Como converter arquivos PDF para ler no Kindle através da Amazon

Tenho recebido uma série de comentários tanto no blog quanto no Facebook de leitores que estão com dificuldades para ler arquivos em formato PDF no Kindle, principalmente. Em alguns casos, tive também alguns comentários de leitores que compartilharam alguns aplicativos que estão usando para converter arquivos PDF para MOBI (no caso do Kindle) e que com isso obtiveram melhores resultados.

Por isso, eu resolvi começar uma série de artigos onde vou explorar alguns destes aplicativos, através de tutoriais mostrando como converter arquivos PDF para outros formatos que permitam que você possa ler melhor os arquivos em formato PDF no seu e-reader Kindle ou Kobo (lembrando que estes e-readers suportam o formato PDF nativamente, mas nem sempre a experiência de leitura é positiva).

Neste primeiro artigo da série, vou falar sobre o serviço de conversão de arquivos PDF providos pela própria Amazon para os usuários do Kindle (e-reader e aplicativos). Nos próximos artigos da série, tratarei sobre aplicativos que também podem ser usados por usuários do Kobo.

Como funciona o serviço provido pela Amazon

Se você lê os artigos do Vida Sem Papel há algum tempo, já deve ter aprendido como utilizar o serviço de documentos pessoais da Amazon, mas de qualquer forma, para podermos ter uma série de artigos bem completa, é importante incluir um artigo sobre isso.

Para quem não conhece este serviço da Amazon, vale uma breve explicação: a Amazon oferece 5GB de armazenamento gratuito para que você que é usuário do Kindle (e-reader ou aplicativo) possa armazenar arquivos pessoais nos formatos suportados, para você poder baixá-los para o Kindle quando quiser. Isso inclui arquivos em formato PDF.

Ao enviar arquivos em formato PDF para este serviço da Amazon, você pode solicitar que seja feita uma conversão dos mesmos, e a Amazon então se encarregará de converter arquivos PDF para o formato nativo do Kindle, e eles ficarão disponíveis na sua biblioteca pessoal para download.

Como converter arquivos PDF através da Amazon

Existem dois métodos de envio de arquivos que oferecem também permitem converter arquivos PDF: envio por email e o aplicativo Send to Kindle. Vamos falar sobre cada um deles a seguir.

Primeira opção: envio de arquivos por email para a Amazon

Eu escrevi já um artigo explicando como enviar arquivos dos formatos suportados para a Amazon por email, para que estes arquivos possam ser baixados no seu Kindle (e-reader ou aplicativo). Eu recomendo que você leia este artigo, para obter todos os detalhes de como usar o serviço: Como transferir arquivos para o Kindle por email.

Os passos que você precisa seguir para enviar um ou mais arquivos PDF (ou outros formatos suportados) por email para a Amazon são:

1. Identifique o endereço de email associado ao seu dispositivo ou aplicativo Kindle

Para localizar o endereço de email que está associado ao seu dispositivo ou aplicativo Kindle, entre no site da Amazon, vá até o final de qualquer página e clique em Gerencie seu Kindle:

Conversão PDF para Kindle 01

Em seguida, no menu do lado esquerdo do site, clique em Configurações de documentos pessoais, abaixo do menu Sua conta do Kindle:

Conversão PDF para Kindle 02

Localize o título Configurações de E-Mail a Serem Enviados ao Kindle. Abaixo dele você encontrará a lista de dispositivos que você tem cadastrados na Amazon, que inclui os aplicativos Kindle instalados em smartphones e tablets. Na coluna Endereço de e-mail você encontrará o endereço de email correspondente a cada dispositivo:

Conversão PDF para Kindle 03

Anote este endereço de email, pois é para ele que você enviará os emails contendo os arquivos PDF. Se você possui mais de um dispositivo na lista, veja também o artigo Como escolher para qual Kindle enviar um livro na Amazon? para ajudá-lo neste passo.

Não saia deste tela ainda, continue seguindo o próximo passo.

2. Cadastre o endereço de email do remetente

Por segurança, para evitar que você receba spams no endereço de email do Kindle (e estes spams acabem aparecendo no seu e-reader), a Amazon exige que você cadastre o endereço de email do remetente, ou seja, o endereço de email que será usado para enviar as mensagens com os arquivos em anexo.

Para isso, ainda naquela tela de Configurações de documentos pessoais do Kindle, localize um pouco abaixo o título Lista aprovada de e-mails para documentos pessoais. É aí que você deverá acrescentar os seus endereços de email.

Conversão PDF para Kindle 04

Clique em Adicionar um novo endereço de e-mail aprovado, preencha o endereço de email e clique no botão Adicionar endereço:

Conversão PDF para Kindle 05

Confira se o endereço foi adicionado à lista.

Note que tanto o passo 1 quanto o 2 você só precisará executar uma vez, para preparar o ambiente. Depois de tudo configurado, basta executar o passo 3 quando quiser enviar arquivos.

3. Envie o email para a Amazon

Use sua ferramenta de emails (GMail, Outlook, Hotmail, Yahoo! Mail, etc) para criar um novo email. O endereço de destino deverá ser o endereço de email que você obteve no passo 1. O seu endereço de origem deverá ter sido cadastrado no passo 2.

Anexe ao email os arquivos em formato PDF que você quer converter e enviar para o seu Kindle (envie no máximo 25 arquivos por email, cada um com no máximo 50MB).

Até aqui, o procedimento é o mesmo para enviar arquivos com ou sem conversão. Para a Amazon converter arquivos PDF anexados ao email para o formato nativo do Kindle, você deverá colocar a palavra Convert (em inglês mesmo) no assunto do email.

É isso! Seus arquivos serão enviados para a Amazon, convertidos e colocados na sua biblioteca pessoal. Eles serão baixados automaticamente no Kindle correspondente ao endereço de email que você utilizou, e podem ser baixados manualmente nos demais Kindles cadastrados em sua conta.

Para remover arquivos de sua biblioteca, leia o artigo Como remover ebooks Kindle da sua biblioteca na Amazon, ou remova-os através da interface web do Amazon Cloud Drive.

OBS: Se você utiliza o aplicativo Calibre para gerenciar sua biblioteca de ebooks, você pode usar este método de envio de arquivos para a Amazon a partir do próprio Calibre. Veja detalhes no artigo Como enviar ebooks por email para o Kindle através do Calibre.

Segunda opção: usar o Send to Kindle

O Send to Kindle é um aplicativo disponibilizado pela Amazon para enviar arquivos para o Kindle. Ele também permite converter arquivos PDF para o formato nativo do Kindle.

Para habilitar a conversão de arquivos, execute o aplicativo Send to Kindle no seu computador e clique no botão Options:

Conversão PDF para Kindle 06

Em General, marque a opção Convert PDF documents to Kindle format, e clique no botão OK:

Conversão PDF para Kindle 07

A partir daí, todo arquivo PDF que você enviar através do Send to Kindle será convertido. Você pode arrastar arquivos e soltá-los sobre a janela do Send to Kindle, você pode imprimir um conteúdo para a impressora virtual do Send to Kindle, ou você pode ainda clicar com o botão direito sobre um arquivo no gerenciador de arquivos de seu computador, e selecionar a opção Send to Kindle.

Para saber como baixar, instalar e usar o Send to Kindle, e para um passo a passo de como usar cada uma destas alternativas, leia o artigo Como usar o Send to Kindle no seu computador.

Conclusão

Este é o primeiro artigo da série que pretendo escrever com dicas de aplicativos e métodos de conversão de arquivos PDF para que você possa ler no seu e-reader. Este método, usando o serviço da Amazon, geralmente dá bons resultados se utilizado com arquivos que são mais parecidos com livros de papel, com textos com formatação mais simples, poucas ou nenhuma imagem.

Se você pretende converter arquivos mais complexos, fique ligado nos próximos artigos, onde comentarei sobre outros aplicativos que podem oferecer um melhor resultado para você.

Compartilhe nos comentários a sua opinião caso tenha testado este método, e dê suas sugestões caso utilize outros aplicativos para a conversão de arquivos PDF.

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no
Career Category (Portuguese)468x60

36 Comentários

  1. É possível acessar PDFs , abri-los, fazer anotações e marcações de texto e depois salvar o arquivo de pdf para depois acessar no computador (ou seja, com todas as marcações de texto feita através do kindle)?

    Envie uma resposta
    • João, não dá pra fazer da forma como você descreveu. Você poderá ver as anotações e destaques feitos em um PDF no Kindle, mas o Kindle registra estas informações em um arquivo em separado, ele não altera o arquivo PDF (e nem MOBI, nem EPUB, ele é leitor e não editor de arquivos). Então se você for abrir o PDF, verá que ele estará inalterado.
      Se você quiser alterar o arquivo PDF, então eu recomendo usar um tablet. Há inúmeras apps que são ótimas para isso.
      Abraços!

      Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário