O Kindle é um excelente leitor de ebooks, que agora está disponível no Brasil. Você pode comprar livros na recém-inaugurada loja da Amazon no Brasil, ou você pode ler seus próprios arquivos nele.
Daí surge uma pergunta comum: como enviar arquivos para o Kindle, tanto para o dispositivo físico quanto para o aplicativo Kindle em dispositivos móveis? A Amazon disponibilizou uma forma muito fácil de fazer isso, e é sobre este assunto que vamos falar neste artigo: o envio de arquivos para o Kindle por email.
Notem que eu vou explicar os passos para utilizar esta funcionalidade no site americano da Amazon, que é onde eu ainda tenho minha conta. Acredito que no site brasileiro o procedimento deverá ser similar.
Nota: após a publicação deste post eu migrei minha conta para a loja brasileira da Amazon, e posteriormente editei-o acrescentando os nomes dos links e botões do site brasileiro da Amazon. *
Como funciona
Você deve saber que pode conectar o seu Kindle físico ao seu computador e transferir arquivos manualmente para ele. Ou se estiver utilizando o aplicativo Kindle, poderá transferir arquivos para ele de acordo com os recursos oferecidos pelo seu sistema operacional. Por exemplo, se você utiliza o aplicativo Kindle no iPhone ou iPad, você precisará utilizar o recurso de transferência de arquivos do iTunes para isso. Mas na minha opinião a forma mais fácil de enviar arquivos para o seu Kindle, que não requer conectá-lo fisicamente ao computador ou usar nenhum recurso externo ou aplicativo para transferir o arquivo para ele é através de email.
Os formatos de arquivos suportados para enviar para o Kindle por email são:
- Microsoft Word (.DOC, .DOCX)
- HTML (.HTML, .HTM)
- RTF (.RTF)
- JPEG (.JPEG, .JPG)
- Kindle Format (.MOBI, .AZW)
- GIF (.GIF)
- PNG (.PNG)
- BMP (.BMP)
- PDF (.PDF)
E essa funcionalidade tem mais uma vantagem: ela pode automaticamente converter arquivos PDF para o formato nativo do Kindle para você. Basta colocar no assunto a palavra “convert”. Você deve usar a palavra em inglês mesmo que você estiver utilizando o site da Amazon do Brasil. Embora esta página de ajuda da Amazon instrua a usar a palavra em português, eu fiz testes e confirmei que a conversão somente funciona usando a palavra “convert”, em inglês. *
Depois que você envia o arquivo por email para o Kindle, ele fica guardado nos servidores da Amazon. Mesmo se você apagá-lo do dispositivo, você poderá baixá-lo novamente quando desejar.
Como preparar para enviar arquivos por email
Você precisa fazer algumas configurações para poder começar a enviar arquivos por email para o seu Kindle, mas depois que fizer isso, não precisará mais se preocupar, bastará enviar o email e seu arquivo será baixado no Kindle assim que ele se conectar à Internet.
Primeiramente, você precisa definir ou checar qual é o endereço que você deverá usar para cada dispositivo Kindle. Para isso, acesse a Amazon e faça o login com seu usuário e senha. Desça até o rodapé de qualquer página da Amazon, e localize o menu indicado na imagem abaixo, e clique no link Manage Your Kindle (no site brasileiro, clique em Gerencie seu Kindle, dentro da lista de links entitulada Deixe-nos ajudá-lo):
Localize do lado esquerdo da página o conjunto de links mostrado na imagem abaixo, e clique no link Personal Document Settings: (no site brasileiro, o link é Configurações de documentos pessoais debaixo do título Sua conta do Kindle):
Nesta página, você encontrará a lista dos dispositivos Kindle que você possui ou aqueles registrados com o aplicativo Kindle instalado. Note que você pode associar um endereço de email do domínio @kindle.com com cada um deles. Eles virão pré-definidos, mas se você quiser customizar um endereço mais fácil de lembrar, basta clicar no link Edit (Editar, no site brasileiro) do lado direito de cada um. Anote estes endereços de email pois são eles que você utilizará para o envio dos arquivos.
Logo abaixo da definição dos endereços de email, você encontrará o título Personal Document Archiving (na loja brasileira: Arquivamento de documentos pessoais), que mostra quanto espaço você tem disponível dentro dos 5GB gratuitos que a Amazon oferece. Ou seja, seus arquivos ficarão armazenados neste espaço e você poderá removê-los do dispositivo e baixá-los novamente quantas vezes quiser.
Logo abaixo você encontrará o título Whispernet Delivery Options (este serviço não está disponível na loja brasileira). Aqui vale uma explicação importante. Se o seu Kindle possuir 3G (no Brasil só temos o Kindle Paperwhite 3G com esta funcionalidade), e se você decidir baixar um dos seus arquivos pessoais usando a conexão 3G ao invés de wi-fi, a Amazon cobrará US$0,99 (99 centavos de dólar) por megabyte baixado no Kindle.** Para evitar que você acidentalmente utilize este serviço e tenha que pagar a taxa, garanta que o item Whispernet Delivery Over 3G esteja desligado (Not enabled), conforme mostrado na imagem abaixo. Se ele estiver ligado (Enabled), basta clicar no link Edit do lado direito e desmarcar a opção Enable delivery to my Kindle over Whispernet.
Lembrando que esta taxa somente será cobrada se você baixar arquivos particulares via 3G. Se baixar ebooks comprados na Amazon via 3G, esta taxa não será cobrada. Da mesma forma, se você baixar seus arquivos particulares via wi-fi, também não será cobrada. É só deixar este serviço desligado que você não terá problemas. Se você utiliza a loja brasileira, você não verá este serviço, portanto não precisa se preocupar.
Por fim, para poder enviar arquivos por email para o seu Kindle, você precisará cadastrar os endereços de email válidos de quem você aceita receber arquivos. Este passo adicional é para garantir que somente os arquivos enviados por endereços de email que você confia serão enviados para o Kindle. Se houver algum SPAM recebido de um endereço que não está na lista, ele será descartado.
Para incluir seus endereços confiáveis, clique no link Add a new approved e-mail address (na loja brasileira: Adicionar um novo aprovado endereço de e-mail) abaixo do quadro Approved Personal Document E-mail List (na loja brasileira: Lista aprovada de e-mails para documentos pessoas).
No quadro que será aberto, digite o seu endereço de email, aquele que você utilizará para enviar arquivos para o seu Kindle. Clique então no botão Add Address (na loja brasileira: Adicionar endereço) e seu endereço será adicionado à lista.
Se tiver mais de um endereço de email, repita a operação para adicioná-lo.
Pronto! A configuração já está pronta, agora é só começar a usar.
Enviando arquivos para seu Kindle por email
Agora que a configuração está pronta, basta você escrever um email com destino ao endereço de email do dispositivo desejado (aquele endereço que você anotou da lista em Send-to-Kindle E-Mail Settings). Note que este email tem que ser enviado a partir de um dos endereços de email que você colocou na lista de endereços confiáveis (em Approved Personal Document E-mail List). Coloque o arquivo que você deseja ler no seu Kindle anexado na mensagem, e envie-a. Depois que a Amazon receber e processar seu email, o arquivo será baixado no seu Kindle assim que ele conectar à Internet.
Você pode estar se perguntando, o que acontece se você usar o endereço de email do dispositivo errado? Por exemplo, se você utilizar o endereço de email do Kindle físico enquanto você queria na verdade enviar o arquivo para o aplicativo Kindle no seu iPhone? Não tem problema. O endereço do dispositivo determina qual deles fará o download automático do arquivo que você enviou, sem perguntar nada. Como o arquivo é guardado nos servidores da Amazon, você poderá depois ir em qualquer outro dispositivo e você encontrará aquele arquivo para download na nuvem da Amazon (se estiver usando o aplicativo Kindle) ou nos Archived Itens (se estiver utilizando um Kindle físico).
Lembrando que, se você estiver enviando um arquivo PDF e quiser que a Amazon o converta para o formato nativo do Kindle, basta adicionar a palavra “convert” (em inglês mesmo) no assunto do email.
Este é um jeito simples de enviar arquivos para o seu Kindle e ainda guardar uma cópia deles nos servidores da Amazon, sem pagar nada por isso.
Informação importante: você poderá ler os arquivos que enviou para a biblioteca da Amazon por email tanto no Kindle físico quanto no aplicativo Kindle. No entanto, estes arquivos não aparecerão na sua biblioteca no Kindle Cloud Reader, que é o leitor via browser.**
Se você tiver alguma dúvida ou observação, envie-os através dos comentários.
* Informação atualizada em 28/12/2012.
** Informação acrescentada em 23/03/2013.
muito bom, muita coisa em pdf ja mandei para ser convertido. obrigado!
Rogerio,
Que bom que este post foi útil pra você. Agradeço seu comentário, obrigada!
Abraços!
Cris, como faço para “passar” meus livros digitais para nuvem do kindle? Eu os tenho no dispositivo ipad, mas não entendi ainda como enviá-los para nuvem.
Paulo, não sei se entendi sua dúvida.
Este procedimento de enviar os arquivos para a biblioteca da Amazon se aplica aos seus arquivos pessoais. Ou seja, arquivos PDF, MOBI, e outros formatos suportados, sem DRM, que você adquiriu em algum outro lugar que não foi na Amazon.
Se você comprou um ebook na Amazon, ele já está na sua biblioteca, não precisa fazer nada.
Quanto aos arquivos pessoais, eles precisam estar num dos formatos suportados, e basta seguir o passo a passo deste artigo para enviá-los por email, em anexo, para o endereço de email seu Kindle.
Se estiver tendo problemas, me diga qual é o formato do arquivo que você está usando, e o que está acontecendo, OK?
Abraços!
Valeu, queria muito saber como fazer isso. Muito Obrigado
Que bom que o artigo foi útil para você, Mateus, fico feliz.
Um grande abraço!
Olá CRIS, Tenho uma dúvida, se você puder me ajudar, ficarei muito grato. Tenho um Kindle comprado no Brasil, e baixei também o aplicativo do Kindle no meu computador, como meu kinle é o básico, o primeiro modelo vendido no Brasil, sem a tecnologia 3G, quero comprar os ebooks pelo aplicativo do kindle pc, minha pergunta é: Os ebooks comprados pelos aplicaticos no pc, estarão também disponíveis no meu Kindle, quando ele tiver conectado com wifi?
Aldo,
A resposta curta é sim!
Explicando um pouco melhor, qualquer ebook que você comprar na Amazon, não importa se é através do Kindle, ou do site, vão para a sua biblioteca. Você poderá no momento da compra definir qual Kindle (o e-reader ou o aplicativo instalado em algum dispositivo) fará o download automático daquele ebook, mas você poderá baixar aquele ebooks nos demais dispositivos também, só que manualmente.
No Kindle, você tem que ir no item Archive, e dentro dele você verá todos os ebooks que estão na sua biblioteca mas não estão no Kindle. Basta clicar em um deles para baixá-lo. No aplicativo, basta você selecionar a visualização da Nuvem e clicar no ebook que quiser baixar.
Eu explico isso em mais detalhes no artigo abaixo:
http://www.vidasempapel.com.br/entrega-livro-kindle
Neste artigo, você verá como acessar sua biblioteca na Amazon para ver seus ebooks.
Se tiver mais alguma dúvida, pode perguntar.
Um grande abraço!
Muito Obrigado! Ajudou bastante. Abraços.
De nada, Aldo! Abraços!
Olá Cris, Estou novamente precisando de sua ajuda. Já pela segunda vez que tenho problema na hora de realizar o pagamento de ebooks na amazona do brasil. usei um cartão e comprei três ebooks, depois quando fui comprar o quarto recebi uma mensagem. mudei de cartão comprei mais três ebooks e depois recebi a mesma mensagem. a mensagem é está ”
Gostaríamos de informá-lo de que estamos tendo dificuldades em processar
seu pagamento e por isso não é possível dar continuidade a seu pedido do”
Os meus cartões estão normais, não sei por que está acontecendo isso, você sabe me explicar? Desde já agradeço. abraço
Aldo,
Neste tipo de situação, o melhor com certeza é entrar em contato com a Amazon. Eu não tive este problema, não sei o que pode estar acontecendo, mas acredito que eles poderão te ajudar. Normalmente eles respondem rápido, tenho tido uma impressão positiva de todos os contatos que fiz com eles até agora.
Para um passo a passo detalhado de como acionar o suporte da Amazon, veja este artigo:
http://www.vidasempapel.com.br/como-obter-ajuda-para-questoes-sobre-o-kindle/
Espero que isso te ajude.
Abraços!
Obrigado Cris! Já entrei em contato com a amazona, estou aguardando uma resposta. Muito obrigado, já ajudou muito. See you!
De nada, Aldo! Espero que tudo se resolva.
Abraços!
Olá. Primeiramente parabéns pela didática e conteúdo. Esclareci muitas dúvidas que tinha. Se me permite, tenho outra: Estudo para concurso e adquiri meu Kindle justamente para não cansar a visão…enfim, a maioria dos arquivos que leio são em PDF, qual a forma mais segura de convertê-los e manter a fidelidade possível para ler no meu Kindle? Obrigado =D
Fernando,
Muito obrigada pelo seu comentário, fico muito feliz.
Sobre sua pergunta, eu particularmente evito converter arquivos PDF, pois os resultados raramente são positivos. Eu escrevi um pouco mais sobre isso no seguinte artigo:
http://www.vidasempapel.com.br/lendo-arquivos-pdf-no-kindle/
Se você precisar converter o PDF, use o Calibre, e você pode testar a conversão usando no Heuristic processing o valor de 0,05 (o default é 0,40). Essa foi uma dica de um leitor, e já tive vários comentários positivos sobre ela.
Se precisar de um passo a passo para usar o Calibre, veja este outro artigo:
http://www.vidasempapel.com.br/como-converter-ebooks/
Espero ter ajudado.
Um grande abraço!
Boa tarde!, eu uso um aplicativo do amazon kindle, no meu pc e no meu windows phone, seguindo os passos que você indicou no seu artigo, não consigo visualizar a tela “send-to-kindle e-mail settings” que cadastra o e-mail com domínio @kindle, já as outras opções consigo acessar. É possível enviar documentos por e-mail para os aplicativos nos meus dispositivos? E por que não consigo cadastrar o e-mail do domínio kindle para enviar documentos?
obs: eu usei o usuário do amazon.com.br
Klyngher,
Você não precisa cadastrar seu email, apenas registrar seu dispositivo para que ele receba um endereço de email. No caso dos aplicativos, ao fazer o login com seu usuário e senha da Amazon, ele já registra aquele dispositivo automaticamente (pelo menos foi assim com meu Mac e iPhone).
Faça o seguinte: entre no site da Amazon, vá ao rodapé de qualquer página e localize o menu “Deixe-nos ajudá-lo”, e clique no link “Gerencie seu Kindle”.
Na página seguinte, olhe para o lado esquerdo e localize o menu entitulado “Sua conta do Kindle”. Logo abaixo, localize o item “Configurações de documentos pessoais”, e clique nele.
Agora você verá no painel da direita, no topo, o título “Configurações de E-Mail a Serem Enviados ao Kindle”. Logo abaixo dele, você deverá encontrar os dispositivos cadastrados com seu usuário. Ali também você poderá ver os endereços de email de cada dispositivo, na coluna central.
Veja se agora você encontra esta informação.
Lembrando que se o endereço for muito estranho, você pode clicar no link Editar do lado direito e alterar para outra coisa que seja mais fácil de lembrar e usar.
E lembrando também que você não precisa enviar os arquivos para todos os dispositivos, basta enviar para um único endereço que ele já estará na sua biblioteca. Aí é só navegar na opção “Nuvem” no aplicativo para localizar o ebook e baixá-lo manualmente.
Avise-me se ainda tiver algum problema ou dúvida.
Um grande abraço!
na minha conta não aparece “Configurações de E-Mail a Serem Enviados ao Kindle” nem os dispositivos cadastrados. Será por que eu utilizo o app do windows phone? Se quiser posso mandar um print screen por e-mail.
Klyngher,
Que estranho. No meu aparece tanto o iPhone como o Mac também. No seu deveria aparecer o Windows Phone e o computador com Windows, pelo que eu entendo.
Você consegue baixar ebooks da Amazon nele do jeito como está? Se não testou ainda, teste adquirindo um ebook gratuito. Se não funcionar, acho que a melhor opção é entrar em contato com o suporte da Amazon. Eu tenho tido um bom atendimento deles, acredito que eles poderão te ajudar a entender o que está acontecendo e resolver.
Um último teste que eu iria sugerir é remover o aplicativo Kindle e reinstalá-lo, e certificar-se de fazer o registro com seu usuário e senha após a reinstalação, mas aí você vai perder os ebooks que tiver copiado manualmente e alterações que tenha feito caso o sincronismo não esteja funcionando.
Se for possível, tente a reinstalação. Se não for ou se não resolver, tente o contato com o suporte da Amazon (me avise se precisar de indicações de como chegar lá).
Abraços!