Novo Kindle Oasis é o primeiro Kindle à prova d’água

Há alguns dias, a Amazon anunciou seu novo modelo do membro mais caro da família Kindle, o novo Kindle Oasis. A maior novidade deste modelo é que ele é à prova d’água, assim como o Kobo Aura H2O, que no momento de publicação deste post não aparece mais no site Livraria Cultura. Vamos então ver mais detalhes sobre este lançamento que estará à venda na loja brasileira da Amazon a partir de 7 de novembro.

A família Kindle

A família Kindle conta com o modelo mais simples, sem iluminação embutida, que é chamado simplesmente de Novo Kindle. Em seguida, seguindo a ordem crescente de preços, temos o popular Kindle Paperwhite, o primeiro da família que traz a iluminação embutida. Depois, temos os modelos de ponta, o Kindle Voyage e o recém-atualizado Kindle Oasis. Veja também esta comparação entre os e-readers mais populares para mais informações sobre os modelos dos e-readers Kindle e seus concorrentes.

O Novo Kindle Oasis

Kindle Oasis à prova d'águaComo eu já adiantei, a grande novidade deste modelo é a proteção à prova d’água (IPX8, testado para suportar imersão de 2 metros em água doce por até 60 minutos). Há quem diga que este avanço demorou a chegar ao Kindle, já que a família Kobo conta com um modelo à prova d’água desde 2014, mas aparentemente isso não chegou a abalar as vendas do Kindle (o aparente desinteresse da Livraria Cultura pelo Kobo, que atualmente só tem um modelo à venda depois de quase um ano sem nenhum modelo em estoque, parece confirmar isso). Com este novo modelo, o leitor pode ler seus ebooks na beira da piscina ou na banheira sem medo de “acidentes”.

Vejamos então as características deste novo modelo:

  • Ele possui uma tela de 7 polegadas, um pouco maior que as 6 polegadas padrão do restante dos modelos da família. A resolução da tela é de 300ppi (pontos por polegada), a mesma do modelo anterior, portanto a qualidade das imagens e texto se mantem, mas agora com uma tela um pouquinho maior.
  • O design continua semelhante ao modelo anterior, com uma borda maior do lado esquerdo, para facilitar a leitura com apenas uma mão.
  • Ele também possui botôes físicos para mudanças de páginas (para mim, pessoalmente, este é um recurso que todos os modelos deveriam ter).
  • Ele possui iluminação da tela embutida com 12 LEDs, e agora a luz frontal se ajusta automaticamente de acordo com a iluminação ambiente (ou você pode ajustá-la manualmente de acordo com suas preferências pessoais).
  • Ele oferece a funcionalidade de escolher entre texto preto com fundo branco, ou texto branco com fundo preto (melhor para ambientes com pouca iluminação).
  • O corpo do novo modelo é de alumínio, e agora ele não precisa mais da capa para estender a duração da bateria, que segundo o site americano da Amazon, dura até 6 semanas com o Wi-Fi e bluetooth desligados (veja mais informações abaixo sobre o bluetooth), e a configuração da iluminação com valor 10.
  • Possui 8GB para armazenamento local de ebooks.
  • Ele pesa 194g, um pouquinho mais leve que o Paperwhite, e tem dimensões de 159 x 141 x 3.4-8.3 mm.

Conheça o Kindle Oasis

Além destes, ele conta com os recursos dos demais modelos Kindle, como armazenamento na nuvem de ebooks pessoais gratuito, tela com tecnologia e-Ink que é mais agradável aos olhos e também é antireflexo, dentre outros.

Diferenças com a versão americana

Para quem é usuário da loja americana (e possui endereço e cartão de crédito emitido nos Estados Unidos), verá algumas diferenças com o modelo sendo vendido por lá.

Primeiramente, os americanos tem a opção de adquirir um modelo que vem com 3G gratuito, tendo assim conectividade para comprar e baixar seus ebooks onde houver o sinal 3G.

Além disso, os americanos podem optar pelo modelo com 32GB de armazenamento, para carregar ainda mais ebooks. Aqui no Brasil, até o momento da publicação deste post, está sendo divulgado apenas o modelo com 8GB (talvez o outro modelo teria tido um preço ainda mais “salgado”, ficando inviável para o mercado brasileiro).

O modelo americano está sendo também divulgado para ser usado em uma integração com o serviço de audiobooks Audible, empresa que foi comprada pela Amazon em 2008. O usuário que possuir um ebook comprado na loja americana e um audiobook do mesmo título, poderá intercalar entre um e outro, ou ler o texto enquanto ouve o audiobook ao mesmo tempo. Além disso, poderá ouvir seus audiobooks usando fone de ouvido ou alto falantes bluetooth, pois o Kindle Oasis americando vem com bluetooth (eu acredito que o que está sendo vendido no Brasil também venha, mas como ainda não temos o Audible por aqui, então não faz sentido divulgar este recurso).

Como a loja brasileira ainda não comercializa audiobooks, este serviço provavelmente não estará disponível por aqui. Mas vou tentar descobrir se funcionaria com livros em inglês comprados na loja brasileira e audiobooks do mesmo título comprados diretamente na loja da Audible (e não na Amazon).

Kindle Oasis na banheira

Vale a pena?

Eu falei sobre as características deste novo modelo, mas ainda não falei o preço. No momento da publicação deste post, o Kindle Oasis está com lançamento previsto para 7 de novembro, com preço de R$ 1.149,00. Vale mencionar que, assim como aconteceu na loja americana, o preço deste novo modelo sofreu uma pequena redução, em relação ao preço do modelo anterior, que era R$1.399,00.

É óbvio que este preço descarta um grande número de pessoas que poderiam se interessar, mas que ficarão mais felizes (em termos de custo-benefício) com um Novo Kindle ou com um Kindle Paperwhite. Mas é também óbvio que estas pessoas não são o público-alvo deste modelo.

Então eu resumiria esta questão da seguinte forma: se você gosta muito de ler e pode gastar mais de mil reais em um e-reader (leitor de livros digitais) sem remorso, então este modelo é para você. Eu ainda não tive oportunidade de testá-lo, mas se ele mantiver a qualidade dos outros modelos da família, então será uma ótima aquisição para o seu público-alvo – eu mesma gostaria muito de ter um… 😉

Autor: Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira trabalha há 24 anos com Tecnologia da Informação, principalmente na área de Internet. Ela curte tecnologia e gosta muito de escrever, e também gosta de ajudar as pessoas a navegar no mundo dos eletrônicos e Internet.

Compartilhe este artigo no

7 Comentários

  1. Obrigado pelas informações, Cristiane. São muito úteis para quem quer escolher entre os diversos modelos de kindle, gadget cuja aquisição definitivamente vale a pena. A relação custo/benefício para quem gosta de ler é vantajosa.

    Envie uma resposta
    • Marcus, agradeço seu comentário. De fato, o preço do Kindle Oasis é mais “salgado”, se comparado com os demais modelos, mas realmente eu gostaria muito de ter um. Quem tiver condições de investir, realmente terá um ótimo e-reader.

      Envie uma resposta
  2. Aguardando ainda o lançamento no Brasil do Kobo Aura One para decicir.

    Envie uma resposta
    • Carolina, realmente o Kobo Aura One parece ser um bom e-reader, mas não sei se a Livraria Cultura tem planos para lançá-lo por aqui. Eles ficaram vários meses sem nenhum modelo do Kobo disponível, e agora só temos o Kobo Touch. Espero sinceramente que eles voltem a investir nesta área, e voltem a disponibilizar mais modelos da família Kobo para o mercado brasileiro.

      Envie uma resposta
  3. Gostei do post, obrigado pelas infos!

    Envie uma resposta

Participe e faça seu comentário