Como converter arquivos PDF no Calibre para ler no Kindle e Kobo

Este é o segundo artigo da série com dicas para conversão de arquivos em formato PDF para você poder ler no seu e-reader preferido. Vou mostrar especificamente como converter arquivos PDF utilizando o aplicativo Calibre, de forma a converter estes arquivos para os formatos MOBI e AZW3 (para usar no Kindle) e EPUB (para usar no Kobo e praticamente todos os demais e-readers).

Eu já publiquei um tutorial mostrando como converter arquivos de vários formatos no Calibre, mas desta vez vamos focar na conversão de arquivos em formato PDF especificamente para os formatos MOBI, AZW3 e EPUB e com dicas de ajustes para obter melhores resultados na leitura no seu Kindle ou Kobo.

Lembrando que você pode ler os arquivos PDF nativamente nestes dois e-readers, mas dependendo do conteúdo do arquivo, ele pode ficar difícil de ler e manusear, por isso a conversão de formatos torna-se uma opção interessante para o leitor.

Como converter arquivos PDF no Calibre

Para não deixar este tutorial muito extenso e cansativo, estou partindo do princípio de que seu arquivo em formato PDF já está na biblioteca do Calibre.

Se esta é a primeira vez que você está tendo contato com o Calibre, eu sugiro que você leia primeiro o artigo Como gerenciar melhor seus ebooks com Calibre, que lhe dará uma introdução sobre este aplicativo, cujo foco é gerenciar seus ebooks (ele também os converte de formatos, como veremos a seguir, mas o foco principal é realmente lhe permitir organizar sua biblioteca de ebooks).

O que o Calibre não faz

Antes de prosseguir, é importante avisar que o Calibre tem algumas limitações quanto à conversão de arquivos em formato PDF. Como eu já expliquei anteriormente, este formato é de fato problemático. E é importante enfatizar que não depende tanto do aplicativo, mas muito mais do arquivo PDF em questão, o resultado ser favorável ou não.

É claro que podemos fazer ajustes, mas é importante ter em mente que, quanto mais complexo for o conteúdo do arquivo PDF, mas improvável será de obter resultados positivos numa conversão para outro formato.

Segundo o manual do Calibre, ele tem algumas restrições com relação à conversão de arquivos em formato PDF. Eu destaco as seguintes restrições que podem explicar resultados indesejáveis na conversão:

  • ele não suporta arquivos complexos, com mais de uma coluna em uma página, ou arquivos contendo somente imagens;
  • ele não suporta a extração de imagens em formato vetorial inseridas no arquivo PDF;
  • ele não suporta links ou índices/sumários (embora em meus testes, a maioria dos links tenham funcionado);
  • ele não suporta a conversão de caracteres especiais (incluindo caracteres acentuados) que não estejam usando o encoding Unicode;

Isso pode explicar problemas que possam ocorrer, mas só tem um jeito de saber se teremos problemas ou não, e é tentando. Então vamos em frente!

Como fazer a conversão

Agora sim, vamos à conversão. No Calibre, clique no arquivo PDF que você quer converter com o botão direito do mouse, que abrirá um menu de contexto. Clique em Converter livros e depois em Converter individualmente.

Como converter arquivos PDF no Calibre 01

Ele abrirá uma nova janela onde nós configuraremos o processo de conversão.

Como converter arquivos PDF no Calibre 02

As configurações usadas podem variar de acordo com os formatos usados. Eu vou sugerir algumas configurações para uso com o formato PDF no Calibre. Se estiver trabalhando com outro formato de arquivo de origem, tente fazer a conversão sem mexer em nada primeiro, para depois tentar ajustar melhor.

A primeira coisa a fazer nesta janela é selecionar o formato de saída. Se você utiliza um modelo mais antigo do Kindle, ou não tem certeza disso, selecione o formato MOBI. Se você utiliza um modelo mais novo, como o Kindle Paperwhite, selecione o formato AZW3. Se você utiliza Kobo, selecione o formato EPUB. Se você utiliza um outro e-reader, na dúvida selecione o formato EPUB.

A seleção é feita no campo Formato de saída que fica no canto direito superior da janela, conforme indicado na imagem abaixo:

Como converter arquivos PDF no Calibre 03

Clique na lista para ver as opções disponíveis de formato de saída, e selecione o desejado:

Como converter arquivos PDF no Calibre 04

Neste ponto, você pode aproveitar e corrigir as informações de metadados do livro, como título, nome do autor, editora, capa, etc. Para isso, basta preencher os campos logo abaixo de onde você selecionou o formato de saída, conforme indicado na imagem abaixo, mas eu recomendo que você faça isso antes da conversão. Para isso, poderá seguir os passos descritos no post Dicas para organizar seus ebooks no Calibre – os metadados.

Como converter arquivos PDF no Calibre 05

Continuando, clique em Aparência, no menu do lado esquerdo da janela. Neste painel, certifique-se que a opção Desativar redimensionamento do tamanho das fontes esteja desligada.

Como converter arquivos PDF no Calibre 06

Clique em Processamento Heurístico no menu do lado esquerdo da janela. Neste painel, primeiro ligue a opção Ativar processamento heurístico, isso fará com as demais opções fiquem disponíveis.

É neste painel que procuraremos ajustar melhor alguns parâmetros para que o Calibre possa identificar os parágrafos do texto e gerá-los de forma correta no arquivo de saída.

Localize a primeira opção, Eliminar quebra de linhas, e confira se ela está marcada. No opção Fator de eliminação de quebra de linhas, logo abaixo, coloque o valor 0,05 (dica dos leitores Lucas e Saulo Andrade, obrigada!).

Como converter arquivos PDF no Calibre 07

Agora clique em Configurações de Página no menu do lado esquerdo da janela. No quadro Perfil de saída, selecione o seu e-reader, ou algum similar. No meu caso, eu possuo um Kindle Keyboard, por isso selecionei a opção Kindle. Se você possui um Kindle Fire, Kindle Paperwhite, ou Kobo selecione a opção específica para o seu e-reader.

Como converter arquivos PDF no Calibre 08

Em Perfil de entrada, você pode deixar os valores padrão. Note aqui que você pode configurar o tamanho das margens do arquivo de entrada se necessário (na dúvida, não mexa, só altere se você tiver certeza do que está fazendo).

Agora clique em Entrada PDF no menu do lado esquerdo. Coloque o mesmo valor de 0,05 no campo Fator de eliminação de quebra de linha.

Como converter arquivos PDF no Calibre 09

Se você tem certeza que o arquivo PDF que você está convertendo não contém nenhuma imagem, marque a opção Sem imagens. Eu não recomendo fazer isso a menos que você conheça bem o arquivo de origem, pois muitas vezes nós vemos textos em arquivos PDF que na verdade, internamente, são imagens. Por isso, na dúvida deixe esta opção desligada.

Vale mencionar que o Calibre permite que você force a criação de um índice de conteúdos, já que a conversão do indíce original do arquivo, se existir, não é suportada. Eu não vou entrar em detalhes com relação a isso pois a configuração pode ser complexa (esse é assunto para um post individual só sobre isso). Se você quiser experimentar, clique em Índice no menu do lado esquerdo, e ligue a opção Forçar o uso do índice gerado automaticamente. Consulte o manual do Calibre para mais informações sobre as demais opções para customização deste índice.

Depois de alterar as configurações, basta clicar no botão OK no canto direito inferior para iniciar a conversão.

Como converter arquivos PDF no Calibre 10

Você voltará para a janela principal do Calibre, e no canto direito inferior você verá que há uma tarefa em execução, como mostra a imagem abaixo:

Como converter arquivos PDF no Calibre 11

Quando o contador de tarefas indicar 0 (zero), quer dizer que a conversão do seu arquivo terminou.

Como acessar o arquivo convertido

Para localizar o arquivo convertido no Calibre, basta clicar no ebook que foi convertido, e verificar do lado direito que agora há um novo formato disponível além do formato PDF, como mostra a imagem abaixo (neste exemplo, o formato é o MOBI, mas no seu caso será o formato que você selecionou de saída):

Como converter arquivos PDF no Calibre 12

Para abrir um formato ou outro, clique no nome do formato. Por exemplo, eu converti meu arquivo PDF para o formato MOBI. Para abrir o arquivo MOBI, eu devo clicar na palavra MOBI:

Como converter arquivos PDF no Calibre 13

O arquivo naquele formato será então aberto no visualizador padrão (se for MOBI, EPUB ou AZW3, ele abrirá num visualizador do próprio Calibre):

Como converter arquivos PDF no Calibre 20

Se quiser localizar o arquivo em si, clique com o botão direito sobre o ebook que você converteu, e clique em Abrir conteúdo da pasta.

Como converter arquivos PDF no Calibre 14

Isso abrirá uma janela mostrando o conteúdo do diretório daquele ebook. Lá você verá o arquivo original em formato PDF e novo arquivo no formato para o qual você fez a conversão:

Como converter arquivos PDF no Calibre 15

Não mexa diretamente neste arquivo! Se quiser, copie-o para outro lugar. Você poderá abrí-lo, mas certifique-se de não editar ou alterar este arquivo que está na biblioteca do Calibre de nenhuma forma a não ser pelo Calibre.

Como deixar estas configurações como padrão do Calibre

OBS: Eu atualizei o Calibre para versão 1.43 (a mais recente disponível quando eu escrevi este post) e a configuração padrão descrita neste tópico não funcionou. Se não funcionar para você também (ou seja, se ao abrir a janela de conversão você vir os parâmetros sem as configurações feitas), faça-as manualmente mesmo a cada conversão. Eu atualizarei este post conforme eu descobrir a causa deste problema.

Como você deve ter percebido, os passos que eu indiquei acima devem ser repetidos cada vez que você for converter um arquivo.

Se você quiser deixar todas estas definições como padrão do Calibre, de forma a não ter que alterá-las quando for converter arquivos em formato PDF, isso é possível.

No Calibre, clique no menu superior (não nos botões, no menu com opções em texto no topo da janela principal), clique em Preferências e depois em Preferências:

Como converter arquivos PDF no Calibre 16

Ele abrirá uma nova janela. Localize o bloco entitulado Conversão, e clique em Opções frequentes e repita as configurações descritas neste artigo.

Como converter arquivos PDF no Calibre 17

Ao finalizar, clique no botão Aplicar no canto superior esquerdo.

Para modificar a localizar a opção  Fator de eliminação de quebra de linha do menu Entrada PDF (para configurá-la com o valor 0,05), ainda dentro do bloco Conversão, clique em Opções de entrada e depois em Entrada PDF:

Como converter arquivos PDF no Calibre 18

Ali você encontrará o campo a ser configurado:

Como converter arquivos PDF no Calibre 19

Ao final, clique no botão Aplicar no canto superior esquerdo e para finalizar clique no botão Fechar no canto inferior direito, e você voltará para a janela principal do Calibre. Feche o Calibre e abra-o novamente para efetivar os novos padrões.

Finalizando

Eu fiz alguns testes com esta configuração, e obtive resultados bem melhores principalmente com relação à formatação dos parágrafos e quebras de linha.

Se você encontrar mais alguma configuração que melhore os resultados em outros casos, fique à vontade para compartilhar aqui.

Lembrando que em caso de arquivos mais complexos, você pode acabar esbarrando nas limitações do Calibre que eu citei no início deste post, e portanto precisará encontrar outro aplicativo que te atenda melhor para estes arquivos. Fique ligado/ligada que eu escreverei sobre outros aplicativos nesta série sobre conversão de arquivos PDF.

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no
POR 228x90

92 Comentários

  1. Olá,
    eu estou tentando converter um livro em pdf para epub, e o problema que encontrei foi que frases e citações que ficam nas laterais das páginas acabam se misturando ao texto principal. Existe alguma forma do Calibre reconhecer esses textos secundários (em itálico) e separá-los do principal? Seria na parte “Detecção da estrutura”?
    Obrigada

    Envie uma resposta
  2. Eu estava convertendo PDF para MOBI direto por conversores online e as quebras de linha deixavam os textos horríveis (apesar de ainda ser melhor do que ler em PDF). Conheci o Calibre pelo seu tutorial e agora a leitura está muito mais agradável. Obrigada!

    Envie uma resposta
  3. Muito obrigado!
    Eu estava usando o aplicativo do kindle para fazer a conversão, porém ele mudava de ordem alguns trechos do livro.
    Com seu tutorial, as que antes estavam trocadas de lugar, estão todas corretas em suas devidas posições originais.

    Envie uma resposta
  4. como faz pra enviar pro kindle depois de converter ? eu tento pelo send to kindle, mas diz que o formato não pode ser enviado

    Envie uma resposta
  5. Especificamente para os arquivos PDF para o Kindle, eu prefiro enviar diretamente para o e-mail @kindle.com e inserir a palavra “convert” no campo assunto. Fica bom.

    Envie uma resposta
  6. Oi, meu problema com conversão de pdf está nos números de página e rodapés dos pdfs, que sempre ficam no meio do texto quando passo pra MOBI, alguma sugestão?

    Envie uma resposta
    • O meu também tem esse problema a maneira mais facil que encontrei foi converter o pdf para word apago o rodape´e ai salvo como pdf e só então converto para epub no calibre. Outro problema que queria uma solução é quanto aos paragrafos pois muitos ficam divididos em varios paragrafos em linhas separadas quando na verdade é um paragrafo só alguem já descobriu como fazer isso melhorar?

      Envie uma resposta
      • Para o seu segundo problema, eu consegui resolver com aquela dica do tutorial: colocar 0,05 no fator de eliminação de quebra de linha. Também era algo que me incomodava bastante pois os .MOBI sempre saíam com essas quebras.

        Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário