Qual é o melhor formato de arquivo para ler no Kindle?

Se você é usuário do Kindle, já deve saber que além dos ebooks comprados no site da Amazon, você pode também ler seus arquivos pessoais neste e-reader. Um pergunta que leitores costumam fazer é qual formato de arquivo é o melhor para ler no Kindle. É sobre isso que vou falar neste artigo.

O que faz um formato de arquivo ser melhor do que o outro

Para você, o que é um ebook? Um livro em formato digital, é isso? Sim, é isso mesmo. Só que quando falamos em formatos de arquivo de ebooks, essa definição passa a englobar muita coisa.

Por exemplo, ao pé da letra, um simples arquivo texto (formato TXT) pode ser considerado um ebook. No entanto, se você colocá-lo para ler no seu e-reader, ou mesmo no computador, você vai perceber diferenças consideráveis ao compará-lo com outros formatos, como o PDF.

No arquivo texto, você não tem links, por isso você não encontrará um índice ou sumário que te leve diretamente a capítulos específicos, ou mesmo títulos ou formatações básicas, como negrito.

No caso do arquivo PDF, já é o outro extremo. Ele está formatado e “engessado” ao nível da página, ou seja, cada página é uma imagem do que seria no papel. Se você quiser lê-lo no seu computador, ótimo. Ele deixa o ebook muito bonito visualmente. Se quiser lê-lo em outro lugar, como no e-reader ou no smartphone, que possuem telas menores, isso pode ser um problema, já que o formato PDF não permite mudar o tipo ou tamanho da fonte, ou mesmo rearranjar as páginas para leitura. Uma página é aquilo e acabou, não tem como mudar.

A exceção aqui vale para alguns leitores em smartphones que permitem captar o texto de um arquivo PDF e mostrá-lo fora da formatação original, permitindo assim maior flexibilidade na divisão de páginas. Mas isso é uma funcionalidade de aplicativos específicos devido à rigidez da formatação nativa do formato PDF.

O que eu costumo chamar de formatos tradicionais de ebooks, como o conhecido EPUB e o MOBI, são formatos que procuram ficar entre os dois extremos que eu citei:

  • Eles trabalham com o texto sem engessá-lo com formatações como o formato PDF. O texto flui livremente, permitindo uma melhor experiência de leitura.
  • Eles aceitam links que permitem o uso de índices, sumários, notas de rodapé, etc, de forma que o leitor ao clicar num link seja levado a outro ponto do texto de forma rápida.
  • Eles não engessam o formato das páginas, que podem ser montadas dinamicamente. Ou seja, num smartphone, com tela menor, cada página contém menos palavras do que um tablet que possui tela maior. Isso é feito pelo aplicativo ou pelo e-reader onde você lê o ebook, e não no arquivo como é o caso do PDF.
  • Estes formatos estão evoluindo e tornando-se mais poderosos do que os formatos tradicionais. Por exemplo, o formato EPUB3 (uma nova versão do EPUB) suporta até multimídia, como áudio e vídeo embutidos no ebook.

Formatos de arquivo que são suportados no Kindle

Segundo o site da Amazon, os formatos de arquivo suportados no Kindle são:

  • Documentos: Kindle (.AZW, .AZW1, .AZW3). Text (.TXT), Mobipocket sem DRM (.MOBI, .PRC)
  • Audiobooks: Audible (.AA, .AAX)
  • Música: MP3 (.MP3)

Desta lista, somente o primeiro item se refere a ebooks. A partir da segunda geração do Kindle, ele também passou a suportar nativamente o formato PDF.

Estes são os formatos suportados nativamente, que não exigem conversão. Você pode copiar um arquivo num destes formatos diretamente para o seu Kindle usando o cabo USB, sem precisar convertê-lo.

Se você usar o recurso de Documentos Pessoais, onde você envia arquivos para a Amazon por email ou através do aplicativo Send to Kindle, você poderá utilizar mais formatos, pois a Amazon se encarregará de fazer a conversão destes formatos para você. Neste caso, os formatos suportados são:

  • Microsoft Word (.DOC, .DOCX)
  • HTML (.HTML, .HTM)
  • RTF (.RTF)
  • JPEG (.JPEG, .JPG)
  • Kindle (.MOBI, .AZW)
  • GIF (.GIF)
  • PNG (.PNG)
  • BMP (.BMP)
  • PDF (.PDF)

Note que os formatos MOBI e AZW que aparecem nesta lista não requerem conversão, pois são suportados nativamente no Kindle.

Vale lembrar também que se o arquivo possuir DRM (com exceção dos ebooks comprados pelo próprio usuário na Amazon), ele não poderá ser lido no Kindle. É o caso de ebooks comprados em outras lojas que usam proteção nos arquivos.

Se você puder escolher, qual é o melhor formato de arquivo para ler no Kindle?

Como eu expliquei anteriormente, quando se trata de ebooks, os melhores formatos são o EPUB e MOBI. Curiosamente, a Amazon não incluiu o suporte ao popular formato EPUB no Kindle, em nenhum dos modelos ou no aplicativo. Portanto, o melhor formato para ler no Kindle que você tem ao seu alcance, dentre os que ele suporta, é o MOBI.

Vale mencionar que o Kindle suporta um formato nativo chamado AZW, que é o formato usado pelos ebooks comprados na Amazon. Ele é também um excelente formato para o Kindle, mas eu não conheço nenhuma ferramenta gratuita que gere arquivos neste formato. Então, na prática, o MOBI é o melhor formato que temos ao nosso alcance gratuitamente.

Como converter formatos para ler no Kindle

Se você tiver arquivos EPUB que você quer ler no Kindle, basta convertê-los para o formato MOBI usando o Calibre. Para isso, siga as instruções do tutorial Como converter ebooks para o Kindle e outros formatos. No caso da conversão do EPUB para o MOBI, geralmente o resultado é muito bom, pois são formatos bem próximos (a menos que o ebook contenha recursos de multimídia).

Você pode usar o Calibre (seguindo as instruções do tutorial que mencionei acima) para converter vários outros formatos para MOBI. Note que, dependendo do formato de origem, esta conversão pode apresentar alguns problemas.

Isso costuma acontecer na conversão de arquivos PDF (independentemente da ferramenta usada). Como eu expliquei, o PDF é um formato engessado. Ele determina como será o visual da página, incluindo cabeçalho, numeração da pagina, rodapé, e por fim o conteúdo, com quebras de linhas e parágrafos.

O maior problema é que nós humanos conseguimos com facilidade distinguir todos estes elementos da página, mas os softwares não tem esta facilidade. Eles tem dificuldade em saber o que é o título, quando começa o corpo do texto, quando um parágrafo termina e começa outro, e coisas assim, que nós distinguimos no visual.

Isso acarreta problemas na conversão, onde a quebra de parágrafos fica bagunçada, trechos do cabeçalho e rodapé aparecem no meio do corpo do texto, e por aí vai. A boa notícia é que o Calibre é um excelente conversor, e te permite ajustar inúmeros detalhes da conversão para obter melhores resultados com arquivos PDF. O problema é que este ajuste acaba sendo na tentativa e erro, já que os valores ideais mudam de arquivo para arquivo.

Os problemas diminuem bastante quando a conversão é de outros formatos como HTML, RTF, DOC/DOCX, e costumam produzir resultados muito melhores. É importante ressaltar que o Calibre não suporta o formato DOC/DOCX, por isso não é possível usá-lo para converter este formato. Se você tiver arquivos neste formato e quiser lê-los no Kindle, envie seus arquivos para o Kindle por email, e a Amazon fará a conversão. Se quiser usar o Calibre, para guardar uma cópia do arquivo convertido na sua biblioteca, você precisará gerar no próprio Microsoft Word um arquivo no formato HTML ou RTF, e usar este novo arquivo para conversão no Calibre.

Quanto ao formato PDF, como o Kindle o suporta nativamente, dê preferência a lê-lo sem convertê-lo. Faça a conversão apenas se você não conseguir um bom resultado na leitura do mesmo nativamente. E se precisar fazer a conversão, consulte esta série de artigos que eu escrevi sugerindo aplicativos para fazer esta conversão.

Fique ligado pois em breve você eu voltarei a falar mais sobre os formatos PDF e DOC/DOCX aqui no Vida Sem Papel.

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no

60 Comentários

  1. Cris, quando você converte um arquivo DOC enviando para o e-mail, a formatação fica muito distorcida?

    Envie uma resposta
    • Gabriela, para falar a verdade eu nunca testei isso. Eu acredito que isso possa acontecer pois os formatos nativos da Microsoft são muito complicados de se trabalhar, em termos de conversão. Mas depende também da complexidade do arquivo. Mas infelizmente eu nunca testei.
      Tente abrir seu arquivo no Word, salve-o como RTF (talvez você perca um pouco da formatação e imagens), e tente usar o arquivo em formato RTF, veja se melhora.
      Abraços!

      Envie uma resposta
    • Eu não sou muito de fazer comentários no que leio na internet, mas seu texto merece. Muito esclarecedor e bem escrito, me ajudou bastante. Espero que continue fazendo mais material de boa qualidade. Um abraço.

      Envie uma resposta
    • Tenho um kindle que só serve para ler textos simples, qualquer fórmula matemática e livros com figuras explicativas se embaralham facilmente, nunca vi tamanha burrice nesse ebook. Tanto o formato AZW quanto o MOBI perdem as configurações originais, é simplesmente inacreditável isso acontecer em pleno século 21. Para textos simples ele é ótimo, eu diria que ele está na idade da pedra, somente textos sem nada complicado, para crianças do maternal e pré-escolar, desde que não contenha figuras.

      Envie uma resposta
  2. seu texto me ajudou com meu novo Kindle. Obrigado. Alguns arquivos em PDF tem muitas palavras por linha e como imagem estáticas eles são muito ruins para ler no Kindle. Transformá-los em MOBI é muito melhor apesar de perder características do texto na conversão. Mas, paciência, acredito que a tecnologia vai melhorando e logo teremos conversores melhores.

    Envie uma resposta
    • Sidnei, agradeço seu comentário.
      De fato, a questão de converter ou não os arquivos PDF varia de arquivo para arquivo. Alguns até dá para ler direto em PDF mesmo, alguns tem que ser assim pois não dá para converter, e alguns, como você teve a experiência, melhoram bastante ao convertê-los.
      Não tem jeito, é questão de experimentar e ver qual opção é a melhor para cada arquivo.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
      • Um dos textos em PDF cuja conversão deu errado estava em duas colunas. O resultado da conversão foi uma completa confusão. O MOBI trouxe o texto de uma coluna para a outra ao lado como se fosse a mesma linha, misturando as duas colunas; sem condições. Tive que descartar.

        Envie uma resposta
        • Pois é, Sidnei, duas colunas é o pesadelo das conversões de PDF. Eu torço para que cada vez mais as pessoas e empresas passem a adotar os formatos mais inteligentes como EPUB ou MOBI (afinal, mesmo se for EPUB, a conversão para MOBI é muuuuuuito melhor).
          Mas enquanto isso, ainda corremos o risco de não conseguir ler alguns arquivos PDF no nosso e-reader, infelizmente…
          Um grande abraço!

        • Sidnei, não sei qual o seu modelo de Kindle – o meu é o do teclado físico – mas uma dica para ler arquivos em pdf, é inverter a tela, deixando-a na horizontal e configurando o pdf para “caber” na tela (fit-to-screen) a leitura fica quase normal e a letra não se torna minúscula.

        • Ótima dica, Marjorie!
          Abraços!

  3. Parabéns pelo artigo, muito bem escrito e tirando dezenas de dúvidas! Sucesso no seu blog e carreira!

    Envie uma resposta
  4. Eu não consigo gostar do Calibre… rs Tentei usar e não gostei.

    Faço minhas conversões de epub para mobi online mesmo pelo site Convert Files. Se algum arquivo está sem os metadados, também corrijo rapidamente e converto. Depois mando por email para o Kindle.

    Não gosto de ler PDF no Kindle, mesmo com a tela invertida. Livros didáticos e acadêmicos também não. Para algumas coisas, ainda fico com o papel.

    Mas sem dúvida alguma, o Kindle aumentou muito minha leitura. Até este momento, li 50 livros, 90% deles no Kindle. Nunca achei que poderia ler tanto.

    Grande abraço!

    Envie uma resposta
    • Sybylla,
      Eu entendo, realmente a interface do Calibre não é das melhores e não tem nada de intuitiva. Para mim pessoalmente, ele resolveu um grande problema de organizar meus ebooks e muita economia de tempo, então só por isso já vale a pena para mim.
      Quanto a ler PDFs no Kindle, eu também não gosto não. Costumo ler os PDFs no iPad, no GoodReader.
      Achei muito bacana o seu comentário final sobre como o Kindle aumentou sua leitura, isso é o que importa mesmo no final das contas, muito bom!
      Obrigada pelos seus comentários, valeu mesmo!
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  5. Bom dia, estou com um problema, ao converter os livros, para qualquer que seja o formato, a estrutura do texto se modifica.

    Por exemplo: se eu tenho uma frase em PDF: Maria foi a escola, depois voltou para casa.

    Ao converter ela fica: Maria foi a escola,
    depois voltou para casa.

    como se fosse um outro parágrafo.
    Gostaria de saber como posse resolver isso, pois está ocorrendo com todos os formatos citados aceitos no Kindle.

    Envie uma resposta
    • Se você utiliza o calibre para efetuar a conversão faça o seguinte:
      1 – Após por o ebook pdf no calibre, o selecione.
      2 – Clique no icone converter livros
      3 – Na janela que será aberta, procure a esquerda “PROCESSO HEURÍSTICO”
      4 – Depois marque a opção ativar processamento Heurístico
      5 – Em eliminar quebra de linhas, troque o fator 0,40 para 0,05.
      6 – Ai é só mandar converter, e ser feliz!

      Envie uma resposta
    • Gabriel,
      Peço desculpas por ter demorado tanto tempo pra te responder, eu acabei deixando o blog um pouco de lado neste começo de ano.
      Converter arquivos PDF é um desafio, há casos onde não tem jeito mesmo. Mas o Calibre oferece algumas ferramentas para ajustar melhor a conversão, que pode variar de arquivo para arquivo. De qualquer forma, um leitor sugeriu alterar o parâmetro Heuristic processing, onde você vê 0.40 coloque 0,05. Veja se isso te ajuda.
      Um grade abraço!

      Envie uma resposta
  6. Olá, Cris! Parabéns pelo blog. Tenho um livro em formato .epub e quando faço a conversão pelo Calibre, no formato .mobi, há perda das tabelas e de imagens. Há alguma solução para isso? Se faço a conversão para o formato azw3, especificamente desse livro, o Kindle trava e preciso reiniciá-lo, embora consiga visualizar a primeira página, em que há uma tabela, exibida corretamente nesse formato.

    Envie uma resposta
    • Marlon,
      Obrigada pelo seu comentário!
      Quanto à sua questão, infelizmente não há fórmula garantida para conversão de ebooks. Quanto mais complexo eles forem (com tabelas, imagens, etc), maior a possibilidade de dar algum problema.
      O que eu sugiro é algo que eu mesma nunca tentei, não sei se vai ajudar ou não, mas acho que vale tentar. Converta do EPUB para HTML, e se você tiver algum editor bom de HTML, abra o arquivo nele e veja como ficou. Se necessário, faça algum ajuste. Aí converta deste HTML corrigido para o MOBI. É um trabalho a mais, mas pode ser que seja um jeito de conseguir um melhor resultado.
      Espero que isso ajude…
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
      • Cris, grato pela resposta. Após muitas tentativas, obtive êxito fazendo a conversão com o Kindle Previewer.

        Envie uma resposta
        • Legal, Marlon. E obrigada por compartilhar a solução.
          Um grande abraço!

  7. Oi, Cris! agora no Calibre já se pode transformar PDF, MOBI e EPUB entre outros, em AZW3, nativo do Kindle. Tenho convertido tudo em AZW3 sem problemas (até uns livros em PDF). Vc mesmo assim aconselha o MOBI ao invés do AZW3, conforme seu artigo? Eu uso o Kindle Paper White

    Envie uma resposta
    • Oi Luiz,
      De fato, eu preciso atualizar este post, e mencionar o formato AZW3 para quem possui os modelos mais novos de Kindle, como é o seu caso.
      E sim, você pode converter para o formato AZW3 para o Kindle Paperwhite sem problemas. A restrição com o AZW3 é apenas para modelos mais antigos de Kindle.
      Obrigada!

      Envie uma resposta
      • Valeu, Cris! estou usando o AZW3 em todos (e na hora de converter PDF eu faço com os detalhes do processamento “heurístico” no Calibre) e está tudo Ok. Parabéns pelo blog, sou mais um seguidor! abs!

        Envie uma resposta
        • Luiz, muito obrigada pelo comentário e pelo apoio!
          (Peço desculpas pela demora em responder, mas eu estive offline nos últimos dias).
          Um grande abraço!

  8. Bom dia Cris,
    Não tenho Kindle ainda, é meu sonho de consumo! Mas, existem outras prioridades na frente hehehe
    Eu uso o app para Win8 e android e estava procurando um texto que me elucidadesse quanto as conversões de pdf para mobi. Seu texto e os comentários me ajudaram muito. Acho que vou optar pelo AZW3 mesmo.
    Um abraço e sucesso!

    Envie uma resposta
  9. Boa tarde Cris!

    Ótimo artigo, parabéns! Ajudou-me a tirar várias dúvidas.

    Gostaria de fazer uma pergunta. Seguinte, eu tenho um tablet, e constantemente o utilizo para ler arquivos epub, porém, como todos sabem a luminosidade da tela cansa bastante a visão.
    Pensei em adquirir um e-reader. Pude ver que o Kindle não cansa nossa visão durante a leitura, mas também não reconhece arquivos epub.
    Tenho a opção de adquirir os arquivos que leio em MOBI que é o arquivo reconhecido pelo Kindle e minha dúvida é a seguinte, o KINDLE me permite selecionar os links que para o uso de índices, sumários, notas de rodapé, etc, de forma que ao clicar num link eu seja levado a outro ponto do texto de forma rápida no arquivo MOBI assim como faço com os arquivos epub no tablet?

    Envie uma resposta
      • Muito obrigado Cris! Já ajudou bastante!
        Gostei muito do LEV, vou continuar pesquisando mais um pouco sobre ele!
        Grande abraço!

        Envie uma resposta
        • OK, Diego, se tiver mais alguma dúvida, envie para cá, pode ser que outros leitores que possuam um Lev possam te ajudar.
          Um grande abraço!

  10. Boa tarde Cris!!!
    Confiei na sua orientação sobre os links e a conclusão que cheguei é que tenho que agradecê-la mais uma vez!!!
    Muito obrigado mesmo! Fazem 03 semanas que comprei o novo Kindle, estou utilizando os arquivos .Mobi e me surpreendo com ele cada vez mais!
    Os arquivos .Mobi funcionam muito bem no Kindle, melhor que os arquivos .epub que sempre utilizei no tablet. O tempo de resposta dos links e a sensibilidade da tela são excelentes!
    Também já utilizei o Calibre para converter arquivos .epub para .Mobi e a conversão ficou muito boa! Inclusive os links que existiam no arquivo .epub continuaram funcionando super bem após a conversão!

    Grande abraço e muito obrigado novamente!!!

    Envie uma resposta
    • Diego, fico muito feliz que tenha dado tudo certo, e que você esteja curtindo o seu novo Kindle! Agradeço demais seu comentário, e se tiver mais alguma dúvida, é só falar.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  11. Tem como eu transformar o Kindle em ePub?

    Envie uma resposta
  12. Cris ferreira comprei um Kindle Paperwhite e estou esperando chegar, pois meu colega falou que é bom leitor de texto mais fiquei na dúvida,porque eu estou estudando para concurso e comprei curso PDF e agora eu estou na dúvida se vai funcionar bem, se ele vai conseguir ler essas aulas em PDF. por favor me ajude desde já agradeço ,

    Envie uma resposta
    • José Alberto, o Kindle lê arquivos PDF sim, não se preocupe. O que acontece às vezes é que, como o formato PDF é muito “engessado”, a visualização da página do PDF na tela do Kindle (ou de qualquer e-reader) não fica agradável para a leitura. Pois cada página é como uma imagem, não dá para alterar a fonte, reajustar o conteúdo, como em outros formatos. O que eu sugiro é que você leia o PDF em modo paisagem, com o Kindle de lado, assim você terá uma largura maior para ajustar bem a página do PDF.
      Mas se mesmo assim não der para ler, você pode ainda otimizar ou mesmo converter o arquivo. Mas vamos por etapas. Eu sugiro primeiro que você experimente os arquivos, e se realmente verificar que não dá para lê-los como eles estão, então você pode partir para a conversão ou otimização. Eu sugiro começar pelo mais simples que é a conversão que a própria Amazon faz:
      http://www.vidasempapel.com.br/converter-arquivos-pdf-para-kindle-amazon/
      Outra ótima opção é usar o Calibre:
      http://www.vidasempapel.com.br/converter-arquivos-pdf-kindle-kobo-calibre/
      Se nenhum destes der resultado positivo, você pode entrar em contato comigo respondendo esta mensagem no blog, e vou tentar te ajudar, OK?
      Abraços!

      Envie uma resposta
      • Boa tarde!José Alberto, deu certo? Quero comprar um kindle, também estudo pra concursos, mas não sei se é bom leitor de PDF… e quanto ao espeço, vi que ele não tem a opção cartão de memória, mas cabem muitos livros?

        Envie uma resposta
      • Cris Ferreira, parabéns pelas postagens. Eu já vasculhei uma centena de endereços e as respostas só estavam aqui. A minha situação é parecida com a do José Alberto, eu estudo para concursos e tenho diversos livros em PDF e EPUB. O meu problema é que procuro o aplicativo ideal para ler ebooks e você está quase me convencendo que é o Kindle. Daí a questão, o kindle permite realçar texto PDF? Qual seria o caminho, terei que converter todos os arquivos? Eu preciso grifar os textos que leio. A outra questão é, eu conseguiria sincronizar os arquivos, anotações e grifados, entre o Kindle, um tablet e o PC? Desde já, obrigado.

        Envie uma resposta
  13. Excelente artigo. Parabéns foi muito útil.

    Envie uma resposta
  14. Olá, gente boa! Tudo bem? Eu tenho alguma experiência com e-readers, pois já tivo Kobo Touch, Kobo Glo, e tenho ainda comigo os meus amigos Nook Simple Touch, Kindle Touch e Kindle PaperWhite (2nd Generation). Destes, o que eu mais uso é o Kindle Touch por várias razões. Apesar de não ter luz de fundo, ele é o que me oferece mais versatilidade, tanto em formatos quanto em dicionários (que, para mim, é crucial). Fiz algumas experiências que deram certo no meu Kindle touch. Se você tiver um arquivo do tipo .PRC ou .MOBI, pode mudar a extensão desses arquivos para .AZW3 e o arquivo será lido pelo seu Kindle, sem problemas. Como eu nunca tive acesso ao código do .AZW, nunca saberei o motivo exato. Só sei que é um tipo de .HTML, nada mais. Quanto ao formato de livro, isso depende. Se você está escrevendo seu livro, eu sugiro que o escreva usando OpenOffice ou BROffice, converta o arquivo tipo .ODT para .EPUB e então de .EPUB para .AZW, através do Calibre. A aparência final do livro fica excelente. Se você já possui algum livro escrito em .DOC e precisa convertê-lo de forma rápida para o Kindle (.AZW), pode usar duas formas: ou você converte de .doc para .odt e então de .odt para .mobi ou azw, através do Calibre ou você pode carregar o .doc no Mobipocket Creator e gere o livre final no formato .mobi. O resultado é satisfatório.
    Agora, se você deseja incrementar seu livro, converta-o para o formato .epub e trabalhe o arquivo no Sigil (pode incluir imagens, etc.). Crie o Índice e pronto. Se você quiser ainda fazer com que as imagens fiquem pequenas ou que se ajustem ao tamanho da tela do seu leitor, você terá de ter alguma noção de .html e css.
    Espero ter ajudado.
    Lucio

    Envie uma resposta
  15. Para conversão de arquivos online, indico o site que eu uso: https://cloudconvert.com/epub-to-mobi. Tenho o kindle paperwhite 3 e converto qualquer arquivo epub, rtf, txt, pdf para mobi por esse site. Depois os envio para o kindle via e-mail pessoal (nome@kindle.com) com o assunto “convert” e deixo a Amazon fazer o resto do trabalho. Em 1 minuto o livro que eu quero já está na minha nuvem pessoal.

    Envie uma resposta
  16. Olá!
    Me parece que a Amazon passou a recusar arquivos .mobi enviados diretamente aos dispositivos Kindle por e-mail…
    Vocês têm encontrado esta dificuldade também?
    Um abraço,
    Menotti

    Envie uma resposta
    • Ricardo, vou checar isso. Parece-me que realmente houveram modificações no serviço do Send to Kindle, mas eu estive muito atarefada ultimamente e ainda não tive tempo de testar. Mas vou testar e publicar um post explicando, OK?
      Obrigada pela informação!
      Abraços!

      Envie uma resposta
    • Tenho utilizado normalmente o serviço. Envio os arquivos mobi por e-mail com o assunto convert e dá tudo certo.

      Envie uma resposta
  17. olá,

    Como faço para visualizar as páginas no Kindle paperwhite?
    Não me adaptei pelo simples fato de não aparecerem as paginas. Já atualizei e também não adiantou.

    Envie uma resposta
  18. Muito bom artigo. Sobre o azw. Ele é um formato derivado do mobi; um padrao com mais opções de formatação e parece que o mobi é um formato aberto e não aceita drm.
    Não sei se a Amazon parou de aceitar mobi mas a conversão para azw3 não gera percas e tem pontenciais ganhos em formatação como a adição de fontes.

    Envie uma resposta
  19. Muito bom o artigo ele tirou todas as minhas duvidas sobre qual formato usar no meu novo kindle. Já lia antes livros em formato epub, por isso uso o calibre para a conversão e vi que ele tem agora como opção de saida tanto o MOBI quando o AZW3, por isso estava com duvidas. Obrigada por ter feito um texto tão elucidativo.
    Abraços.

    Envie uma resposta
  20. Tenho um kindle e ele estava uma maravilha até a última atualização. Onde meus arquivos pessoais em pdf não são mais visualizados. Só consigo visualizar quanto cancelo o resgistro, e quando cancelo o registro as coleções somem. Já tentei de todas formas corrigir isso, mais o suporte do kindle – a amazon- não dá uma solução. Alguém mais já possou por esse problema?

    Grato,

    Envie uma resposta
    • Site bom. Parabéns pelo artigo.
      Tenho um livro que tem o símbolo matemático somatório e não gostaria de usar imagem para o símbolo. É possível no Word digitar o símbolos com a opção inserir símbolo. Você sabe se o kindle suporta este símbolo ou equações?

      Envie uma resposta
  21. Parabéns pelo post! Muito útil!

    Envie uma resposta
  22. Olá, os livros em formato mobi do site lê livros funcionam bem no Kindle??

    Envie uma resposta
  23. Muita completa a matéria, porem acho que exagerou um pouco, poderia ter feito algo tão bom com 20% do texto, pareceu mais uma dissertação do que uma reportagem!

    Envie uma resposta
    • OK, Leandro, agradeço seu comentário. Já aviso que a maioria dos artigos são assim, bem “completos” 😉
      Abraços!

      Envie uma resposta
  24. Gostaria de saber como o kindle responde quando trabalha com livros de física ou matemática pesada

    Envie uma resposta
    • Livros com muitas imagens não costumam ser bem aceitos pelo kindle.

      Envie uma resposta
  25. Ótimo site, parabéns! Uma dúvida, se eu baixar um ebook em EPUB, seria melhor converter para Mobi ou AZW3 no Calibre?

    Envie uma resposta
    • Tenho exatamente a mesma dúvida.

      Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário