Como compartilhar o acesso 3G do seu iPhone via wi-fi

Você já esteve numa situação onde você estava acessando a Internet através do acesso 3G de seu smartphone, mas queria também baixar alguns ebooks para ler depois no e-reader (como o Kindle, Kobo ou Lev), ou mesmo pensou em usar este acesso através do tablet, para usar a Internet com uma tela maior e melhor teclado virtual? Ou até mesmo no seu notebook?

Pode até ser que você pensou naquele momento que talvez teria valido a pena ter comprado o Kindle com 3G, ou mesmo um tablet que também tivesse um chip permitindo o acesso 3G à Internet…

O que pode ser que você não saiba, e vai aprender como fazer agora, é que você pode compartilhar esse acesso 3G do seu smartphone com outros dispositivos, como se ele fosse um roteador wi-fi distribuindo acesso à Internet.

Neste post eu mostrarei como fazer isso com o iPhone. Para quem usa Android, fique ligado, pois farei um post similar mostrando como fazer isso com um smartphone Android.

Vale lembrar que o acesso 3G pode ser cobrado pela operadora celular. Verifique com sua operadora como é o uso deste serviço no seu plano, para ter ciência do custo e limitações (como por exemplo, quantos megabytes você pode usar por dia).

Veremos então a seguir como compartilhar o acesso 3G do seu iPhone com outros dispositivos. É possível fazer isso via wi-fi, bluetooth e cabo USB. Eu vou explicar como fazer isso via wi-fi pois os e-readers, que são o foco deste blog, suportam wi-fi. E também porque é fácil de configurar, já que você provavelmente já deve ter usado redes wi-fi antes.

É importante enfatizar que este procedimento permite que você conecte qualquer dispositivo que tenha wi-fi ao iPhone (como e-readers, tablets, notebooks, computadores).

Como usar o acesso 3G no iPhone

Para você entender bem o que vamos fazer: o seu iPhone tem acesso 3G à Internet, de forma que quando você liga este acesso, você consegue utilizar a Internet no iPhone. O que vamos fazer é permitir que o iPhone funcione como um roteador wi-fi, de forma que outros dispositivos acessem seu iPhone como um roteador, e com isso conseguirão através dele acessar a Internet.

acesso 3g iphone kindle

Houve um tempo em que algumas operadoras bloqueavam este recurso (lembro-me disso na época do meu iPhone 3GS), mas acredito que hoje em dia todas permitam o uso deste serviço.

O nome deste serviço no iPhone, se você quiser obter mais informações, é acesso pessoal. O termo técnico é tethering.

Como toda a comunicação entre seu outro dispositivo e a Internet passarão pelo iPhone, com este usando wi-fi e 3G ao mesmo tempo, isso pode consumir muito mais bateria do que o normal. Tenha isso em mente se for usar este recurso.

Como ligar o acesso 3G no iPhone

A primeira coisa que você precisa fazer é ligar o acesso 3G no iPhone. Para fazer isso, toque no ícone Ajustes:

acesso 3g iphone wifi 01

Nele, localize e toque no item Celular:

acesso 3g iphone wifi 02

Na tela seguinte, você terá todas as opções para ligar o acesso 3G. Para isso, basta ligar a opção Dados Celulares, e depois de este ser ligado certifique-se que a opção Ativar 3G também esteja ligada:

acesso 3g iphone wifi 03

Assim que o acesso 3G for estabelecido entre o iPhone e a operadora, você verá o símbolo 3G na barra de informações superior, ao lado do nome da operadora, como mostra a imagem abaixo:

acesso 3g iphone wifi 04

Se a velocidade disponível na localidade em questão for diferente de 3G, você verá outro símbolo, como EDGE ou GPRS (estes são mais lentos do que o 3G). O importante é notar que, quando este símbolo aparecer, o acesso à Internet está estabelecido.

Note que neste mesmo painel você terá outras opções que você pode investigar com calma depois.

Você pode, por exemplo, escolher quais aplicativos podem ter acesso à Internet via 3G. Você pode desligar este acesso para aplicativos que não sejam essenciais, como jogos, para evitar o alto consumo de dados, evitando assim que você estoure o limite de dados imposto pela operadora com acessos desnecessários.

acesso 3g iphone wifi 05

Você pode também ligar ou desligar o Roaming de Dados, que permite (se ligado) que você use o acesso 3G fora de sua área padrão. Ou seja, se seu chip é de São Paulo e você estiver no Rio de Janeiro, se esta opção estiver desligada, você não conseguirá usar o 3G (isso pode ser usado para impedir cobranças extras, se houverem, em caso de roaming de dados).

acesso 3g iphone wifi 06

Não precisa mexer nada nestas opções neste momento, basta apenas ligar o 3G. Vamos continuar…

Teste de acesso no iPhone

Neste ponto, eu sugiro que você teste um acesso simples à Internet para ter certeza de que o iPhone consegue se comunicar, antes de prosseguir. Basta então abrir o Safari:

acesso 3g iphone wifi 07

Eu sugiro chamar o Google, que é uma página enxuta que carrega rapidamente:

acesso 3g iphone wifi 08

Ao ver a página do Google, podemos prosseguir.

Ligando o acesso wi-fi no iPhone

Como eu mencionei anteriormente, neste post eu vou mostrar como compartilhar o acesso 3G do iPhone via wi-fi. As outras opções seriam via bluetooth ou cabo USB, mas não vou abordar estas opções neste momento.

Então antes de continuar, ligue a rede wi-fi no seu iPhone. Note que, para esta configuração fazer sentido, não deve haver nenhuma rede wi-fi ao alcance que você tenha acesso. Você não está executando este passo para o iPhone se conectar a um roteador, mas sim para ele ser um roteador.

Então abra o aplicativo Ajustes e toque em Wi-Fi:

acesso 3g iphone wifi 09

Neste ponto, apenas ligue o Wi-Fi:

acesso 3g iphone wifi 10

Pronto, aqui é só isso. Voltando à tela anterior, você deverá ver o status do Wi-Fi como Não Conectado:

acesso 3g iphone wifi 11

É assim mesmo. Vamos em frente…

Configuração do acesso pessoal

Agora que o iPhone já está conectado à Internet e o wi-fi está ligado, vamos configurar o acesso pessoal nele, que é o recurso que permite que ele compartilhe o acesso 3G.

Abra o aplicativo Ajustes e toque em Acesso Pessoal:

acesso 3g iphone wifi 12

Localize o campo Senha Wi-Fi. Eu recomendo preencher este campo, senão qualquer pessoa que estiver próxima de você poderá usar seu acesso wi-fi, pois a conexão estará aberta. Preencha então uma senha neste campo. Para isso, toque nele, escreva sua senha, e clique em OK no canto direito superior:

acesso 3g iphone wifi 13

Confira se a senha que você digitou aparece como mostra a imagem abaixo. Neste exemplo, a senha é vidasempapel, mas procure colocar uma senha mais segura:

acesso 3g iphone wifi 14

Depois, ligue o acesso pessoal:

acesso 3g iphone wifi 15

Note que a mensagem que aparece logo abaixo de onde você ligou o acesso pessoal mostra o nome da rede que você deverá usar, como destacado abaixo:

acesso 3g iphone wifi 16

No meu caso, o nome da minha rede é Cris’s iPhone 4S. Portanto, para configurar minha rede nos demais dispositivos, eu usarei este nome de rede e a senha que eu digitei acima. Você deverá usar o nome que você aí no seu iPhone e a senha que você digitou.

Outra questão importante é que, por segurança, depois de um tempo o acesso pessoal deixa de poder ser conectado. Quando você for conectar seu dispositivo ao iPhone, certifique-se que o acesso pessoal está visível verificando se a palavra Visível aparece logo abaixo do item Acesso Pessoal, como mostra a imagem abaixo:

acesso 3g iphone wifi 17

Se a palavra visível não estiver lá, desligue o acesso pessoal, aguarde alguns segundos, depois ligue-o novamente, e confira se agora está visível.

Como conectar outro dispositivo à rede do iPhone

Agora, basta você ir ao dispositivo que você quer conectar à Internet através do iPhone, e abrir as opções de wi-fi dele.

Busque as redes disponíveis, e você deverá ver a rede do iPhone, conforme eu expliquei no final do item anterior. Selecione esta rede e digite a senha que você configurou.

Pode ser que, para poder digitar a senha, você tenha que escolher um protocolo de segurança. Neste caso, selecione WPA ou WPA2, o que estiver disponível.

Assim que um dispositivo se conecta à rede do iPhone, você vê uma barra azul no topo da tela mostrando quantos dispositivos estão conectados. Desta forma, você evita que outras pessoas usem sua rede sem você perceber:

acesso 3g iphone wifi 18

Exemplo com meu Kindle

Como exemplo, vou mostrar como eu conectei o meu Kindle Keyboard 3G à rede wi-fi do meu iPhone. Eu abri o menu, selecionei Settings e depois Wi-Fi Settings.

Lá, ao buscar as redes disponíveis, a rede do meu iPhone apareceu na lista:

acesso 3g iphone wifi 19

Eu a selecionei, clicando em connect, e digitei a senha que eu havia configurado no Acesso Pessoal:

acesso 3g iphone wifi 20

E pronto, meu Kindle estava conectado à Internet através do meu iPhone:

acesso 3g iphone wifi 21

Nota: eu fiz esta configuração no meu Kindle apenas a título ilustrativo, pois meu Kindle possui acesso 3G gratuito embutido, eu não preciso usar o 3G do iPhone.

Finalizando

Quando você terminar de usar o acesso 3G compartilhado, primeiro desligue o acesso pessoal, depois o wi-fi e, se não for continuar usando a Internet no iPhone, desligue também o 3G.

É isso. Com esta dica, você poderá acessar a Internet via 3G no seu e-reader ou outros dispositivos (até no notebook) mesmo se só o seu iPhone tiver esta funcionalidade.

Eu enfatizo que você verifique como é o serviço 3G da sua operadora e de seu plano, para evitar gastos desnecessários ou até mesmo falsas expectativas com o serviço (como por exemplo, no caso de serviços que tem o limite diário de 10MB, que é muuuuuito pouco, acaba super rápido).

Se você tiver alguma dúvida, deixe seu comentário a seguir. Compartilhe conosco também caso esta dica tenha sido útil para você. E se você usa Android, fique ligado pois logo virá a versão deste tutorial para o seu smartphone.

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no

5 Comentários

  1. Eu tenho um iPhone, posso compartilhar meu 4G pra usuários android com o meu acesso pessoal ?

    Envie uma resposta
  2. eu tenho um Yphone 4s e um notebook sansung com wi-fi, Pergunto preciso ficar com o yphone conectado no notebook atraves do cabo ou seja posso conectar o meu notebook na internet pelo yphone ds sem estar precisando conectar o cabo usb do yphone alguém pode me dar uma dica por gentileza

    Envie uma resposta
    • Jair, você escreveu yphone, mas se for o iPhone da Apple, não precisa conectar via cabo não. Basta seguir este mesmo passo a passo onde você postou sua dúvida, e no notebook você buscará a rede wi-fi que você configurou no seu iPhone. Uma vez que ele faça a conexão, pronto, é só navegar, sem necessidade de cabo. Mas vale ressaltar que isso consome bastante bateria do iPhone, então pode ser que você precise conectá-lo à tomada para não acabar com a bateria, OK?
      Abraços!

      Envie uma resposta
  3. Comprei um tablet da Foston modelo FS-M3G796GT e não estou conseguindo conectar no WiFi do meu IPhone 5 C. Outros aparelhos com WiFi conseguem se conectar e navegar normalmente pelo iPhone. No meu caso, ele mostra como conectado no tablet mas nao consigo abrir nada que utiliza a Internet. Se eu conectar a outra rede consigo navegar normal. Alguém que conseguiria dar um suporte?

    Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário