Faça sua pergunta para o Vida Sem Papel

Se você tem dúvidas, busque no site por dicas já existentes que respondam sua dúvida, ou envie sua pergunta em um artigo que fale sobre o assunto que você quer abordar.

Você quer dicas para comprar um e-reader? Comece pelo artigo Dicas para escolher o melhor e-reader para você.

Você recentemente adquiriu um Kindle e quer dicas? Comece pelo artigo Dicas para novos usuários do Kindle.

Você está com dificuldades para ler arquivos em formato PDF no seu e-reader? Leia a série sobre conversão e otimização de arquivos PDF.

Veja outros artigos sobre Kindle, Kobo e Lev. Veja também artigos sobre o Calibre, um gerenciador de ebooks gratuito que vai facilitar muito a sua vida.

Se não encontrar nada, envie sua pergunta através de um artigo que tenha um assunto semelhante. Se realmente eu não tiver abordado nada sobre o assunto, então envie sua pergunta através do Facebook ou Twitter. Não envie por email, pois eu dou preferência a responder de forma que outras pessoas possam acessar a pergunta e a resposta! Peço apenas que tenha paciência pois meu tempo é escasso, eu responderei quando puder.

Obrigada!

626 Comentários

  1. Já comprei 4 kindles via amazona. Sempre chegou certinho. Atualmente estou com o Oasis e estou gostando muito.

    Envie uma resposta
  2. Bom dia Cris. Recentemente comprei um Novo Kindle 8a geração. Confesso que estou com um enorme receio. É a primeira vez que compro algo pela internet. Principalmente na Amazon Brasil. Tenho minhas dúvidas em relação à Amazon. De fato é confiável?

    Envie uma resposta
    • Silene, nunca ouvi dizer que a Amazon tenha decepcionado algum comprador de seus produtos, muito pelo contrário, só vejo elogios. Eu, pessoalmente, nunca tive problema e sempre recomendo.

      Envie uma resposta
      • Quando vi os comentários negativos sobre a distribuidora, a Direct, fiquei mais receosa do que já estava.

        Envie uma resposta
  3. Bom dia Cristiane! Estou finalizando meu primeiro livro no Kindle e o teu blog já me ajudou muito. Queria muito saber o que é quando aparece no meio do texto uma linha tracejada falando destacadores.
    Se puder me explicar eu agradeço, pois não achei na internet.
    Obrigada

    Envie uma resposta
    • Mariana, muito obrigada pelo seu comentário!
      Sobre sua dúvida, acho que você está falando dos destaques populares. São os trechos dos ebooks que foram mais destacados por outros leitores. Se não quiser ver mais isso, você pode desligar (se não conseguir, me fale se você está lendo no Kindle ou na app, e qual é a plataforma da app).
      Abraços e feliz 2017!

      Envie uma resposta
      • Oi Cristiane! Muito obrigada pelo retorno, acho que resolveu minha questão! Feliz 2017 e ótimas comemorações. Abraços

        Envie uma resposta
  4. Olá, comprei meu kindle na Magazine Luiza, caso ele quebre, eu terei a devida assistência técnica da Amazon ?

    Envie uma resposta
    • Sim, Rebeca, você deverá entrar em contato com a Amazon para obter suporte e assistência técnica.
      Abraços e feliz 2017!

      Envie uma resposta
  5. Olá, Cristiane! Tudo bem? Primeiro de tudo, obrigada pelo blog! Não tem nem uma semana que comprei um Kindle e as dicas daqui tem sido essenciais… Estou amando a nova experiência! Tenho dúvidas sobre a melhor forma de limpar a tela do meu aparelho, por que não encontro essa informação no guia do usuário, nem no site da Amazon, nem buscando na internet. Comprei uma película e nas instruções para instalá-la se indica flanela com álcool, mas estou apreensiva… Não quero causar nenhum dano ao meu novo Kindle! Como você faz, oq indica?

    Grata,
    Camila

    Envie uma resposta
    • Camila, obrigada pelo comentário!
      Sobre a limpeza da tela do Kindle, não use álcool! Ele é corrosivo e pode sim danificar a tela do seu e-reader.
      O ideal é usar um pano suave e seco, se você tiver use um daqueles paninhos de microfibra.
      Há pessoas que usam aqueles sprays próprios para limpeza de telas LCD, mas a Amazon recomenda apenas o pano seco, OK?
      Abraços!

      Envie uma resposta
  6. Oi Cris! Quero dizer primeiro que adoro suas dicas e elas foram essenciais para minha decisão de comprar um Kindle! Realizei a compra, mas no entanto ainda estou com algumas dúvidas. A principal delas é a seguinte: enviei meus ebooks pelo Calibre por email e fiz o download deles normalmente no e-reader; no entanto no cantinho esquerdo da imagem de cada ebook fica aparecendo 0% ou 1% mas não chega aos 100%. Isso é normal?? Outra coisa, eu também não consigo ver os meus ebooks adicionados no site da Amazon nem no Amazon Drive, isso é por causa dessa porcentagem que não carrega?
    Muito obrigada!

    Envie uma resposta
  7. Boa noite, sou estudante de medicina e tenho vários livros em PDF, uso um tablet para estudar em casa, porém estava interessado em um e-reader para consultas rápidas em qualquer local, devido ao seu tamanho reduzido. Vi que tem como converter pdf para o Kindle sem problemas, mas observei que o Lev da saraiva, não consegue reproduzir tabelas na função reflow com perfeição. No caso do kindle, usando o Calibre, as tabelas são formatadas adequadamente ao tamanho da tela ou tem o mesmo “defeito” do Lev? E em relação a imagens acontece o mesmo? Obrigado

    Envie uma resposta
    • Guilherme, o problema não é o Lev ou o Calibre (que não suporta tabelas e outros recursos mais “avançados”), o problema é o formato PDF. O humano olha para a página e entende, mas o computador tem dificuldade, dependendo de como o PDF foi criado. Se você pretende usar apenas arquivos PDF nos e-readers, eu particularmente recomendo que você continue com seu tablet. Se você quer algo mais portável, considere ou um tablet menor, ou um celular maior. Que fique claro que esta é a minha opinião (e eu tenho dois e-readers e um iPad, e uso cada qual para a finalidade que ele melhor desempenha).
      Abraços!

      Envie uma resposta
  8. Ola, tenho lido em meu lap top e no tablet (Samsung), no entanto, sinto muito desconforto visual. Há como resolver isso (com uma pelicula, por exemplo?)

    Envie uma resposta
  9. Apesar do preço resolvi adquirir o Kindle Oasis. Lia no Voyage e sentia falta daqueles botões no primeiro Kindle, que ainda tenho como relíquia. Realmente houve uma melhora considerável entre o Voyage e o Oasis. É MUITO, mas MUITO mais leve e menor, o que facilita quando você o segura para ler tanto deitado, que gosto, como sentado. Mas ele, ou somente o meu veio com defeito de não fixar o “acompanhamento da leitura” em “Posição no Ebook”. As vezes configuro assim leio um pouco, fecho o ebook pois tenho que fazer qualquer coisa e quando abro outra vez está configurado como, por exemplo, “tempo para o fim do capítulo ou mesmo tempo para o fim do ebook. E não no POSIÇÃO NO EBOOK!!!! E não sei como me dirigir à amazona para comunica-los isto.

    Envie uma resposta
  10. Gostaria de saber sobre sua impressão/opinião sobre o kindle Oasis. Vale a pena pagar tão caro por este e-reader?

    Envie uma resposta
  11. Oi Cris. O meu Kindle 5ª geração travou a tela. Você sabe como resolver esse problema? Obrigado.

    Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário