Faça sua pergunta para o Vida Sem Papel

Se você tem dúvidas, busque no site por dicas já existentes que respondam sua dúvida, ou envie sua pergunta em um artigo que fale sobre o assunto que você quer abordar.

Você quer dicas para comprar um e-reader? Comece pelo artigo Dicas para escolher o melhor e-reader para você.

Você recentemente adquiriu um Kindle e quer dicas? Comece pelo artigo Dicas para novos usuários do Kindle.

Você está com dificuldades para ler arquivos em formato PDF no seu e-reader? Leia a série sobre conversão e otimização de arquivos PDF.

Veja outros artigos sobre Kindle, Kobo e Lev. Veja também artigos sobre o Calibre, um gerenciador de ebooks gratuito que vai facilitar muito a sua vida.

Se não encontrar nada, envie sua pergunta através de um artigo que tenha um assunto semelhante. Se realmente eu não tiver abordado nada sobre o assunto, então envie sua pergunta através do Facebook ou Twitter. Não envie por email, pois eu dou preferência a responder de forma que outras pessoas possam acessar a pergunta e a resposta! Peço apenas que tenha paciência pois meu tempo é escasso, eu responderei quando puder.

Obrigada!

639 Comentários

  1. oi Veronica. primeiro desculpe-me por me meter em sua pergunta mas sinto-me tranquila pra te responder pois tenho Lev ha 2 anos e passei um mes com kindle. O acervo da amazon é fantastico.Vc compra livros a partir de 1,99, basta escolher. vez ou outra a amazon disponibiliza o download de lançamentos grátis. Pra mim foi uma experiencia mto boa.De janeiro até março li 15 livros, instalei o kindle para android no celular, entao lia em qq lugar e qdo tinha o kindle, ele sincronizava na pagina em q havia parado qdo eu chegava em casa. (nao tenho mais o kindle pois parou de funcionar o wifi em meu ap por isso o devolvi. o touch dele é fantastico. Se vc nao tiver pressa, tá pra sair dois novos modelos de Lev ( Neo e Fit). espero ter te ajudado e mais uma vez te peço desculpas por me meter na sua pergunta. grande abraço

    Envie uma resposta
  2. Olá Cristiane, tudo bem? Primeiramente parabéns pelo seu blog, o mesmo está me ajudando muito na minha escolha. A minha unica preocupação é: eu não falo inglês, e o meu receio é de comprar um kindle e não ter muitos títulos em português, não consegui encontrar muitas informações sobre o assunto na internet, se você tiver algum texto que fale sobre o acervo, tanto da Amazon quanto da Saraiva, eu iria agradecer. Estava entre o Lev e o Kindle, e só falta esse quesito para que eu possa comprar um dos dois.
    Obrigada desde já

    Envie uma resposta
  3. Oi, preciso com urgência saber onde posso digitalizar meus livros em papel, estou em São Paulo, capital. Tenho uma grande quantidade de livros aqui que não tem em versão digital e preciso doá-los para uma biblioteca, pois estarei indo para o exterior e não tem ninguém com quem deixá-los (guarda-móveis é absurdamente caro e inviável). Preciso de alguém que faça digitalização com book ripper.

    Envie uma resposta
  4. Olá, depois que o readability parou de funcionar existe uma alternativa elegante? Porque os artigos que ele enviava para o kindle vinham bem formatados, a extensão para o safari(bookmark) é um quebra-galho 😪. Estou no iOS.

    Envie uma resposta
  5. Fiz tudo q vc possa imaginar, aumentei até o canal do meu wifi. Soube depois q eu não sou a única com esse problema. Devolvi o Kindle esperando q isso seja resolvido na próxima versão. Ele enxerga redes na rua e na entrada do meu prédio mas no meu ap não. Tô cercada de 4 redes net com potência máxima e um paredão do prédio em frente. Aí não mostra nenhuma rede. Fiquei mto triste pois funcionou nos primeiros dias. Se vc souber q esse problema foi corrigido, me diga, por fv, pois tenho a intenção de ter outro. Grande bjo

    Envie uma resposta
    • Rosangela, que pena. Como eu te disse, eu nunca vi este problema antes. Vamos torcer para que, de alguma forma, o problema não aconteça mais nas próximas versões.

      Envie uma resposta
  6. oi Cris
    apos dois anos de Lev, comecei a ler no aplicativo kindle pra android (no meu celular), e tb incentivada por vc, fiquei namorando o kindle e finalmente decidi investir nele. mas to mto mto triste mesmo. comprei um kindle em 25/11/2016. qdo chegou enxergou a minha rede e funcionou um tempo. depois nao conseguiu mais “ver” nenhuma rede ao meu redor nem a minha. entrei em contato com amazon, me ajudaram a atualizar pra versao 5.8.7 (era 5.8.1) e me informaram q outro cliente teve o mesmo problema mas q apos atualizar, o do outro cliente funcionou. o meu nao. recebi outro kindle hj (3/2/17) mas está com o mesmo problema. alem de ter vindo com a versao antiga, nao ve minha rede nem as demais ao meu redor. nem posso me registrar!! o q pode estar acontecendo? bug dessa atualizacao? colisao de wifi entre muros proximos? (meu ap tem muros e paredes por perto) todos os aparelhos da minha casa enxergam minha rede e no local onde fica o roteador, com sinal maximo, menos o meu kindle!!!! preciso de uma especialista!!!!! grande abraço

    Envie uma resposta
    • Rosangela, muito estranho este problema. Você tentou configurar sua rede manualmente no Kindle? Eu já tive este problema com outros dispositivos, nunca com o Kindle, mas geralmente funcionava quando eu inseria os dados da rede manualmente. Veja se isso ajuda. Abraços!

      Envie uma resposta
  7. Boa tarde! Ganhei um kindle novo, o modelo que não possui iluminação embutida. De fato, a leitura somente é agradável em luz natural, com a luz dentro de casa, é muito ruim p ler.
    Teriam alguma sugestão para auxiliar nisso? Não pretendo comprar o paperwhite agora.
    Será que comprar uma luz portátil de led ajudaria?

    Att,

    Joyce

    Envie uma resposta
    • Joyce, eu tenho um Kindle sem iluminação, mas consigo lê-lo dentro de casa sem problemas. A iluminação que me permite ler um livro de papel é a mesma necessária para ler no Kindle. Será que o seu Kindle pode estar com algum defeito?
      Se você quiser ler no escuro (como a noite, na cama), você pode usar uma luzinha de leitura (como aquelas que usamos em livros de papel) ou um abajur, eu usei muito ambos.

      Envie uma resposta
  8. Já comprei 4 kindles via amazona. Sempre chegou certinho. Atualmente estou com o Oasis e estou gostando muito.

    Envie uma resposta
  9. Bom dia Cris. Recentemente comprei um Novo Kindle 8a geração. Confesso que estou com um enorme receio. É a primeira vez que compro algo pela internet. Principalmente na Amazon Brasil. Tenho minhas dúvidas em relação à Amazon. De fato é confiável?

    Envie uma resposta
    • Silene, nunca ouvi dizer que a Amazon tenha decepcionado algum comprador de seus produtos, muito pelo contrário, só vejo elogios. Eu, pessoalmente, nunca tive problema e sempre recomendo.

      Envie uma resposta
      • Quando vi os comentários negativos sobre a distribuidora, a Direct, fiquei mais receosa do que já estava.

        Envie uma resposta
    • Oi Silene! Desculpe a demora em te responder. Espero que tenha corrido tudo bem.
      Eu nunca tive problemas com a Amazon, e já comprei muita coisa lá. Mas sabe como é, toda regra tem sua exceção. De qualquer forma, eu acredito que você não terá problemas não.

      Envie uma resposta
      • Oi Cris. Imagina a demora. Bom, eu recebi o meu Kindle em perfeito estado, e chegou antes da data prevista. Estou muito contente, e valeu a pena o investimento no produto.

        Envie uma resposta
        • Que bom, Silene, fico feliz. Um grande abraço!

  10. Bom dia Cristiane! Estou finalizando meu primeiro livro no Kindle e o teu blog já me ajudou muito. Queria muito saber o que é quando aparece no meio do texto uma linha tracejada falando destacadores.
    Se puder me explicar eu agradeço, pois não achei na internet.
    Obrigada

    Envie uma resposta
    • Mariana, muito obrigada pelo seu comentário!
      Sobre sua dúvida, acho que você está falando dos destaques populares. São os trechos dos ebooks que foram mais destacados por outros leitores. Se não quiser ver mais isso, você pode desligar (se não conseguir, me fale se você está lendo no Kindle ou na app, e qual é a plataforma da app).
      Abraços e feliz 2017!

      Envie uma resposta
      • Oi Cristiane! Muito obrigada pelo retorno, acho que resolveu minha questão! Feliz 2017 e ótimas comemorações. Abraços

        Envie uma resposta
  11. Olá, comprei meu kindle na Magazine Luiza, caso ele quebre, eu terei a devida assistência técnica da Amazon ?

    Envie uma resposta
    • Sim, Rebeca, você deverá entrar em contato com a Amazon para obter suporte e assistência técnica.
      Abraços e feliz 2017!

      Envie uma resposta
  12. Olá, Cristiane! Tudo bem? Primeiro de tudo, obrigada pelo blog! Não tem nem uma semana que comprei um Kindle e as dicas daqui tem sido essenciais… Estou amando a nova experiência! Tenho dúvidas sobre a melhor forma de limpar a tela do meu aparelho, por que não encontro essa informação no guia do usuário, nem no site da Amazon, nem buscando na internet. Comprei uma película e nas instruções para instalá-la se indica flanela com álcool, mas estou apreensiva… Não quero causar nenhum dano ao meu novo Kindle! Como você faz, oq indica?

    Grata,
    Camila

    Envie uma resposta
    • Camila, obrigada pelo comentário!
      Sobre a limpeza da tela do Kindle, não use álcool! Ele é corrosivo e pode sim danificar a tela do seu e-reader.
      O ideal é usar um pano suave e seco, se você tiver use um daqueles paninhos de microfibra.
      Há pessoas que usam aqueles sprays próprios para limpeza de telas LCD, mas a Amazon recomenda apenas o pano seco, OK?
      Abraços!

      Envie uma resposta
  13. Oi Cris! Quero dizer primeiro que adoro suas dicas e elas foram essenciais para minha decisão de comprar um Kindle! Realizei a compra, mas no entanto ainda estou com algumas dúvidas. A principal delas é a seguinte: enviei meus ebooks pelo Calibre por email e fiz o download deles normalmente no e-reader; no entanto no cantinho esquerdo da imagem de cada ebook fica aparecendo 0% ou 1% mas não chega aos 100%. Isso é normal?? Outra coisa, eu também não consigo ver os meus ebooks adicionados no site da Amazon nem no Amazon Drive, isso é por causa dessa porcentagem que não carrega?
    Muito obrigada!

    Envie uma resposta
  14. Boa noite, sou estudante de medicina e tenho vários livros em PDF, uso um tablet para estudar em casa, porém estava interessado em um e-reader para consultas rápidas em qualquer local, devido ao seu tamanho reduzido. Vi que tem como converter pdf para o Kindle sem problemas, mas observei que o Lev da saraiva, não consegue reproduzir tabelas na função reflow com perfeição. No caso do kindle, usando o Calibre, as tabelas são formatadas adequadamente ao tamanho da tela ou tem o mesmo “defeito” do Lev? E em relação a imagens acontece o mesmo? Obrigado

    Envie uma resposta
    • Guilherme, o problema não é o Lev ou o Calibre (que não suporta tabelas e outros recursos mais “avançados”), o problema é o formato PDF. O humano olha para a página e entende, mas o computador tem dificuldade, dependendo de como o PDF foi criado. Se você pretende usar apenas arquivos PDF nos e-readers, eu particularmente recomendo que você continue com seu tablet. Se você quer algo mais portável, considere ou um tablet menor, ou um celular maior. Que fique claro que esta é a minha opinião (e eu tenho dois e-readers e um iPad, e uso cada qual para a finalidade que ele melhor desempenha).
      Abraços!

      Envie uma resposta
  15. Ola, tenho lido em meu lap top e no tablet (Samsung), no entanto, sinto muito desconforto visual. Há como resolver isso (com uma pelicula, por exemplo?)

    Envie uma resposta
  16. Apesar do preço resolvi adquirir o Kindle Oasis. Lia no Voyage e sentia falta daqueles botões no primeiro Kindle, que ainda tenho como relíquia. Realmente houve uma melhora considerável entre o Voyage e o Oasis. É MUITO, mas MUITO mais leve e menor, o que facilita quando você o segura para ler tanto deitado, que gosto, como sentado. Mas ele, ou somente o meu veio com defeito de não fixar o “acompanhamento da leitura” em “Posição no Ebook”. As vezes configuro assim leio um pouco, fecho o ebook pois tenho que fazer qualquer coisa e quando abro outra vez está configurado como, por exemplo, “tempo para o fim do capítulo ou mesmo tempo para o fim do ebook. E não no POSIÇÃO NO EBOOK!!!! E não sei como me dirigir à amazona para comunica-los isto.

    Envie uma resposta
  17. Gostaria de saber sobre sua impressão/opinião sobre o kindle Oasis. Vale a pena pagar tão caro por este e-reader?

    Envie uma resposta
  18. Oi Cris. O meu Kindle 5ª geração travou a tela. Você sabe como resolver esse problema? Obrigado.

    Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário