Novidades da app Kindle para iOS 8 (para iPhone e iPad)

A Amazon disponibilizou uma atualização de seu aplicativo Kindle para iOS (ou seja, para iPhone, iPad e iPod Touch). Esta atualização traz algumas novidades bem interessantes: um novo widget (exclusivo para usuários do iOS 8), além dos novos recursos de copiar e colar e também traduzir trechos do texto dos ebooks. Vamos então conhecer melhor estas novidades…

Conhecendo o aplicativo Kindle para iOS

Para quem não sabia, a Amazon disponibiliza o aplicativo Kindle para os principais sistemas operacionais de smartphones, tablets e computadores. Isso permite que os usuários que não possuem um Kindle (o e-reader físico) possam ler os ebooks da Amazon em seus dispositivos preferidos. E também permite que quem possui um Kindle, possa também fazer a leitura dos ebooks nestes outros equipamentos.

Além disso, quem possui um e-reader de outra empresa, como o Kobo e o Lev, pode usar o aplicativo Kindle para ler ebooks da Amazon, que não podem ser lidos nestes e-readers, apenas no Kindle.

Para quem possui um iPhone, iPad ou iPod Touch, o aplicativo Kindle para iOS é uma ótima opção para ler ebooks, não só aqueles comprados na loja da Amazon (você pode ler também seus ebooks pessoais). Se você ainda não teve contato com este aplicativo, comece lendo este post onde eu explico como usar o aplicativo Kindle para iOS (esta dica também pode ser usada para o aplicativo Kindle em outras plataformas móveis).

Novidades do aplicativo Kindle para iOS

Kindle para iOSEu já havia escrito um post há alguns meses falando de outras novidades do aplicativo Kindle, se você está começando a usar este aplicativo leia aquele post também, você conhecerá alguns outros recursos além daqueles que vou mencionar a seguir.

Agora, vamos focar nas últimas novidades, aquelas que foram disponibilizadas na última atualização do aplicativo Kindle para iOS.

Copiar e colar trechos de texto dos ebooks

Pode parecer básico, mas o aplicativo Kindle, até agora, não permitia copiar e colar trechos do texto dos ebooks. Mas agora permite!

Para fazer isso, basta marcar um trecho do texto com os marcadores do iOS (igual você faz em qualquer outro aplicativo), e o menu de opções aparecerá. Neste menu, que é um pouco diferente daquilo que você vê nos outros aplicativos, você verá um ícone para copiar o conteúdo marcado, conforme destacado na imagem abaixo:

Kindle para iOS 8 - 01

Depois de clicar neste ícone, o trecho será copiado, e você poderá colar este texto em qualquer outro aplicativo.

Lembrando que, se você desejar compartilhar um trecho no Facebook ou Twitter, não precisa usar o recurso de copiar e colar, pois você pode fazer isso através do botão indicado na imagem a seguir:

Kindle para iOS 8 - 02

Enfatizo que este novo recurso vale para o aplicativo Kindle no iOS 7, não só para a versão 8. Se você ainda não atualizou seu iOS, poderá usar este recurso assim mesmo, bastando apenas atualizar o aplicativo Kindle.

Tradução de trechos dos ebooks

Outra novidade muito útil do aplicativo Kindle para iOS é o Cartão de Tradução da Pesquisa Inteligente (no original, Smart Lookup Translation Card). Esse nome complicado traz um recurso que acredito que muitos leitores queriam há tempos: tradução de trechos do ebook.

Funciona assim: primeiro, você marca um trecho do texto, do mesmo jeito como se fosse copiá-lo. Aquele menu com as opções aparecerá, como mostra a imagem abaixo:

Kindle para iOS 8 - 03

Logo acima do menu, você verá o tal cartão de tradução, como indicado na imagem acima.

Para usá-lo, basta selecionar o idioma de origem e o de destino. Por padrão, ele colocará ambos setados para o idioma do ebook, como mostra a imagem abaixo. Neste caso, o ebook que eu estou lendo é em inglês, por isso ambos os botões mostram “inglês”.

Kindle para iOS 8 - 04

No meu caso, o texto selecionado está de fato na língua inglesa. Mas pode ser que você esteja lendo um ebook de uma língua que tenha um trecho em outra língua, e você queira traduzí-lo, então você deverá alterar o idioma no primeiro botão. No meu caso, eu deixei como está pois o idioma de origem está correto, é inglês mesmo.

Agora, basta clicar no segundo botão, depois da setinha, que também mostra inglês. Você verá a lista de idiomas suportados. Basta agora selecionar o idioma desejado. Neste caso, eu selecionei a opção português. E pronto: ele mostrará no cartão de tradução a tradução do trecho selecionado:

Kindle para iOS 8 - 05

Não se preocupe, você não precisará fazer isso toda vez que quiser usar o cartão de tradução. O aplicativo Kindle se lembra de como você deixou o cartão configurado (quais idiomas estavam selecionados) da última vez que você o usou, e quando você o utilizar novamente, ele virá com os mesmos idiomas.

Note que, além da tradução, você pode clicar no ícone que mostra um alto falante para que ele leia para você o trecho que está no cartão:

Kindle para iOS 8 - 06

Você pode fazer a tradução com uma única palavra também, só que tem uma pequena diferença. Ao marcar uma única palavra, você verá o dicionário padrão na língua do ebook, e não o cartão de tradução como ocorre quando você marca um trecho do texto.

Neste exemplo mostrado na imagem a seguir, a palavra marcada está em inglês num ebook em inglês, portanto o dicionário apresentado traz sinônimos em inglês:

Kindle para iOS 8 - 07

Isso você já conhecia. Note que, acima do cartão que mostra o dicionário, há três “bolinhas”, indicando que há três cartões disponíveis, não só aquele um que você vê:

Kindle para iOS 8 - 08

Se você puxar o cartão do dicionário para a esquerda, verá o próximo cartão, que é da Wikipedia:

Kindle para iOS 8 - 09

E puxando este segundo cartão para a esquerda, você verá então o terceiro cartão, que é o cartão de tradução, trazendo já a tradução daquela palavra para a língua que você selecionar:

Kindle para iOS 8 - 10

Neste cartão você poderá também ouvir a pronúncia da palavra que aparece dentro do cartão, usando o ícone do alto falante que eu mencionei antes.

Este serviço de tradução é provido pelo Bing, da Microsoft. Por isso, é importante avisar que ele só funciona se você estiver conectado à Internet! Se não houver conexão, você nem sequer verá o cartão de tradução (e nem o cartão da Wikipedia).

E antes que você pergunte, já vou avisar que este novo recurso também vale para os usuários do iOS 7, não só para a versão 8. Mas não esqueça de atualizar o aplicativo Kindle!

Novo widget para iOS 8

Como o título já sugere, esta novidade é só para usuários que já atualizaram seus iDevices para o iOS 8, pois é com esta nova versão que passamos a ter o recurso de widgets na tela Hoje (Today) da Central de Notificações.

O widget do Kindle serve como um atalho para você abrir um dos últimos livros que está lendo (caso você leia mais de um ao mesmo tempo). Vejamos agora como usá-lo.

Primeiro, você precisa colocar o widget na tela Hoje da Central de Notificações. Para isso, arraste o dedo puxando de cima para baixo, começando no topo da tela. Você verá a tela Hoje, com seus compromissos dentre outras informações.

Vá até o final, onde você encontrará o botão Editar:

Kindle para iOS 8 - 11

Clique neste botão. Você verá então a lista dos widgets já ativados, no topo da lista (aqueles com um sinal de menos na frente deles) e os widgets que você tem disponíveis para usar (aqueles com o sinal de mais na frente). Localize o Kindle nesta lista, e clique no sinal de mais na frente dele:

Kindle para iOS 8 - 12

Clique em OK no canto superior direito da tela. Pronto! A partir de agora, basta abrir a tela Hoje e você verá os ebooks que está lendo, como no exemplo abaixo:

Kindle para iOS 8 - 13

Basta clicar em um deles para ir direto para ele, no aplicativo Kindle.

Conclusão

Eu gostei muito destas novidades do aplicativo Kindle para iOS, e principalmente pelo fato de que as principais delas estão também disponíveis para os usuários que não atualizaram ou que não podem atualizar o iOS e que ainda estão com o iOS 7 (esta versão do aplicativo Kindle não suporta versões anteriores do iOS).

Na minha opinião, os recursos que vão agradar mais os leitores são o copiar/colar, que eu mesma já fiquei decepcionada várias vezes por não poder usá-lo (até agora), e também o cartão de tradução, que vai ajudar bastante quem lê em outras línguas. É claro que estes tradutores automáticos ficam bem aquém do desejável, mas já dá para ajudar o leitor a ter uma ideia melhor de um trecho de outro idioma.

E você, o que achou das novidades? Deixe sua opinião nos comentários ao final do post.

POR 228x90

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no

Participe e faça seu comentário