Assine o Kindle Unlimited

Há alguns dias, navegando pela Internet eu assisti um vídeo muito interessante da Editora Intrínseca, e lembrei de alguns posts que eu já havia escrito sobre o assunto. É um vídeo que compara a leitura de ebooks (mostrando um iPad representando um e-reader) e os livros de papel. Um trabalho excelente, que mostra dois personagens e sua interação com o iPad e o livro impresso.

Vale ressaltar que o iPad como e-reader tem características diferentes de e-readers como o Kindle, mas o vídeo é divertido e muito bem elaborado. Eu gostaria de compartilhá-lo com vocês, vale a pena assistir:

Sobre o vídeo

Eu gostei muito deste vídeo, pois além do bom humor com que ele faz a comparação do dispositivo eletrônico com os livros de papel, ele também procura não puxar para nenhum dos lados, lembrando que a preferência é, acima de tudo, pessoal. Nós podemos fazer uma lista de vantagens e desvantagens de cada um, mas no fim o que vale é a sua preferência, não a opinião dos outros.

Alguns itens que ele cita me chamaram a atenção, e alguns deles eu não me lembrei de citar no post O Kindle substitui a leitura em papel?, como por exemplo:

  • livro de papel não quebra (essa é óbvia mas a gente só lembra quando já passou por isso)
  • livro de papel não fica sem bateria (essa eu já senti na pele)
  • livro de papel pode ser decorativo (não para quem tem rinite alérgica, como eu)
  • livro não chama tanto a atenção dos outros quanto o e-reader (fato!)
  • ebooks oferecem uma maior interatividade

Por falar em comparação, se você quer entrar no mundo dos ebooks mas está em dúvida entre adquirir um tablet (como o iPad) ou um e-reader dedicado (como o Kindle), sugiro que você leia o post Qual é melhor para você, o Kindle ou um tablet?, onde eu procuro ajudar a identificar qual é o melhor de acordo com as necessidades de cada um. Para quem está pensando em comprar um Kindle, eu recomendo ler os posts Vale a pena comprar um Kindle? e O Kindle substitui a leitura em papel?, para começar.

Afinal, livro de papel ou ebooks?

Eu praticamente abandonei os livros de papel há algum tempo. De vez em quando ainda compro algum título impresso em sebo, ou quando não está disponível em versão digital, mas é muito provável que ele acabe encostado em algum lugar, esperando a vez de ser lido, concorrendo com uma lista imensa de ebooks que estão no Kindle.

Eu sei que temos aqui no blog leitores de todos os perfis, os que já abandonaram os livros de papel e aqueles que usam os dispositivos eletrônicos para aumentar a biblioteca mas continuam apaixonados pelos livros impressos, e aqueles que ainda estão pensando nos ebooks mas não aderiram. Pode até ser que tenhamos alguém que tenha experimentado e não tenha gostado, e tenha voltado para os livros de papel. E isso é muito bom, eu gosto muito de ouvir opiniões diferentes, eu aprendo muito com isso. E as opiniões diferentes ajudam outras pessoas também.

Assista o vídeo e deixe sua opinião, o que você mais gosta ou menos gosta nos ebooks e nos livros impressos? Você já abandonou os livros impressos? Ou não? Por quê? Você tem a palavra agora…