Assine o Kindle Unlimited

O Calibre é um aplicativo muito útil para gerenciar os nossos ebooks. Com ele, podemos organizar e acessar de forma rápida e prática os arquivos por autor, título, idioma, etc ou convertê-los de formato, por exemplo. E o que pouca gente sabe é que existe uma versão portátil do Calibre para Windows, ou seja, uma versão que permite que você instale e use o Calibre em um pendrive. Vamos então ver como fazer isso.

Por que uma versão portátil?

Para esclarecer esta questão, de por que existe uma versão portátil do Calibre, é importante lembrar que o sistema operacional Windows, quando instala um aplicativo, geralmente amarra este aplicativo ao caminho onde ele foi instalado, e também o próprio aplicativo faz amarrações a caminhos de diretórios e arquivos, de forma que, se você simplesmente copiar este aplicativo para um pendrive, ele não funcionará, pois os caminhos dos arquivos necessários para a execução mudaram.

Por isso, quando se fala em versão portátil de um aplicativo, isso indica que o aplicativo foi preparado de alguma forma para ser instalado num pendrive e que as configurações dele não são amarradas a caminhos fixos absolutos, permitindo assim que você o utilize num pendrive em vários computadores.

Onde obter a versão portátil

Para baixar o pacote de instalação da versão portátil do Calibre, basta ir para a página de download do Calibre e clicar no link Portable. Depois clique no link Download calibre portable ou num dos links alternativos apresentados na página.

Se você utiliza o Windows XP, note que as versões mais novas do Calibre apresentam problemas neste sistema operacional. O desenvolvedor do Calibre pede que você use a versão 1.48, que é a versão mais recente do Calibre suportada no Windows XP.

Para baixar a versão 1.48 para usar no Windows XP, clique neste link. Neste link você poderá baixar a versão 1.48 para qualquer plataforma. Para baixar a versão portátil, clique no link Calibre Portable Installer.

Lembrando que a Microsoft já descontinuou o suporte ao Windows XP, por isso o desenvolvedor do Calibre, que faz isso voluntariamente sem cobrar pelo software, também descontinuou o suporte a esta versão do Windows.

Como instalar o Calibre em um pendrive

Para iniciar a instalação do Calibre em um pendrive através da versão portátil, execute o arquivo que você baixou no item anterior, como indicado na imagem a seguir:

Calibre Portable

Este arquivo não precisa estar no pendrive, ele pode estar no seu computador. No meu exemplo, ele está no pendrive pois eu estou executando este procedimento num computador que não é meu, pois meu computador é um Mac, então eu coloquei todos os arquivos que eu vou precisar no próprio pendrive. Mas você não precisa fazer desta forma.

Logo que for executado, ele solicita que você informe um caminho. Este caminho deve ser o do pendrive onde você deseja instalar o Calibre. Não precisa indicar nenhum diretório dentro do pendrive, apenas a letra atual do mesmo (a menos que você queria que o diretório do Calibre seja criado dentro de um diretório de seu pendrive, neste caso informe o nome do diretório):

Calibre Portable 1

Note que neste exemplo, meu pendrive está associado ao driver F:, e eu selecionei apenas este driver. Dentro dele há apenas um diretório, chamado teste-calibre, mas eu não marquei nem este nem qualquer outro diretório, eu marquei apenas a letra do drive F: e cliquei no botão OK.

Com isso a instalação é iniciada, e a primeira etapa é a extração dos arquivos necessários para a instalação:

Calibre Portable 2

Depois da extração, ele inicia a cópia dos arquivos. Basta aguardar enquanto ele faz isso:

Calibre Portable 3

Ao terminar a instalação, você verá a seguinte janela pop-up:

Calibre Portable 4

Neste ponto, clique em Não, para que ele ainda não inicie o Calibre, pois nós iremos agora copiar os arquivos da biblioteca de seu computador para o pendrive antes de prosseguir.

Se você tiver clicado em Sim antes de ler esta mensagem, não feche a janela que se abriu, mas pare e execute os passos abaixo até chegar ao ponto certo de continuar.

Se você está usando o Calibre pela primeira vez e não tem nenhuma biblioteca pré-existente, ou se você não quiser copiar sua biblioteca e usar o Calibre zerado, então pule o próximo item e continue no tópico Executando o Calibre em um pendrive pela primeira vez.

Como copiar sua biblioteca pré-existente para o pendrive

Antes de prosseguir com a configuração inicial do Calibre, vamos copiar a biblioteca que você já possui para o pendrive.

Execute este passo apenas se você deseja levar sua biblioteca completa para o pendrive. Se você quiser levar apenas alguns ebooks, pule para o próximo tópico e adicione-os manualmente através do próprio Calibre após a instalação e configuração.

Dê uma olhada no seu pendrive neste momento. Você deverá ver nele um diretório chamado Calibre Portable, como mostra a imagem a seguir:

Calibre Portable 5

Dentro dele, você deverá ver o seguinte conteúdo:

Calibre Portable 6

O diretório Calibre Library é para onde você deverá copiar sua biblioteca. Neste ponto, vá até a biblioteca que está no seu computador.

No meu caso, como o meu computador é um Mac, para facilitar eu copiei previamente a minha biblioteca de testes para o próprio pendrive e coloquei-a num diretório temporário. Mas no seu caso, vá até o diretório onde está sua biblioteca do Calibre, entre no diretório, e copie todos os subdiretórios que ficam dentro do diretório principal da biblioteca:

Calibre Portable 7

Note que os diretórios que devem ser copiados tem nome dos autores, como mostra a imagem acima. Depois de copiá-los, vá até o pendrive, entre no diretório Calibre Portable e depois no diretório Calibre Library, que neste ponto deve estar vazio:

Calibre Portable 8

Agora cole todo o conteúdo copiado lá.

Calibre Portable 9

Depois da cópia efetuada, note que dentro do diretório Calibre Library você deverá ver vários diretórios com nomes de autores.

Calibre Portable 10

Se você vir outra coisa, apague o conteúdo e refaça a cópia, atentando para copiar o conteúdo do diretório correto de origem.

Executando o Calibre em um pendrive pela primeira vez

Vamos agora executar o Calibre no pendrive pela primeira vez. Ao fazer isso, ele executará um assistente de configuração antes de executar o Calibre em si.

Vá então para o seu pendrive, e entre no diretório Calibre Portable. Lá você encontrará o arquivo calibre-portable.exe, que é o arquivo executável do Calibre. Você deverá executar este arquivo quando quiser executar o Calibre no seu pendrive.

Dê então um clique duplo sobre o arquivo calibre-portable.exe.

Calibre Portable 11

O assistente de configuração será iniciado, e na primeira tela você deverá escolher o idioma desejado para usar no assistente. Selecione a opção Português brasileiro e clique no botão Seguinte:

Calibre Portable 12

Na tela seguinte, você poderá já escolher o seu e-reader. Isso fará com que o Calibre já configure alguns itens automaticamente para trabalhar com o seu e-reader.

Selecione então do lado esquerdo o fabricante do seu e-reader, e do lado direito o e-reader que você possui, ou o modelo mais próximo ao que você possui. No meu caso, eu possuo um Kindle Keyboard da Amazon, por isso eu selecionei o Kindle Touch/1-4 pois é o modelo mais próximo do meu:

Calibre Portable 13

Se você possui um Lev da Saraiva, selecione a opção Bookeen do painel esquerdo e Cybook Odyssey no painel direito, que é o modelo equivalente ao Lev.

Caso você utilize aplicativos, selecione o fabricante do seu smartphone ou tablet e a opção disponível dentro dele, ou use a opção Generic do lado esquerdo, e a opção mais adequada do lado direito.

Se você não quiser selecionar nada, deixe como está, na opção default.

Depois de selecionar o seu e-reader, clique no botão Seguinte.

Se você possuir um Kindle como eu, na tela seguinte você poderá preencher as informações para poder enviar ebooks por email para o seu Kindle através do próprio Calibre. Para ajuda em como configurar este painel, leia o post Como enviar ebooks por email para o Kindle através do Calibre.

Depois de configurar, clique no botão Seguinte. Se não quiser configurá-lo neste momento, clique no botão Seguinte e depois siga as instruções do post que eu mencionei acima para fazer a configuração posteriormente.

É isso! A configuração inicial do Calibre está finalizada!

Calibre Portable 15

Basta agora clicar no botão Concluir para fechar o assistente e abrir o Calibre.

Se você seguiu os passos para copiar sua biblioteca pré-existente, você verá agora a janela do Calibre mostrando sua biblioteca:

Calibre Portable 17

Se você preferiu iniciar com uma biblioteca zerada, poderá adicionar ebooks agora clicando no botão Adicionar livros e buscando os arquivos dos ebooks desejados.

Para mais dicas de como trabalhar com o Calibre, incluindo para fazer conversões de formato de arquivos de ebooks, clique aqui.

OBS: Se você possui o Windows XP e instalou a versão 1.48, você receberá uma notificação quando executar o Calibre avisando que há uma versão mais nova, mas você não poderá instalá-la. Neste caso, desmarque a opção Mostrar esta notificação em atualizações futuras, como mostra a imagem a seguir, e clique no botão Cancelar.

Calibre Portable 16

Agora, é só usar o Calibre no seu pendrive!

Para finalizar

Esta dica pode ser útil para quem quiser trabalhar com o Calibre em vários computadores, principalmente em computadores que estão fora do controle do usuário (como em lanhouses, computadores na faculdade, na casa de amigos, etc).

Mas é importante lembrar que sua biblioteca passará a residir no seu pendrive, portanto é importante que você faça um backup periódico dela para garantir que não perderá seus ebooks se perder o pendrive ou se ele apresentar algum defeito. Basta para isso fazer uma cópia do diretório Calibre Library que fica dentro do diretório Calibre Portable no seu pendrive.

E se você gostou da ideia de levar aplicativos no pendrive, visite o site PortableApps.com. Lá você encontrará versões portáteis de vários aplicativos populares, incluindo antivírus e antispyware, altamente recomendados principalmente se você pretende usar este pendrive em computadores que não são seus ou que você não confia.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser dar uma sugestão, faça seu comentário!