Como enviar ebooks por email para o Kindle através do Calibre

Se você usa o Kindle, o e-reader físico ou o aplicativo, você deve saber que você pode enviar documentos e ebooks pessoais para ler nele por email. Esta é uma funcionalidade muito útil, pois facilita bastante o envio de arquivos para o Kindle, e estes ebooks são armazenados na Amazon usando um espaço pessoal onde você montará uma biblioteca com estes ebooks e arquivos enviados.

Eu também já falei aqui no blog sobre o Calibre em alguns artigos. Lembrando que ele é um excelente gerenciador de ebooks e está disponível para Windows, MacOS e Linux. Agora, você verá como configurar o Calibre para enviar ebooks da biblioteca dele por email diretamente para o seu Kindle.

Se você não possui o Calibre instalado no seu computador, acesse este site para baixá-lo e depois instale-o no seu computador (disponível para Windows, Linux ou MacOS). E se você nunca usou o Calibre antes, leia primeiro o artigo Como gerenciar melhor seus ebooks com Calibre, onde você encontrará uma breve introdução a ele.

Como descobrir o endereço de email do seu Kindle

Cada instalação do aplicativo Kindle e cada Kindle físico que você possui tem um endereço de email único com domínio @kindle.com. Antes de mais nada, você precisa saber qual é o endereço do Kindle para o qual você quer enviar seus documentos e ebooks.

Para isso, acesse o site da Amazon, vá ao rodapé de qualquer página, localize o menu Deixe-nos ajudá-lo e clique no link Gerencie seu Kindle:

Gerencie seu Kindle - Amazon

Na página seguinte, localize o menu do lado esquerdo entitulado Sua conta do Kindle e clique no link Configurações de documentos pessoais.

Kindle com Readability 01

Logo na parte superior da página você encontrará o bloco entitulado Configurações de E-Mail a Serem Enviados ao Kindle, onde você verá a lista de dispositivos que você tem registrado (isso inclui o Kindle físico e cada instalação do aplicativo Kindle).

Kindle com Readability 02

Escolha o endereço do Kindle para o qual você quer enviar os documentos e ebooks, anote-o ou copie-o, pois usaremos este endereço de email daqui a pouco. Lembrando que um documento ou ebook que é enviado para sua biblioteca por email poderá ser baixado em qualquer dispositivo Kindle. A escolha do dispositivo neste passo é para definir qual deles baixará aquele arquivo automaticamente, sem precisar de intervenção sua.

Como configurar o email do Kindle no Calibre

O próximo passo é configurar o endereço de email do seu Kindle no Calibre. Para isso, abra o Calibre, clique no menu Preferências e em seguida na opção Preferências:

Calibre - Preferências

No novo painel que se abrirá, clique em Compartilhando livros por e-mail, como mostra a imagem abaixo:

Email Kindle via Calibre - configuração 01

No novo painel que se abrirá, clique no botão Adicionar e-mail, no lado direito da janela:

Email Kindle via Calibre - configuração 02

Ele acrescentará a seguinte linha no painel central:

Email Kindle via Calibre - configuração 03

Dê um clique duplo em novo endereço de e-mail, e coloque aí o endereço de email do seu Kindle, que você anotou no tópico anterior e tecle Enter. Note que ele preencherá automaticamente a coluna de formatos, como mostra a imagem abaixo:

Email Kindle via Calibre - configuração 04

Se você quiser que o Calibre envie arquivos automaticamente para o Kindle usando este endereço, como por exemplo no caso de notícias (vide o artigo Como ler artigos da web no e-reader com o Calibre), deixe a opção de auto envio marcada.

Se você quiser cadastrar mais endereços de email dos seus dispositivos Kindle, basta repetir o procedimento.

Continuando, abaixo deste painel você encontrará o campo Enviar e-mail de. Preencha o endereço de email que você usará para enviar os emails para o Kindle. Aqui você deverá colocar um endereço de email seu pessoal (como do GMail, Hotmail/Outlook.com, Yahoo! Mail, etc).

Email Kindle via Calibre - configuração 05

Embora seja opcional, eu recomendo que você preencha o bloco abaixo também se souber os dados, entitulado Servidor de Mail. Para isso, você deverá obter os dados do seu provedor de email (GMail, Hotmail, etc). Se você usa GMail ou Hotmail, poderá usar os botões do lado direito para ajudá-lo a preencher estes campos.

Email Kindle via Calibre - configuração 06

Quando terminar de preencher tudo, clique no botão Aplicar no canto superior esquerdo para salvar todas as alterações. No painel seguinte, clique no botão Fechar no canto direito inferior da janela.

Autorizando o seu endereço de email na Amazon

Antes de finalizar o procedimento, é necessário que você cadastre o seu endereço de email pessoal que será usado para enviar os arquivos, aquele que você preencheu no campo Enviar e-mail de, no tópico anterior, para que a Amazon aceite emails deste endereço. Esse passo existe para evitar que você receba emails de SPAM no Kindle.

Para isso, acesse o site da Amazon, vá ao rodapé de qualquer página, localize o menu Deixe-nos ajudá-lo e clique no link Gerencie seu Kindle:

Gerencie seu Kindle - Amazon

Na página seguinte, localize o menu do lado esquerdo entitulado Sua conta do Kindle e clique no link Configurações de documentos pessoais.

Kindle com Readability 01

Localize o blog de configurações entitulado Lista aprovada de e-mails para documentos pessoas (está escrito errado mesmo) no final da página. Esta é a lista de endereços de email que estão autorizados a enviar conteúdos para sua biblioteca.

Kindle com Readability 03

Agora vá até o final da lista e clique no link Adicionar um novo aprovado endereço de e-mail. Um pop-up abrirá, onde você deverá preencher seu endereço de email pessoal (do GMail, Hotmail, etc) que você usou na configuração do Calibre no tópico anterior. Depois de preenchê-lo, clique em Adicionar endereço.

Sua biblioteca Kindle - adicionando endereço de email

Confira se o endereço que você preencheu agora entrou na lista dos endereços aprovados.

Como enviar arquivos por email através do Calibre

Agora que está tudo configurado, você poderá enviar ebooks e outros arquivos suportados por email para o seu Kindle (para mais informações, leia o artigo Como transferir arquivos para o Kindle por email).

Para isso, no Calibre, clique com o botão direito sobre o ebook ou documento que você deseja enviar para o Kindle. No menu que se abrirá, selecione Conectar/Compartilhar e clique no item Enviar por e-mail para endereço@kindle.com, como mostra a imagem:

Email Kindle via Calibre - emvio de email 01

Se você tiver cadastrado mais de um endereço de email, você poderá escolher um endereço específico clicando em Conectar/Compartilhar, depois Enviar por e-mail para, e então selecionando o endereço desejado da lista.

Email Kindle via Calibre - emvio de email 02

Ao clicar no menu para enviar o ebook ou documento, isso iniciará uma tarefa no Calibre. Ela poderá demorar alguns minutos para ser concluída. Ao final, se a configuração estiver correta, o arquivo será enviado para a Amazon e aparecerá na sua biblioteca pessoal, e será automaticamente baixado pelo Kindle correspondente ao endereço de email que você selecionou na configuração.

É importante ressaltar também que, se você tiver configurado o Calibre para gerar notícias automaticamente, conforme expliquei no artigo Como ler artigos da web no e-reader com o Calibre, toda vez que um novo arquivo de notícias for gerado, ele será enviado para o Kindle (se a opção de auto envio estiver selecionada).

É isso! Agora você poderá gerenciar seus ebooks e documentos pessoais no Calibre, e quando quiser enviá-los para o Kindle, bastam dois cliques como mostra o procedimento acima. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, faça seu comentário.

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no

12 Comentários

  1. Boa Noite Cris,

    Depois de muito tempo usando somente o iBook hoje resolvi começar a utilizar o Kindle. Porem enviei uma apostila atraves do meu email(Kindle) ele correntamente apareceu na minha conta no entanto não consigo visualizar o arquivo no Cloud Reader… voce sabe dizer se existe alguma limitação quanto a isso?

    Envie uma resposta
    • Fidhel, eu ainda não havia testado ler arquivos pessoais no Cloud Reader, e de fato os meus também não aparecem. Eu enviei uma mensagem pro suporte da Amazon para confirmar se realmente existe esta limitação.
      Obrigada por ter levantado esta importante questão.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
    • Fidhel, a Amazon respondeu meu questionamento e confirmou que realmente os documentos pessoais não aparecem para leitura no Kindle Cloud Reader. Agradeço você ter levantado esta questão, e vou colocar esta informação no post, muito obrigada!

      Envie uma resposta
  2. Oi, eu acabei de comprar o kindle e estou tentando converter arquivos em pdf pro mobi, só que quando ele converte ele traduz automaticamente pro inglês. Como faço pra não acontecer isso?

    Envie uma resposta
    • Giovanna,
      Primeiramente, peço desculpas pela demora em responder sua pergunta. Eu estive offline por vários dias, estou voltando agora.
      Quanto à sua pergunta, não sei qual conversor você está usando, é o serviço da Amazon (envia o ebook por email com a palavra “convert” no assunto)?
      Eu sugiro que você experimente fazer a conversão com o Calibre, veja se o resultado é satisfatório:
      http://www.vidasempapel.com.br/como-converter-ebooks/
      Avise-me se tiver mais dúvidas.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  3. Olá Cris,

    Ando com uma dúvida em converter livros no calibre para mobi. Ele converte mas não sei para que pasta. Seria interessante se o calibre fizesse a conversão e enviasse o livro de seguida para o kindle.

    Envie uma resposta
    • Ro,
      Quando um arquivo é convertido, ele fica no mesmo diretório do arquivo original. Para ver os arquivos, clique com o botão direito sobre o livro, e clique em “Abrir conteúdo da pasta”.
      Para enviar o ebook por email para o Kindle, depois de fazer a configuração que eu descrevo neste post, basta clicar com botão direito sobre o livro e clicar em “Conectar/Compartilhar” >> Enviar por email para . Como ele sabe que arquivo enviar? Depende da configuração que está em Preferências >> Preferências >> Compartilhando livros por email. Neste painel, veja que você tem o endereço de email de cada Kindle cadastrado e os formatos que podem ser enviados para ele.
      Quando você clica sobre um livro e seleciona a opção de enviar aquele livro por email, ele busca um dos formatos da lista para enviar.
      Abraços!

      Envie uma resposta
  4. Olá Cris boa noite. Primeiramente quero dizer que sou seu fã (rs). Recentemente (2015) finalmente comprei meu Kindle Paperwhite 3G (Uhuww \o/) , foi mais ou menos 2 anos e alguns meses “namorando” e acompanhando a evolução do e-reader, enfim… Aí achei teu site e adorei, com ele esclareci TODAS minhas dúvidas. Porém ficou faltando uma :/. Tu sabe me informar se é possível enviar meus e-books para a NUVEM do Kindle, porém com ele conectado no notebook via USB e usando o CALIBRE? Tipo… Lá tem a função enviar para o “seu dispositivo”, tem “memória interna”, se não me engano memória “A”, “B” também..etc… Inicialmente baixei todos meus ebooks pra memória principal, interna, são 544 ebooks já convertidos em .MOBI pelo próprio Calibre, está tudo bonitinho e arrumado já no meu Kindle, mas notei uma coisa estranha também. Alguns ebooks (usando meu Kindle/aparelho) fica uma faixa embaixo escrito “pessoal”, esses eu consigo compartilhar textos, frases nas redes sociais etc. mas os outros ebooks não aparecem essa função “pessoal”, limitando demais, sei lá. E todos foram transferidos pra memória do aparelho e não Nuvem. Já decifrei que somente pode compartilhar se os livros estiverem em “Nuvem”, mas tem como passar sem usar Internet direta, usando o Calibre mesmo?! N sei se ficou bem claro minha dúvida. rs Boa Noite 🙂

    Envie uma resposta
    • Muito obrigada por seu comentário, fico muito feliz de ver que o site tem conteúdo útil para você!
      Não sei se entendi bem sua dúvida, mas se o que você quer é enviar os ebooks diretamente do Calibre para a nuvem da Amazon, para aí poder baixar no seu Kindle, veja o passo a passo neste post aqui:
      http://www.vidasempapel.com.br/ebooks-para-kindle-via-calibre/
      Se não for isso, me dê um exemplo do que você gostaria de fazer, OK?
      Abraços!

      Envie uma resposta
  5. Olá Cris,
    Quando tentei enviar o ebook utilizando a conta do gmail através do Calibre, recebi um email do google falando que o aplicativo o qual tentou acessar minha conta não atende aos padrões de segurança modernos. Será que tem algum problema?

    Envie uma resposta
    • Caros, eu somente consegui quando criei um e-mail conforme indicado no Calibre com o servidor gmx. Então funcionou perfeitamente.

      Envie uma resposta
  6. Eu enviei um epub pelo calibre pro meu kindle, porem nao chegou ate agora e o endereço de email do kindle esta correto.

    Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário