Dicas para resolver problemas com o Kindle Paperwhite

Este artigo foi escrito por Paulo Edson Mazzei, que é professor e pedagogo por profissão e técnico em eletrônica por amor. Paulo trabalhou vários anos como coordenador e professor de escolas técnicas do Estado, entre elas Colégios Técnicos do “Centro Paula Souza – Fatec”. Gosta de tecnologia, ficar em casa, reparar “coisas”, cães e jardins. Tem vários eBooks publicados pela Amazon. Aposentado no momento, tentando apenas sobreviver e escrever… Veja mais sobre o Paulo na Página do Autor da Amazon.

O Kindle, como é um equipamento eletrônico, não está livre de pequenos problemas que podem ocorrer durante seu uso normal. Muitos destes problemas desaparecem com o simples desliga/liga do dispositivo. Outros vão precisar de um reinício do aparelho.

Durante o tempo que estive usando o Kindle Paperwhite, cheguei a observar pequenos problemas, mas todos perfeitamente contornáveis, com a ajuda do manual do Kindle e do pessoal de atendimento técnico do Kindle/Amazon, via e-mail ou telefone. Outros problemas relacionados com o Kindle foram vistos em sites na Internet, blogs, livros, etc. E vou compartilhar com vocês alguns destes problemas e suas soluções.

Nota: Antes de iniciar qualquer processo de correção de problemas, tenha certeza de que a bateria do seu Kindle está completamente carregada.

O Kindle trava ou fica lento

Às vezes, seu Kindle pode dar uma congelada de tela ou começar a trabalhar muito lento, ou seja, fora do normal. Existem duas soluções mais comuns para tentar resolver este problema:

1. Na tela Home, toque no Menu. Depois toque em Configurações e a seguir, toque em Reiniciar do menu de Configurações. Começa o reinício do dispositivo e depois de alguns segundos ele volta à tela inicial. Este é “reinício via Menu”. Este reinício, geralmente resolve a grande maioria dos problemas de tela congelada e/ou funcionamento lento.

2. O outro reinício do Kindle é feito através do hardware do dispositivo, depois que você tentou o reinício anterior:

► Pressione o botão de liga/desliga do Kindle, por 7 a 15 segundos.

► Vai aparece um pop-up (janelinha) na tela, como a mostrada na figura a seguir.

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Pop-up de Reiniciar via Hardware. Copyright © 2014 Paulo Edson Mazzei *

► Dê um toque em Reiniciar e começa o processo. Uma barra na tela mostra o progresso da reinicialização. Quando terminar, volta para a tela Home.

Mais dicas: veja também uma outra possibilidade de problemas com lentidão causados por problemas na indexação dos ebooks.

Aparecem imagens fantasmas na tela do seu Kindle

Você sabe o que são imagens fantasmas: são aquelas imagens que interferem com a imagem original, no seu televisor, e aparecem quando você vai ver um filme, seu jogo predileto, etc. O Kindle pode apresentar estas imagens na tela, devido a uma imagem da tela anterior que não foi completamente apagada quando você passou para a página seguinte.

Quando você estiver lendo um eBook, por exemplo, e no fundo branco da tela você enxergar imagens das letras das páginas anteriores, você precisa fazer um “refresh” ou atualização da página.

Para isto, na página que você estiver lendo, dê um toque na parte superior da tela para aparecer a barra de fermentas da página. A seguir, dê um toque em qualquer lugar da tela. Você vai ver que a tela treme rapidamente ficando preta, a barra de ferramentas some e a página aparece atualizada, sem imagens fantasmas.

Por default, cada vez que você abre um eBook, a página é automaticamente atualizada.

A tela do Kindle não retém a imagem, como televisores de plasma e então você pode deixar seu Kindle ligado por horas, sem se preocupar.

Não abuse da atualização de páginas, pois consome mais bateria, cada vez que você faz isto.

Mais dicas: conheça mais sobre o funcionamento da tela e-Ink usada no Kindle.

Seu Kindle não conecta automaticamente no Wi-Fi

Quando você liga seu Kindle, ele automaticamente procura as redes Wi-Fi, que estão dentro do seu alcance. Se ele acha uma rede conecta-se automaticamente. Se for necessária uma senha, aparece um aviso na tela.

Ocasionalmente, porém, você precisa conectar o Wi-Fi manualmente. Para isto:

1. Toque no Menu depois toque em Configurações. Nesta tela de Configurações, você vai ver o item Redes de Wi-Fi, que exibe a situação atual das conexões. Na figura a seguir você pode ver que o Kindle achou três redes e está conectado a uma rede chamada “SPEEDY CASA”.

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Redes Wi-Fi disponíveis. Copyright © 2014 Paulo Edson Mazzei *

2. Se a rede que você quer se conectar não aparece, dê um toque no item Redes Wi-Fi e na janela que se abre, dê um toque em Outras…, no rodapé da janela.

3. O Kindle pede para você entrar com o nome da rede Wi-Fi e a senha.

4. Na janela que está aberta na tela, dê um toque em Avançado.

5. Nas informações “Avançadas”, entram uma porção de dados técnicos que provavelmente você não saiba. Mas, vamos supor que você foi a um shopping e soube que lá tem Wi-Fi grátis. Vá a um quiosque de informações e pergunte os dados para se conectar. Geralmente basta um pequeno cadastro, etc.

6. Veja os dados necessários para uma configuração avançada, na figura a seguir (clique na imagem para ver em tamanho maior).

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Configuração manual da rede Wi-Fi. Copyright © 2014 Paulo Edson Mazzei *

7. No caso de você estar tendo dificuldades em conectar sua rede em casa, desligue o roteador Wi-Fi da energia elétrica, por uns minutos. Volte a conectar o roteador na rede elétrica e tente a conexão.

Comportamento errático do seu Kindle

Se o seu Kindle estiver pulando páginas de um eBook, bruscamente, tente reiniciar como descrito anteriormente.

Mais dicas…

Gostou do texto com as dicas acima? Ele é uma parte do meu eBook “Kindle Paperwhite sem Segredos: Passo a passo para você usar um Kindle Paperwhite! Para Principiantes e Sêniores!” (por Paulo Edson Mazzei), disponível na Amazon. Tem estas dicas e muito mais!

Deixe seu comentário com perguntas ou sugestões sobre estas dicas que o Paulo compartilhou conosco. Se você teve a oportunidade de ler o ebook dele, fique à vontade para deixar um comentário também.

* As imagens deste artigo foram reproduzidas no blog Vida Sem Papel com permissão do autor.

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Autor: Autor Convidado

Este post foi escrito por um autor convidado. Veja mais informações sobre o autor, incluindo links para contactá-lo, no início do artigo.

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25 Comentários

  1. Eu envio os arquivos em pdf para o meu e-mail, peço para converter (convert) mas nenhum arquivo chega no meu Kindle. Já registrei oura conta, já resetei, mudei de usuário e simplesmente nenhum arquivo chega no aparelho. Alguém passou pelo mesmo problema?

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    • Renan, confira a configuração para ver se você configurou tudo direitinho, principalmente se você autorizou seu endereço de email a enviar documentos para a Amazon. Veja também se o arquivo não extrapola os limites de tamanho.

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  2. Recentemente o meu Kindle vem dando uns bugs estranhos. A tela vai se apagando como se estivesse perdendo a tinta, até um ponto que fica extremamente difícil a leitura.

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    • Com o meu tem acontecido a mesma coisa. E hoje travou, aparece o desenho de uma bateria com um ponto de exclamação no meio da tela e não consigo reiniciar. Alguém sabe o que posso fazer?

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      • Rosane, no seu caso, ele está sem carga. Podem ser duas causas: (1) ou o seu carregador está com defeito e não está carregando o Kindle ou (2) a bateria do Kindle pifou. Para o caso (1), tente carregar o Kindle com outro cabo e carregador. Se você tiver um smartphone Android, é muito provável que o cabo seja compatível. Se não tiver outro cabo, teste pelo menos com outro carregador, usando o carregador do seu smartphone (se for um carregador USB de 5V). Se isso não resolver ou não for possível, e também se for o caso (2), entre em contato com a Amazon.
        Abraços e feliz 2017!

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    • Fernando, entre em contato com a Amazon, pois parece ser um defeito. Se for, e se o Kindle estiver ainda na garantia, eles trocarão seu aparelho.
      Abraços!

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  3. O meu Kindle de 8 geração está pulando páginas de todos os mobi que coloco, até do guia que vem nele ele pula, já reinicie, restaurei de fábrica, atualizei o software com a dica de um dos comentários e infelizmente não funcionou, ainda está nos 7 primeiros dias, vou ter que devolver e a Amazon falo que não tem a opção de realizar a troca, vou ter que pegar meu dinheiro de volta e esperar um preço bom novamente.

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  4. Antes da última atualização os ebooks baixados pela internet(********) tinham todas as funções perfeitas, agora a “pesquisar” o ctrl+f não funciona, diz que o que estou procurando não está registrado. [editado pela moderação]

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  5. Olá, o meu kindle está descarregando muito rápido com o wi-fi desligado. Já fiz de tudo, carreguei em dois notebook diferentes, na tomada com ajuda de um adaptador, reiniciei e ele continua descarregando rápido. Alguém tem alguma dica como posso resolver esse problema?

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    • Estou com o mesmo problema, meu Kindle do nada começou a descarregar muito rápido. Agora tenho que recarregá-lo praticamente como se fosse um celular. :/

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      • Oi resolvi o meu problema, enviei um mensagem para o Amazon a partir do site deles e uma pessoa me ligou e depois mandou um e-mail, com as seguintes dicas que deram super certo, estou usando a mais de uma semana e nem sinal de descarregar:

        “Eu verifiquei no seu dispositivo e notei que ele não esta atualizado ainda, contudo eu vou lhe explicar como pode atualiza-lo.
        Estes são os passos para atualizar seu Kindle:

        1. Usando o seu computador, baixe o arquivo de atualização de software específico para o seu dispositivo.

        http://www.amazon.com.br/atualizacoeskindle

        2. Ligue o Kindle e conecte-o ao computador usando o cabo USB.

        3. Arraste e solte o arquivo com a nova atualização do seu computador para o drive do Kindle. Fique atento para não soltar o arquivo dentro de uma das pastas do drive do Kindle.

        4. Acompanhe a transferência do arquivo até o final. Depois que o arquivo for transferido com sucesso, ejete o Kindle para desconectar o dispositivo do seu computador de forma segura.

        5. Desconecte o cabo USB do seu Kindle e do seu computador.

        6. Acessa a tela inicial do seu Kindle.

        7. Toque no ícone Menu e toque em Configurações.

        8. Toque no ícone Menu e toque em Atualizar seu Kindle. Esta opção estará desabilitada se a atualização mais recente já tiver sido instalada ou se a transferência de arquivo não foi bem-sucedida.

        9.Toque em OK para iniciar a atualização. Você verá a mensagem Seu Kindle está sendo atualizado.

        Seu Kindle poderá ser reiniciado várias vezes durante a atualização. Você também poderá ver na tela o progresso da instalação. Assim que a atualização for concluída, seu Kindle deve ser reiniciado automaticamente e o acesso a redes sem fio e a Loja Kindle deve ser reestabelecido.”

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  6. Poxa, no meu caso não estou conseguindo copiar arquivos do computador para o kindle (coisa que sempre fiz sem problema algum). Sempre copio pra pasta documents direitinho e no computador é como se o arquivo estivesse lá, daí reiniciei e e apareceu apenas um dos arquivos dos quais tinha colocado e ele era o único em pdf, então estou achando que o kindle não está aceitando os outros arquivos que são em mobi. Não sei o que fazer ):

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    • Emma, quando você diz que ele não desliga automaticamente, é que ele não vai para a tela de descanso, é isso? Ou você o desligava por completo (tela branca)?
      Se você apertar o botão, ele vai para a tela de descanso?
      Eu recomendo que você entre em contato com a Amazon, eu acredito que eles poderão te ajudar melhor.

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  7. Comprei um Kindle Paperwhite para meu marido de presente. A tela fica preta sempre que muda de tela. Já fizemos os procedimentos de desligar e reiniciar e nada mudou. Gostaria de saber se será necessária a troca, ou se existe outra forma de resolver o problema. Grata’

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  8. Olá, estou com problema de tela muito clara no Kindle ( modelo mais simples ) não dá mais nem pra ler. Alguém com o mesmo problema?

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    • Claudia, eu sugiro que você entre em contato com a Amazon. O suporte deles é muito bom, e se for alguma questão de ajuste, eles poderão te ajudar rapidamente. Se for defeito, eles poderão identificar e recomendar como prosseguir. É só entrar no site da Amazon.com.br, clicar em Fale Conosco / Atendimento ao Cliente na coluna do lado direito do site.
      Abraços!

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    • Eu estou com o mesmo problema. Meu kindle está com a tela muito clara…não consigo mais ler quase nada. É como se a “tinta” estivesse acabando. o que era preto está cinza claro e com muito fantasma… Funciona tudo normalmente mas está bem clarinho mesmo, quase apagado.. Está péssimo na verdade! Alguém já teve esse problema? Se sim, tem como resolver? Um abraço e parabéns pelo espaço.

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    • Estou com o mesmo problema. Não to conseguindo respostas.

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  9. (perdão por ter a mesma pergunta em outro tópico. vi depois que este tinha mais afinidade com o meu problema)

    Cris,

    comprei um kindle de tela sensível ao toque da 7ª geração há menos de três meses. estava tudo uma maravilha até ele resolver travar após utilizar um pdf daqueles que são escaneados. Já fiz todos os procedimentos de reparação pra esse tipo de problema, mas nenhum consegue resolver. Já dei um reset, já apaguei todos os ebooks q nele estavam e até segui uma dica de carrega-lo totalmente. de nada adiantou, continua com a tela sem responder ao toque. a tela não está congelada, apenas não reconhece o toque dos dedos. desde já obrigado!

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  10. O meu não conseguia encontrar nenhuma rede wifi. Resolvi o problema deixando ele em modo avião e reconfigurando aos padrões de fábrica. O suporte da Amazon é realmente muito bom.

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    • Luciana, agradeço você ter compartilhado o seu problema e a solução, será útil para outros leitores.
      Um grande abraço!

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  11. O meu estava pulando páginas de um determinado livro e após reinicializar, não melhorou nada. Acho que era problema do livro. Sei lá…

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