Assine o Kindle Unlimited

Quando se fala em vida sem papel, a primeira coisa que me vem à mente é o Evernote. Para quem ainda não o conhece, este é um aplicativo que cria um repositório de informações, dos mais variados tipos, das mais variadas origens, e sincroniza este repositório entre seu computador e a nuvem (servidores na Internet), além de permitir também o acesso através de dispositivos móveis.

Eu já publiquei várias dicas para usar o Evernote. Se você ainda não o experimentou, comece pelo artigo Livrando-se do papel com Evernote. E hoje vou mostrar como você pode enviar informações para seu repositório por email, o que vai facilitar ainda mais o uso deste excelente aplicativo.

Seu endereço de email do Evernote

Para que você envie informações para o Evernote por email, quando você se cadastra neste serviço, você recebe um endereço de email exclusivo do Evernote. Qualquer email enviado para este endereço vai para o seu repositório. Portanto, é muito importante que você não revele a ninguém este endereço.

Para descobrir qual é o seu endereço de email do Evernote é simples. Na verdade, em qualquer aplicativo Evernote ou na web, você pode encontrá-lo. Vou mostrar aqui alguns exemplos com as plataformas que eu utilizo.

No computador

Você pode encontrar o seu endereço de mail no aplicativo instalado no seu computador. Para isso, abra o aplicativo, localize o seu nome que aparece no canto esquerdo superior da janela e clique nele. No menu que foi aberto, clique na opção Informações da conta.

Evernote por email 01

Na janela que foi aberta, você encontrará o seu endereço de email do Evernote em Enviar nota por e-mail para, como mostra a imagem abaixo:

Evernote por email 02

Você pode usar o botão Adicionar ao catálogo de endereços para, como o nome sugere, adicionar este endereço na sua agenda. Eu recomendo que você faça isso, pois normalmente os endereços não são fáceis de lembrar, por questões de segurança.

Na web

Para encontrar o seu endereço de email do Evernote através da web, acesse o site do Evernote e faça o login com seu usuário e senha. Quando estiver visualizando o painel com a lista de suas notas, clique na seta que aparece no canto direito superior, ao lado do seu nome. Ela abrirá um menu. Clique na opção Configurações.

Evernote por email 03

Você verá o painel Resumo da Conta. Nele, você verá informações sobre sua quota, tipo da conta, nome do usuário e data quando se tornou membro, e logo abaixo você verá o campo Notas de email para, e ali estará o seu endereço de email do Evernote.

Evernote por email 04

Importante: como eu disse, você não pode divulgar este endereço de email pois qualquer mensagem enviada para ele irá para o seu repositório. Mas se por acaso este endereço for parar em mãos erradas, não se desespere: basta entrar neste painel e clicar no botão Redefinir mostrado na imagem anterior. Isso fará com que um novo endereço de email seja criado para você, e aquele anterior deixa de existir.

No iPhone ou iPad

Para encontrar o seu endereço no iPhone, iPad ou iPod Touch, abra o aplicativo do Evernote, vá para a tela principal e toque no seu nome que aparece no topo da tela.

Evernote por email 05

Em Configurações gerais, toque no item Endereço de e-mail do Evernote.

Evernote por email 06

Pronto, aí está seu endereço de email do Evernote.

Evernote por email 07

Você pode usar o botão Adicionar aos Contatos para fazer exatamente isso.

Como enviar emails para o Evernote

Agora que você já sabe qual é o seu endereço de email do Evernote, a maior parte do trabalho está feita. Como eu comentei acima, eu recomendo que você coloque este endereço na sua agenda de endereços, para ficar mais fácil de encontrá-lo.

Quando você quiser enviar uma informação por email para o Evernote, é só enviá-lo para este endereço de email. Mas espere, tenho mais algumas dicas para tornar este recurso ainda mais útil…

Definindo o título da nota

Quando o seu email chegar ao Evernote, ele será transformado em uma nota. Por isso, é importante que você customize este email para que ele se torne uma nota útil e fácil de ser localizada.

A primeira coisa que você deve pensar é no título da nota. Este título será criado a partir do assunto do email que você enviar. Portanto, basta customizar o assunto do email e você já terá definido o título da nota.

Enviando notas para um caderno específico

Se você quiser que sua nova nota seja criada num caderno específico, ao invés de criá-la no caderno padrão, você pode usar o assunto do email para fazer isso.

Basta colocar o nome do caderno desejado precedido do caractere @, após o título. Por exemplo, se o assunto de seu email for:

Dica para enviar informações para o Evernote por email @Dicas do Evernote

…a sua nota será criada com:

Título: Dica para enviar informações para o Evernote por email

Caderno: Dicas do Evernote

Como você pode ver no exemplo, se o nome do caderno contiver espaços em branco, escreva-o como ele é, sem precisar colocar aspas.

Note que o caderno tem que existir no Evernote para você poder utilizar esta funcionalidade. Se ele não existir, se você não informar o nome do caderno ou se escrever o nome incorretamente, sua nota irá para o caderno padrão.

Definindo etiquetas (tags)

As etiquetas são uma forma muito prática de classificar suas informações. Se você quiser que sua nota que será criada a partir do email que você enviará já contenha certas etiquetas, basta escrevê-las no assunto do email, precedidas pelo caractere #, após o título. Por exemplo, se o assunto do seu email for:

Receita de bolo de chocolate #Receitas de bolo #Receitas para festas

…a sua nota será criada com:

Título: Receita de bolo de chocolate

Etiquetas: Receitas de bolo, Receitas para festas

Note que a etiqueta tem que existir no Evernote para você poder utilizar esta funcionalidade. Se ela não existir ou se você escrever o nome dela incorretamente, a nota não será associada com esta etiqueta.

Você pode combinar todos estes recursos e informar o título, o caderno e as etiquetas no assunto do seu email. Veja um exemplo no tópico a seguir.

Exemplo prático

Vamos supor que eu recebi um email com um recibo de uma compra que eu fiz num site na Internet. Como eu costumo guardar meus recibos no Evernote, então a forma mais prática para eu guardar esta informação é encaminhar este email para o Evernote. Para isso, basta clicar no botão de encaminhar do meu leitor de emails e colocar o meu endereço de email do Evernote (aquele que termina com @m.evernote.com) no campo do destinatário.

No campo de assunto, vou preparar para que esta informação já seja catalogada da forma correta no lugar correto. Por isso, eu vou alterar o assunto do email, eliminando o assunto original, e vou reescrevê-lo para:

Recibo de compra na Loja XYZ – 01/05/2013 @Recibos #Compras #Cartão de Crédito

Desta forma, a nota que será criada a partir deste email será arquivada com os seguintes dados:

Título: Recibo de compra na Loja XYZ – 01/05/2013

Caderno: Recibos

Etiquetas: Compras, Cartão de Crédito

Neste exemplo, eu usei a etiqueta “Compras” para destacar que é um recibo de uma compra (ao invés de um pagamento, por exemplo), e usei a etiqueta “Cartão de Crédito” para classificá-la como um gasto no meu cartão de crédito. Se eu quiser ver tudo o que eu gastei recentemente no cartão de crédito que está catalogado no Evernote, basta pesquisar pela etiqueta “Cartão de Crédito” e colocar as notas em ordem de data.

Vale lembrar que você não é obrigado a colocar todas estas informações no assunto do seu email, mas eu recomendo que o faça, para que a nota já seja criada de forma mais organizada.

Conclusão

Quando você começa a utilizar o Evernote, você percebe a importância de enviar as informações para o repositório de forma rápida e simples. O método que eu mais utilizo é o web clipping, mas é muito importante ter outras formas de enviar suas informações para o Evernote, como o método que eu acabei de explicar, que é o envio por email. Isso torna o Evernote ainda mais útil e flexível.

Um método de envio de informações não anula o outro, é apenas uma forma de evitar que você tenha que abrir o aplicativo nativo a todo momento. Se você está lendo emails, e quer guardá-los no Evernote, não é muito mais simples apenas encaminhar a mensagem? Com certeza. E essa é uma das coisas que eu mais gosto no Evernote, a gama de opções que eu posso usar para que minhas informações cheguem ao meu repositório sem ter que perder muito tempo com isso.