Este artigo foi escrito por Paulo Edson Mazzei, que é professor e pedagogo por profissão e técnico em eletrônica por amor. Paulo trabalhou vários anos como coordenador e professor de escolas técnicas do Estado, entre elas Colégios Técnicos do “Centro Paula Souza – Fatec”. Gosta de tecnologia, ficar em casa, reparar “coisas”, cães e jardins. Tem vários eBooks publicados pela Amazon. Aposentado no momento, tentando apenas sobreviver e escrever… Veja mais sobre o Paulo na Página do Autor da Amazon.
O Kindle, como é um equipamento eletrônico, não está livre de pequenos problemas que podem ocorrer durante seu uso normal. Muitos destes problemas desaparecem com o simples desliga/liga do dispositivo. Outros vão precisar de um reinício do aparelho.
Durante o tempo que estive usando o Kindle Paperwhite, cheguei a observar pequenos problemas, mas todos perfeitamente contornáveis, com a ajuda do manual do Kindle e do pessoal de atendimento técnico do Kindle/Amazon, via e-mail ou telefone. Outros problemas relacionados com o Kindle foram vistos em sites na Internet, blogs, livros, etc. E vou compartilhar com vocês alguns destes problemas e suas soluções.
Nota: Antes de iniciar qualquer processo de correção de problemas, tenha certeza de que a bateria do seu Kindle está completamente carregada.
O Kindle trava ou fica lento
Às vezes, seu Kindle pode dar uma congelada de tela ou começar a trabalhar muito lento, ou seja, fora do normal. Existem duas soluções mais comuns para tentar resolver este problema:
1. Na tela Home, toque no Menu. Depois toque em Configurações e a seguir, toque em Reiniciar do menu de Configurações. Começa o reinício do dispositivo e depois de alguns segundos ele volta à tela inicial. Este é “reinício via Menu”. Este reinício, geralmente resolve a grande maioria dos problemas de tela congelada e/ou funcionamento lento.
2. O outro reinício do Kindle é feito através do hardware do dispositivo, depois que você tentou o reinício anterior:
► Pressione o botão de liga/desliga do Kindle, por 7 a 15 segundos.
► Vai aparece um pop-up (janelinha) na tela, como a mostrada na figura a seguir.
► Dê um toque em Reiniciar e começa o processo. Uma barra na tela mostra o progresso da reinicialização. Quando terminar, volta para a tela Home.
Mais dicas: veja também uma outra possibilidade de problemas com lentidão causados por problemas na indexação dos ebooks.
Aparecem imagens fantasmas na tela do seu Kindle
Você sabe o que são imagens fantasmas: são aquelas imagens que interferem com a imagem original, no seu televisor, e aparecem quando você vai ver um filme, seu jogo predileto, etc. O Kindle pode apresentar estas imagens na tela, devido a uma imagem da tela anterior que não foi completamente apagada quando você passou para a página seguinte.
Quando você estiver lendo um eBook, por exemplo, e no fundo branco da tela você enxergar imagens das letras das páginas anteriores, você precisa fazer um “refresh” ou atualização da página.
Para isto, na página que você estiver lendo, dê um toque na parte superior da tela para aparecer a barra de fermentas da página. A seguir, dê um toque em qualquer lugar da tela. Você vai ver que a tela treme rapidamente ficando preta, a barra de ferramentas some e a página aparece atualizada, sem imagens fantasmas.
Por default, cada vez que você abre um eBook, a página é automaticamente atualizada.
A tela do Kindle não retém a imagem, como televisores de plasma e então você pode deixar seu Kindle ligado por horas, sem se preocupar.
Não abuse da atualização de páginas, pois consome mais bateria, cada vez que você faz isto.
Mais dicas: conheça mais sobre o funcionamento da tela e-Ink usada no Kindle.
Seu Kindle não conecta automaticamente no Wi-Fi
Quando você liga seu Kindle, ele automaticamente procura as redes Wi-Fi, que estão dentro do seu alcance. Se ele acha uma rede conecta-se automaticamente. Se for necessária uma senha, aparece um aviso na tela.
Ocasionalmente, porém, você precisa conectar o Wi-Fi manualmente. Para isto:
1. Toque no Menu depois toque em Configurações. Nesta tela de Configurações, você vai ver o item Redes de Wi-Fi, que exibe a situação atual das conexões. Na figura a seguir você pode ver que o Kindle achou três redes e está conectado a uma rede chamada “SPEEDY CASA”.
2. Se a rede que você quer se conectar não aparece, dê um toque no item Redes Wi-Fi e na janela que se abre, dê um toque em Outras…, no rodapé da janela.
3. O Kindle pede para você entrar com o nome da rede Wi-Fi e a senha.
4. Na janela que está aberta na tela, dê um toque em Avançado.
5. Nas informações “Avançadas”, entram uma porção de dados técnicos que provavelmente você não saiba. Mas, vamos supor que você foi a um shopping e soube que lá tem Wi-Fi grátis. Vá a um quiosque de informações e pergunte os dados para se conectar. Geralmente basta um pequeno cadastro, etc.
6. Veja os dados necessários para uma configuração avançada, na figura a seguir (clique na imagem para ver em tamanho maior).
7. No caso de você estar tendo dificuldades em conectar sua rede em casa, desligue o roteador Wi-Fi da energia elétrica, por uns minutos. Volte a conectar o roteador na rede elétrica e tente a conexão.
Comportamento errático do seu Kindle
Se o seu Kindle estiver pulando páginas de um eBook, bruscamente, tente reiniciar como descrito anteriormente.
Mais dicas…
Gostou do texto com as dicas acima? Ele é uma parte do meu eBook “Kindle Paperwhite sem Segredos: Passo a passo para você usar um Kindle Paperwhite! Para Principiantes e Sêniores!” (por Paulo Edson Mazzei), disponível na Amazon. Tem estas dicas e muito mais!
Deixe seu comentário com perguntas ou sugestões sobre estas dicas que o Paulo compartilhou conosco. Se você teve a oportunidade de ler o ebook dele, fique à vontade para deixar um comentário também.
* As imagens deste artigo foram reproduzidas no blog Vida Sem Papel com permissão do autor.
Bom dia!
Ontem estava adicionando alguns ebooks via usb, ao terminar removi o dispositivo na barra de tarefas e ao receber o recado do computador retirei o cabo usb do meu Kindle.
Neste momento recebi a mensagem, na tela do meu aparelho, que eu o teria removido de forma insegura e que o aparelho estava tentando resolver o problema.
A guardei até a aparelho “resolver” o problema e destravar. Uma outra mensagem apareceu dizendo que meu Kindle estaria sem memória para fazer notas e destaques.
Com isso achei melhor reiniciá-lo para evitar qualquer problema. Na verdade acabei conseguindo um problema maior ainda. Ele começou a reinicialização e não sai da tela inicial (da árvore com o menino lendo).
Eu geralmente leio sem as luzes, na reinicialização elas ligaram.
Eu o deixei carregando a noite inteira e a luzinha dele não ficou verde.
Eu o conecto no computador e o computador não o reconhece. Entrei em contato com a Amazon já, mas realmente gostaria de tentar resolver o problema 🙁
bom dia! Comprei um kindle no mercado livre e eles esta com a tela travada, será q tenho garantia pelo fabricante mesmo assim? Não tem 1 mês de uso ainda… Já fiz de tudo, e a tela é a mesma. Com uma mancha distorcida no meio da tela..pela ajuda, obrigada!
Eu envio os arquivos em pdf para o meu e-mail, peço para converter (convert) mas nenhum arquivo chega no meu Kindle. Já registrei oura conta, já resetei, mudei de usuário e simplesmente nenhum arquivo chega no aparelho. Alguém passou pelo mesmo problema?
Renan, confira a configuração para ver se você configurou tudo direitinho, principalmente se você autorizou seu endereço de email a enviar documentos para a Amazon. Veja também se o arquivo não extrapola os limites de tamanho.
Recentemente o meu Kindle vem dando uns bugs estranhos. A tela vai se apagando como se estivesse perdendo a tinta, até um ponto que fica extremamente difícil a leitura.
Com o meu tem acontecido a mesma coisa. E hoje travou, aparece o desenho de uma bateria com um ponto de exclamação no meio da tela e não consigo reiniciar. Alguém sabe o que posso fazer?
Rosane, no seu caso, ele está sem carga. Podem ser duas causas: (1) ou o seu carregador está com defeito e não está carregando o Kindle ou (2) a bateria do Kindle pifou. Para o caso (1), tente carregar o Kindle com outro cabo e carregador. Se você tiver um smartphone Android, é muito provável que o cabo seja compatível. Se não tiver outro cabo, teste pelo menos com outro carregador, usando o carregador do seu smartphone (se for um carregador USB de 5V). Se isso não resolver ou não for possível, e também se for o caso (2), entre em contato com a Amazon.
Abraços e feliz 2017!
Fernando, entre em contato com a Amazon, pois parece ser um defeito. Se for, e se o Kindle estiver ainda na garantia, eles trocarão seu aparelho.
Abraços!
O meu Kindle de 8 geração está pulando páginas de todos os mobi que coloco, até do guia que vem nele ele pula, já reinicie, restaurei de fábrica, atualizei o software com a dica de um dos comentários e infelizmente não funcionou, ainda está nos 7 primeiros dias, vou ter que devolver e a Amazon falo que não tem a opção de realizar a troca, vou ter que pegar meu dinheiro de volta e esperar um preço bom novamente.