uso no meu iPhone e iPad.

A criação do usuário no site do Instapaper e navegação é gratuita, mas as apps para você ler nos dispositivos móveis são pagas. Mas nada te impede de testar usando o site para ver se você gosta antes de gastar com isso.

Na semana que vem, falarei sobre o Pocket, que é semelhante ao Instapaper mas tem algumas diferenças interessantes. Aguarde!

Pergunta: você já usou o Instapaper? O que achou? Fique à vontade para compartilhar seus comentários e dúvidas.