Como converter arquivos PDF no Calibre para ler no Kindle e Kobo

Este é o segundo artigo da série com dicas para conversão de arquivos em formato PDF para você poder ler no seu e-reader preferido. Vou mostrar especificamente como converter arquivos PDF utilizando o aplicativo Calibre, de forma a converter estes arquivos para os formatos MOBI e AZW3 (para usar no Kindle) e EPUB (para usar no Kobo e praticamente todos os demais e-readers).

Eu já publiquei um tutorial mostrando como converter arquivos de vários formatos no Calibre, mas desta vez vamos focar na conversão de arquivos em formato PDF especificamente para os formatos MOBI, AZW3 e EPUB e com dicas de ajustes para obter melhores resultados na leitura no seu Kindle ou Kobo.

Lembrando que você pode ler os arquivos PDF nativamente nestes dois e-readers, mas dependendo do conteúdo do arquivo, ele pode ficar difícil de ler e manusear, por isso a conversão de formatos torna-se uma opção interessante para o leitor.

Como converter arquivos PDF no Calibre

Para não deixar este tutorial muito extenso e cansativo, estou partindo do princípio de que seu arquivo em formato PDF já está na biblioteca do Calibre.

Se esta é a primeira vez que você está tendo contato com o Calibre, eu sugiro que você leia primeiro o artigo Como gerenciar melhor seus ebooks com Calibre, que lhe dará uma introdução sobre este aplicativo, cujo foco é gerenciar seus ebooks (ele também os converte de formatos, como veremos a seguir, mas o foco principal é realmente lhe permitir organizar sua biblioteca de ebooks).

O que o Calibre não faz

Antes de prosseguir, é importante avisar que o Calibre tem algumas limitações quanto à conversão de arquivos em formato PDF. Como eu já expliquei anteriormente, este formato é de fato problemático. E é importante enfatizar que não depende tanto do aplicativo, mas muito mais do arquivo PDF em questão, o resultado ser favorável ou não.

É claro que podemos fazer ajustes, mas é importante ter em mente que, quanto mais complexo for o conteúdo do arquivo PDF, mas improvável será de obter resultados positivos numa conversão para outro formato.

Segundo o manual do Calibre, ele tem algumas restrições com relação à conversão de arquivos em formato PDF. Eu destaco as seguintes restrições que podem explicar resultados indesejáveis na conversão:

  • ele não suporta arquivos complexos, com mais de uma coluna em uma página, ou arquivos contendo somente imagens;
  • ele não suporta a extração de imagens em formato vetorial inseridas no arquivo PDF;
  • ele não suporta links ou índices/sumários (embora em meus testes, a maioria dos links tenham funcionado);
  • ele não suporta a conversão de caracteres especiais (incluindo caracteres acentuados) que não estejam usando o encoding Unicode;

Isso pode explicar problemas que possam ocorrer, mas só tem um jeito de saber se teremos problemas ou não, e é tentando. Então vamos em frente!

Como fazer a conversão

Agora sim, vamos à conversão. No Calibre, clique no arquivo PDF que você quer converter com o botão direito do mouse, que abrirá um menu de contexto. Clique em Converter livros e depois em Converter individualmente.

Como converter arquivos PDF no Calibre 01

Ele abrirá uma nova janela onde nós configuraremos o processo de conversão.

Como converter arquivos PDF no Calibre 02

As configurações usadas podem variar de acordo com os formatos usados. Eu vou sugerir algumas configurações para uso com o formato PDF no Calibre. Se estiver trabalhando com outro formato de arquivo de origem, tente fazer a conversão sem mexer em nada primeiro, para depois tentar ajustar melhor.

A primeira coisa a fazer nesta janela é selecionar o formato de saída. Se você utiliza um modelo mais antigo do Kindle, ou não tem certeza disso, selecione o formato MOBI. Se você utiliza um modelo mais novo, como o Kindle Paperwhite, selecione o formato AZW3. Se você utiliza Kobo, selecione o formato EPUB. Se você utiliza um outro e-reader, na dúvida selecione o formato EPUB.

A seleção é feita no campo Formato de saída que fica no canto direito superior da janela, conforme indicado na imagem abaixo:

Como converter arquivos PDF no Calibre 03

Clique na lista para ver as opções disponíveis de formato de saída, e selecione o desejado:

Como converter arquivos PDF no Calibre 04

Neste ponto, você pode aproveitar e corrigir as informações de metadados do livro, como título, nome do autor, editora, capa, etc. Para isso, basta preencher os campos logo abaixo de onde você selecionou o formato de saída, conforme indicado na imagem abaixo, mas eu recomendo que você faça isso antes da conversão. Para isso, poderá seguir os passos descritos no post Dicas para organizar seus ebooks no Calibre – os metadados.

Como converter arquivos PDF no Calibre 05

Continuando, clique em Aparência, no menu do lado esquerdo da janela. Neste painel, certifique-se que a opção Desativar redimensionamento do tamanho das fontes esteja desligada.

Como converter arquivos PDF no Calibre 06

Clique em Processamento Heurístico no menu do lado esquerdo da janela. Neste painel, primeiro ligue a opção Ativar processamento heurístico, isso fará com as demais opções fiquem disponíveis.

É neste painel que procuraremos ajustar melhor alguns parâmetros para que o Calibre possa identificar os parágrafos do texto e gerá-los de forma correta no arquivo de saída.

Localize a primeira opção, Eliminar quebra de linhas, e confira se ela está marcada. No opção Fator de eliminação de quebra de linhas, logo abaixo, coloque o valor 0,05 (dica dos leitores Lucas e Saulo Andrade, obrigada!).

Como converter arquivos PDF no Calibre 07

Agora clique em Configurações de Página no menu do lado esquerdo da janela. No quadro Perfil de saída, selecione o seu e-reader, ou algum similar. No meu caso, eu possuo um Kindle Keyboard, por isso selecionei a opção Kindle. Se você possui um Kindle Fire, Kindle Paperwhite, ou Kobo selecione a opção específica para o seu e-reader.

Como converter arquivos PDF no Calibre 08

Em Perfil de entrada, você pode deixar os valores padrão. Note aqui que você pode configurar o tamanho das margens do arquivo de entrada se necessário (na dúvida, não mexa, só altere se você tiver certeza do que está fazendo).

Agora clique em Entrada PDF no menu do lado esquerdo. Coloque o mesmo valor de 0,05 no campo Fator de eliminação de quebra de linha.

Como converter arquivos PDF no Calibre 09

Se você tem certeza que o arquivo PDF que você está convertendo não contém nenhuma imagem, marque a opção Sem imagens. Eu não recomendo fazer isso a menos que você conheça bem o arquivo de origem, pois muitas vezes nós vemos textos em arquivos PDF que na verdade, internamente, são imagens. Por isso, na dúvida deixe esta opção desligada.

Vale mencionar que o Calibre permite que você force a criação de um índice de conteúdos, já que a conversão do indíce original do arquivo, se existir, não é suportada. Eu não vou entrar em detalhes com relação a isso pois a configuração pode ser complexa (esse é assunto para um post individual só sobre isso). Se você quiser experimentar, clique em Índice no menu do lado esquerdo, e ligue a opção Forçar o uso do índice gerado automaticamente. Consulte o manual do Calibre para mais informações sobre as demais opções para customização deste índice.

Depois de alterar as configurações, basta clicar no botão OK no canto direito inferior para iniciar a conversão.

Como converter arquivos PDF no Calibre 10

Você voltará para a janela principal do Calibre, e no canto direito inferior você verá que há uma tarefa em execução, como mostra a imagem abaixo:

Como converter arquivos PDF no Calibre 11

Quando o contador de tarefas indicar 0 (zero), quer dizer que a conversão do seu arquivo terminou.

Como acessar o arquivo convertido

Para localizar o arquivo convertido no Calibre, basta clicar no ebook que foi convertido, e verificar do lado direito que agora há um novo formato disponível além do formato PDF, como mostra a imagem abaixo (neste exemplo, o formato é o MOBI, mas no seu caso será o formato que você selecionou de saída):

Como converter arquivos PDF no Calibre 12

Para abrir um formato ou outro, clique no nome do formato. Por exemplo, eu converti meu arquivo PDF para o formato MOBI. Para abrir o arquivo MOBI, eu devo clicar na palavra MOBI:

Como converter arquivos PDF no Calibre 13

O arquivo naquele formato será então aberto no visualizador padrão (se for MOBI, EPUB ou AZW3, ele abrirá num visualizador do próprio Calibre):

Como converter arquivos PDF no Calibre 20

Se quiser localizar o arquivo em si, clique com o botão direito sobre o ebook que você converteu, e clique em Abrir conteúdo da pasta.

Como converter arquivos PDF no Calibre 14

Isso abrirá uma janela mostrando o conteúdo do diretório daquele ebook. Lá você verá o arquivo original em formato PDF e novo arquivo no formato para o qual você fez a conversão:

Como converter arquivos PDF no Calibre 15

Não mexa diretamente neste arquivo! Se quiser, copie-o para outro lugar. Você poderá abrí-lo, mas certifique-se de não editar ou alterar este arquivo que está na biblioteca do Calibre de nenhuma forma a não ser pelo Calibre.

Como deixar estas configurações como padrão do Calibre

OBS: Eu atualizei o Calibre para versão 1.43 (a mais recente disponível quando eu escrevi este post) e a configuração padrão descrita neste tópico não funcionou. Se não funcionar para você também (ou seja, se ao abrir a janela de conversão você vir os parâmetros sem as configurações feitas), faça-as manualmente mesmo a cada conversão. Eu atualizarei este post conforme eu descobrir a causa deste problema.

Como você deve ter percebido, os passos que eu indiquei acima devem ser repetidos cada vez que você for converter um arquivo.

Se você quiser deixar todas estas definições como padrão do Calibre, de forma a não ter que alterá-las quando for converter arquivos em formato PDF, isso é possível.

No Calibre, clique no menu superior (não nos botões, no menu com opções em texto no topo da janela principal), clique em Preferências e depois em Preferências:

Como converter arquivos PDF no Calibre 16

Ele abrirá uma nova janela. Localize o bloco entitulado Conversão, e clique em Opções frequentes e repita as configurações descritas neste artigo.

Como converter arquivos PDF no Calibre 17

Ao finalizar, clique no botão Aplicar no canto superior esquerdo.

Para modificar a localizar a opção  Fator de eliminação de quebra de linha do menu Entrada PDF (para configurá-la com o valor 0,05), ainda dentro do bloco Conversão, clique em Opções de entrada e depois em Entrada PDF:

Como converter arquivos PDF no Calibre 18

Ali você encontrará o campo a ser configurado:

Como converter arquivos PDF no Calibre 19

Ao final, clique no botão Aplicar no canto superior esquerdo e para finalizar clique no botão Fechar no canto inferior direito, e você voltará para a janela principal do Calibre. Feche o Calibre e abra-o novamente para efetivar os novos padrões.

Finalizando

Eu fiz alguns testes com esta configuração, e obtive resultados bem melhores principalmente com relação à formatação dos parágrafos e quebras de linha.

Se você encontrar mais alguma configuração que melhore os resultados em outros casos, fique à vontade para compartilhar aqui.

Lembrando que em caso de arquivos mais complexos, você pode acabar esbarrando nas limitações do Calibre que eu citei no início deste post, e portanto precisará encontrar outro aplicativo que te atenda melhor para estes arquivos. Fique ligado/ligada que eu escreverei sobre outros aplicativos nesta série sobre conversão de arquivos PDF.

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no

99 Comentários

    • Gostei bastante do post. Bem esclarecedor!
      Parabéns pela escrita e pela forma de expor o assunto.
      Obrigado!

      Envie uma resposta
    • Boa tarde. Não sei se pode resolver o meu caso, mas é que tentei converter de html para mobi. No final, deu tudo certo, no entanto, quando coloco a opção de processamento Heurístico, as notas de roda pé não são mais identificadas (sem esta a opção o são). É necessário a opção para diminuir o espaçamento entre os parágrafos. Será que poderia dizer-me como solucionar este problema?

      Envie uma resposta
  1. Olá! Aproveitando que citou o kobo, você sabe dizer qual e-reader é melhor, ou apresenta mais vantagens? (entre kobo e kindle). Quero comprar um dos dois, mas não tenho certeza. Espero que esclareça minha dúvida e obrigado pelas dicas do site.

    Envie uma resposta
    • Leandro,
      Eu não acredito que haja um melhor absoluto, que seja melhor para todo mundo. Há a melhor opção para cada pessoa, dependendo dos seus hábitos de leitura e preferência de acervo. O que posso te dizer é que sua escolha será mais importante em relação à loja escolhida do que o equipamento em si. Ou seja, defina sua escolha mais com base se você prefere os serviços da Amazon ou da Livraria Cultura/Kobo Books (e demais livrarias que trabalham com o DRM da Adobe).
      Para mim, por exemplo, eu prefiro a Amazon, pois eu leio mais livros em inglês, e lá o acervo e os preços de ebooks em inglês são imbatíveis.
      O que eu sugiro é que você instale as apps das duas empresas (a app Kindle e a app Kobo), que imitam bem os respectivos e-readers e já demonstram as funcionalidades que as lojas oferecem. Explore alguns ebooks gratuitos e leia-os, faça anotações, etc. Use tudo o que puder para ter uma ideia de como é o ambiente de cada loja e como funciona cada e-reader.
      Assim, acredito que você terá uma base melhor para fazer sua escolha. Mas como eu te disse, não adianta eu te falar qual é o melhor para mim (no caso, o Kindle) que pode não ser o melhor para você, entende?
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
      • Entendi, muito obrigado, Cris!
        Até agora tenho certa preferência pelo Kindle – pela Amazon, na verdade – e certo preconceito com o Kobo (não dei dizer a razão, será o nome?), mas vou seguir suas dicas para ver qual se adapta melhor aos meus hábitos de leitura. Abraços!

        Envie uma resposta
        • Sim, Leandro, acho que um teste real é o melhor para você ter certeza de qual serviço prefere, e acho que o e-reader em si vai só complementar isso.
          Se tiver mais alguma dúvida, pode perguntar.
          Um grande abraço!

        • Não vale a pena comprar o Kobo, dois kobo glo que comprei ‘pifaram’!

  2. Olá, Cris
    Eu tenho um Kobo Glo e mesmo seguindo todas as suas dicas não estou tendo sucesso nas minhas conversões. As páginas não ficam certas, os capítulos se misturam a numeração e notas de rodapé ficam grudadas com o texto, e já tentei vários arquivos diferentes, com todos dá o mesmo erro 🙁

    Envie uma resposta
    • Carmem,
      Como eu mencionei no post, o formato PDF é problemático mesmo. Por isso estou escrevendo vários artigos sobre este assunto pois dependendo do PDF, uma simples conversão não vai resolver o problema, como aparentemente é o seu caso. Eu sugiro que você tente o k2pdfopt, que não faz conversão, ele tenta otimizar o PDF: dá uma olhada neste post:
      http://www.vidasempapel.com.br/como-otimizar-arquivos-pdf-com-o-k2pdfopt/
      Note que no post eu só dou uma pincelada nesta ferramenta. Ela é muito poderosa e cheia de opções, acredito que poderá te ajudar, mas você provavelmente vai precisar explorá-la com os seus arquivos PDF. Lembrando que o que funciona para um arquivo não necessariamente vai funcionar para o outro. Mas experimente, acho que você terá melhores resultados.
      Abraços!

      Envie uma resposta
  3. Muito bom o seu tutorial Cris – Parabens

    Mais todos os arquivos ( PDF ou EPUB) que realizo a conversão MOBI ou AZW3 removem toda acentuação do PORTUGUES ( ç – ´ – ~).

    Poderia me ajudar com este problema.

    Envie uma resposta
    • Paulo,
      Isso me parece um problema com o encoding do arquivo PDF de origem. Você testou mais de um PDF de fontes diferentes (digo, que você obteve em lugares/sites diferentes)? Pergunto isso pois, se não me engano, o Calibre trabalha com o Unicode.
      Faça o seguinte teste: abra o painel de conversão, clique em Aparência do lado esquerdo, e localize a opção “Transformar caracteres Unicode em ASCII” que fica abaixo da opção de Justificação de texto, na segunda coluna. Se esta opção estiver ligada, faça um teste com ela desligada. Se estiver desligada, faça um teste com ela ligada.
      Abraços!

      Envie uma resposta
  4. Olá, boa noite!
    Eu segui o tutorial todo mas na hora de converter o PDF para MOBI fica só em 1% e não sai disso

    Envie uma resposta
    • Sérgio,
      Verifique se você está usando a versão mais recente do Calibre, ele tem tido muitas atualizações recentemente. Instale a última atualização e tente novamente.
      Outro teste válido é converter para outro formato, para ver se é algum problema só com a engine de conversão pro MOBI. Se você usa o Kindle Paperwhite, converta para o AZW3.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  5. Cris,
    Conheci o seu blog por um link do grupo de discussão do Projeto Traduções (Perry Rhodan). Quanto ao Calibre, fiz uns testes e concluí que ele é ótimo para transformar epub e até doc/html em mobi (meu leitor é um Kindle), mas acho que não funciona mesmo para PDF. Tentei os ajustes que vc sugeriu e nada. O texto sai fora de formato, misturado com perguntas/notas de rodapé.
    Além do outro outro programa que vc sugeriu, haveria algum específico para PDF?

    Obrigado,

    AGOSTINHO FILHO

    Envie uma resposta
    • Agostinho,
      Infelizmente, o formato PDF é problemático. Ele foi concebido há anos atrás (literalmente no século passado) com foco na impressão (na época, era a melhor opção para você ter uma versão digital de uma publicação que você pudesse imprimir e ter o conteúdo bem formato no papel). Com o tempo, passamos a usar o PDF para ler na tela, o que ainda o torna aceitável, pois nós humanos ainda podemos processar as informações contidas nele. Mas quando falamos em conversão, aí a coisa complica, pois dependendo de como o arquivo PDF foi criado, a conversão para um formato nativo de ebook pode ser difícil ou até impossível.
      Ou seja, dependendo do arquivo, pode ser que não dê para fazer nada melhor do que lê-lo no modo paisagem no e-reader, se possível.
      Quanto a alternativas, eu estou trabalhando em artigos sobre isso, mas não há tantas ferramentas assim. De qualquer forma, se você quiser dar uma olhada nos artigos para checar novas ferramentas que você ainda não usou, clique no link abaixo:
      http://www.vidasempapel.com.br/tag/Conversao-PDF/
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  6. Ola cris bom dia.

    O seu tutorial é maravilho, eu tinha o calibre no meu computador mas ele deu alguns problemas ai tive que tirar ele, gostaria de saber se posso encontrar ele online para converter meus arquivos ou se existe outros similar online que possa usar para converter DOC e PDF em ePUB.
    Tenho outro problema, o meu tablete é um SONY Z2 Xperia, consegui baixar na Play Store um aplicativo para ler em PDF mas não consegui achar nenhum para ler ePUB, caso você saiba de algum por favor me indique, obrigada.

    key silva

    Envie uma resposta
  7. Nossa, muito obrigada! Fiz o que você falou e deu tudo certo!

    Envie uma resposta
  8. Olá, muito obrigada pelas dicas. Elas me ajudaram muito. Apenas uma perguntinha: existe algum recurso que mantém a estrutura original das páginas? É que quando converto os números das páginas ficam aparecendo no meio do novo documento. Obrigada.

    Envie uma resposta
    • Evin, peço desculpas pela demora em te responder.
      O que eu prefiro fazer nestes casos é remover o cabeçalho e rodapé que contenham números de páginas, uma vez que quando o ebook for convertido, ele não terá mais páginas fixas como acontece no formato PDF. A grande vantagem dos formatos mais eficientes de ebooks, como o MOBI e EPUB, é justamente dar a flexibilidade de mudar o tamanho e tipo da fonte, o que faz com que as páginas mudem a cada alteração (já que a quantidade de palavras em cada linha e a quantidade de linhas em cada tela muda de acordo com a mudança nas configurações).
      Você pode usar o Briss para remover estes pedaços dispensáveis do arquivo PDF antes de fazer a conversão, veja:
      http://www.vidasempapel.com.br/otimizar-arquivos-pdf-com-briss/
      Veja se isso ajuda, OK?
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  9. Olá!
    Depois de muito ler o vidasempapel me decidi por comprar um kindle. Estou tendo algumas dificuldades quanto ao Calibre para conversão de Pdf em MOBI, mas este post ajudou muito. Porém o processo está sendo muito demorado. Não sei portanto se é algum problema específico meu ou é assim mesmo que a carroça anda… Quanto tempo normalmente leva a conversão de um arquivo pdf para outro formato? O meu já está à 2 horas e nada ainda… Clico naquela opção tarefas e não sai de 1%…

    Envie uma resposta
    • Michael, deve estar ocorrendo algum problema com esta conversão. No meu computador, que é um Mac já velhinho, demora alguns poucos minutos. Pode ser que haja alguma coisa no arquivo que está fazendo o Calibre se perder. Faz o seguinte: eu escrevi uma série de posts sobre conversão e otimização de arquivos PDF. Tente converter ou otimizar este arquivo específico com alguma outra ferramenta dentre as que eu exploro, para ver se você tem um melhor resultado:
      http://www.vidasempapel.com.br/tag/Conversao-PDF/
      E verifique se você está usando a última versão do Calibre. O desenvolvedor costuma disponibilizar novas versões com frequência, baixe e atualize e depois teste novamente.
      Abraços!

      Envie uma resposta
  10. Segui as dicas e deu tudo certo, até onde o Calibre consegue ir. Mas pra mim era muito incômodo ver tudo desformatado, embora eu pudesse mexer nas margens e fontes; daí configurei o arquivo DOC em formato A5 e ficou bem melhor. No entanto, se não temos acesso ao documento original no Word, não dá pra fazer isso. De qualquer forma, muito obrigada por compartilhar essa dica! (Uso o Kobo Touch)

    Envie uma resposta
    • Ah, esqueci de dizer que depois de formatar em A5 eu mantive o documento em PDF, mas acho que ficou subentendido 😉

      Envie uma resposta
      • Renata, e eu esqueci de pedir desculpas pela demora em te responder! 😉
        Eu estava de férias, estou voltando agora.
        Sim, eu entendi que você continuou usando o formato PDF.
        Agradeço seu comentário!
        Abraços!

        Envie uma resposta
    • Oi Renata,
      O formato PDF é muito problemático, só que normalmente isso só aparece quando os leitores tentam usá-lo em e-readers.
      Existem outros aplicativos que tratam de outros problemas do PDF, pode ser que teriam te ajudado, mas que é trabalhoso, isso é.
      Se quiser dar uma espiada, eu escrevi sobre alguns outros aplicativos que também ajudam a tornar o PDF mais legível em e-readers:
      http://www.vidasempapel.com.br/tag/Conversao-PDF/
      E eu pretendo abordar este assunto mais a fundo em mais posts em breve, pois é um assunto que interessa muito aos leitores.
      Abraços!

      Envie uma resposta
    • Fernanda,
      Peço desculpas pela demora em te responder. Eu saí de férias no Natal e estou voltando agora.
      Que bom, fico feliz que este tutorial te ajudou! Obrigada por seu comentário.
      E se tiver mais alguma dúvida ou sugestão, é só falar.
      Abraços!

      Envie uma resposta
  11. Obrigada foi de grande ajuda depois de semanas lendo de duas em duas linha e vasculhando o calibre sem sucesso.

    Envie uma resposta
  12. Boa noite, Cris.
    Sou concurseiro e tenho problema em formatar apostilas do ponto dos concucursos e estratégia…Tens alguma solução?
    Obrigado!

    Envie uma resposta
  13. Olá. Desculpas se já foi dito isto aqui, mas, no calibre dá para marcar os textos com marcador?
    obrigada!

    Envie uma resposta
    • Parece-me que não. Eu recomendo, de qualquer forma, usar leitores dedicados para ler os ebooks. Os leitores tem mais ferramentas para leitura do que o Calibre. O “leitor” do Calibre é na verdade só um visualizador, ele serve só para dar “uma olhada” no arquivo.
      Se precisar de sugestões de leitores, me diga qual sistema operacional você usa, e qual o formato ou formatos de arquivo você quer ler.
      Abraços!

      Envie uma resposta
  14. Nossa, seu blog é demais. Informações extremamente detalhadas, principalmente para uma pangaré que nem eu. Muito grata. Parabéns, mais uma fã do seu trabalho.

    Envie uma resposta
    • Simone, fico muito feliz de ver que as informações aqui estão sendo úteis para você. Agradeço seu comentário, e fique à vontade para enviar dúvidas e sugestões.
      Um grande abraço!

      Envie uma resposta
  15. Excelente tutorial! Parabéns!

    Estou com o seguinte problelma: quando coloco determinado arquivo para converter (com 40 páginas, por exemplo), são convertidas somente duas páginas… Alguém sabe o que pode estar ocorrendo?
    Grato!

    Envie uma resposta
  16. Muito bom, a única coisa que acrescento é em aparência, seleciono justificar texto. Obrigada pelas dicas.

    Envie uma resposta
  17. Eu salvei umas paginas da web em PDF e mandei pro Calibre. Seria melhor ter salvado em HTML?

    Envie uma resposta
  18. Oi Cris, Preciso de uma ferramenta que me permita marcar o texto em PDF enquanto leio. Eu pensei em comprar um tablet, mas me informaram que eles não fazem isso e me indicaram e-book. Olhei em alguns manuais do Kindle e do Kobo e não encontrei informação se eles fazem isso. Você conhece algum que eu consiga selecionar texto em PDF? Os textos convertidos conforme descritos acima permitem que eu selecione o texto?

    Envie uma resposta
  19. Muito bom! Queria um tutorial completo de conversão de epub para PDF!

    Envie uma resposta
  20. Gostaria de saber a melhor forma de configurar para o arquivo MOBI. Já converti varios arquivos e nenhum ficou perfeito, o fim das paginas ficam desconfiguradas e fica muito ruim pra ler no Kindle. Poderia fazer um tutorial de como configurar o Calibre? Obrigado.

    Envie uma resposta
    • Leonam, o problema provavelmente não é o Calibre, são os arquivos PDF que você está usando. Este tutorial já foi criado para converter da melhor forma. Se ele não funciona bem para os seus arquivos, você precisa identificar o que está faltando ajustar, caso a caso, e fazer os devidos ajustes. Por exemplo, caso esteja aparecendo algum “lixo” que está no cabeçalho ou rodapé, então pode ser que você precise aumentar o tamanho da área das margens (em “Configurações de página”), por exemplo. Dê uma olhada na série de artigos que eu escrevi sobre conversão e otimização de arquivos PDF, nem sempre a conversão será a melhor opção:
      http://www.vidasempapel.com.br/tag/Conversao-PDF/
      Abraços!

      Envie uma resposta
  21. Ola Cris, qual o melhor site para baixar o Calibre, a poucos dias tentei pelo Baixaki e tive muitos problemas… Agradeço!

    Envie uma resposta
  22. Cris, boa noite. Gostaria de saber se há alguma forma de converter um PDF que foi trabalhado com o K2PDFOPT para EPUB mantendo todas as característica do arquivo original.

    Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário