Como converter arquivos PDF para ler no Kindle através da Amazon

Tenho recebido uma série de comentários tanto no blog quanto no Facebook de leitores que estão com dificuldades para ler arquivos em formato PDF no Kindle, principalmente. Em alguns casos, tive também alguns comentários de leitores que compartilharam alguns aplicativos que estão usando para converter arquivos PDF para MOBI (no caso do Kindle) e que com isso obtiveram melhores resultados.

Por isso, eu resolvi começar uma série de artigos onde vou explorar alguns destes aplicativos, através de tutoriais mostrando como converter arquivos PDF para outros formatos que permitam que você possa ler melhor os arquivos em formato PDF no seu e-reader Kindle ou Kobo (lembrando que estes e-readers suportam o formato PDF nativamente, mas nem sempre a experiência de leitura é positiva).

Neste primeiro artigo da série, vou falar sobre o serviço de conversão de arquivos PDF providos pela própria Amazon para os usuários do Kindle (e-reader e aplicativos). Nos próximos artigos da série, tratarei sobre aplicativos que também podem ser usados por usuários do Kobo.

Como funciona o serviço provido pela Amazon

Se você lê os artigos do Vida Sem Papel há algum tempo, já deve ter aprendido como utilizar o serviço de documentos pessoais da Amazon, mas de qualquer forma, para podermos ter uma série de artigos bem completa, é importante incluir um artigo sobre isso.

Para quem não conhece este serviço da Amazon, vale uma breve explicação: a Amazon oferece 5GB de armazenamento gratuito para que você que é usuário do Kindle (e-reader ou aplicativo) possa armazenar arquivos pessoais nos formatos suportados, para você poder baixá-los para o Kindle quando quiser. Isso inclui arquivos em formato PDF.

Ao enviar arquivos em formato PDF para este serviço da Amazon, você pode solicitar que seja feita uma conversão dos mesmos, e a Amazon então se encarregará de converter arquivos PDF para o formato nativo do Kindle, e eles ficarão disponíveis na sua biblioteca pessoal para download.

Como converter arquivos PDF através da Amazon

Existem dois métodos de envio de arquivos que oferecem também permitem converter arquivos PDF: envio por email e o aplicativo Send to Kindle. Vamos falar sobre cada um deles a seguir.

Primeira opção: envio de arquivos por email para a Amazon

Eu escrevi já um artigo explicando como enviar arquivos dos formatos suportados para a Amazon por email, para que estes arquivos possam ser baixados no seu Kindle (e-reader ou aplicativo). Eu recomendo que você leia este artigo, para obter todos os detalhes de como usar o serviço: Como transferir arquivos para o Kindle por email.

Os passos que você precisa seguir para enviar um ou mais arquivos PDF (ou outros formatos suportados) por email para a Amazon são:

1. Identifique o endereço de email associado ao seu dispositivo ou aplicativo Kindle

Para localizar o endereço de email que está associado ao seu dispositivo ou aplicativo Kindle, entre no site da Amazon, vá até o final de qualquer página e clique em Gerencie seu Kindle:

Conversão PDF para Kindle 01

Em seguida, no menu do lado esquerdo do site, clique em Configurações de documentos pessoais, abaixo do menu Sua conta do Kindle:

Conversão PDF para Kindle 02

Localize o título Configurações de E-Mail a Serem Enviados ao Kindle. Abaixo dele você encontrará a lista de dispositivos que você tem cadastrados na Amazon, que inclui os aplicativos Kindle instalados em smartphones e tablets. Na coluna Endereço de e-mail você encontrará o endereço de email correspondente a cada dispositivo:

Conversão PDF para Kindle 03

Anote este endereço de email, pois é para ele que você enviará os emails contendo os arquivos PDF. Se você possui mais de um dispositivo na lista, veja também o artigo Como escolher para qual Kindle enviar um livro na Amazon? para ajudá-lo neste passo.

Não saia deste tela ainda, continue seguindo o próximo passo.

2. Cadastre o endereço de email do remetente

Por segurança, para evitar que você receba spams no endereço de email do Kindle (e estes spams acabem aparecendo no seu e-reader), a Amazon exige que você cadastre o endereço de email do remetente, ou seja, o endereço de email que será usado para enviar as mensagens com os arquivos em anexo.

Para isso, ainda naquela tela de Configurações de documentos pessoais do Kindle, localize um pouco abaixo o título Lista aprovada de e-mails para documentos pessoais. É aí que você deverá acrescentar os seus endereços de email.

Conversão PDF para Kindle 04

Clique em Adicionar um novo endereço de e-mail aprovado, preencha o endereço de email e clique no botão Adicionar endereço:

Conversão PDF para Kindle 05

Confira se o endereço foi adicionado à lista.

Note que tanto o passo 1 quanto o 2 você só precisará executar uma vez, para preparar o ambiente. Depois de tudo configurado, basta executar o passo 3 quando quiser enviar arquivos.

3. Envie o email para a Amazon

Use sua ferramenta de emails (GMail, Outlook, Hotmail, Yahoo! Mail, etc) para criar um novo email. O endereço de destino deverá ser o endereço de email que você obteve no passo 1. O seu endereço de origem deverá ter sido cadastrado no passo 2.

Anexe ao email os arquivos em formato PDF que você quer converter e enviar para o seu Kindle (envie no máximo 25 arquivos por email, cada um com no máximo 50MB).

Até aqui, o procedimento é o mesmo para enviar arquivos com ou sem conversão. Para a Amazon converter arquivos PDF anexados ao email para o formato nativo do Kindle, você deverá colocar a palavra Convert (em inglês mesmo) no assunto do email.

É isso! Seus arquivos serão enviados para a Amazon, convertidos e colocados na sua biblioteca pessoal. Eles serão baixados automaticamente no Kindle correspondente ao endereço de email que você utilizou, e podem ser baixados manualmente nos demais Kindles cadastrados em sua conta.

Para remover arquivos de sua biblioteca, leia o artigo Como remover ebooks Kindle da sua biblioteca na Amazon, ou remova-os através da interface web do Amazon Cloud Drive.

OBS: Se você utiliza o aplicativo Calibre para gerenciar sua biblioteca de ebooks, você pode usar este método de envio de arquivos para a Amazon a partir do próprio Calibre. Veja detalhes no artigo Como enviar ebooks por email para o Kindle através do Calibre.

Segunda opção: usar o Send to Kindle

O Send to Kindle é um aplicativo disponibilizado pela Amazon para enviar arquivos para o Kindle. Ele também permite converter arquivos PDF para o formato nativo do Kindle.

Para habilitar a conversão de arquivos, execute o aplicativo Send to Kindle no seu computador e clique no botão Options:

Conversão PDF para Kindle 06

Em General, marque a opção Convert PDF documents to Kindle format, e clique no botão OK:

Conversão PDF para Kindle 07

A partir daí, todo arquivo PDF que você enviar através do Send to Kindle será convertido. Você pode arrastar arquivos e soltá-los sobre a janela do Send to Kindle, você pode imprimir um conteúdo para a impressora virtual do Send to Kindle, ou você pode ainda clicar com o botão direito sobre um arquivo no gerenciador de arquivos de seu computador, e selecionar a opção Send to Kindle.

Para saber como baixar, instalar e usar o Send to Kindle, e para um passo a passo de como usar cada uma destas alternativas, leia o artigo Como usar o Send to Kindle no seu computador.

Conclusão

Este é o primeiro artigo da série que pretendo escrever com dicas de aplicativos e métodos de conversão de arquivos PDF para que você possa ler no seu e-reader. Este método, usando o serviço da Amazon, geralmente dá bons resultados se utilizado com arquivos que são mais parecidos com livros de papel, com textos com formatação mais simples, poucas ou nenhuma imagem.

Se você pretende converter arquivos mais complexos, fique ligado nos próximos artigos, onde comentarei sobre outros aplicativos que podem oferecer um melhor resultado para você.

Compartilhe nos comentários a sua opinião caso tenha testado este método, e dê suas sugestões caso utilize outros aplicativos para a conversão de arquivos PDF.

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no
POR 228x90

33 Comentários

  1. Uso o calibre e testei aqui: PDF é um formato ruim de ser transformado para MOBI, pois não é maleável. É iteressante usar o DOC (word) como formato de origem para tornar um arquivo para MOBI. 🙂

    Envie uma resposta
    • Luana, sem dúvida, se você tiver qualquer outro formato que não seja o PDF, deverá ter melhores resultados na conversão.
      Para algumas pessoas, eu até recomendo converter o PDF para DOC, editá-lo, e depois convertê-lo para MOBI.
      Obrigada pelo comentário!

      Envie uma resposta
  2. Tenho uma dúvida. quando eu importo um pdf para o kindle , perde-se as opções de marcação ? todos que eu passei par o kindle via email nao consigo marcar nada ou fazer qualquer alteração.

    Envie uma resposta
  3. Muito obrigada por compartilhar essas dicas, me ajudou muito!

    Envie uma resposta
  4. Costumava usar o Calibre, mas testei o Send to Kindle e achei mais eficiente e simples. Muito bom esse artigo, obrigada!

    Envie uma resposta
  5. Muito bom o texto. Me esclareceu bem! Descobri que um esses e-readers só servem para complicar a vida. Eu achava que eles liam pdf e word sem os transtornos complicados da conversão.
    Desisti totalmente de comprar e nunca mais vou querer saber deles. É melhor um tablet mesmo.

    Envie uma resposta
  6. Ola Boa Tarde!

    Muito bom o post, me ajudou bastante, só que estou com uma dúvida. Consegui converter pelo send to kindle somente um livro, quando dou o comando para mandar outro este não vai. A outra dúvida é que estou tentando converter outro livro só que um pouco grande 95,4 MB, e o máximo é 50 MB, como faço? Mais uma vez parabenizo pelos excelente post, e aguardo ajuda quanto a estas duas dúvidas.

    Envie uma resposta
  7. Uma coisa que me ajudou quando o pdf tem gráficos e tabelas é converter o pdf para documento word e depois enviar este aquivo do word para o kindle converter. Fica muito bom, pois quando converte pdf com tabelas e graficos fica todo desconfigurado.

    Envie uma resposta
  8. Fiz uma conta na Amazon porque meu celular tem o app Kindle e aproveitei pra comprar um livro e também para enviar um pdf meu para que eles convertessem, tal como vc ensina aqui, deu tudo certo sim, estou feliz, obrigada.
    Mas gostaria de tirar uma dúvida, recebi um aviso de que esse pdf estaria na nuvem e ao entrar no Amazon Cloud Drive há um aviso que devo participar de uma pesquisa e quando clico para participar, recebo uma mensagem dizendo que não tenho nenhum espaço na nuvem (sendo que eles oferecem 5gb)…estou achando estranho isso…saberia me dizer algo a respeito? Já entrei em contato com a Amazon e eles me pediram que enviasse um email em espanhol, fiz isso e me disseram que só respondem em inglês… :/

    Envie uma resposta
  9. nao sei quem escreveu esse post mas e confuso e atrapalhado, um dos que li foi mais objetivo e pratico, disse jogue os PDFs na pasta documents e pronto e funcionou.

    Bla bla nao

    Envie uma resposta
  10. Gostaria de receber orientação de forma ainda mais detalhada sobre como transformar meus e-books que estão no meu e-mail, para PDF. Conto com sua ajuda.

    Envie uma resposta
    • Rogerio, desculpe a demora em te responder, mas pelo que eu entendi você precisa converter PARA o formato PDF, certo? Se é isso, fique ligado na dica de amanhã do blog, você encontrará um tutorial com dicas sobre isso. Se não for isso, envie mais detalhes sobre o que você precisa, OK?

      Envie uma resposta
  11. Só posso te agradecer por ter postado esse tutorial. Estava tentando converter um livro em pdf para formato mobi e azw3 pelo calibra, e mesmo tentando ajustar algumas configurações, sempre saiu com erros de formatação como parágrafos no meio do diálogo, letras soltas numa linha e o restante do texto em outra, enfim, péssimo para leitura. Enviei ao meu e-mail kindle para conversão e ela ficou muito boa. Obrigado.

    Envie uma resposta
    • Que bom, Gabriel! Geralmente os resultados que eu tenho na conversão da Amazon e do Calibre são semelhantes, é bom saber que no seu caso deu tanta diferença.
      Abraços!

      Envie uma resposta
  12. Olá. Tenho uma pergunta e uma sugestão. É possível usar esse recurso de conversão para, depois, publicar o arquivo convertido como um livro da Amazon? Quanto a sugestão, é o seguinte..Experimente usar PDF de alta qualidade. Para isso é preciso o Adobe Acrobrat Writer ou o InDesign e usar a opção “high quaity print”. O arquivo fica pelo menos 4 vezes maior que o convencional. As gráficas trabalham com esse tipo de arquivo para garantir uma impressão de qualidade. Abraço Cesar Machado

    Envie uma resposta
    • Oi Cesar, tudo bem?
      Sobre sua pergunta, não sei se você quis dizer “publicar na Amazon” no sentido de colocar um ebook à venda na loja (mesmo que gratuito) ou simplesmente enviá-lo para o Kindle. Como a segunda opção é justamente o assunto deste post, imagino que você tenha querido dizer a primeira.
      Neste caso, eu recomendo que o autor use, ao invés do formato PDF, o formato original editável e faça a conversão deste para o formato MOBI ou AZW para publicar na Amazon. Por exemplo, ele pode converter o arquivo DOC ou DOCX para MOBI ou AZW sem passar pelo PDF, que iria apenas complicar e até mesmo estragar o processo.
      O formato PDF é muito problemático. A menos que você queira apenas compartilhar seu ebook sem se preocupar em como ele será lido, use outro formato.
      Quanto à sua sugestão, os arquivos de melhor qualidade de fato são menos problemáticos, mas se ele contém textos em múltiplas colunas, imagens, tabelas, etc, isso realmente torna uma conversão para outro formato muito difícil.
      Agradeço seu comentário!
      Abraços!

      Envie uma resposta
  13. Obrigada! Acabou de me salvar também! Fiz uso da opção 2! Abraços!

    Envie uma resposta
    • Que legal, Adriana! Agradeço seu comentário e fico feliz que a informação tenha sido útil para você.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  14. Eu também gostaria de saber como converter PDF para ePUB. Já tentei usar o Calibre e algumas ferramentas online, mas não obtive sucesso.

    Envie uma resposta
    • Lu, como eu comentei com a Ana Maria, eu mesma estou experimentado algumas ferramentas para poder avaliar e escrever posts aqui para vocês sobre elas. Eu recebi várias indicações de leitores do blog, acredito que estas ferramentas irão ajudar a resolver muitos dos problemas com conversão de PDFs.
      No próximo post vou falar sobre o Calibre, e depois continuarei com mais algumas ferramentas, fique ligada!
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  15. Olá Cris, tudo bem?

    Eu já usei bastante esse recurso e constatei o seguinte: o arquivo enviado pela Amazon só fica legal se o PDF enviado estiver perfeito. Se houver qualquer defeito nele o arquivo convertido não ficará ok. Igual quando converto eu mesma com o Calibre.

    Acho que a questão é: como “ajeitar” o arquivo PDF antes de mandar para conversão? Como se faz isso? Qual o melhor aplicativo ?

    Espero ansiosamente seu post sobre como converter PDF para EPUB!

    Abração,

    Ana Maria.

    Envie uma resposta
    • Ana Maria,
      Eu também estou fazendo mais testes para tentar obter melhores resultados com arquivos PDF. Estou testando alguns aplicativos, dentre eles alguns sugeridos por leitores aqui do blog, e percebo que alguns deles ajudam a contornar “problemas” (ou características) dos arquivos PDF que podem atrapalhar numa simples conversão como a que a Amazon faz.
      Eu pretendo continuar esta série e publicar mais posts sobre este assunto, então fique ligada pois pode ser que uma das próximas ferramentas te ajude melhor nesta conversão.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
      • Valeu Cris! Fico no aguardo, obrigada! Abraços!

        Envie uma resposta
  16. Adorei o post, esclareceu todas as minhas dúvidas, pois adquiri um kindle recentemente. Muito obrigado

    Envie uma resposta
    • Cristina, que bom, fico contente que o post tenha te ajudado. Fique ligada pois teremos mais posts como este nesta série!
      Abraços!

      Envie uma resposta
      • Bom Dia, Cris!

        Agradeço pela ajuda!
        Enviei nesse instante 10 arquivos, espero que dê tudo certo!

        Eles demoram a converter os mesmos?!

        Abraço!

        Envie uma resposta
        • Elise, espero que tenha dado certo a conversão. Quanto à demora, pode variar de cerca de um minuto para alguns minutos. Espere meia hora, se nada acontecer, então houve algum problema.
          Lamento a demora em te responder, mas se tiver mais alguma dúvida, pode enviar.
          Abraços!

    • Muito obrigado, graças a sua generosidade em compartilhar conhecimentos, pude resolver todas minhas dúvidas acerca do kindle. Obrigado, muita paz e saúde.

      Cláudio

      Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário