Como colocar livros para ler no Kindle manualmente

Como você deve saber, no Kindle você pode ler os livros que você compra na loja da Amazon, que são baixados automaticamente. Além deles, você pode ler também seus arquivos particulares em vários formatos suportados. Vamos mostrar neste artigo como fazer isso.

Antes de prosseguir, vale lembrar que você pode também enviar seus arquivos particulares para o Kindle por email (clique no link para ler o artigo que explica como fazer isso). Quando você faz isso, seus arquivos são guardados na sua biblioteca nos servidores da Amazon, e eles são então baixados para o Kindle via wi-fi. Além disso, o tamanho máximo do arquivo é 50MB. Caso você não queira deixar seus arquivos nos servidores da Amazon ou queira ler um arquivo que seja maior do que 50 MB, uma opção é copiá-lo manualmente para o Kindle.

Copiando um livro manualmente para o Kindle

Este procedimento é bem simples. Note que vou explicá-lo aqui usando imagens de um MacBook rodando MacOS X Lion, mas o procedimento é semelhante no Windows, você pode seguir as mesmas instruções.

A primeira coisa a fazer é conectar o Kindle no computador através do cabo USB. Assim que você conectá-lo, a seguinte mensagem aparecerá na tela do Kindle:

kindle livros 01

E no seu computador, você verá um disco conectado como se fosse um pendrive, com nome (rótulo) Kindle:

kindle livros 02

No Windows, você verá este disco com uma letra de drive que estava disponível quando ele foi conectado, como E:, F:, etc.

Uma vez que o Kindle esteja conectado ao seu computador e você tenha localizado o drive, abra-o. Nele, você encontrará três diretórios conforme mostra a imagem abaixo.

kindle livros 03

No caso do Kindle Keyboard 3G, que é o que eu estou usando para obter estas imagens, ele possui três diretórios:

  • audible: neste diretório ficam os audiobooks da Audible;
  • documents: este é o diretório onde ficam os livros eletrônicos (ebooks) que você vai ler no Kindle. Aqui ficam tanto os livros que você compra e baixa da Amazon quanto os seus particulares, como veremos a seguir;
  • music: no caso do meu Kindle, ele também é um MP3 Player. Se eu copiar arquivos MP3 para este diretório, eu posso ouví-los pelo alto-falante ou com fone de ouvido. Eu não utilizo esta funcionalidade.

Note que os diretórios podem ser diferentes em modelos que não tenham as mesmas funcionalidades, mas o diretório que você usará para copiar é o mesmo.

Como você deve ter imaginado, basta você copiar o arquivo que você quer ler para o diretório documents e ele aparecerá no seu Kindle para ser lido.

Localize então o(s) arquivo(s) que você quer copiar (ou seja, que você quer colocar no Kindle para ler), selecione-o(s), clique com o botão direito e clique em Copiar (ou o equivalente no seu sistema operacional):

kindle livros 04

Volte para o drive do Kindle, abra o diretório documents e cole ali o(s) arquivos(s) que você copiou no passo anterior:

kindle livros 05

Pronto! É só isso. Lembre-se de ejetar o drive do Kindle através do sistema operacional antes de desconectar o cabo USB. Depois de desconectado, é só ir para a lista de livros e você encontrará o livro que você copiou lá.

Formatos de arquivos suportados

É importante sempre ressaltar quais os formatos de arquivos de livros eletrônicos que são suportados para cópia direta para o Kindle. São eles:

  • AZW
  • MOBI
  • PRC
  • TXT
  • PDF

Vale lembrar que nenhum dos arquivos pode conter DRM a menos que seja DRM da Amazon e que o usuário detentor da licença de uso do arquivo seja o que está registrado no Kindle.

Sobre o PRC, vale ressaltar que este formato era usado nos antigos dispositivos da Palm, e ele pode conter vários tipos de informação. O Kindle suporta apenas os arquivos PRC que contém ebooks (texto) sem DRM.

Você pode ler outros formatos de arquivo no Kindle, mas precisará convertê-los para um destes formatos suportados. Note que o envio de arquivos para o Kindle por email suporta mais formatos pois a Amazon converte os arquivos para o formato nativo do Kindle.

Boa leitura!

É isso. Copiar um arquivo manualmente para o Kindle é bem simples. Se você copiou o arquivo e não está vendo-o na lista de livros, confira se ele é de fato de um dos formatos suportados.

Fique ligado pois em breve daremos dicas de conversão de formatos para você poder ler seus ebooks que estão em formatos não suportados, como o popular formato EPUB.

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no
POR 228x90

71 Comentários

Participe e faça seu comentário